Conteúdo
- 1 Como deixar o seu cabelo cacheado naturalmente?
- 2 Como cachear o cabelo liso em casa?
- 3 Como fazer o cabelo ficar cacheado por mais tempo?
- 4 Como cachear o cabelo de forma natural?
- 5 Como fazer cachos no cabelo de acordo com a textura dos fios
- 6 O que é bom para cachear o cabelo?
- 7 Como voltar os cachos do cabelo com produtos caseiro?
- 8 O que fazer para deixar o cabelo muito cacheado?
Como deixar o seu cabelo cacheado naturalmente?
Cachos definidos ou cabelo volumoso? De qual time você é? Ou, se você preferir, é possível juntar volume e definição e dar ainda mais destaque para os cachos. Seja qual for a opção que você mais gosta, definir os cachos é encarado como um desafio por muitas cacheadas, seja por não entender qual técnica usar, qual produto correto ou porque o cabelo precisa de cuidados mais profundos como hidratação e nutrição para garantir cachos mais definidos. Com o objetivo de deixar o cabelo cacheado definido, o blog Beleza Extraordinária separou algumas dicas que vão te ajudar a entender como deixar os fios definidos, hidratados, nutridos e brilhosos.
Entender o seu tipo de cabelo cacheado é essencial para saber quais cuidados tem com o seu fio. Os tipos de cabelo são definidos com a junção de números e letras A, B e C.
Os cabelos cacheados são do tipo 3, em que o cabelo 3A tem um cacho extremamente aberto, que se aproxima dos cabelos ondulados, 3B com cachos definidos e 3C com cachos mais fechados, o que favorece a definição e o volume. Enquanto os cabelos crespos podem ser identificados em 4A que se aproxima do cabelo cacheado, 4B com curvatura semelhante a um zigue-zague e o 4C com o cabelo com zigue-zague mais fechado que tem mais facilidade em ter volume do que definição.
Para identificar o seu tipo de cacho é necessário analisar o sem cabelo sem qualquer tipo de finalização. Dessa forma será possível entender qual curvatura é predominante no seu cabelo. É comum as cacheadas e crespas terem mais de um tipo de cacho, por isso é necessário entender aquele predominante e as diferentes áreas para fazer diferentes finalizações, se necessário.
Por exemplo, se grande parte do seu cabelo é 3C e algumas regiões são 3A e você deseja mais definição, entender qual parte é 3A vai te ajudar a finalizar o cabelo da forma que você quer. Nesse caso, uma das soluções é fazer dedoliss na parte que não cacheia tanto. Além disso, é normal o cabelo mudar com o passar do tempo, cuidados e procedimentos químicos que ele sofre.
Se o seu cabelo cacheado ou crespo não está definido isso pode estar relacionado com problemas de ressecamento e uso excessivo de produtos ou fontes de calor. O ressecamento capilar é o principal motivo que prejudica a definição, os cabelos com essa característica tem as cutículas desalinhadas e abertas ,o que dificulta a definição do cabelo. Por isso, manter os tratamentos de hidratação e umectação é essencial para tratar o ressecamento do cabelo cacheado e crespo.
O uso excessivo de produtos de cabelo também podem prejudicar a definição dos cachos, isso porque o uso em excesso cria uma película de resíduos na fibra capilar, o que faz com que o cabelo fique com excesso de produtos, opaco e sem forma. Por isso, manter a higienização de 2 a 3 vezes na semana é essencial para os cabelos cacheados e crespos.
Entre os cuidados, evite o uso excessivo de fontes de cabelo como chapinha, secador e babyliss, pois o uso demasiado pode afetar a definição e curvatura dos fios.
Como cachear o cabelo liso em casa?
Uma das principais características do cabelo liso é não ter ondulações ou cachos, apenas variando a textura entre fina, média e grossa. Por essa peculiaridade, muitas meninas buscam alternativas para transformar temporariamente as madeixas, seja para uma ocasião especial ou nos looks do dia a dia – e as mais procuradas são as técnicas para ondular e cachear os fios.
Dependendo do seu tipo de liso, pode ser mais fácil ou mais difícil enrolá-lo. Mas fique tranquila: com certeza tem um método que vai fazer o seu cabelo ir do liso ao cacheado ou ondulado.
Na verdade, vamos te mostrar 5 formas para você ondular e cachear cabelo liso!
Essa é a forma mais fácil e conhecida de cachear cabelo liso, principalmente se você gostar de um efeito mais natural.
Após lavar o cabelo, retire a umidade dos fios com uma toalha, aplique um protetor térmico e seque com a ajuda de um secador. Após essas etapas, separe o cabelo em mechas (a espessuras das mechas vai determinar o tamanho dos cachos), enrole no modelador de cachos, deixando alguns segundos, e solte.
Para ter um melhor resultado, você pode, ao final, utilizar um spray fixador.
Para quem já tem o aparelho quando busca um efeito liso chapado, vai poder ter mais versatilidade e aproveitar a chapinha para cachear o cabelo liso.
Para usar essa técnica, siga os primeiros passos usados com o modelador (lavar, proteger, secar). Depois, para criar o efeito cacheado ou ondulado, basta virar a chapinha na medida em que o aparelho vai deslizando pelo comprimento do cabelo.
Neste caso, o tamanho da chapinha é que vai determinar o tamanho das ondas. Além disso, é possível, após todo o processo, amassar os fios com as mãos para deixar mais natural.
O seu cabelo liso pode ficar cacheado com um penteado prático: a trança.
E o melhor dessa técnica de cachear cabelo liso é que o efeito é obtido enquanto você dorme!
O truque é lavar, aplicar protetor térmico e secar com secador os cabelos à noite e depois fazer duas tranças no comprimento dos fios e ir para cama.
No dia seguinte, solte os fios e aproveite as suas ondas!
Aqui a camiseta vai ser o seu produto para cachear cabelo liso. E essa forma de cachear é bem simples: escolha uma camiseta velha que não queira usar mais e corte-a em tiras de cerca de 2 ou 3 centímetros.
Depois, separe o cabelo em mechas, aplique um creme de pentear ou spray texturizador e enrole cada uma delas com uma das tiras. Deixe secar naturalmente ou use secador.
O truque está em, quanto mais finas as mechas, mais ondas seu liso terá.
Esses acessórios super tradicionais, usados há gerações, são excelentes para cachear cabelo liso.
Seja com os bobes ou bigudinhos, você vai separar o cabelo em mechas, aplicar um creme de pentear e enrolar cada uma das mechas nos utensílios que escolher. Bigudinhos, por exemplo, costumam trazer um feito de cachos mais definidos.
Você pode deixar secar naturalmente ou acelerar o processo com o secador. Depois de secos, solte as mechas e aproveite a nova textura.
Viu como o cabelo liso p.
Como fazer o cabelo ficar cacheado por mais tempo?
Fazer cachos ou “beach waves” no cabelo – aquelas ondas praianas super despojadas – é escolha de várias mulheres quando a ocasião é especial. No entanto, muitas delas acabam se decepcionando ao ver os cachinhos feitos em casa desmancharem logo no começo da festa ou simplesmente não durarem a noite inteira. Isso acontece geralmente com cabelos finos, muito lisos ou sem volume, que não costumam “segurar” os cachos por muito tempo. E para não desperdiçar o tempo valioso em frente ao espelho montando as madeixas, a hairstylist oficial da grife Victoria’s Secret e de celebridades como Lea Michele, Hailee Steinfeld e Margot Robbie, Sarah Potempa contou ao site americano “Byrdie” as 5 dicas essenciais para fixar os cachos. Confira!
A hairstylist Sarah Potempa garantiu ao site “Byrdie” que todos os tipos de cabelo são capazes de segurar os cachos, e o primeiro passo para isso é saber a temperatura correta da ferramenta para cada tipo de fio, não importa se for com babyliss ou chapinha. “Se você tem cabelos grossos, você vai precisar usar um ajuste de maior calor do que alguém com cabelo fino ou sem volume. O ajuste da temperatura para o seu tipo de cabelo vai garantir que seus cachos durem”, explicou Sarah. Outra dica é escolher babyliss ou chapinha que tenham hastes de cerâmica e que distribuam o calor igualmente por toda a placa. “Se o calor é inconsistente, então a onda não vai durar”, explicou.
Quem deseja que os cachos durem a noite inteira precisa dar uma atenção extra aos cuidados antes de lançar mão do babyliss. A dica da hairstylist, principalmente para quem tem pouco cabelo, é aplicar um fixador, como um mousse, antes de cachear. Isso vai ajudar os fios a ganharem consistência e mais volume, o que facilita na fixação das ondas por mais tempo. Quem não tem mousse em casa também pode apostar em cremes de pentear, ceras e gel, que também conseguem definir e deixar os fios mais encorpados. Já o protetor térmico é indispensável para quem vai texturizar os cabelos com chapinha ou babyliss, independente se for cachear, alisar ou apenas secar os fios com difusor, já que os componentes do protetor vão evitar a quebra e o ressecamento.
Apesar de levarem mais tempo para serem feitos, os cachos mais finos, feitos com mechas menores, costumam durar mais do que as ondas mais largas e menos definidas, como o estilo “beach waves”, com cachos que na maioria das vezes são feitos somente em algumas partes do cabelo. Por isso, se você já tentou de tudo e os cachinhos ainda desmancham, a dica da profissional é apostar em modeladores que tenham o tubo menor. “Enrolar seções menores de cabelo também vai dar cachos mais apertado e mais fixos”, recomendou Sarah.
Um dos motivos pelo qual os cachos podem não durar tanto tempo nos cabelos é passar os dedos ou o pente logo depois de texturizar. De acordo com a profissional das celebridades, o ideal é apenas soltar os grampos e aplicar um spray fixador em todos os fios, para só então passar a escova ou até mesmo a ponta dos dedos.
Como cachear o cabelo de forma natural?
Como fazer cachos no cabelo de acordo com a textura dos fios
Os cachos têm ganhado cada vez mais destaque e popularidade. Técnicas de como fazer cachos no cabelo com aparelhos de styling são as mais buscadas pelas mulheres, que buscam aderir um visual volumoso e poderoso. Existem diversas maneiras de conquistar aqueles maravilhosos cachos definidos, seja nos cabelos lisos, ondulados, cacheados, crespos que não definem ou nos que estão passando por transição capilar. Por isso, separamos dicas de como cachear o cabelo de acordo com cada textura de fio para você fazer no seu. Confira!
Cachos em cabelos lisos
Para as mulheres de cabelos lisos, os cachos podem ser feitos através do uso da própria chapinha! Sim, a chapinha não serve somente para alisar, mas pode dar o efeito contrário, com cachos definidos e soltos. Comece separando o cabelo em mechas e coloque a chapinha na mesma posição que é usada para alisar. Depois, você deve virar a chapinha para trás – seu dedo polegar vai ficar na parte de cima. Então, é só deslizar pela mecha que está pronto. Repita por todo o cabelo e você terá lindos cachos.
Não esqueça de usar um protetor térmico antes de começar e lembre-se: quanto mais grossa for a mecha, mais grossos serão os cachos. Além da chapinha, outra forma de como cachear o cabelo liso é usar o babyliss, instrumento que serve justamente para modelar os fios formando cachos. Basta enrolar uma mecha do cabelo no aparelho, que o calor vai definir ser responsável por definir os cachos. Para dar um ar mais natural, você pode soltá-los após terminar todo o processo.
Cachos em cabelos ondulados
Quem tem cabelo ondulado possui maior facilidade na hora de cachear as madeixas. Os fios têm mais facilidade de aderir aos cachos que os lisos. Por isso, existe uma maneira bem prática e rápida de conseguir o efeito: tranças! Faça tranças não muito apertadas ao longo de todo o cabelo e durma com o penteado. Quando acordar no dia seguinte, você terá cachos naturais nas suas madeixas! Se quiser cachos maiores, uma ou duas tranças já estão de bom tamanho. Mas, caso você queira vários cachinhos por todo o cabelo, a dica é fazer várias trancinhas finas. Outra opção é, ao invés da trança, prender os fios com coque. Jogue a cabeça para frente, deixando os fios para baixo. Torça a extensão e enrole o cabelo, prendendo-o bem no topo da cabeça no formato de um coque. Também deixe-os presos durante a noite para ter um visual incrível no dia seguinte.
Cachos em cabelos cacheados
As mulheres com cabelos cacheados já foram abençoadas com os lindos cachos naturais, mas existem algumas técnicas que ajudam a dar mais definição, deixando-os mais soltos e com movimento. Uma das técnicas mais comuns e fáceis é o dedoliss. Para fazê-lo, você precisa apenas dos seus próprios dedos. Basta passar um creme para pentear, pegar uma mecha e enrolá-la no dedo, do comprimento à raiz. Segure por um tempo e então solte, tentando não desmanchar muito. Prontinho! Só repetir o processo em todo o cabelo e esperar secar. Você pode ainda soltar mais os fios depois de seco, para deixá-los mais abertos.
Outra técnica é a fitagem. Nela, você forma “fitas” com o cabelo, aplicando um creme para pentear e separando o cabelo em mechas finas. Depois, é só passar os dedos entre os fios, deslizando desde a raiz até as pontas. O resultado são cachos mais definidos e volumosos.
O que é bom para cachear o cabelo?
O produto mais usado para ajudar no processo de cachear o cabelo é o creme de pentear. O Curly Wurly, da Lola Cosmetics, por exemplo, mantém a umidade natural e a definição dos cachos, controlando o frizz e dando brilho dos fios.
Como voltar os cachos do cabelo com produtos caseiro?
Muitas encaracoladas alisadas e com relaxamento vem nos procurar para fazer a mesma pergunta: Como tirar o Alisamento ou relaxamento do cabelo? A resposta é sempre a mesma: Somente com a tesoura. Isso as choca!!! Nenhum xampu, sendo ou não anti-resíduo ou outro produto, tem o poder de modificar novamente a estrutura da fibra capilar. Pois depois de modificada ela não pode voltar para a forma natural. O alisamento e relaxamento são processos químicos fortíssimos para os cabelos.
Certo dia uma cliente comentou que já viu um processo de alisamento o qual o cabelo parecia um chiclete, ficou elástico. Ai, imagine só que pecado!!! Já atendemos uma cliente na qual o cabelo estava totalmente quebrado por causa de um alisamento feito há uns 3 meses. E não tem o que fazer, quebrou o cabelo! Agora ela terá que esperar o cabelo crescer um pouco para podermos trabalhar com ele. Além dessa cliente, muitas outras apareceram com o mesmo problema e a resposta é sempre a mesma.
Se você está pensando em voltar para os seus cachos naturais, o processo é delicado, mas o resultado vai ser lindo! Pare de ser escrava das escovas e viva a sua naturalidade. Hoje existem muitos profissionais capacitados que poderão te ajudar a encontrar sua melhor versão encaracolada e produtos que estarão fazendo a diferença no cuidado com seus cabelo que surgirá a partir da raiz.
Baixe o e-book gratuito preenchendo o formulário!
O que fazer para deixar o cabelo muito cacheado?
Quem tem cabelo cacheado ou crespo precisa seguir uma rotina de cuidados intensos para que os cachos estejam sempre saudáveis e bem tratados. Mas, mesmo com tudo isso, engana-se quem pensa que, para cuidar deles, é preciso passar horas no salão de cabeleireiro: seguindo algumas dicas específicas, dá para exibir madeixas incríveis fazendo tratamentos na sua própria casa. Confira quais são elas e aprenda!
Uma característica comum dos cabelos cacheados e crespos é o ressecamento nas pontas. Isso acontece porque seu formato espiralado impede que a oleosidade da raiz chegue até o comprimento e o final dos fios – causando, assim, o aspecto mais seco. Por isso, a dica principal para exibir madeixas bonitas e bem tratadas é investir em uma rotina de hidratações toda semana!
Para quem consegue reservar três dias para dar uma atenção a mais aos fios, a dica é combinar a hidratação com nutrições e reconstruções e fazer o conhecido cronograma capilar; já para aquelas que têm o dia a dia mais corrido, o ideal é reservar, pelo menos, uma ou duas vezes na semana para fazer o tratamento, ainda que seja no próprio banho.
Além da hidratação – de banho ou mais detalhada -, outro cuidado importante para as donas de fios cacheados e crespos é a umectação. Ideal para tratar o ressecamento de maneira mais profunda, essa técnica consiste em aplicar óleo da raiz às pontas do cabelo, enluvando bem as mechas e massageando o couro cabeludo para tirar a textura áspera e estimular o crescimento, respectivamente. Depois, basta deixar o produto agindo no cabelo por algumas horas e, depois, contar com a ajuda do condicionador para a retirada no chuveiro.
Como é feito com óleos, esse tipo de tratamento é ideal para nutrir as madeixas, deixando-as mais brilhosas e livres de frizz. Mas, além disso, ela também conta com a vantagem de fortalecer os fios e ajudar a prevenir a desagradável quebra.
Na hora de lavar os cachos, também é preciso tomar alguns cuidados com a escolha do shampoo. Para não piorar o ressecamento, uma dica importante é priorizar produtos que contem com fórmulas menos agressivas – ou seja, que promovam a limpeza necessária sem retirar a oleosidade natural do couro cabeludo. Além disso, também vale evitar a lavagem diária, já que os cabelos cacheados e crespos não costumam acumular oleosidade e podem ser limpos em dias alternados sem sofrer com o incômodo no couro cabeludo e o aspecto ensebado.
Para conseguir cachos bonitos na finalização, além de escolher a técnica que mais atende suas necessidades – fitagem, plopping ou dedoliss, por exemplo -, é preciso escolher com cuidado o creme de pentear. Como os fios crespos e cacheados não são lavados todos os dias, o segredo para deixá-los intactos até a próxima lavagem é preferir produtos que consigam garantir a hidratação e definição necessárias para resistir ao longo dos dias.
Por isso, antes de escolher um finalizador para chamar de seu, procure saber o tipo do seu cabelo, pesquise que tipo de textura e fórmula mais o favorecem e invista em um produto de qualidade. Assim, é possível manter os cachos sempre saudáveis, definidos e cheios de vida!