O Que O Médico Endocrinologista Faz?

Por que ir ao endocrinologista todo ano? – Policonsultas

nsultar o endocrinologista para identificar a causa do aumento de peso e receber orientações adequadas para o emagrecimento.

Problemas na tireoide também são muito comuns e podem afetar o metabolismo e o funcionamento do corpo como um todo. O hipotireoidismo, por exemplo, ocorre quando a tireoide não produz hormônios suficientes, o que pode levar a sintomas como cansaço, ganho de peso e queda de cabelo. Já o hipertireoidismo é o oposto, quando a tireoide produz hormônios em excesso e pode causar sintomas como perda de peso, irritabilidade e palpitações. O endocrinologista é o especialista que irá diagnosticar e tratar essas condições.

A diabetes é outra doença muito importante e que requer acompanhamento constante do endocrinologista. O diabetes ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente ou não consegue utilizá-la adequadamente, o que causa altos níveis de açúcar no sangue. Sem o tratamento adequado, o diabetes pode levar a complicações graves, como problemas nos rins, nos olhos e nos nervos. O endocrinologista irá ajudar a controlar a glicemia e orientar sobre alimentação e uso de medicamentos.

Além dessas doenças, o endocrinologista também trata condições como alterações na puberdade, distúrbios hormonais, problemas de crescimento, alterações na menstruação, osteoporose, entre outras. É importante que, ao sentir qualquer desconforto ou notar alterações no corpo, se procure um endocrinologista para um diagnóstico correto e um tratamento adequado.

Portanto, a consulta anual ao endocrinologista é fundamental para prevenir e tratar diversas doenças que podem afetar os órgãos endócrinos. Não espere ter sintomas ou problemas para procurar esse especialista. Lembre-se de que a prevenção é sempre o melhor caminho.

Leia também  Como preencher um cheque corretamente?

Quais são as principais doenças tratadas pelo endocrinologista?

É muito comum que as pessoas saibam o que faz um cardiologista, que é o médico que trata alterações do coração; que saibam o que faz o gastro, que é o médico que avalia patologias do trato gastrointestinal. Mas você sabe ao certo o que faz a especialidade endocrinologia? Quais são as principais doenças tratadas pelo endocrinologista? Acompanhe nosso conteúdo de hoje e tire suas principais dúvidas sobre o assunto. Boa leitura.

Essa é considerada uma especialidade que cuida diretamente do funcionamento das glândulas e das doenças que podem afetá-las.

As glândulas do nosso organismo liberam hormônios na corrente sanguínea. Por sua vez, esses hormônios são responsáveis por regular o funcionamento do nosso organismo. Dentre algumas das funções que os hormônios podem ocupar no organismo humano, estão a regulação do metabolismo, do crescimento, reprodução e do desenvolvimento.

Além do mais, certas ações dos hormônios podem levar a uma série de doenças que também devem ter o tratamento recomendado diretamente pelo endocrinologista, que é o que você vai acompanhar ao longo do nosso conteúdo de hoje. Algumas das principais doenças são:

  • Diabetes;
  • Hipotireoidismo;
  • Hipertireoidismo;
  • Obesidade;
  • Síndrome dos Ovários Policísticos;
  • Osteoporose;
  • Distúrbios da puberdade;
  • Distúrbios da menstruação;
  • Distúrbios da tireoide;
  • Distúrbios da glândula adrenal;
  • Entre outras.

É fundamental buscar por essa especialidade ao notar algum sintoma que possa representar alguns dos problemas citados acima.

Para facilitar, é possível citar que você deve buscar pelo endocrinologista ao reparar algum problema relacionado ao seu metabolismo, como perda ou ganho de peso rápidos e sem qualquer causa notável aparente, problemas de crescimento, diagnósticos médicos de alterações no colesterol e/ou nível de triglicerídeos e glicose no sangue etc.

Para as pessoas que possuem obesidade ou tem uma grande dificuldade de perder peso, o endocrinologista pode ser considerado um grande aliado, já que o profissional ajudará a verificar como está o corpo através de exames laboratoriais, clínicos e consultas. O médico pode verificar como está o funcionamento das glândulas, se algo está prejudicando a saúde e se o peso está ou não ligado a algum tipo de alteração nos hormônios do paciente.

Leia também  Kit de bolsa de maternidade

A principal diferença entre buscar por um endocrinologista e um nutricionista, é que o nutricionista pode ajudar no processo do emagrecimento através de uma dieta equilibrada com nutrientes adequados para o estado clínico, sexo, idade, etc. Já o endocrinologista pode diagnosticar um problema e prescrever um tratamento para obter um metabolismo equilibrado.

Além do mais, o endocrinologista pode prescrever medicamentos, como reguladores de apetite, por exemplo.

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha tirado suas possíveis dúvidas sobre essa especialidade. Se você, ou alguém que você conhece, precisa de acompanhamento com esse médico, entre em contato com o CCD e agende sua consulta. Conte com nossa equipe. Até o próximo conteúdo.

Endocrinologista: quais doenças trata e quando procurar – Nav

respiração e o estado geral de saúde do paciente. Dependendo do caso, também podem ser solicitados exames laboratoriais e de imagem. Com base nessas informações, o médico poderá fazer um diagnóstico e definir o melhor tratamento para cada paciente. É importante lembrar que cada caso é único e o tratamento pode variar de acordo com as necessidades individuais.

Endocrinologista ajuda a emagrecer? Saiba a verdade aqui




Blog sobre a função do endocrinologista

Muita gente procura um endocrinologista para emagrecer

É muito comum as pessoas se confundirem na hora de escolher um profissional para emagrecer. Muitos acabam procurando um endocrinologista para isso.

Na verdade, o médico endocrinologista pode auxiliar no processo de emagrecimento quando a pessoa apresenta problemas de saúde que dificultam a perda do peso ou, até mesmo, o seu ganho.

É o caso, por exemplo, de problemas hormonais como a tireoide ou obesidade.

A função do endocrinologista

A função de um médico endocrinologista é descobrir e tratar distúrbios no organismo e, com isso, devolver a saúde e o bem-estar do paciente.

Leia também  Lembrancinha maternidade faça voce mesmo

Quando ocorre algum tipo de distúrbio em nosso organismo, várias doenças podem surgir como, por exemplo, hipertireoidismo, hipotiroidismo, diabetes e até a obesidade.

Quando procurar um endocrinologista

Pessoas que possuem estas doenças ou algum outro distúrbio em seu organismo, apresentam uma maior dificuldade em perder peso.

E neste caso, o médico adequado a ser consultado é o endocrinologista.

O endocrinologista fará exames para avaliar o distúrbio e, também, investigar a causa do problema. Com isso, poderá indicar, além de um tratamento adequado, uma dieta também especifica para aquela pessoa.

Endocrinologista ou nutricionista?

O endocrinologista não é necessariamente o médico ideal para pessoas que buscam tratamentos e dietas apenas para emagrecerem. Neste caso, o ideal seja um nutricionista.

Entretanto, às vezes, é necessário um trabalho mútuo com o nutricionista e o endocrinologista que, juntos, realizam exames e buscam investigar e indicar soluções para descobrir a causa do excesso de peso.

Em muitos casos, as pessoas que precisam de ajuda para emagrecer têm uma má alimentação, mas também apresentam distúrbios hormonais e, neste caso, o ideal é um tratamento multidisciplinar em que tanto um nutricionista quanto um endocrinologista podem atuar em conjunto.

Se você apresenta umas doenças mencionadas aqui ou suspeita que esteja com algum problema de saúde relacionado a algum distúrbio hormonal, procure um endocrinologista de confiança para que possa tratar e até controlar alguma doença preexistente e ter uma melhor qualidade de vida.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *