como faz pipoca doce?

Como é feita a pipoca de milho doce?

A pipoca doce tipo canjica é famosa no Brasil. Conhecida como a “pipoca do saquinho vermelho” ou “pipoca da vovó”, não é feita com o milho comum, mas sim com o milho canjicão, é um milho despeliculado e dergeminado. A pipoca de canjica é conhecida também como pipoca de canhão ou pipoca expandida. Apesar de ser produzida a partir do milho, (e não de arroz como muitos pensam) não é o pequeno grão de pipoca que dá origem a ela, mas sim a canjica.

Esse ingrediente pode ser obtido a partir de algumas variedades de milho, onde é selecionando os grãos mais graúdos para o processo de degerminação, que consiste na retirada do gérmen de milho e pelicarpo (fibra). Esse processo é chamado de beneficiamento. Na sequência o produto degerminado passa por um rigoroso processo de classificação granulométrica onde é obtido os grãos de canjica de maior qualidade para o processo de produção da pipoca expandida. A uniformidade do tamanho das partículas da canjica tem influência direta na qualidade de expansão e uniformidade do produto final, assim como a sua umidade, que deve ser de até 13,5%.

O processo

O processo de fabricação da pipoca de expansão é diferente das pipocas normais. Isso porque a expansão é feita em canhões. Esse equipamento é específico para proporcionar a expansão da canjica, que se transforma em pipoca, a máquina é chamada de canhão de expansão.

O processo de expansão é possível através da junção entre pressão e temperatura. A canjica é colocada dentro do equipamento que deve ter a distribuição de calor de forma homogênea, em toda a circunferência do canhão.

O parâmetro de controle que deve ser monitorado é a pressão, pois essa irá determinar o momento certo para o estouro. A média é de 150 bar para acionar o estouro do canhão. A mágica acontece quando a canjica entra em contato com o ar atmosférico. A diferença da pressão externa e a pressão interna (dentro do canhão) proporciona a expansão da canjica beneficiada que se torna de fato a pipoca.

As pipocas que saem do canhão vão direto para um funil e depois são transferidas para a trageadeira. Esse equipamento tem a função de secar e adicionar sabor a pipoca. Após esse processo as pipocas seguem para o empacotamento.

Fonte: Teqma Tecnologias Milhão Ingredients.

Como fazer a pipoca doce não murchar?

A receita de pipoca doce é mais um daqueles lanches rápidos que caem bem em qualquer dia da semana, seja para assistir um filme, para levar no piquenique ou para fazer e comer em casa depois do jantar. Além disso, a pipoca doce caramelada é perfeita para comer um docinho diferente e também é protagonista nos cardápios das festas juninas. Para fazer uma pipoca doce gourmet, outros ingredientes podem ser utilizados além do caramelo. A seguir, veja como fazer pipoca doce, super caramelada e crocante. Confira!

Leia também  Como fazer polenta frita?

Sem dúvidas, a melhor forma de fazer uma pipoca doce é utilizar uma panela própria para isso: a pipoqueira. Para que a pipoca doce gourmet não queime, é necessário que ela fique em constante movimento enquanto estoura. Por isso, a pipoqueira vai ser a sua maior aliada na hora do preparo desse lanche da tarde saboroso e colorido.

Ingredientes

  • Modo de preparo

Aqui no Minha Receita, você encontra o passo a passo de como fazer pipoca doce caramelizada utilizando a Margarina Doriana sem Sal para deixar a calda para pipoca doce bem brilhante e saborosa. Confira as receitas:

Essa é a receita perfeita para petiscar enquanto assiste a um filme com os amigos ou com a família. Pronta em menos de 45 minutos, a pipoca de chocolate é uma versão ainda mais deliciosa da tradicional pipoca doce caramelada. Veja o passo a passo:

O preparo ideal para um lanche rápido e saboroso. A pipoca doce gourmet cai bem em qualquer situação, seja para levar como lanche no piquenique ou para comer em casa quando bate aquela fome de um docinho. Confira como fazer:

O preparo tradicional da pipoca doce gourmet é com a pipoqueira, mas, quando ela não estiver disponível, e bater aquela vontade irresistível de uma pipoca doce caramelada, você pode preparar utilizando uma panela normal. Confira o passo a passo:

Ingredientes:

  • Modo de preparo

Aprender como fazer pipoca doce com açúcar na panela de pressão é uma boa dica de lanche da tarde, principalmente quando bate aquela vontade irresistível de comer uma boa pipoca doce de cinema!

Ingredientes

  • Modo de preparo

A água é essencial na receita de pipoca doce. Ao preparar a pipoca doce com açúcar branco, inicia-se o processo de caramelização do açúcar. A água serve para não deixar que o açúcar queime e para que o caramelo fique muito bem distribuído por todo o milho que vai se tornar uma pipoca doce caramelada.

As receitas de pipoca doce caramelada levam basicamente milho, óleo, açúcar e água no modo de preparo. Você pode também incrementar com algum corante alimentício colorido para deixar a pipoca com cara de pipoca doce de cinema.

A pipoca doce caramelada dos carrinhos de pipoca de rua são sem dúvidas as melhores, mas você já se perguntou qual é o segredo desse preparo? Para fazer uma pipoca doce gourmet, a dica é adicionar 1 colher de sopa de leite de coco junto com os ingredientes na panela. É esse ingrediente que vai dar o sabor e o aroma que só a pipoca doce caramelada de pipoqueiro tem.

Para que sua pipoca doce caramelada c.

Qual a melhor forma de fazer pipoca?

Mantenha a panela tampada em fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos até que o tempo entre um estouro de pipoca e outro seja maior que 2 segundos. A cada 2 minutos, segure a panela pelas alças, levante e mexa delicadamente fazendo movimentos circulares – assim os grãos de milho estouram por igual.

Leia também  Como fazer panqueca de carne moída?

Como fazer pipoca segredo?

Você não recusa um saco de pipoca para acompanhar um bom filme, aquele seriado que você tanto ama ou aquela partida eletrizante de futebol? Então precisa conhecer estes segredinhos especiais para deixar o seu petisco ainda mais gostoso. Saiba como estourar todos os milhos da panela, qual é a melhor forma de temperar o petisco e ainda como deixa-la sequinha e crocante! Confira esses e outros truques para você fazer a pipoca perfeita:

Foto da pipoca perfeita

Se você deixar o milho de molho numa tigela com água por dez minutinhos você hidrata todos os grãos. E é isso que faz com que eles estourem. Fazendo esse truquezinho você garante que não sobre nenhum grão perdido sem estourar na panela. Mas lembre-se de escorrer a água e secar os grãos depois da hidratação, tá?

Foto do milho hidratado

Na hora de colocar o milho na panela, evite que fique grão em cima do outro. Organize os grãos no fundo da panela de uma forma que fiquem um do lado do outro. Desta forma, eles recebem o calor do fogão igualmente e estouram completamente. É melhor fazer outra rodada de pipoca quando esta acabar do que ficar um monte de milho na panela sem estourar, né?

Foto da panela com grãos organizados

Sempre estoure a pipoca em fogo baixo. O milho demora mais para estourar, mas o óleo queima com facilidade. Se você usa o fogo alto, os milhos vão estourar depois que o óleo queimar e o gosto não vai ficar bom, né?

Foto da pipoca estourando em fogo baixo

Uma ótima dica para fazer pipoca é a regra dos três grãos. Deixe o óleo esquentar na panela e coloque três grãos de milho. Quando os três virarem pipoca, você os retira e só então coloca todos os outros milhos. Desta forma, eles começam a cozinhar na temperatura ideal, garantindo que todos estourem uniformemente.

Foto da panela com os três grãos estourados

Parece óbvio falar sobre panela funda quando falamos de pipoca, já que os milhos se transformam e ocupam mais lugar. No entanto, a panela funda também ajuda com a temperatura. Ela distribui o calor de forma uniforme, ajudando para que todos os milhos estourem.

Foto da panela funda

Depois que a pipoca está pronta, a gente tempera como quiser. Com calda de chocolate, caramelo, sal, pimenta, manteiga… Mas sabe de mais uma dica muito boa? Regue as pipocas com um pouquinho de vinagre. Ele chupa a gordura do óleo e deixa o seu petisco mais sequinho e menos gorduroso. E se quiser dicas de receitas, a gente separou algumas ideias para deixar a sua pipoca mais gostosa!

Foto da pipoca temperada

A verdade é que só o calor da panela já é suficiente para fazer os grãos estourarem. Nós usamos gordura para dar um temperinho a mais. Porém, nunca use manteiga ou margarina para estourar os grãos. Prefira óleo ou azeite. Manteiga e margarina possuem muita água e queimam antes do milho estourar. Se você quer uma pipoca amanteigada, coloque a manteiga derretida depois da pipoca pronta.

Atualizado em 29 Out 2018.

Como fazer o açúcar para por na pipoca?

Numa frigideira pequena, coloque o açúcar, e derreta – o no fogo. Cuidado para não deixar queimar (escurecer) o açúcar, ou então ficará tudo amargo. Assim que o açúcar derreter e ficar como mel. Jogue e espalhe por cima das pipocas.

Leia também  Como fazer arroz de leite?

O que fazer para manter a pipoca doce crocante?

Para permanecer crocante por até 3 dias, armazene a pipoca num pote de vidro com fechamento hermético ou saco plástico bem fechado. Atenção: tempere com sal a gosto apenas na hora de consumir – este é outro truque para manter as pipocas crocantes por mais tempo.

Como é feita a pipoca de milho doce?

A pipoca doce tipo canjica é famosa no Brasil. Conhecida como a “pipoca do saquinho vermelho” ou “pipoca da vovó”, não é feita com o milho comum, mas sim com o milho canjicão, é um milho despeliculado e dergeminado.

A pipoca de canjica é conhecida também como pipoca de canhão ou pipoca expandida. Apesar de ser produzida a partir do milho, (e não de arroz como muitos pensam) não é o pequeno grão de pipoca que dá origem a ela, mas sim a canjica. Esse ingrediente pode ser obtido a partir de algumas variedades de milho, onde é selecionando os grãos mais graúdos para o processo de degerminação, que consiste na retirada do gérmen de milho e pelicarpo (fibra). Esse processo é chamado de beneficiamento.

Na sequência o produto degerminado passa por um rigoroso processo de classificação granulométrica onde é obtido os grãos de canjica de maior qualidade para o processo de produção da pipoca expandida. A uniformidade do tamanho das partículas da canjica tem influência direta na qualidade de expansão e uniformidade do produto final, assim como a sua umidade, que deve ser de até 13,5%.

O processo

O processo de fabricação da pipoca de expansão é diferente das pipocas normais. Isso porque a expansão é feita em canhões. Esse equipamento é específico para proporcionar a expansão da canjica, que se transforma em pipoca, a máquina é chamada de canhão de expansão.

O processo de expansão é possível através da junção entre pressão e temperatura. A canjica é colocada dentro do equipamento que deve ter a distribuição de calor de forma homogênea, em toda a circunferência do canhão.

O parâmetro de controle que deve ser monitorado é a pressão, pois essa irá determinar o momento certo para o estouro. A média é de 150 bar para acionar o estouro do canhão. A mágica acontece quando a canjica entra em contato com o ar atmosférico. A diferença da pressão externa e a pressão interna (dentro do canhão) proporciona a expansão da canjica beneficiada que se torna de fato a pipoca.

As pipocas que saem do canhão vão direto para um funil e depois são transferidas para a trageadeira. Esse equipamento tem a função de secar e adicionar sabor a pipoca. Após esse processo as pipocas seguem para o empacotamento.

Fonte: Teqma Tecnologias Milhão Ingredients.

Como caramelizar a pipoca depois de pronta?

Modo de preparo Em uma panela, coloque o açúcar e a água, mexendo de vez em quando, até que fique levemente corado. Quando chegar ao ponto, acrescente a manteiga e mexa sem parar, até que a mesma esteja totalmente incorporada ao caramelo. Misture a pipoca com a calda, cobrindo todas com o caramelho, e sirva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *