Como assinar PDF com certificado digital?

Como assinar um arquivo em PDF com certificado digital?

Você sabe assinar contratos e documentos em arquivos PDF com Certificado Digital?

Se você possui um Certificado Digital, mas ainda prefere imprimir um documento e fazer a assinatura de próprio punho porque não sabe como assinar documentos com o seu certificado, temos a solução!

Siga esse passo a passo para assinar qualquer documento PDF de forma totalmente legal e com respaldo jurídico:

Para visualizar, clique com o botão direito do mouse em cima de qualquer arquivo PDF e clique em Propriedades, conforme abaixo:

Caso não esteja da forma acima apresentada, execute esses 2 passos:

Veja também:

  • A1: Assinatura Inválida no Adobe – Como corrigir o problema?
  • Como assinar contratos e documentos com Certificado Digital?
  • O que é certificado digital?
  • Certificado Digital A1 – Cuidados que você deve ter!

Acima está a forma mais simples, fácil e segura de se adquirir um Certificado Digital.

Com esse formulário você evita ficar preenchendo dados repetitivos!

O boleto bancário que enviaremos por e-mail é da própria Certisign e o valor é o mesmo praticado pela AC.

Compre agora seu certificado digital e faça a validação por Videoconferência*:

* Para fazer a validação por videoconferência, o responsável precisa possui CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou biometria cadastrada na base de certificação. Clique aqui e saiba mais.

Como assinar digitalmente com o certificado digital?

COMO ASSINAR PDF COM CERTIFICADO DIGITAL PELO ADOBE READER
1
Abra as opções das Ferramentas. …
2
Defina o local da assinatura. …
3
Comece a configuração da ID digital. …
4
Adicione a assinatura. …
5
Abra o arquivo de ID digital. …
6
Coloque sua senha. …
7
Salve o documento. …
8
Faça a assinatura.

Leia também  Fio dental com haste

Como assinar um documento em PDF com certificado digital sem adobe?

Descobrir como assinar um PDF com certificado digital pode ser uma ótima solução para quem precisa autenticar um documento online. Caso você precise assinar um arquivo em formato PDF, existem várias plataformas gratuitas como a Smallpdf que permitem a edição e criação de assinaturas com facilidade. Sendo assim, você pode assinar um documento através do seu navegador gratuitamente, sem a necessidade de programas. Nesta matéria, aprenda como assinar um PDF com certificado digital online!

Caso você já tenha um certificado digital, através da plataforma Smallpdf é possível fazer upload da sua assinatura e adicioná-la ao documento PDF. Segundo o Serasa Experian, o certificado digital é a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa com o mesmo valor jurídico da assinatura feita de próprio punho no papel, mas sem precisar reconhecer firma em cartório.

Desse jeito, um certificado digital permite a assinatura de contratos e acesso a serviços públicos por portais como o da Receita Federal ou INSS. Com essas dicas fica mais fácil criar e gerenciar assinaturas em arquivos PDF, né? Gostou dessa matéria? Compartilhe com seus amigos que editam muitos documentos digitais.

Fonte: Serasa Experian

Como assinar digitalmente em PDF com certificado digital?

1) Abra o Acrobat Reader e selecione a guia Ferramentas. Procure a ferramenta ‘Certificados’ e clique em ‘Abrir’. 2) Aparecerá uma caixa de diálogo pedindo a localização do PDF que deseja assinar, selecione-o que ele vai ser aberto no programa. Na parte superior do Acrobat, clique na opção ‘Assinar Digitalmente’.

Como assinar PDF com certificado digital sem Adobe?

Descobrir como assinar um PDF com certificado digital pode ser uma ótima solução para quem precisa autenticar um documento online. Caso você precise assinar um arquivo em formato PDF, existem várias plataformas gratuitas como a Smallpdf que permitem a edição e criação de assinaturas com facilidade.

Sendo assim, você pode assinar um documento através do seu navegador gratuitamente, sem a necessidade de programas. Nesta matéria, aprenda como assinar um PDF com certificado digital online!

Leia também  Como medir o dedo para anel

Caso você já tenha um certificado digital, através da plataforma Smallpdf é possível fazer upload da sua assinatura e adicioná-la ao documento PDF. Segundo o Serasa Experian, o certificado digital é a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa com o mesmo valor jurídico da assinatura feita de próprio punho no papel, mas sem precisar reconhecer firma em cartório.

Desse jeito, um certificado digital permite a assinatura de contratos e acesso a serviços públicos por portais como o da Receita Federal ou INSS. Com essas dicas fica mais fácil criar e gerenciar assinaturas em arquivos PDF, né? Gostou dessa matéria? Compartilhe com seus amigos que editam muitos documentos digitais.

Fonte: Serasa Experian

Como faço para assinar com certificado digital?

Assinar um documento com certificado digital é rápido e fácil. Pessoas físicas e jurídicas podem poupar tempo ao usá-lo. Além disso, o recurso facilita o fechamento de negócios em qualquer parte do mundo. Afinal, você pode assinar um contrato de qualquer lugar que esteja desde que tenha um certificado digital. Assim, não precisa se deslocar nem contar com procuradores. Também pode resolver pendências que demandem assinaturas com poucos cliques.

É o que vamos mostrar neste artigo com tutoriais bem simples.

Documentos importantes, na maioria das vezes, são no formato PDF para evitar que o destinatário faça alterações no texto. Para assinar contratos e outros documentos, você vai precisar do Adobe Reader DC.

Antes de efetivamente começar a assinar documentos em PDF com seu certificado digital, você precisa configurar o Adobe Reader DC.

  1. Clique em “Editar”.
  2. Clique em “Preferências”.
  3. Escolha a opção “Assinaturas”, depois clique em “Mais”, na opção de “Certificados confiáveis e de identidade”.
  4. Selecione “Módulos e Tokens PKCS#11”.
  5. Clique em “Adicionar módulos”.

Agora, podem acontecer duas situações:

  1. Aparecer a janela “Modo protegido do Adobe Reader”. Neste caso, escolha “Sempre abrir com o modo protegido desabilitado” e clique em “Ok”. Depois, feche o Adobe.
  2. O botão adicionar módulo pode estar desativado. Neste caso, siga o seguinte caminho: “Editar” > “Preferências” > “Segurança (avançada)” e desmarque opção “Permitir Modo protegido na inicialização”. Encerre o programa.
Leia também  Como cuidar de orquídeas

Neste momento, você precisa copiar o caminho do modelo do seu Certificado aqui. Em seguida copie e cole no campo “Nome”. Clique em “Abrir”.

Pronto, agora seu Adobe Reader DC está configurado para você assinar documentos em PDF.

  1. Clique em “Abrir”, abaixo de certificado, no ícone de caneta.
  2. Selecione “Assinar digitalmente”.
  3. Escolha o certificado digital que será usado. Se aparecerem dois iguais, ambos funcionam, mas prefira o primeiro da lista.
  4. Clique em continuar, insira a senha do certificado e em seguida selecione “Assinar”.
  5. Você vai perceber que há uma espécie de cruz, demarque o local da assinatura e solte.
  6. Para concluir, salve o documento assinado com o nome que preferir. Atenção, o documento original permanece sem modificações.

Depois que o arquivo é assinado digitalmente, o botão Assinaturas é exibido e o arquivo se torna somente leitura para impedir modificações. Não é possível visualizar a assinatura, mas vai aparecer um ícone que mostra que o documento foi assinado eletronicamente. Ao clicar nele, você consegue ver as informações, em um painel à direita, quem é o signatário e detalhes sobre ele. Após esta validação com o certificado, o documento aparece como final.

É possível remover a assinatura, mas se ele for apresentado em um processo, por exemplo, não terá validade. É o documento assinado com o certificado que tem validade. Você pode usar esse recurso se releu o documento e discordou de algo. Assim, pode pedir que seja modificado antes de assin.

Como ativar o Foxit PDF Editor?

Se você já adquiriu uma licença do Foxit PDF Editor, clique em Ativar para ativar o Foxit PDF Editor. Se ainda não tiver comprado, você poderá clicar em Comprar Agora para comprar o Foxit PDF Editor no site da Foxit.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *