Fluxo para pacientes com suspeita de Coronavírus
O Ministério da Saúde confirmou, no dia 29 de fevereiro de 2020, o 2º caso de COVID-19, a infecção viral pelo novo Coronavírus, no Brasil.
A Maternidade e Hospital Octaviano Neves reforça que os padrões de conduta em todas as situações têm como foco preservar a segurança de todos os pacientes da instituição e manter a excelência nos atendimentos de qualquer natureza.
Fluxo de atendimento
Ao comparecer à Maternidade e Hospital Octaviano Neves, a paciente que está com suspeita da doença deve informar ao colaborador da portaria. O colaborador, imediatamente, informará a equipe assistencial, que fará uma análise sobre os dados da paciente, que será conduzida ao consultório para avaliação médica.
O que você precisa saber sobre o Coronavírus (COVID-19)
O vírus, que causa infecções respiratórias de leve a moderada, pode infectar animais e seres humanos. A transmissão ocorre de uma pessoa para outra, pelo ar, tosse ou espirro, através de contato pessoal, como toque ou aperto de mão, e por meio do contato com objetos ou superfícies contaminadas, quando se leva a mão à boca, nariz e olhos.
Dentre os sintomas apresentados pela doença estão febre, tosse ou coriza, dor de garganta e dificuldade de respirar, podendo evoluir, em casos mais graves, para pneumonia, síndrome respiratória aguda grave ou insuficiência renal.
Precauções:
- Higienização frequente das mãos, inclusive após tossir ou espirrar;
- Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de infecção respiratória.