Os pacientes e seus familiares também podem fazer sua parte para garantir a segurança de um procedimento cirúrgico. Veja as recomendações a seguir e saiba como colaborar para aumentar sua segurança e, em especial, evitar a ocorrência de infecção pós-operatória.
Infecções prévias: comunique ao cirurgião, antes da cirurgia, se estiver com alguma infecção (furúnculo, foliculite, sinusite, dor de garganta, infecção urinária ou gripe, por exemplo). Nesses casos, se possível, é melhor postergar a cirurgia para evitar que haja risco de infecção pós-operatória.
Cigarro: deixe de fumar um mês antes da cirurgia. O fumo pode prejudicar a cicatrização.
Depilação: não depile o local a ser operado antes da cirurgia. A retirada dos pêlos será realizada no hospital com aparelho específico.
Higiene: tome banho completo na noite anterior e novamente no dia da cirurgia, o mais próximo possível do horário da operação usando sabonete comum, toalha e roupas limpas.
Curativo: mantenha o curativo, da ferida cirúrgica, limpo e seco, seguindo a recomendação do seu médico.
Sintomas de infecção: comunique ao cirurgião caso apresente qualquer sinal de infecção, como febre, dor excessiva no local operado, vermelhidão, calor local ou secreção.