Como obter uma carteirinha de estudante?

Como tirar a carteira de estudante gratuita?

Mais de um milhão de alunos já podem ter acesso à carteirinha estudantil digital e gratuita do Ministério da Educação (MEC). Cadastrados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), banco de dados nacional do MEC, os estudantes precisam baixar o aplicativo “ID Estudantil” nas lojas virtuais de celular.

Como solicitar a carteirinha de estudante pela primeira vez?

A solicitação do Bilhete Único de Estudante para 2021 está disponível no site estudante.sptrans.com.br. Se você deseja receber o Bilhete Único de Estudante na sua residência, ou em outro endereço de sua preferência, acesse: sptrans.dne.com.br.

Como tirar a carteira de estudante 2023?

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) inicia, nesta quinta-feira (05/01), o processo de solicitação de carteiras estudantis 2023. O estudante deve seguir os seguintes passos: solicitação da carteira, envio ou entrega da documentação necessária, cadastro da biometria facial e confirmação de matrícula pela instituição de ensino. Em 2022, o número de solicitações chegou a aproximadamente 285 mil carteiras estudantis. O documento tem validade até abril do corrente ano.

Solicitação

Os estudantes podem solicitar o documento de forma on-line pela plataforma Identidade Estudantil.

Para atendimento presencial, é necessário agendar pelo site da Etufor e escolher um dos seis postos de atendimento da Etufor:

  • Sede da Etufor (Avenida dos Expedicionários, 5677 – Vila União)
  • Shopping RioMar Kennedy
  • Shopping Aldeota
  • Vapt Vupt Messejana e Antônio Bezerra
  • Central da Cidadania na Câmara Municipal de Fortaleza

Alunos novatos

Os alunos novatos da rede pública e privada devem solicitar o documento de forma online ou presencial.

Alunos veteranos

Todos os alunos que estudem nas universidades públicas, veteranos ou novatos, devem solicitar a gratuidade para obter a carteira de estudante de 2023, por meio da plataforma Identidade Estudantil ou presencial.

Os alunos veteranos, ou seja, que já possuíram carteira de estudante da rede particular de escolas e universidades, e continuam na mesma instituição de ensino, devem apenas imprimir o boleto pelo site. Caso o aluno tenha mudado de escola ou universidade, deve solicitar a confirmação de matrícula na sua instituição de ensino atual (procedimento realizado pelo representante cadastrado junto à Etufor) para que sejam atualizados seus dados escolares e, assim, imprimir seu boleto com os dados atualizados. Ambos devem acessar o Catálogo de Serviços.

Todos os alunos que estudem nas universidades públicas, veteranos ou novatos, devem solicitar a gratuidade para obter a carteira de estudante de 2023, por meio da plataforma Identidade Estudantil ou presencial.

Documentação

A documentação inclui: RG, CPF, declaração de matrícula e comprovante de endereço atualizados.

Biometria

A biometria pode ser realizada on-line ou de modo presencial. Caso o aluno já tenha efetuado a biometria facial, não é preciso repetir o procedimento. Porém, é necessário reforçar que, caso a biometria tenha sido realizada antes de 2020 ou haja alguma mudança nas características faciais do estudante, ele pode atualizar a biometria para que não haja bloqueios por incompatibilidade da imagem nos validadores. A biometria é a forma de identificação nos validadores dos ônibus para evitar fraudes.

Leia também  Existe uma continuação do livro "como eu era antes de você"?

Confirmação da matrícula

Após realizados os pedidos, os alunos devem acompanhar a solicitação pelo site. Em seguida, devem pedir à instituição para confirmar a matrícula no site da Etufor e aguardar o processo de confecção para receber os documentos em suas instituições de ensino ou nos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), no caso das universidades.

Benefícios

Alé”. Retire as informações de autoria. Utilize formato HTML com paragrafos, tabelas, listas e blockquotes quando necessário. Não utilize headers (h1, h2, h3). Não altere as palavras e lembre-se de devolver apenas as tags HTML necessárias.

O que é preciso para pegar a carteirinha de estudante?

