como faz a cor laranja?

Qual a mistura de cores que da laranja?

As cores secundárias são laranja, roxo e verde. Elas recebem essa denominação uma vez que surgem da união de duas cores primárias, misturadas em iguais proporções.

Essa é a forma tradicional de se entender a relação entre as cores, desenvolvida há tempos pelos artistas, cientistas e estudiosos.

A cor secundária, de acordo com a classificação tradicional, é aquela resultante da mistura de cores puras, as chamadas cores primárias.

Assim, temos esse esquema para formar cores secundárias:

  • verde (azul e amarelo)
  • laranja (amarelo e vermelho)
  • roxo ou violeta (vermelho e azul)

O círculo cromático, ou círculo de cores, é formado por doze cores, integrando as primárias, secundárias e terciárias, que são divididas em blocos de cores frias e cores quentes. As cores que o compõe são: vermelho, azul, amarelo, verde, laranja, roxo (violeta), vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado, azul-esverdeado.

Ainda de acordo com o círculo de cores, existem três classificações cromáticas. Dependendo da mistura de cor que é feita, temos como resultado novas cores.

Cores Primárias: são as chamadas “cores puras”, que não surgem de outras: vermelho, amarelo e azul.

Cores Secundárias: surge da união de duas cores primárias: verde (azul e amarelo), laranja (amarelo e vermelho) e roxo ou violeta (vermelho e azul).

Cores Terciárias: oriunda da união de uma cor primária e outra secundária: vermelho-arroxeado (vermelho e roxo) e vermelho-alaranjado (vermelho e laranja); amarelo-esverdeado (amarelo e verde) e amarelo-alaranjado (amarelo e laranja); azul-arroxeado (azul e roxo) e azul-esverdeado (azul e verde)

Para se aprofundar no universo das cores, leia: Cores Primárias e Cores Terciárias.

As cores complementares são aquelas que apresentam maior contraste entre si. Para tanto, no círculo cromático, a cor complementar está situada na extremidade oposta da cor primária correspondente, formando assim pares de cores que se complementam.

Dessa maneira, podemos identificar como cores complementares:

  • Vermelho – verde
  • Azul – laranja
  • Amarelo – roxo ou violeta

Já as cores terciárias possuem outra cor terciária como complementar.

Outra importante classificação é quanto às tonalidades e as sensações que causam determinadas cores: a chamada “Temperatura das cores”.

Assim, ficou estabelecido que as cores que transmitem sensação de calor, ou seja, aquelas que estão relacionadas ao fogo, são chamadas de cores quentes. São elas vermelho, laranja e amarelo.

Por outro lado, as cores que estão relacionadas às sensações de frio, são denominadas de cores frias: azul, verde e violeta.

Já as cores neutras são aquelas que não transmitem sensações de calor ou de frio, pois possuem pouca reflexão da luz, por exemplo, os tons acinzentados, marrons e pastéis.

Desde a antiguidade, as cores são elementos que aguçam a curiosidade. Segundo o filósofo grego Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), a cor representava uma propriedade dos objetos e seu espectro era formado por seis delas: vermelh.

Como fazer a cor laranja com esmalte?

Existem cores que amamos usar a qualquer hora. Essas cores nos fazem lembrar de momentos especiais que colecionamos ao longo da vida. Geralmente, essas cores são as cores quentes, cores perfeitas que exalam energia, motivação, alegria e criatividade. Como o vermelho, a cor laranja é estimulante e muito agradável aos olhos. Para você, que ainda não sabe como aproveitar ao máximo os benefícios desta cor tão alegre e ativa nas unhas, confira dicas inspiradoras que a Colorama separou para te ajudar a entender como usar o esmalte laranja no dia a dia.

A cor laranja é uma cor vibrante que é a junção da cor vermelha com o amarelo, o que resulta nessa cor quente incrível. O laranja estimula o melhor das coisas e das pessoas. No âmbito espiritual, a cor laranja significa aconchego, entusiasmo e generosidade. O laranja instiga o movimento, a excitação às coisas alegres e a sociabilidade em si. O laranja também atrai afeição e intimidade. Invista nessa cor que é a cara do verão e aproveite tudo o que ela pode oferecer para deixar as suas unhas decoradas ainda mais lindas!

