Orientação aos pacientes, visitantes e acompanhantes.

Em virtude da pandemia pelo Coronavírus (COVID-19), visando evitar a ocorrência da doença e seguindo as orientações do Ministério da Saúde, informamos as ações institucionais definidas pela Maternidade e Hospital Octaviano Neves.

Foi elaborado protocolo institucional que tem como objetivo padronizar as ações internas frente a casos suspeitos da doença, bem como o fluxograma de atendimento.

Visitantes e acompanhantes:

Visitas aos pacientes internados na Unidade de Internação: estão suspensas as visitas a pacientes internados na instituição. Será permitida a permanência de um (1) acompanhante por paciente (menor de 18 anos, maior de 65 anos e gestante).

Visita aos pacientes internados no CTI Adulto: visitas aos pacientes no CTI estarão restritas a uma (1) pessoa em cada período manhã/tarde entre 14 e 60 anos.

Visita aos pacientes internados na UCIN: visitas suspensas aos pacientes, restrita a permanência apenas dos pais ou responsável legal do recém-nascido.

Pessoas assintomática, mas que tiveram contato com pessoas com sintomas, serão orientadas a aguardar por um período de sete 7 dias para realizar o acompanhamento de paciente.

Pessoas que apresentam sintomas respiratórios + febre, serão orientadas a aguardar por um período de 14 dias para realizar o acompanhamento ao paciente.

Pessoas que apresentem sintoma gripal, solicitamos a gentileza de não acompanhar a/ao paciente.

Os acompanhantes deverão aguardar o atendimento da paciente na parte externa da maternidade, sendo liberado somente em caso de internação da paciente e após verificação de sintomas.

Serviços:

Neste momento da pandemia do Coronavírus (Covid-19), medidas foram tomadas para evitar aglomeração e circulação na instituição:

  • Fotografia: O acesso do fotógrafo, de escolha da gestante, está liberado. Para liberação do acesso, o profissional de fotografia não pode ser maior de 60 anos, do grupo de risco ou apresentar sintomas gripais ou relacionados ao Coronavírus. O profissional também deverá seguir as orientações da equipe da maternidade durante a sua permanência.

Caso a paciente, que contratou o serviço de fotografia, esteja com suspeita ou confirmada com Coronavírus (Covid-19) a Maternidade e Hospital Octaviano Neves não permitirá o acesso do profissional de fotografia na sala de parto/instituição.

Contamos com a compreensão de todos, pois as medidas definidas pela instituição visam preservar a saúde de seus colaboradores, pacientes e a população em geral, evitando aglomeração e o contato direto com casos suspeitos, assim como determinam os órgãos de saúde.

Consulte valor da taxa para acesso do fotógrafo com o SAC (31) 3232-1368.

  • Sala com Visor: está liberada a contratação da sala para realização do parto tipo cesárea, com liberação de 2 (dois) visitantes para assistir ao parto. Os visitantes devem ter entre 14 e 60 anos e não apresentar sintomas gripais, do Coronavírus ou ser do grupo de risco. A contratação da Sala com Visor não é coberta pelo convênio. Caso a assistência seja com médico particular, o mesmo deverá entrar em contato com 48h de antecedência com a maternidade e realizar o agendamento para realização do parto.

Consulte valor da taxa da Sala com Visor com o SAC (31) 3232-1368.

  • Sala PPP: A contratação da Sala PPP (pré-parto, parto, pós-parto) está liberada, sendo permitida a entrada apenas da gestante, 1 médico, 1 doula ou enfermeira obstétrica e 1 acompanhante, sem revezamento.
    • IMPORTANTE: A contratação dessa sala não é coberta pelo convênio e o pagamento deve ser realizado no momento da internação, de acordo com a disponibilidade. Não é possível reservar.

Consulte valor da taxa da Sala com Visor com o SAC (31) 3232-1368.

 

  • A Unidade Interligada de Registro Civil do Primeiro Subdistrito de Belo Horizonte, que atende na maternidade encontra-se fechada, sem previsão de retorno. Os pais podem registrar o recém-nascido no cartório próximo a residência da mãe ou neste cartório citado, no endereço: Rua Aquiles Lobo, 535 – Lojas A/B – Floresta, Belo Horizonte.

 

Acesso à maternidade e hospital:

Paciente, acompanhante e visitante deve utilizar a máscara para acessar a instituição de acordo com Decreto Municipal nº 17.332, de 16/04/2020.

Solicitamos que sigam as orientações determinadas pelo Ministério da Saúde:

  • Não compartilhe sua máscara com ninguém; ela é de uso individual.
  • Coloque-a com cuidado para cobrir a boca e o nariz e ajuste-a sobre o rosto.
  • Evite tocá-la durante o uso, especialmente na rua.
  • Lave bem as mãos imediatamente ao chegar em casa, antes de retirá-la.
  • Remova a máscara pelos elásticos ou tiras, sem tocar na parte da frente.
  • Troque-a em caso de sujeira ou umidade.
  • Lave-a com uma solução de água potável e água sanitária.
  • Descarte-a quando o material apresentar deterioração ou funcionalidade comprometida e substitua por outra em bom estado para uso.

Lembre-se: o uso de máscara não substitui outras medidas de prevenção.

Qualquer mudança nas recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde será repassada para conhecimento neste site ou pelos profissionais de saúde durante a internação dos pacientes.

Diretoria da Maternidade e Hospital Octaviano Neves