Notícias

Publicado:

03/08/2023 17h59

Última modificação:

03/08/2023 18h05

Aqui pra gente, a “Carteirinha de Estudante” é o tipo de documento que vale a pena um pequeno esforço para buscar sua emissão, fala a verdade! Há uma taxa para a confecção (já que ainda existem os custos materiais), mas não dá pra negar que o documento facilita a vida do estudante em muitos aspectos. Primeiro porque ele pode ser usado como documento de identificação em algumas situações e o melhor, permite a famosa MEIA, ou seja, o acesso pagando metade ou uma porcentagem do valor em muitos estabelecimentos e eventos como cinemas, teatros, museus, shows, parques, exposições, concertos, espetáculos…  Os alunos dos cursos à distância, EaD, possuem os mesmos direitos daqueles matriculados em cursos presenciais e o Documento Nacional de Estudante, a DNE, como é oficialmente conhecida, está aí para afirmar isso. Existem algumas formas de “tirar” sua carteira, se dirigindo presencialmente em estabelecimentos credenciados como os Diretórios Acadêmicos ou diretamente com a União Nacional dos Estudantes através do seu site. A SEaD, pensando na condição geográfica dos seus alunos resolveu dar uma mãozinha e elaborou um passo a passo, baseado em orientações da UNE, para você que é matriculado nos nossos cursos de graduação ou pós-graduação.

Passo 1:

Quais documentos são necessários para fazer a Carteirinha?

Obs.: Os documentos acima precisam estar digitalizados. Mas você pode escanear eles ou tirar uma foto usando o seu celular.

Passo 2:

Como solicitar a Carteirinha

Solicite a sua carteirinha de estudante agora mesmo!

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O DOCUMENTO:

O que valida uma carteirinha de estudante

A carteirinha de estudante deve seguir o padrão nacional estabelecido anualmente. Além disso, deve apresentar QR-Code, selo das entidades estudantis descritas na lei e elementos como:

  • A carteira nacional de estudante tem outros métodos de validação. São eles: a Certificação Digital padrão ICP-Brasil do ITI, tramas de segurança, QR-Code e código de uso.

Você sabe o que é ICP-Brasil?

ICP é a sigla brasileira para Infraestrutura de Chaves Públicas e foi criada a partir da Medida Provisória 2200-2 de 2001. Ela foi oficializada pelo Decreto 3996 de 2001, assim como pela Lei 11419 de 2006. Outro termo para ela é o Sistema Nacional de Certificação Digital. Este é uma estrutura composta de um ou mais certificadores chamados de Autoridades Certificadoras – AC. Através de um técnicas e procedimentos de um sistema criptográfico baseia-se em certificados digitais. Assim, ela assegura a identidade de um usuário de mídia eletrônica e assegura a autenticidade de um documento criado em mídia eletrônica.

Leia também  Dor No Estomago Na Gravidez

Como conseguir meu ID de estudante?

O primeiro passo para solicitar a ID Estudantil é verificar se a sua instituição de ensino enviou seus dados para o Sistema Educacional Brasileiro (SEB) aqui no site idestudantil.mec.gov.br, botão “Sua instituição de ensino está inscrita?”.

Caso os seus dados não estejam inseridos no sistema, cobre da sua instituição.

Se estiver tudo certo com a sua instituição, baixe o app ID Estudantil oficial nas lojas App Store ou Google Play.

Já com o aplicativo instalado, é necessário realizar login no ID Estudantil utilizando suas informações de usuário e senha do gov.br.

Caso não possua cadastro no gov.br, basta acessar o link e realizar o cadastro clicando no botão “Crie sua conta”.

Pronto! Agora é só entrar com seu usuário e senha do gov.br, e seguir os passos nas telas do aplicativo ID Estudantil para obtenção da sua carteirinha digital.

Qual é o ID do estudante?

O ID Estudantil é um aplicativo lançado pelo MEC em 2019, que funciona como uma carteira de estudante digital. Disponível para Android e iOS, o documento vale para alunos de todos os ensinos, desde que seus dados tenham sido devidamente enviados para o MEC pela instituição na qual estudam.

A emissão do ID Estudantil é gratuita e permite ao estudante pagar meia-entrada em eventos, como shows, peças de teatro, sessões de cinema e outros passeios culturais válidos sem que seja necessário carregar a cópia física equivalente. Saiba como criar a versão digital da carteira do estudante a seguir.

Passo 1: baixe o aplicativo do ID Estudantil em seu smartphone. Depois, selecione a opção “Entrar com gov.br”. Se você ainda não possui uma conta no site do Governo Federal, terá que criá-la. Para isso, acesse o site sso.acesso.gov.br.

Passo 2: para criar seu cadastro no ID Estudantil, selecione “Cadastrar” e insira seus dados, como CPF, nome completo, telefone celular e endereço de e-mail.

Passo 3: feito o cadastro, digite seu CPF e faça o login com a senha que você escolheu.

Passo 4: autorize o uso de seus dados pessoais e selecione “Adicionar”.

Passo 5: toque em “Minha ID Estudantil” e aceite os termos e condições de uso do aplicativo.

Feito isso, você precisará verificar sua identidade tirando uma foto de seu rosto com a câmera e também enviar fotos da frente e do verso do seu RG. Ao finalizar o processo, sua ID Estudantil será criada e você já pode usá-la em qualquer estabelecimento.

Vale lembrar que o ID Estudantil não substitui o documento de identificação pessoal, o RG.

Você sabia que era possível usar a carteirinha de estudante no seu celular? O que achou da novidade? Conte pra gente nos comentários.

Como fazer carteirinha de estudante gratuita 2023?

A carteira de estudante online é uma excelente ferramenta para quem busca praticidade e economia. Além de ser uma versão digital e moderna da tradicional carteirinha física, ela oferece diversos benefícios, como descontos e facilidades em eventos culturais e educacionais.

A carteira de estudante online, também conhecida como carteirinha digital, é um documento virtual que atesta a condição de estudante de uma pessoa, permitindo que ela usufrua de benefícios e descontos em diversas atividades e eventos. A versão digital oferece maior praticidade e sustentabilidade, uma vez que dispensa a necessidade de emissão e uso do documento físico.

Leia também  Remédio caseiro para aumentar o leite materno

A carteira de estudante online é destinada a alunos regularmente matriculados em instituições de ensino fundamental, médio, técnico, superior e pós-graduação. É importante ressaltar que a emissão deste documento deve ser feita por entidades estudantis reconhecidas, como a UNE, UBES, ANPG e outras associações e sindicatos regionais.

A emissão da carteira de estudante online pode ser feita através dos sites das entidades estudantis autorizadas. Para isso, é necessário preencher um formulário com informações pessoais e acadêmicas, além de enviar uma foto e comprovante de matrícula. Após a aprovação e pagamento da taxa, o aluno receberá o documento digital, que poderá ser acessado por meio de um aplicativo ou QR Code.

A ID Estudantil é uma carteira de estudante digital gratuita, desenvolvida pelo Governo Federal. Sua função é atestar a condição de estudante e garantir o acesso aos benefícios proporcionados pela Lei da Meia-Entrada. Para emitir a ID Estudantil, basta baixar o aplicativo no celular e realizar o cadastro com informações pessoais, acadêmicas e uma foto. A verificação é feita diretamente com a instituição de ensino, e o documento fica disponível no aplicativo.

O aplicativo ID Estudantil é a ferramenta usada para emitir a carteira de estudante digital. Você pode encontrá-lo na Apple Store e na Google Play. Depois de baixá-lo, siga estas etapas:

  1. Fazer o download do aplicativo:
    1. Acesse a Google Play ou Apple Store e procure por ID Estudantil
    2. Abra o aplicativo ID Estudantil no seu celular
    3. Clique em “Entrar com gov.br”
    4. Digite seu CPF e senha da conta única do Governo
    5. Clique em “Adicional”
    6. Selecione a opção “Minha ID Estudantil”
    7. Aceite os termos e condições
    8. Clique em “Tirar Fotografia” e realize a validação biométrica facial
    9. Fotografe as duas faces do seu RG: frente e verso
    10. Prontinho, sua ID Estudantil será emitida com sucesso!

A carteira de estudante online oferece diversas vantagens, como:

  • Descontos em cinemas, teatros, museus, eventos culturais e educacionais;
  • Facilidade de acesso ao documento através do celular, dispensando a necessidade de carregar a carteirinha física;
  • Maior segurança, uma vez que o documento digital possui mecanismos de verificação e autenticação;
  • Contribuição para a sustentabilidade, reduzindo a emissão de documentos físicos e o consumo de recursos naturais.

Caso você tenha dúvidas sob”. Retire as informações de autoria. Utilize formato HTML com paragrafos, tabelas, listas e blockquotes quando necessário. Não utilize headers (h1, h2, h3). Não altere as palavras e lembre-se de devolver apenas as tags HTML necessárias.

Como fazer RG digital para menor de 18 anos?

O estudante menor de 18 anos precisa de uma validação ou de um pré-cadastro, que será feito pelo seu responsável legal. Para o pré-cadastro, o responsável deverá entrar no aplicativo da ID Estudantil com as informações de usuário e senha do gov.br e realizar o cadastro do menor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *