Conteúdo
- 1 Como fazer uma assinatura digital em um documento PDF?
- 2 Como faço para assinar um documento digitalmente?
- 3 Porque não consigo assinar digitalmente PDF?
- 4 Como assinar digitalmente um documento em PDF no celular?
- 5 Como assinar PDF com certificado digital online grátis?
- 6 Como assinar PDF com certificado digital sem o adobe?
- 7 Como assinar PDF de graça?
- 8 Como assinar PDF com Certificado Digital 2023?
Como fazer uma assinatura digital em um documento PDF?
COMO ASSINAR PDF COM CERTIFICADO DIGITAL PELO ADOBE READER
1
Abra as opções das Ferramentas. …
2
Defina o local da assinatura. …
3
Comece a configuração da ID digital. …
4
Adicione a assinatura. …
5
Abra o arquivo de ID digital. …
6
Coloque sua senha. …
7
Salve o documento. …
8
Faça a assinatura.
Como faço para assinar um documento digitalmente?
COMO ASSINAR UM DOCUMENTO “PDF” DIGITALMENTE?
1
Passo 1: Abra o arquivo em PDF que queira assinar e clique em ferramentas.
2
Passo 2: Clique em “Certificados”.
3
Passo 3: Clique em “Assinar Digitalmente”.
4
Passo 4: Desenhe um retângulo onde deseja que a assinatura fique.
5
Passo 5: Clique em “Assinar documento”.
Porque não consigo assinar digitalmente PDF?
Caso o problema persista, a falha não é no certificado digital e sim no próprio Adobe, por isso, o recomendado é que faça o processo de desinstalação do seu adobe e instale novamente, dando preferência à versão mais recente.
Como assinar digitalmente um documento em PDF no celular?
Fazer assinatura digital grátis pelo celular é possível por meio do aplicativo Adobe Reader, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). A ferramenta possibilita que o usuário formalize documentos em PDF desenhando no arquivo a assinatura ou rubrica na tela do smartphone. A plataforma pode receber arquivos armazenados na memória do celular ou em serviços de nuvem, como Google Drive e OneDrive. Ao final das edições, o criador pode enviar uma cópia do arquivo assinado por e-mail. Confira, a seguir, como fazer assinatura digital em PDF pelo celular.
Passo 1. Abra o Adobe Reader e toque em “Arquivos”, no menu inferior, para importar um documento. Então, selecione o serviço de nuvem em que o PDF está hospedado;
Passo 2. Escolha o arquivo PDF e veja que o documento será aberto imediatamente;
Passo 3. Toque no ícone de lápis para ver as opções. Então, selecione “Preencher e assinar”;
Passo 4. Aperte no ícone de caneta e selecione a opção “Criar assinatura”;
Passo 5. Desenhe sua assinatura na tela e prossiga no botão “Concluído”;
Passo 6. Toque novamente no ícone de caneta e selecione a assinatura que acabou de criar;
Passo 7. Pressione a tela para inserir a assinatura ao documento. Em seguida, será possível posicionar a rubrica na área que quiser, além de poder aumentar ou diminuir de tamanho e mudar a cor do traço, entre as cores preta, vermelha e azul;
Passo 8. Ao final das edições, toque nos três pontinhos de opções, no canto superior direito da tela, e selecione a opção “Enviar uma cópia” para compartilhar o arquivo PDF assinado por e-mail.
Pronto. Aproveite as dicas para criar assinatura digital online de forma fácil pelo celular.
Veja também:
- Cinco dicas para você organizar o seu celular
- Cinco dicas para você organizar o seu celular
Como assinar PDF com certificado digital online grátis?
1) Abra o Acrobat Reader e selecione a guia Ferramentas. Procure a ferramenta ‘Certificados’ e clique em ‘Abrir’. 2) Aparecerá uma caixa de diálogo pedindo a localização do PDF que deseja assinar, selecione-o que ele vai ser aberto no programa. Na parte superior do Acrobat, clique na opção ‘Assinar Digitalmente’.
Como assinar PDF com certificado digital sem o adobe?
Descobrir como assinar um PDF com certificado digital pode ser uma ótima solução para quem precisa autenticar um documento online. Caso você precise assinar um arquivo em formato PDF, existem várias plataformas gratuitas como a Smallpdf que permitem a edição e criação de assinaturas com facilidade.
Sendo assim, você pode assinar um documento através do seu navegador gratuitamente, sem a necessidade de programas. Nesta matéria, aprenda como assinar um PDF com certificado digital online!
Caso você já tenha um certificado digital, através da plataforma Smallpdf é possível fazer upload da sua assinatura e adicioná-la ao documento PDF. Segundo o Serasa Experian, o certificado digital é a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa com o mesmo valor jurídico da assinatura feita de próprio punho no papel, mas sem precisar reconhecer firma em cartório.
Desse jeito, um certificado digital permite a assinatura de contratos e acesso a serviços públicos por portais como o da Receita Federal ou INSS. Com essas dicas fica mais fácil criar e gerenciar assinaturas em arquivos PDF, né? Gostou dessa matéria? Compartilhe com seus amigos que editam muitos documentos digitais.
Fonte: Serasa Experian
Como assinar PDF de graça?
Ou arraste os quivor para aqui1.
Completamente privado
Todo o processamento é feito no seu dispositivo. Nenhum arquivo é carregado no servidor.
Faça o trabalho rapidamente
Processe seus arquivos em segundos – economize tempo para tarefas mais importantes.
Assinaturas eletrônicas avançadas
Compartilhe, aprove, entregue e assine documentos online com segurança com o Xodo Sign.
Completamente privado
Todo o processamento é feito no seu dispositivo. Nenhum arquivo é carregado no servidor.
Faça o trabalho rapidamente
Processe seus arquivos em segundos – economize tempo para tarefas mais importantes.
Assinaturas eletrônicas avançadas
Compartilhe, aprove, entregue e assine documentos online com segurança com o Xodo Sign.
Passo 1.
Selecione seu arquivo em nossa ferramenta de assinatura de PDF online gratuita.
Passo 2.
Crie e adicione sua assinatura ao documento PDF.
Etapa 3.
Baixe o arquivo PDF assinado para o seu dispositivo.
Atualize para uma ferramenta de assinatura eletrônica completa e integrada
Com o Xodo Sign, você pode enviar, assinar e gerenciar com segurança seus documentos na nuvem a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo.
Saber mais
Como assinar PDF com Certificado Digital 2023?
Diante do impactante processo de transformação digital e com a popularização do acesso à internet, realizar transações e validações jurídicas no ambiente online deixou de ser uma tendência inovadora para se tornar uma realidade presente tanto no mundo corporativo quanto em nossas vidas comuns. Saber como assinar documentos em PDF é uma necessidade para se adaptar ao novo cenário fortemente influenciado pela tecnologia.
Com base nesse contexto, preparamos este conteúdo para que você confira um passo a passo simples sobre como assinar documentos em PDF com o seu certificado digital, quais as vantagens desse recurso e como verificar se uma assinatura digital é válida. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura do artigo!
Atualmente, assinar documentos em PDF é uma tarefa simples e que pode ser feita a qualquer hora e de qualquer lugar com o uso de dispositivos eletrônicos como o computador ou o celular — principalmente com o uso de certificados digitais em nuvem. No entanto, isso só se tornou possível graças ao advento da transformação digital que trouxe soluções inovadoras como a assinatura com certificado digital.
Em termos simples, a assinatura digital, como consta no próprio termo, é uma tecnologia usada para a autenticação de documentos eletrônicos, como arquivos em PDF. Por meio das chaves criptográficas de um certificado digital, é possível conferir e proteger as informações, identificar os signatários e confirmar a validade jurídica.
Em outras palavras, a assinatura com certificado digital nada mais é do que uma solução criada para facilitar a validação de documentos e das transações realizadas no ambiente digital, com total garantia de segurança e idoneidade das partes envolvidas.
Para que você tenha uma ideia, é possível assinar documentos em PDF de variadas naturezas, como contratos de prestação de serviços, contratos de compra e venda, solicitações de empréstimos, autorizações e muito mais.
Agora que você já sabe o que é o certificado digital e qual o seu papel na hora de assinar documentos em PDF, mostraremos um passo a passo bem simples sobre como realizar esse procedimento. Veja a seguir!
Primeiramente, abra o documento que deseja assinar no Adobe Reader, o leitor de PDF oficial da Adobe (empresa famosa por seu software de edição de imagens chamado Photoshop).
Para abrir um documento em PDF, você precisará ter esse programa instalado em seu computador ou smartphone. Caso você não o tenha ainda, faça o download agora mesmo. Disponível para PC, Android e iOS.
Feito o primeiro passo, agora você deverá clicar na aba “Ferramentas”, localizada no centro superior da tela e, depois, no botão “Certificados”, no centro da tela.
É importante destacar que só será possível avançar a partir desse passo se você já tiver emitido um certificado digital. Caso não o tenha, aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre como emitir um certificado digital agora mesmo.
Depois de clicar e…