Controle de Infecção

Home / Hotelaria Hospitalar / Controle de Infecção

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar(CCIH) tem como objetivo prevenir e combater à infecção hospitalar, beneficiando dessa maneira toda a população assistida e também protegendo o hospital e o seu corpo clínico.

 

A Comissão é composta por um médico infectologista e uma enfermeira, que realizam todas as atividades dentro da instituição para prevenir infecções. A presença da CCIH é obrigatória em todos os hospitais, e a Maternidade Octaviano Neves não mede esforços para continuar sendo referência nesse ramo, mantendo os índices de infecções sempre abaixo das referências mundiais.

 

 Todos os pacientes que realizam procedimentos cirúrgicos na Maternidade, a CCIH entra em contato telefônico um período após o procedimento, com o intuito de acompanhar a recuperação e garantindo sempre a qualidade do serviço prestado.

 

DICAS DA CCIH

 

Banho com antisséptico antes da cirurgia

 

O banho com antisséptico pré operatório consegue reduzir eficientemente a quantidade de bactérias que existem na pele. Na noite anterior à cirurgia e antes de vir para o hospital, tome um banho com antisséptico. Essa medida previne infecção na cirurgia.

 

Evite retirada dos pelos do local onde será realizada a cirurgia

 

A retirada dos pelos no local onde será realizada a cirurgia aumenta o risco de infecções. A retirada deverá ser feita imediatamente antes do procedimento por profissionais da Maternidade.

 

Outras medidas de prevenção

 

  • Controle da glicose do sangue;
  • Interrupção do tabagismo;
  • Tratamento de infecções (ex: Infecção Urinária) antes da cirurgia.

 

Em caso de dúvidas entre em contato com o seu médico ou com a CCIH, que está disponível para qualquer esclarecimento através do email: ccih@mhonsa.com.br

 

 

Agradecemos a credibilidade em nossa instituição e trabalhamos a cada dia para melhoria do serviço prestado.

 

Thaís Lima

Enfermeira da CCIH

COREN-MG 303.393