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Guia de Internação Hospitalar

HORÁRIO DE VISITA

Devido a pandemia do Covid-19, as visitas aos pacientes internados estão suspensas, sem previsão de retorno.

 

ACOMPANHANTES

As parturientes têm direito a 1 acompanhante, em tempo integral.

Os acompanhantes da enfermaria não podem tomar banho no banheiro do leito, para segurança e higiene das pacientes internadas que dividem o quarto. Solicitar à supervisão de enfermagem o local indicado.

Procedimentos cirúrgicos: sem acompanhante, exceto para idosos acima de 60 anos e menor de 18 anos.

 

TESOURARIA (HORÁRIO E FORMA DE PAGAMENTO)

Todos os dias das 07h às 18h.

Formas de recebimento (despesas hospitalares): dinheiro, cartão de crédito, cartão de débito.

Formas de recebimento (honorários médicos): somente em dinheiro.

 

AGENDAMENTO DE CONSULTAS

De segunda à sexta das 7h às 19h no telefone (31) 3279-2249 ou pelo site: www.maternidadeoctavianoneves.com.br

 

ALIMENTAÇÃO

O pedido do almoço do acompanhante deverá ser realizado até às 10h e do jantar até às 17h.

Os convênios possuem cobertura de refeição para acompanhantes nas seguintes modalidades: acompanhantes de pacientes menores de 18 anos e acompanhantes de pacientes com idade igual ou superior a 60 anos (idoso) e parturientes. 

Refeição Distribuição das refeições Recolhimento das bandejas
Café da manhã 7:30h às 8:30h 9h às 09:30h
Almoço 12h às 13h 13:30h às 14h
Café da tarde 14:30h às 15:30h 16h às 17:00h
Jantar 18h às 19h 19:30h às 21h

ALIMENTAÇÃO DO PACIENTE

A refeição do paciente é prescrita pela equipe médica assistente, controlada e orientada por nutricionistas. Qualquer observação diferente do prescrito deverá ser alterada pelo médico.

A mesinha presente no quarto é destinada a refeição do paciente, pedimos que ela permaneça livre para otimização da entrega das refeições.

 

UNIDADE INTERLIGADA DE REGISTRO CIVIL (CARTÓRIO)

Devido a pandemia do Covid-19 a unidade não está funcionando, podendo realizar o registro do recém nascido no Cartório do 1º Subdistrito de Belo Horizonte ou outro cartório de preferência.

Documentação necessária para o registro de nascimento: Certidão de Casamento caso os pais sejam casados; Identidade de ambos (pode ser CNH), preferencialmente com CPF; Declaração de Nascido Vivo (DNV).

LEMBRE-SE: para registrar o recém nascido é necessário retirar o DNV – Documento de Nascido Vivo, na maternidade, antes da alta.

 

LIGAÇÕES TELEFÔNICAS | RAMAIS INTERNOS

Para ligações locais, disque 0 (zero) e depois o número desejado.

Para ligações interurbanas, disque 0 (zero) + 0 (zero) + 25 (código da operadora) + código do local de destino (DDD) + número desejado.

As ligações locais e interurbanas efetuadas deverão ser pagas na alta do paciente.

 

LISTA DE TELEFONES/RAMAIS ÚTEIS

Setor Telefone Ramal
Achados e perdidos (31) 3232-1128 1128
Unidade Interligada de Registro Civil (Cartório) (31) 3232-1203 1203
Higienização (31) 3232-1128 1128
Laboratório (31) 3232-1377 1377
Lavanderia (31) 3232-1138 1138
Manutenção (31) 3232-1384 1384
Posto Unidade Internação – 1º andar (31) 3232-1115 1115
Posto Unidade Internação – 2º andar (31) 3232-1152 1152
Posto Unidade Internação – 3º andar (31) 3232-1327 1327
Posto Unidade Internação – 5º andar (31) 3232-1670 1670
Recepção (31) 3232-1147 1147
SAC/Ouvidoria (31) 3232-1368 1368
Serviço de Nutrição e Dietética (31) 3232-1387 1387
Solicitação de prontuário (cópia) (31) 3232-1352 1352
Telefonista (31) 3232-1000 9
Tesouraria (31) 3232-1157 1157
UCIN (Unid. Cuidado Intermediário Neonatal) (31) 3232-1150 1150
Ultrassom (31) 3232-1155 1155
UTI Neonatal (31) 3232-1346 1346

CANAIS DE TV

Listagem dos canais da TV a cabo. O controle deve ser retirado na Recepção, quando contratado o serviço, e entregue na Tesouraria após a alta do paciente.

CANAL # CANAL  #
NBR 2 FUTURA 32
TV BRASIL 3 NATIONAL GEOGRAPHIC 33
TV SENADO 4 NET TV 37
TV CÂMARA 5 SPORTV2 38
CANAL COMUNITÁRIO 6 SPORTV (STEREO) 39
TV JUSTIÇA 7 GLOBONEWS (STEREO) 40
CANAL LEGISLATIVO 11 GNT (SAP) 41
CANAL UNIVERSITÁRIO 12 MULTISHOW (STEREO) 42
RECORD 16 UNIVERSAL CHANNEL 43
REDE TV 17 DISCOVERY KIDS 45
SBT/ALTEROSA 18 FOX (SAP/ STEREO) 50
BAND 19 CNN INTERNATIONAL 53
TV MINAS 20 BBC WORLD NEWS 59
GLOBO (SAP / STEREO) 21 BLOOMBERG 71
22 RAI 72
REDE SUPER 23 TV5 MONDE 73
REDE VIDA 26 TVE INTERNACIONAL 74
CANÇÃO NOVA 27 SIC 75
24 DW-TV 76
VIVA 30 NHK 77
SHOPTIME.COM 31    

PREVENÇÃO DE QUEDAS

  • Pedimos aos acompanhantes que não deixem o paciente sozinho. Em caso de ausência do acompanhante, no leito, informe à enfermagem.
  • Manter a cama com as grades elevadas.
  • Se necessário, acione a equipe de enfermagem para auxiliar na movimentação do paciente.
  • O paciente deve usar calçado antiderrapante.
  • Não levantar subitamente da cama/maca.
  • Manter ao alcance do paciente os objetos de uso frequente.
  • Manter a área de circulação livre de objetos.
  • Solicite a limpeza imediata sempre que o piso estiver molhado.

 

ALTA DO PACIENTE

A diária vence às 10h da manhã. Após a alta o paciente terá até 1 hora para desocupar o leito. Após o prazo de 1 hora na acomodação, será cobrada nova diária.

Ao sair pede-se para deixar a porta encostada do quarto e entregar a chave na tesouraria junto ao controle da TV e do ar condicionado (se houver).

Após deixar o leite dirija-se a secretaria do andar (posto de enfermagem) e posteriormente deve-se passar na tesouraria para acerto de conta.

ACHADOS E PERDIDOS

Para sua segurança, os achados e perdidos ficam armazenados no setor da Lavanderia, por até 60 dias. Após este período os objetos seguem para doação.

Caso tenha esquecido algum objeto durante a sua internação, acione o serviço de Achados e Perdidos através do telefone (31) 3232-1128.

Na sua ausência mantenha o apartamento sempre trancado.

 

CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR

Solicitamos que acompanhantes, visitantes, familiares ou colaboradores não sentem no leito, pois podem colocar o paciente em risco de contrair infecção.

Não é permitida a visita de pacientes em outros leitos.

A nossa Comissão de Controle de Infecção Hospitalar mantêm a vigilância de seus pacientes submetidos às cirurgias, por meio de contatos telefônicos registrados em nossos sistemas. O contato será rápido e sigiloso, com o objetivo de saber o estado do paciente.

Higienize frequentemente as mãos (água e sabão e/ou álcool gel 70%) antes e após o contato com o paciente.

 

PESQUISA DE SATISFAÇÃO

A Maternidade e Hospital Octaviano Neves agradece a preferência e convida você a participar da nossa pesquisa de satisfação. Preencha o formulário entregue após o procedimento e coloque nas urnas localizadas nos andares da instituição. Queremos ouvi-lo (a) para aprimorar, constantemente, nossos serviços.

 

OUVIDORIA

A Ouvidoria tem o objetivo de ouvir os pacientes para melhoria contínua de nosso atendimento, processos e serviços. Portanto, em caso de sugestão, reclamação ou elogio envie e-mail para sac@mhonsa.com.br ou preencha a nossa pesquisa de satisfação.

 

ASSISTÊNCIA RELIGIOSA

A Maternidade e Hospital Octaviano Neves oferece assistência religiosa para pacientes internados. A solicitação pode ser realizada no telefone (31) 3232-1352 ou ramal 1352.

 

BENS E VALORES

A Maternidade e Hospital Octaviano Neves não se responsabiliza por bens e objetos de valor dos pacientes, acompanhantes e visitantes. Portanto, orientamos não trazê-los para a instituição. Traga somente objetos indispensáveis à permanência na internação.

CUIDADO COM GOLPES

A instituição não realiza qualquer tipo de contato, com familiares ou responsáveis por pacientes internados, solicitando depósitos ou adiantamento de valores relativos à internação e cuidados à saúde de seus pacientes.

Todas as cobranças são feitas exclusivamente pela Tesouraria da instituição, no momento da alta hospitalar. Ligações telefônicas são realizadas somente após a alta e, neste caso, a pessoa é orientada a comparecer ao hospital para efetuar possíveis débitos.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

  • Tome cuidado ao transmitir, por telefone, informações sobre o estado do paciente.
  • Fique atento aos comentários estranhos ou ligações de cobrança. Qualquer pagamento só pode ser realizado diretamente à Tesouraria do hospital.
  • A instituição não repassa nenhum tipo de informação pessoal ou sobre o estado dos pacientes via telefone, portanto, ao perceber ligações suspeitas entre em contato imediatamente com o hospital e busque as orientações necessárias.