
Guia de Internação Hospitalar
HORÁRIO DE VISITA
Devido a pandemia do Covid-19, as visitas aos pacientes internados estão suspensas, sem previsão de retorno.
ACOMPANHANTES
As parturientes têm direito a 1 acompanhante, em tempo integral.
Os acompanhantes da enfermaria não podem tomar banho no banheiro do leito, para segurança e higiene das pacientes internadas que dividem o quarto. Solicitar à supervisão de enfermagem o local indicado.
Procedimentos cirúrgicos: sem acompanhante, exceto para idosos acima de 60 anos e menor de 18 anos.
TESOURARIA (HORÁRIO E FORMA DE PAGAMENTO)
Todos os dias das 07h às 18h.
Formas de recebimento (despesas hospitalares): dinheiro, cartão de crédito, cartão de débito.
Formas de recebimento (honorários médicos): somente em dinheiro.
AGENDAMENTO DE CONSULTAS
De segunda à sexta das 7h às 19h no telefone (31) 3279-2249 ou pelo site: www.maternidadeoctavianoneves.com.br
ALIMENTAÇÃO
O pedido do almoço do acompanhante deverá ser realizado até às 10h e do jantar até às 17h.
Os convênios possuem cobertura de refeição para acompanhantes nas seguintes modalidades: acompanhantes de pacientes menores de 18 anos e acompanhantes de pacientes com idade igual ou superior a 60 anos (idoso) e parturientes.
Refeição | Distribuição das refeições | Recolhimento das bandejas |
Café da manhã | 7:30h às 8:30h | 9h às 09:30h |
Almoço | 12h às 13h | 13:30h às 14h |
Café da tarde | 14:30h às 15:30h | 16h às 17:00h |
Jantar | 18h às 19h | 19:30h às 21h |
ALIMENTAÇÃO DO PACIENTE
A refeição do paciente é prescrita pela equipe médica assistente, controlada e orientada por nutricionistas. Qualquer observação diferente do prescrito deverá ser alterada pelo médico.
A mesinha presente no quarto é destinada a refeição do paciente, pedimos que ela permaneça livre para otimização da entrega das refeições.
LIGAÇÕES TELEFÔNICAS | RAMAIS INTERNOS
Para ligações locais, disque 0 (zero) e depois o número desejado.
Para ligações interurbanas, disque 0 (zero) + 0 (zero) + 25 (código da operadora) + código do local de destino (DDD) + número desejado.
As ligações locais e interurbanas efetuadas deverão ser pagas na alta do paciente.
LISTA DE TELEFONES/RAMAIS ÚTEIS
Setor | Telefone | Ramal |
Achados e perdidos | (31) 3232-1128 | 1128 |
Unidade Interligada de Registro Civil (Cartório) | (31) 3232-1203 | 1203 |
Higienização | (31) 3232-1128 | 1128 |
Laboratório | (31) 3232-1377 | 1377 |
Lavanderia | (31) 3232-1138 | 1138 |
Manutenção | (31) 3232-1384 | 1384 |
Posto Unidade Internação – 1º andar | (31) 3232-1115 | 1115 |
Posto Unidade Internação – 2º andar | (31) 3232-1152 | 1152 |
Posto Unidade Internação – 3º andar | (31) 3232-1327 | 1327 |
Posto Unidade Internação – 5º andar | (31) 3232-1670 | 1670 |
Recepção | (31) 3232-1147 | 1147 |
SAC/Ouvidoria | (31) 3232-1368 | 1368 |
Serviço de Nutrição e Dietética | (31) 3232-1387 | 1387 |
Solicitação de prontuário (cópia) | (31) 3232-1352 | 1352 |
Telefonista | (31) 3232-1000 | 9 |
Tesouraria | (31) 3232-1157 | 1157 |
UCIN (Unid. Cuidado Intermediário Neonatal) | (31) 3232-1150 | 1150 |
Ultrassom | (31) 3232-1155 | 1155 |
UTI Neonatal | (31) 3232-1346 | 1346 |
DECLARAÇÃO DE NASCIDO VIVO – DNV
Documento que todo bebê que nasce com vida recebe para poder ser registrado em cartório e assim ser reconhecido como cidadão brasileiro. Este é um documento padronizado, distribuído pelo Ministério da Saúde, para preenchimento após o parto.
A Declaração de Nascido Vivo – DNV é preenchida e entregue SOMENTE aos pais. Este documento permitirá:
- Registrar e retirar a Certidão de Nascimento do bebê em cartório.
UNIDADE INTERLIGADA DE REGISTRO CIVIL (CARTÓRIO)
Devido a pandemia do Covid-19 a unidade não está funcionando, podendo realizar o registro do recém nascido no Cartório do 1º Subdistrito de Belo Horizonte ou outro cartório de preferência.
Documentação necessária para o registro de nascimento: Certidão de Casamento caso os pais sejam casados; Identidade de ambos (pode ser CNH), preferencialmente com CPF; Declaração de Nascido Vivo (DNV).
LEMBRE-SE: para registrar o recém nascido é necessário retirar o DNV – Declaração de Nascido Vivo, na maternidade, antes da alta.
CANAIS DE TV
Listagem dos canais da TV a cabo. O controle deve ser retirado na Recepção, quando contratado o serviço, e entregue na Tesouraria após a alta do paciente.
CANAL | # | CANAL | # |
NBR | 2 | FUTURA | 32 |
TV BRASIL | 3 | NATIONAL GEOGRAPHIC | 33 |
TV SENADO | 4 | NET TV | 37 |
TV CÂMARA | 5 | SPORTV2 | 38 |
CANAL COMUNITÁRIO | 6 | SPORTV (STEREO) | 39 |
TV JUSTIÇA | 7 | GLOBONEWS (STEREO) | 40 |
CANAL LEGISLATIVO | 11 | GNT (SAP) | 41 |
CANAL UNIVERSITÁRIO | 12 | MULTISHOW (STEREO) | 42 |
RECORD | 16 | UNIVERSAL CHANNEL | 43 |
REDE TV | 17 | DISCOVERY KIDS | 45 |
SBT/ALTEROSA | 18 | FOX (SAP/ STEREO) | 50 |
BAND | 19 | CNN INTERNATIONAL | 53 |
TV MINAS | 20 | BBC WORLD NEWS | 59 |
GLOBO (SAP / STEREO) | 21 | BLOOMBERG | 71 |
– | 22 | RAI | 72 |
REDE SUPER | 23 | TV5 MONDE | 73 |
REDE VIDA | 26 | TVE INTERNACIONAL | 74 |
CANÇÃO NOVA | 27 | SIC | 75 |
– | 24 | DW-TV | 76 |
VIVA | 30 | NHK | 77 |
SHOPTIME.COM | 31 |
PREVENÇÃO DE QUEDAS
- Pedimos aos acompanhantes que não deixem o paciente sozinho. Em caso de ausência do acompanhante, no leito, informe à enfermagem.
- Manter a cama com as grades elevadas.
- Se necessário, acione a equipe de enfermagem para auxiliar na movimentação do paciente.
- O paciente deve usar calçado antiderrapante.
- Não levantar subitamente da cama/maca.
- Manter ao alcance do paciente os objetos de uso frequente.
- Manter a área de circulação livre de objetos.
- Solicite a limpeza imediata sempre que o piso estiver molhado.
ALTA DO PACIENTE
A diária vence às 10h da manhã. Após a alta o paciente terá até 1 hora para desocupar o leito. Após o prazo de 1 hora na acomodação, será cobrada nova diária.
Ao sair pede-se para deixar a porta encostada do quarto e entregar a chave na tesouraria junto ao controle da TV e do ar condicionado (se houver).
Após deixar o leito dirija-se a secretaria do andar (posto de enfermagem) e posteriormente deve-se passar na tesouraria para acerto de conta.
Na portaria apresente a pulseira de identificação do paciente, sumário de alta e Declaração de Nascido Vivo (DNV) do recém-nascido (se houver).
ACHADOS E PERDIDOS
Para sua segurança, os achados e perdidos ficam armazenados no setor da Lavanderia, por até 60 dias. Após este período os objetos seguem para doação.
Caso tenha esquecido algum objeto durante a sua internação, acione o serviço de Achados e Perdidos através do telefone (31) 3232-1128.
Na sua ausência mantenha o apartamento sempre trancado.
CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR
Solicitamos que acompanhantes, visitantes, familiares ou colaboradores não sentem no leito, pois podem colocar o paciente em risco de contrair infecção.
Não é permitida a visita de pacientes em outros leitos.
A nossa Comissão de Controle de Infecção Hospitalar mantém a vigilância de seus pacientes submetidos às cirurgias, por meio de contatos telefônicos registrados em nossos sistemas. O contato será rápido e sigiloso, com o objetivo de saber o estado do paciente.
Higienize frequentemente as mãos (água e sabão e/ou álcool gel 70%) antes e após o contato com o paciente.
PESQUISA DE SATISFAÇÃO
A Maternidade e Hospital Octaviano Neves agradece a preferência e convida você a participar da nossa pesquisa de satisfação. Preencha o formulário entregue após o procedimento e coloque nas urnas localizadas nos andares da instituição. Queremos ouvi-lo (a) para aprimorar, constantemente, nossos serviços.
OUVIDORIA
A Ouvidoria tem o objetivo de ouvir os pacientes para melhoria contínua de nosso atendimento, processos e serviços. Portanto, em caso de sugestão, reclamação ou elogio envie e-mail para sac@mhonsa.com.br ou preencha a nossa pesquisa de satisfação.
ASSISTÊNCIA RELIGIOSA
A Maternidade e Hospital Octaviano Neves oferece assistência religiosa para pacientes internados. A solicitação pode ser realizada no telefone (31) 3232-1352 ou ramal 1352.
BENS E VALORES
A Maternidade e Hospital Octaviano Neves não se responsabiliza por bens e objetos de valor dos pacientes, acompanhantes e visitantes. Portanto, orientamos não trazê-los para a instituição. Traga somente objetos indispensáveis à permanência na internação.
CUIDADO COM GOLPES
A instituição não realiza qualquer tipo de contato, com familiares ou responsáveis por pacientes internados, solicitando depósitos ou adiantamento de valores relativos à internação e cuidados à saúde de seus pacientes.
Todas as cobranças são feitas exclusivamente pela Tesouraria da instituição, no momento da alta hospitalar. Ligações telefônicas são realizadas somente após a alta e, neste caso, a pessoa é orientada a comparecer ao hospital para efetuar possíveis débitos.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES
- Tome cuidado ao transmitir, por telefone, informações sobre o estado do paciente.
- Fique atento aos comentários estranhos ou ligações de cobrança. Qualquer pagamento só pode ser realizado diretamente à Tesouraria do hospital.
- A instituição não repassa nenhum tipo de informação pessoal ou sobre o estado dos pacientes via telefone, portanto, ao perceber ligações suspeitas entre em contato imediatamente com o hospital e busque as orientações necessárias.