Sabe aquela cor que combina com praticamente tudo? Bom, esse é o papel do esmalte laranja. Além de revolucionar a pintura clássica das unhas com o branco renda, vermelho ou preto, o laranja proporciona inúmeras ideias inspiradoras para decorar as unhas. A cor laranja tem muitos tons, e com certeza você irá se identificar com algum deles, ou com todos eles. Experimente usar o esmalte laranja neon para arrasar naquela festa tão esperada ou aposte no laranja em tom pastel, sua unha ficará com aquela cara perfeita de “pronta!” para o trabalho. O laranja também pode ser facilmente substituído pelo vermelhão nas unhas. Então, não tem mais desculpa, o esmalte laranja é a bola da vez!

Leia também  Como fazer pipoca doce

Os esmaltes neon voltaram com tudo, com isso as unhas coloridas realmente ganharam os holofotes das influenciadoras. O esmalte laranja neon é a opção ideal para sair do básico e colocar mais cor no seu dia a dia. A cor vibrante do esmalte laranja neon é a cara do verão, você pode apostar sem medo nessa cor cítrica especial. E não somente nas unhas, você também pode combinar as unhas pintadas com o esmalte laranja neon com outras peças neon de seu guarda-roupa. Você que ama ficar antenada nas últimas tendências de cores de unhas e deixá-las alegres e em evidência? Essa cor foi feita para você. Invista no diferencial do esmalte laranja neon.

As unhas candy color são a sensação do momento, e o laranja também está incluso nessa lista que tem feito muito sucesso nos salões. O esmalte laranja pastel, mesmo sendo um tom mais neutro, continua sendo sinônimo de liberdade, alegria e ousadia. Para você que ama um laranja nas unhas, porém gosta mais do ingrediente descrição para as mãos, aposte no tom mais clean do esmalte laranja, o esmalte laranja pastel. Ele passa a mesma mensagem, porém de uma forma mais sutil que os demais. O esmalte laranja pastel é super versátil, ele é a opção perfeita para aquele fim de tarde praiano ou até.

Que cor da verde e azul?

As cores primárias são três: vermelho, azul e amarelo. Tempos atrás era ensinado que essas cores são formadas sem a mistura de outras, ou seja, não podem se decompor em demais cores. Esse é o motivo de serem conhecidas também como “cores puras”. Recebiam o nome de “primárias” pelo fato de, a partir delas, serem formadas outras cores, as secundárias.

Hoje, no entanto, sabe-se que não é essa a melhor tríade para reproduzir a mistura de cores. Uma vez que as cores somente existem em função da luz, foi elaborado o sistema de cores-luz, que são compostas pelas sínteses aditiva e subtrativa.

A cores aditivas são as primárias da luz: vermelho, verde e azul. São chamadas “aditivas” porque ao serem adicionadas, a soma dessas três cores, resulta na luz branca. A síntese aditiva também pode ser chamada de sistema RGB (do inglês red, green e blue), sendo bastante utilizado em equipamentos eletrônicos que possuem telas onde imagens são transmitidas.

As cores secundárias da luz são denominadas de tríade subtrativa, ou síntese subtrativa. São aquelas obtidas mediante a mistura de cores da tríade aditiva. São elas amarelo, magenta e ciano. As combinações de cores são:

  • Vermelho + Verde = Amarelo
  • Vermelho + Azul = Magenta
  • Verde + Azul = Ciano

São chamadas “subtrativas”, pois a mistura das cores primárias resulta no preto, ou seja, na ausência de luz. A síntese subtrativa também pode ser chamada de sistema CMYK (do inglês cyan, magenta, yellow. A letra K representa o preto). O sistema CMYK é geralmente utilizado na indústria gráfica.

As cores são tradicionalmente classificadas da seguinte forma:

  1. Cores primárias: vermelho, azul e amarelo
  2. Cores secundárias: verde, magenta e ciano
  3. Cores terciárias: laranja, roxo e verde limão

O círculo de cores apresenta as sete cores básicas do espectro e suas variantes. São ao todo doze cores (três primárias, três secundárias e seis terciárias):

Amarelo Amarelo-verde Verde
Amarelo-alaranjado Alaranjado Vermelho-alaranjado
Vermelho Vermelho-arroxeado Roxo
Vermelho-azulado Azul Azul-esverdeado
Azul-purpúreo Verde-azulado Verde

Desse modo, as denominadas cores complementares são aquelas que juntas formam tonalidades de cinza e apresentam maior contraste entre si. Ao visualizar o círculo cromático, podemos identificar a cor complementar, pois elas estão localizadas nas extremidades opostas às cores primárias. Assim, são complementares as cores:

  • Vermelho e verde
  • Azul e laranja
  • Amarelo e roxo

Lembre-se que as cores primárias apresentam uma cor secundária como complementar, e vice-versa. Já as cores terciárias possuem outra cor terciária como complementar.

Saiba mais sobre as Características das Cores.

Há outras classificações para as cores, segundo às tonalidades e a transmissão de sensações, denominada de “temperatura das cores”, a saber:

Se você busca um texto sobre esse tema para a educação infantil, leia: Cores primárias – Kids.

Qual a cor que fica roxo?

O roxo é uma cor secundária derivada da mistura em partes iguais das cores vermelho e azul. Quando essa mistura apresenta mais quantidade da cor azul, resulta em tons de lilás e anil, mas caso você misture mais vermelho que azul dará origem a cor púrpura e magenta.

A cor roxa é muito utilizada na decoração de ambientes sofisticados e geralmente pode ser empregada em detalhes como almofadas, flores, sofás, cortinas, tapetes, entre outros.

Para você que gosta do roxo e quer decorar a sua casa, vamos te ajudar com algumas dicas importantes de como combinar essa tonalidade dentro dos mais variados ambientes. Acompanhe nesse post várias ideias elegantes com a cor roxa. Confira!

  1. O roxo foi utilizado na decoração como detalhe nas cadeiras da sala de jantar. Fonte: Vanja Maia
Leia também  Quanto custa instalar um box de vidro no banheiro?

Veja também: O significado da cor roxa está associado à magia, espiritualidade e mistério, portanto muitas pessoas utilizam o roxo para transmitir uma sensação de transformação. A cor roxa é apropriada para ambientes sóbrios como salas de leitura ou de tv.

Para os dormitórios, o significado da cor roxa é de introspecção e sofisticação, pois proporciona ao ambiente uma atmosfera aconchegante. O roxo também significa a nobreza e o poder, por isso é muito utilizada em cômodos requintados e luxuosos.

  1. No quarto de casal, o roxo na parede é o principal destaque. Fonte: MontaCasa

O requintado quarto de casal tem como tema a tonalidade roxa nas paredes, cortinas, colcha, tapetes e estofados. No dormitório, o roxo significa tranquilidade e sobriedade.

  1. O roxo na decoração da sala requintada cria um ambiente sofisticado. Fonte: Rodrigo Maia

O roxo foi utilizado na parede da sala ampla para destacar quadros e as obras de arte penduradas. A mesa na cor roxa complementa a decoração com um design arrojado.

As cores que combinam com roxo são: laranja, cinza, branco, azul, amarelo e o lilás. Uma dica para facilitar a combinação entre as cores é optar por tons neutros para equilibrar o visual.

Se você deseja utilizar a cor roxa na decoração, procure elementos para contrastar e suavizar dentro do ambiente. As cores que combinam com roxo como lilás e branco são ideais para quartos femininos ou de crianças.

Na sala de estar é possível combinar o roxo com cinza, preto, bege ou branco em detalhes de objetos decorativos como almofadas, poltronas e sofás, e o roxo combina até mesmo com tons amadeirados de móveis como uma mesa e rack para sala trazendo um ar acolhedor ao espaço, ou com cores neutras como um sofá bege com almofadas roxas para trazer um ar elegante ao espaço. Para a parede, as cores que combinam com roxo são os tons amadeirados, brancos e amarelos.

  1. O roxo é o destaque na decoração da cozinha moderna. Fonte: Juliana Pippi

A cozinha moderna utiliza como destaque a parede pintada de roxo. As cores que combinam com roxo são: Cinza da porta de entrada, branco dos armários de cozinha e o tom marrom das pastilhas.

  1. Os tons de roxo são utilizados no armário e nas paredes. Fonte: KTA Arquitetura

Quais são as cores para misturar?

Mistura de cores é uma atividade que exige conhecimento para conseguir os melhores resultados. Quando falamos de arquitetura e design de interiores, é fundamental entender quais são os tons que trazem mais aconchego, alegria, impacto, calma, entre outras sensações. Para te ajudar a criar a melhor mistura de cores para seus projetos, no post de hoje vamos explicar o que são as cores primárias, secundárias e terciárias e como criar paletas de cores. Acompanhe!

Relembrar como funciona a mistura de cores primárias, secundárias e terciárias parece algo simples, mas é sempre bom ter esses conceitos frescos na mente para fazer a escolha certa em projetos.

As cores primárias são o amarelo, o vermelho e o azul. Elas recebem essa classificação porque não podem ser obtidas mediante a mistura de nenhuma outra cor.

As cores secundárias são aquelas que surgem a partir da mistura de cores primárias. São elas: laranja, roxo e verde. Veja quais são as misturas de cores primárias que dão origem às cores secundárias:

Mistura de cores primárias
Amarelo + Vermelho = Laranja
Vermelho + Azul = Roxo
Amarelo + Azul = Verde

As cores terciárias são aquelas obtidas a partir da mistura de cores primárias com secundárias. Por exemplo:

Mistura de cores
Amarelo + Laranja = Amarelo-alaranjado
Vermelho + Laranja = Vermelho-alaranjado
Vermelho + Roxo = Vermelho-arroxeado
Azul + Roxo = Azul-arroxeado
Azul + Verde = Azul-esverdeado
Amarelo + Verde = Amarelo-esverdeado

É impossível falar sobre mistura de cores se citar o círculo cromático e a lei da harmonização.

O círculo cromático de cores é uma representação simplificada dos tons enxergados pelo olho humano e sua mistura de cores. Ele costuma ser demonstrado por um círculo dividido em 12 partes e cada uma delas é representada por uma cor.

O círculo cromático de cores é composto pelas três cores primárias, três secundárias e seis terciárias.

A partir dessas 12 cores, uma infinidade de outros tons podem ser criados. A Lei da Harmonização nada mais é do que a combinação dessas cores seguindo alguns critérios. Veja como criar essa mistura de cores.

Cores análogas: são aquelas que estão mais próximas no círculo cromático, mais precisamente lado a lado, por exemplo o laranja, o amarelo e o verde. Essa mistura de cores resulta em combinações mais suaves.

Cores complementares: essa lei da harmonização consiste na mistura de duas cores opostas no círculo cromático, por exemplo: vermelho e verde, laranja e azul, etc. Ambientes com essa mistura de cores são mais vibrantes e ousados.

Cores complementares decompostas: Nessa combinação do círculo cromático, também chamada de tríade, utiliza-se três cores equidistantes que formam um triângulo, por exemplo vermelho, verde e azul. Dessa forma, é possível obter um efeito de alto contraste sem perder a harmonia.

Leia também  Como fazer strogonoff de frango

Agora que já relembramos rapidamente o que é mistura de Cores Primárias.

Qual é a cor que vira vermelho?

A mistura do magenta com o amarelo forma a cor vermelha; A mistura do ciano e amarelo forma a cor verde; A mistura do ciano e magenta forma a cor azul; A mistura do preto com o branco forma a cor cinza.

Que cor fica preto e branco?

As cores neutras são formadas basicamente pelo preto, branco e cinza.

São consideradas neutras também todas as possíveis tonalidades (claras e escuras) e intensidades (fracas e fortes) que essas 3 cores formam com outras cores, onde as mais comuns são o bege e o marrom.

Cores neutras básicas: preto, branco e cinza

As principais características das cores neutras são:

  • Confira uma tabela de cores neutras que vão do preto ao branco, passando por diversas nuances de cinzas. Englobamos também as tonalidades de bege e marrom.

As cores são percepções visuais, ou seja, impressões de faixas luminosas captadas pelos nossos olhos.

O branco representa a luz sendo a soma de todas as cores do espectro; já o preto é a ausência de luz.

Assim, se misturarmos o branco com o preto surge o cinza, uma cor neutra que contém pouco reflexo.

De acordo com a temperatura das cores, as cores são classificadas em quentes, frias e neutras. As cores quentes são as cores vibrantes e alegres que transmitem sensações de calor.

Já as cores frias são sóbrias e tristes, transmitindo a sensação de frio. As chamadas cores neutras reúnem as cores que não transmitem nenhuma das sensações citadas acima.

Conforme as características das cores, elas são classificadas em:

Para saber mais sobre o tema, leia:

Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/cores-neutras/. Acesso em:

Como se faz a cor lilás?

Para você que procura uma tonalidade marcante e cheia de personalidade para decorar os mais variados cômodos de sua casa, opte pela cor lilás. A cor lilás apresenta tons que vão desde o mais claro até o mais intenso.As tonalidades claras da cor lilás são delicadas e permitem uma composição elegante em diferentes estilos de decoração. É possível harmonizar a cor lilás com diversas cores para personalizar os seus ambientes com sofisticação e inovação.

Nesse artigo, selecionamos algumas ideias práticas e interessantes de como você pode utilizar a cor lilás em seus projetos de decoração de interiores. Aproveite as nossas dicas!

  1. A cor lilás é o principal destaque na decoração de sala de estar em tons neutros. Fonte: Orlane Santos

Confira também: Você quer saber o significado da cor lilás para utilizar na sua decoração? A cor lilás é derivada da mistura entre o vermelho e o azul e por ser uma tonalidade delicada, muitos místicos utilizam essa cor para decorar os ambientes de meditação.O significado da cor lilás é a purificação mental e física, além disso, a tonalidade também simboliza respeito, dignidade, sinceridade e espiritualidade.  A cor lilás é ideal para criar uma atmosfera serena e intimista na decoração porque representa mistério e elevação espiritual.

  1. O significado da cor lilás na decoração do quarto remete a serenidade e espiritualidade. Fonte: Idália Daudt

    Na decoração do dormitório, o significado da cor lilás é espiritual porque a tranquilidade do ambiente está descrita nas frases de autoajuda na parede e nos tapetes modernos.

  2. O significado da cor lilás no quarto de casal é a devoção e sinceridade. Fonte: MeyerCortez Arquitetura & Design

    Na decoração do quarto de casal, o significado da cor lilás na parede e mobiliário foi um fato determinante no projeto que busca harmonizar o conceito de família.

Para você que tem dúvidas a respeito de cores que combinam com lilás em paredes, separamos algumas dicas importantes para não errar com essa harmonia.

A cor lilás pode ter tonalidades acinzentadas que combinam perfeitamente com o aço e a prata, por isso a harmonização de lilás com cinza sempre é perfeita.  O branco também é uma tonalidade que pode criar um contraste suave com a cor lilás. Você pode comprar um papel de parede que tenha essas tonalidades reunidas, por exemplo.

Todas as tonalidades de azul e roxo são ótimos exemplos de cores que combinam com lilás em paredes. Caso queira um contraste mais forte, é possível utilizar as cores verde e preto para realçar alguns detalhes na sua decoração.

  1. As cores que combinam com lilás em paredes são: Branco, azul e rosa. Fonte: Simples Decoração

    As cores que combinam com lilás em paredes como na imagem acima são o azul claro e o branco. Nesse quarto de casal, a parede na cor lilás contrasta com a outra parede pintada em azul e branco. As roupas de cama box complementam a decoração nos tons lilás e azul.

As cores que combinam com lilás em paredes podem ser o branco, prata e o preto. Fonte: Pinter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *