como dormir com dor de ouvido?

Como aliviar a dor de ouvido para dormir?

Elevação (dormir sentado)

Dormir sentado ajuda muito quando se trata de descansar com sintomas de infecção no ouvido. Dormir na posição sentada permite que o fluído em sua orelha seja drenado com mais facilidade, bem como alivia a pressão e a dor da orelha média – a fonte provável da infecção em si.

Tente ficar erguido usando uma pilha de travesseiros, ou melhor, dormir em um sofá ou em uma poltrona reclinável. Contanto que esteja sentado o suficiente para permitir que as orelhas drenem com mais eficácia, você deve notar uma melhora nos sintomas e conseguir dormir com mais facilidade.

Analgésicos sem prescrição

Para adultos, tomar remédios para aliviar a dor, tais como paracetamol ou ibuprofeno antes de dormir pode ajudar bastante a aliviar os sintomas de infecção de ouvido e a garantir uma boa noite de sono. Crianças com menos de dois anos não devem tomar remédios para infecção de ouvido sem prescrição, a menos que isso tenha sido indicado pelo pediatra. Do mesmo modo, pessoas com problemas de saúde devem consultar um médico para aconselhar qual é o melhor analgésico.

Beber e engolir

Beber água antes de deitar ou durante a noite pode ajudar a dormir quando estiver sofrendo de uma infecção no ouvido. Por outro lado, você pode sempre fazer exercícios para o pescoço e de deglutição quando for dormir.

Isso porque o movimento de deglutição ajuda a estimular os músculos da tuba auditiva (que vão da orelha média até a parte de trás da cavidade nasal) a abrirem e drenarem, agindo como uma forma natural de reduzir a dor.

Mudar de posições

Dormir de costas coloca pressão em suas orelhas, sendo exatamente o que você quer evitar quando sofre de uma infecção no ouvido. Em primeiro lugar, essa pressão é o que causa dor na orelha média e o impede de dormir bem.

Contudo, ao mudar de posição regularmente durante o sono, você ajuda a aliviar um pouco dessa pressão e, com sorte, adormece de maneira muito mais confortável. Conforme mencionado anteriormente, dormir sentado é um bom método, mas para ter sensações naturais e familiares, dormir de lado causará um efeito mais relaxante.

Se a sua infecção de ouvido estiver prejudicando apenas uma orelha, durma do lado em que está a orelha saudável para evitar acrescentar ainda mais pressão na área afetada.

Alergia e alívio de congestão

Se você for uma pessoa adulta e puder atribuir sua infecção de ouvido a uma infecção respiratória mais elevada, por exemplo, uma gripe, poderá se beneficiar temporariamente do uso de descongestionantes orais ou nasais a fim de remover qualquer bloqueio e aliviar a pressão em suas orelhas, no nariz e na garganta – mesmo que por um curto período de tempo.

Controlar os sintomas alérgicos e de congestão causados por uma infecção de ouvido pode aumentar o conforto e lhe fornecer uma boa noite de sono. Acha que sua infecção no ouvido pode ser resultado de alergias? Tome um anti-histamínico, como clorfeniramina, para ajudar a melhorar os sintomas, mas apenas depois de consultar o seu médico.

Qual é a melhor posição para dormir com dor de ouvido?

As Dores de Ouvidos são um dos problemas de saúde mais comuns observados por médicos e podem afetar tanto jovens como idosos da mesma forma e espontaneamente. Geralmente, manifestam-se desde uma dor ligeira a uma dor intensa e incessante num ou em ambos os ouvidos, as dores de ouvido desaparecem frequentemente por si só no espaço de uma a duas semanas.

Se, por qualquer motivo, tiver uma dor de ouvido que dura mais de duas semanas, deverá consultar o seu médico de família ou um profissional de saúde auditiva para ver do que se trata.

É importante lembrar que as dores de ouvido não estão sempre relacionadas com infeções. Às vezes, a dor pode estar mais intimamente associada a uma doença ou àquilo que se denomina de dor “referida”. A dor referida é real, mas tem origem num local diferente, por ex., num dente estragado ou com uma infeção.

Leia também  Como declarar imposto de renda mei?

Eis algumas das causas comuns de dores de ouvidos e otalgias:

  • A boa notícia para as pessoas que sofrem de dores de ouvidos é que existem vários remédios caseiros excelentes que funcionam no alívio do desconforto e parar a dor irritante. Muitos destes têm sido utilizados com sucesso ao longo dos anos e são recomendados pelos médicos (bem como pelas mães) como a primeira linha de defesa no combate às dores de ouvido.

Estes tratamentos, utilizados criteriosamente, poderão ajudar a reduzir a dor de ouvido. Se estiver a sentir sintomas mais graves, é imperativo que procure os conselhos do seu médico de família ou de um otorrinolaringologista. Problemas mais demorados podem exigir tratamento médico com gotas ou medicamentos, terapia com antibióticos ou uma intervenção cirúrgica para colocar tubos auditivos.

Se não souber do que se trata, é sempre melhor ser cauteloso e consultar um otorrinolaringologista. Uma perda de audição progressivamente pior pode ser um sinal de que algo não está bem e que precisa de tratamento rápido.

Para as dores de ouvidos mais rotineiras, estes remédios naturais e caseiros devem resolver a situação!

Já experimentou algum destes métodos? Funcionaram? Conte-nos a sua experiência nos comentários!

Média de 4,6 estrelasde 15 votos.

Rated successfully.

An error occurred while processing the rating. Please try again later.

Pode colocar algodão no ouvido para dormir?

Pessoas que dormem em locais barulhentos, como por exemplo em grandes centros ou até mesmo pessoas que dormem com familiares que roncam (apneia do sono), o primeiro pensamento que veem em sua mente é usar tampões de ouvido para abafar os barulhos indesejados.

Porque dormir com tampões nos ouvidos irá ajudar a abafar o som, e consequentemente conseguira dormir melhor, porém deve-se levar em consideração alguns fatores para não prejudicar sua saúde auditiva.

Vale lembrar que, os tampões auriculares não foram projetados para o uso prolongado e contínuo, ele pode ser usado em alguns momentos, exemplo: uma obra que está ocorrendo ao lado da sua casa e você dorme durante o dia porque trabalha anoite, ou seja, utilizar em determinadas situações.

Em primeiro lugar está a segurança do seu ouvido, utilize tampões originais, que possuem procedência, caso você não esteja conseguindo fazê-lo ficar paradinhos no ouvido, não tente colocar algodão junto, pois isso pode alojar no canal auditivo e você ter sérios problemas futuramente.

Outra dica importante é lavar bem as mãos para colocar os tampões nos ouvidos, guarde-os após o uso dentro de uma caixinha limpa, os tampões de ouvido reutilizáveis devem ser limpos de acordo com as instruções do fabricante.

Deve-se levar em consideração o conforto dos tampões no ouvido, as vezes você pode achar que eles são macios, mas não são confortáveis na hora de dormir, o que irá te deixar irritado e não irá conseguir dormir.

Se sentir algum desconforto suspenda o uso e procure uma clínica que venda aparelhos auditivos para que você possa conversar com um profissional e ajuda-lo a escolher um outro modelo.

Lembrando que o uso do mesmo não deve ser contínuo, porque a prática de usar constantemente pode ocorrer irritação e até mesmo afetar sua audição.

A principio existem 4 modelos no mercado, são eles:

  • Tampões descartáveis: são feitos de espuma de poliuretano ou outro material macio e devem ser usados apenas uma vez, sendo descartados após o uso.
  • Tampões reutilizáveis – são feitos de silicone ou borracha e podem ser usados várias vezes. Eles precisam ser limpos e armazenados adequadamente após o uso.
  • Tampões com filtros – alguns tampões de ouvido possuem filtros que permitem a passagem de certos sons, enquanto reduzem ruídos mais altos. Eles são comumente usados por músicos para proteção auditiva durante apresentações.
  • Tampões moldáveis – esses tampões são feitos de material macio e moldável que se adapta ao formato do canal auditivo de cada pessoa, proporcionando um ajuste personalizado.

Mas é importante ressaltar que, o uso de protetores de ouvido é mais indicado para proteger a sua audição em ambientes barulhentos, tais como locais de construção.

Quanto tempo para curar a dor de ouvido?

Otite é o termo médico genérico usado para denominar as infecções e inflamações do ouvido, que causam dor e outros incômodos ao paciente. Essa é uma condição relativamente comum. Todo mundo, ao longo da vida, deverá sofrer de otite pelo menos uma vez. No geral, ela costuma durar por alguns dias e, com o uso de medicamentos, é curada sem maiores problemas.

Leia também  Suco de beterraba com laranja

Frequentemente, o ouvido entupido é sintoma de uma otite média aguda, ou seja, infecção viral ou bacteriana do ouvido médio, causando dor e perda de audição temporária.

Quando não tratada ou se o organismo estiver debilitado, ela pode se tornar secretora, ou seja, produzir fluidos.

Existem algumas complicações que podem acontecer por conta de uma otite que tenha sido mal acompanhada. Entre elas, estão a perda parcial da audição, líquidos persistentes que ficam dentro do ouvido e também infecções que acontecem de forma cíclica e parecem nunca passar.

É comum em casos de otite que o tímpano fique bem vermelho e com aparência abaulada. Dependendo da intensidade do ouvido inflamado, a pessoa pode ter tontura, confusão, dor de cabeça, perda de equilíbrio e irritabilidade excessiva.

Crianças pequenas e bebês podem chorar com mais frequência, perder o apetite e apresentar sintomas como febre, vômito e diarreia.

Saiba mais sobre otite com o otorrinolaringologista Dr. Danilo Sguillar

Os tipos de otite variam de acordo com a parte do ouvido afetada: externa, média e interna.

Esse tipo de otite pode ser dividido em níveis de gravidade:

  • No caso das otites médias crônicas, a sua causa está relacionada a uma perfuração na membrana timpânica, como quando não ocorre o processo de cicatrização por completo na estrutura, e a otite surge como uma complicação, podendo ser:
    • Simples: inicialmente, há um caso de otite média aguda com perfuração da membrana timpânica sem cicatrização total, mas não há presença de secreção purulenta
    • Supurada: mesmo quadro da anterior, porém com quantidade de secreção. Nesse quadro, pode ser otite colesteatomatosa (se houver uma espécie de “tumor” de pele infeccionada na região, será necessária uma intervenção cirúrgica) ou não colesteatomatosa.

Os sintomas de otite muitas vezes começam dois a sete dias após o início de uma infecção respiratória.

Veja todos as manifestações clínicas relacionadas à condição:

  • Dor leve a grave no ouvido (bebês, muitas, vezes puxam ou esfregam suas orelhas)
  • Coceira intensa no local
  • Febre
  • Ouvido entupido
  • Zumbido ou sensação de pressão
  • Diminuição da audição
  • Dor de cabeça
  • Irritação ou comportamento mal-humorado
  • Problemas para dormir
  • Perda de apetite
  • Vômitos
  • Tonturas
  • Problemas de equilíbrio
  • Secreção local (eliminação de cera, fluidos, ouvido vazando)
  • Sangramento, em casos graves (ruptura do tímpano)

Dor de ouvido e gripe podem estar relacionadas, já que as secreções geradas por vírus, resfriados e sinusite podem migrar para o canal auditivo e provocar dor. Além disso, as inflamações das vias aéreas favorecem a proliferação de bactérias que provocam otite e também ocasionam dor de ouvido.

O que tira dor de ouvido em criança?

Saiba neste artigo dicas de como aliviar a dor de ouvido infantil que afetam a saúde e o humor das crianças.

Como Aliviar a Dor de Ouvido Infantil

A dor de ouvido infantil é um dos piores incômodos para os pequenos e para os pais. Aliviar a situação nem sempre é tão fácil, principalmente nos bebês e recém nascidos, que ainda não desenvolveram a fala e não podem auxiliar o pediatra apontando os sintomas que estão sentindo. Quando a dor ataca, geralmente, é uma choradeira só, devido a sua forte intensidade. A causa precisa ser investigada, mas geralmente está associada a uma otite, que se pode alastrar para a garganta, um rompimento do tímpano ou uma lesão.

Para identificar a dor de ouvido infantil, principalmente no caso dos bebês e das crianças, deve-se estar atento a alguns sinais mais comuns que costumam denunciar esta condição, como: a coceira no ouvido, irritabilidade, choro, dificuldade para dormir e dificuldade para ouvir sons mais baixos.

Mas como aliviar a dor de ouvido infantil?

Ações podem ajudar a amenizar as dores de ouvido nas crianças, mas cuidado! Nem todo truque caseiro que você pesquisa na internet, por exemplo, pode ser eficaz e aliviar a dor. Muito pelo contrário, por ser muito sensível, evite colocar objetos dentro do ouvido, principalmente pontiagudos, ou alguma espécie de gel analgésico, que pode inflamar ainda mais o ouvido.

Compressa

Uma simples compressa morna fornece calor suficiente para aumentar a circulação na orelha e, por isso, ajuda a descongestionar o ouvido. Para usar esta técnica simples, deve-se colocar um pano limpo quente sobre a orelha durante 5 a 10 minutos, evitando que esteja muito quente e queime a pele. Colocar uma bolsa de água quente em cima de um pano, envolvendo a orelha, também pode ser uma boa opção.

Chiclete

Dependendo da ocasião, principalmente se a criança tem idade suficiente para poder mastigar chiclete, este gesto pode ajudar muito a aliviar a pressão do ouvido. Isso acontece porque o movimento de mascar, ajuda a massajar os músculos ao redor do ouvido, abrindo as tubas de Eustáquio. Estas tubas são pequenos canais que ligam o ouvido à garganta e que permitem retirar as secreções que se acumulam no ouvido, aliviando a dor.

Leia também  Como recuperar senha do gmail

Procure um médico

Contudo, apenas com o auxílio de um pediatra ou otorrinolaringologista é que vai ser possível tratar de vez os sintomas e problemas relacionados a essa dor. Busque uma ajuda médica. Geralmente o tratamento é feito com analgésicos e antibióticos, dependendo de qual enfermidade for constatada.

Quer saber mais? Confira outros posts em nosso blog. É só clicar aqui.

Gostaria de solicitar atendimento de um dos nossos otorrinolaringologistas? Clique AQUI e se informe com um de nossos atendentes.

O que é bom para aliviar a dor de ouvido rápido?

A compressa quente deve ser mantida no ouvido por cerca de 20 minutos de cada vez. Inclinação da cabeça: Inclinar a cabeça para o lado afetado pode ajudar a aliviar a dor de ouvido, permitindo que o líquido que está causando a dor drene do ouvido. Lembre-se de não manipular a área, ouvidos são áreas sensíveis.

O que é bom pingar no ouvido para dor de ouvido?

Alguns mais conhecidos são Cerumin e Oto Xilodase.

Qual antibiótico é bom para dor de ouvido infantil?

Recursos do assunto

A infecção do ouvido médio aguda é uma infecção bacteriana ou viral do ouvido médio em geral acompanhada de um resfriado. Bactérias e vírus podem infectar o ouvido médio. Crianças com infecções do ouvido podem ter febre e dificuldade para dormir; elas podem chorar, ficar irritáveis e puxar as orelhas. Os médicos usam uma luz portátil, chamada otoscópio, para verificar se o tímpano está avermelhado ou saliente e para examinar se há acúmulo de líquido por trás do tímpano. Paracetamol ou ibuprofeno podem aliviar a febre e a dor, e antibióticos são em geral usados quando as crianças não melhoram rapidamente ou pioram.

Um fator de risco importante para infecção aguda do ouvido médio é:

  • Exposição à fumaça de cigarro na residência

Outros fatores de risco incluem um forte histórico familiar de infecções do ouvido, alimentação com mamadeira (em vez de amamentação), frequentar uma creche e viver em uma área onde os recursos são baixos ou a poluição atmosférica é alta.

Exame médico

Os médicos diagnosticam infecções do ouvido médio agudas com uma luz portátil, chamada otoscópio, para verificar se o tímpano está avermelhado ou saliente e para examinar se há acúmulo de líquido por trás do tímpano. Eles podem precisar remover cera do ouvido primeiro para poderem ver com mais clareza. Os médicos podem utilizar uma pera de borracha e um tubo ligados ao otoscópio para insuflar ar no canal auditivo e ver se o tímpano se move. Se o tímpano não se mover ou se move apenas levemente, pode haver líquido no ouvido médio, que é um sinal de infecção.

Os bebês não devem adormecer com uma mamadeira porque tomar mamadeira ao adormecer tende a causar o acúmulo do líquido nas trompas de Eustáquio. A presença de líquido nas trompas de Eustáquio captura secreções no ouvido médio e previne que ar chegue ao ouvido médio, sendo que ambos esses fatores propiciam o desenvolvimento de infecção. O ato de fumar deve ser eliminado da residência.

Medicamentos para alívio da dor

Às vezes antibióticos

Em casos raros, perfuração da membrana timpânica

Paracetamol e ibuprofeno são eficazes para a febre e a dor.

A maioria das infecções do ouvido médio agudas se resolvem sem antibióticos. Assim, muitos médicos usam antibióticos somente quando as crianças são muito pequenas ou estão muito doentes e não melhoram após um breve período, quando há sinais de piora da infecção ou quando as crianças têm infecções frequentes. Antibióticos, como amoxicilina (com ou sem clavulanato), podem ser usados.

Para crianças, anti-histamínicos (como bronfeniramina ou clorfeniramina) e vasoconstritores (medicamentos que contraem os vasos sanguíneos, também chamados descongestionantes) não ajudam e não devem ser usados.

Se o tímpano estiver saliente e a criança sentir dor intensa ou persistente, febre, vômitos ou diarreia, especialistas de ouvido podem perfurar o tímpano (chamado miringotomia) para permitir a drenagem do líquido infectado. Às vezes, os especialistas de ouvido também inserem tubos de timpanostomi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *