como fazer sumario word?

Como colocar Sumário no Word a partir da introdução?

Este vídeo fala sobre sumários automáticos. Primeiro, adicione um título com um estilo de título em todos os locais do seu documento onde você deseja ter uma entrada de sumário. Em seguida, insira um sumário automático e atualize-o automaticamente sempre que fizer uma alteração.

Criar um sumário

Primeiro, aplique os estilos de título (Título 1 e Título 2, por exemplo) ao texto que você deseja incluir no sumário. Selecione o texto, clique em PÁGINA INICIAL e mova o ponteiro sobre títulos diferentes na galeria de Estilos. Observe que, à medida que você pausa sobre cada estilo, o texto muda para que você possa ver qual será sua aparência no documento. Clique na opção desejada. Clique no local em que deseja inserir o sumário, normalmente perto do início de um documento. Clique em REFERÊNCIAS > Sumário e escolha uma Tabela Automática na galeria de estilos.

Atualizar um sumário

Para atualizar um sumário criado automaticamente a partir de estilos de título, clique em REFERÊNCIAS > Atualizar Sumário. Você pode optar por Atualizar apenas os números de página ou Atualizar o índice inteiro, se quiser atualizar os números de página e o texto.

Formatar o texto

Para alterar a formatação do texto no sumário, mude o estilo de cada nível do sumário. Clique em REFERÊNCIAS > Sumário > Personalizar sumário. Na caixa de diálogo Sumário, clique em Modificar. Se o botão Modificar estiver acinzentado, mude Formatos para Do modelo. Na lista Estilos, clique no nível que você quer alterar e clique em Modificar. Na caixa de diálogo Modificar Estilo, faça as alterações de formatação que você deseja e clique em OK. Repita as etapas 3 e 4 para todos os níveis que você deseja exibir no seu sumário. O Word lembra essas personalizações sempre que você atualiza o sumário (REFERÊNCIAS > Atualizar Sumário).

Criar um sumário

Formatar ou personalizar um sumário

Como fazer Sumário ABNT 2023?

O sumário é uma lista em que constam os números das páginas onde estão registrados os assuntos abordados em um trabalho. Essa lista é um item obrigatório em todos os trabalhos acadêmicos e de conclusão de curso.

O Toda Matéria preparou este texto para ajudar você a fazer um sumário de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Aqui você também vai poder consultar um modelo e um exemplo de sumário, e aprender como fazer um sumário no Word.

A norma da ABNT que define como criar um sumário é a NBR 6027 (Informação e Documentação – Sumário – Apresentação). Nessa norma são especificadas as informações que devem constar no sumário e a maneira como devem ser formatadas.

O Toda Matéria preparou um modelo de sumário e listou as formatações recomendadas pela ABNT.

Formatação do texto:

Importante

Confira abaixo um exemplo de sumário pronto e veja como é a disposição de informações de um sumário que segue as normas da ABNT.

Confira o passo a passo abaixo e veja como fazer um sumário (normas ABNT) no Word.

O primeiro passo consiste na criação de estilos para as diferentes informações apresentadas. Para isso, abra o arquivo do seu trabalho, clique na aba “PÁGINA INICIAL” do Word, vá até “Estilo” e clique na alternativa que você escolheu para determinado item do sumário.

No exemplo abaixo, selecionamos “Título 1” como estilo dos títulos dos capítulos. Para fazer a formatação, basta clicar em “Modificar…”

Ao clicar em “Modificar…”, você terá acesso a uma janela onde poderá configurar as formatações referentes a tipo de fonte, tamanho de fonte, entrelinhamento, etc.

Esse procedimento deve ser repetido para todos os itens do sumário. Você pode optar, por exemplo, por chamar o título principal (o título do capítulo) de Título 1, o subtítulo de Título 2 e as seções dentro dos subtítulos de Título 3.

Leia também  Ventilador de teto com controle

Para aplicar um estilo a determinado item do sumário, é necessário selecioná-lo com o mouse. Assim que as palavras que receberão o estilo estiverem selecionadas, uma pequena janela abrirá. Quando isso acontecer, clique em “Estilos”.

Em seguida, uma segunda janela abrirá. Nesse momento, você deve escolher a opção desejada.

Esse procedimento deve ser feito em todos os títulos, subtítulos e seções dentro dos subtítulos.

Assim que todos os títulos, subtítulos e seções dentro dos subtítulos já tiverem um estilo aplicado, vá até a página onde você deseja criar o sumário, clique na aba “REFERÊNCIAS” e, em seguida, clique em “Sumário”.

Selecione a opção “Sumário Automático 1” para obter uma geração automática. Serão tidos em conta todos os títulos, subtítulos e seções dentro dos subtítulos que você formatou com um estilo específico.

O título “Sumário” precisará ter a sua formatação alterada, pois originalmente é gerado na cor azul e alinhado à esquerda. Deve, no entanto, ser centralizado, ter cor preta e ter todos os caracteres em letras maiúsculas.

É importante referir que, sempre que uma mudança for feita no corpo do trabalho, a numeração das páginas pode sofrer.

Como montar um Sumário de acordo com ABNT?

O sumário ABNT serve para orientar a pessoa leitora sobre a estrutura do trabalho. Aprenda quais são as regras da ABNT para fazer sumários nos trabalhos.

Publicado em 19 de fevereiro de 2018. | Atualizado em 01 de março de 2023.

Sumário

O sumário na ABNT serve para organizar a estrutura do trabalho acadêmico e facilitar que leitores encontrem o conteúdo. Quer dizer, é um item extremamente importante para o trabalho.

Sobretudo porque o sumário é um item obrigatório da estrutura do TCC nas normas da ABNT. Por isso, esse post inclui:

Então, prepara um café e vem comigo. Vamos combinar: você consegue imaginar se os livros acadêmicos não fossem organizados por um índice ou sumário? Como encontraríamos informações para as pesquisas? Seria infinitamente mais complicado, não é mesmo?

Então, pronto. Pelo mesmo motivo devemos estruturar o TCC em capítulos e listá-los no sumário do trabalho. O sumário nos permite ter uma visão ampliada e macro de qualquer trabalho, livro ou revista. Através dele, podemos verificar quais temas serão abordados ali.

Além do mais, as normas da ABNT estabelecem que o sumário é um item obrigatório em TCCs, monografias, dissertações e teses. Mas, afinal, você sabe criar o sumário de seu trabalho, seguindo as normas da ABNT? Vamos lá. A ABNT estabelece, através da NBR 6027, que o sumário é a “enumeração das divisões, seções e outras partes de uma publicação, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede”. É nessa normativa que estão os princípios gerais para elaborar sumários em qualquer tipo de documento. Ou seja, se o título de um capítulo estiver em letras maiúsculas, também deve estar em letras maiúsculas no sumário. A numeração também deve obedecer a mesma lógica.

Formatação do texto:

Aqui está um exemplo de sumário nas normas da ABNT. Perceba que alguns itens estão destacados em negrito e outros não. Alguns estão em letra maiúscula e outros não. Isso diz respeito ao esquema de subordinação. Portanto, no texto do trabalho, o título deve estar no mesmo formato.

Mas, vamos ao ponto principal da conversa. Hoje em dia, muitos editores de texto, como o Word, têm a funcionalidade de criar sumário a partir dos títulos do trabalho. Desta forma, a tarefa de configurar o sumário ficou muito mais fácil. Além de evitar todo o transtorno de corrigir detalhes de diagramação a cada alteração do trabalho.

De modo geral, esses programas têm a opção de editar títulos. A partir dessa funcionalidade, o sumário é construído de forma automática. Caso vá utilizar a ferramenta, você deve editar os títulos do seu trabalho de acordo com a organização do texto. Os títulos e os subtítulos deverão ter uma formatação diferente. Ao final do texto, após aplicar a formatação de títulos em todo o trabalho, basta acessar a guia “Referências” no menu do editor. Nessa área do menu, você deve clicar na opção “Sumário”, no canto esquerdo da tela, para selecionar entre as opções de sumário automático disponíveis.

Leia também  Como encontrar cores que combinam com marrom?

Depois de concluído esse processo, o seu sumário deve.

Como fazer um Sumário com título e subtítulo no Word?

No artigo de hoje, trago uma dica rápida e simples, porém muito eficaz para a criação de documentos no Microsoft Word. Este artigo é voltado para o Microsoft Word, podendo se aplicar para as versões em geral do software.

Seguindo, temos em mente de que um documento já está criado, apenas necessitando de 3 passos para inserir o nosso sumário.

Ao iniciarmos o documento, vamos selecionar todos os títulos e subtítulos. Com isto, podemos ir na aba Página inicial > Estilos e selecionar um título que melhor te agrade.

Feito isto para todos os títulos e subtítulos, partimos para a formatação da hierarquia de tópicos.

Selecionando seu título/subtítulo novamente, vá para Referências > Adicionar Texto. Após abrir o drop-box, selecione devidamente qual o seu nível hierárquico entre os demais tópicos.

Por convenção, utilize Nível 1 para títulos principais; Nível 2 para subtítulos; Nível 3 para subtítulos posteriores.

Finalizamos nossa formatação. Agora, vamos inserir o sumário! Vá para a aba Inserir > Páginas > Nova página em branco.

Inserida. Novamente em Referências, você encontrará a opção Sumário, clique sobre ela e selecione Sumário automático 2.

Sumário criado com sucesso!

Caso encontre alguma dificuldade ou dúvida durante a criação, deixe nos comentários!

Obrigado.

Como fazer sumário em ABNT?

As seções devem ser numeradas em algarismos arábicos, da Introdução até a Conclusão. Elementos pré-textuais (Folhas de rosto e de aprovação, Dedicatórias e Agradecimentos, Resumos e Listas) não devem aparecer no sumário.

Como colocar sumário no Word ABNT?

Os sumários no Word se baseiam nos títulos do documento. Posicione o cursor onde você deseja adicionar o sumário. Acesse Referências > Sumário e escolha um estilo automático.

Se você fizer alterações no documento que afetam o sumário, atualize o sumário clicando com o botão direito no sumário e escolhendo Atualizar Campo. Para atualizar manualmente sua tabela de conteúdo, consulte Atualizar uma tabela de conteúdo. As entradas ausentes geralmente acontecem porque os títulos não são formatados como títulos. Para cada título desejado na tabela de conteúdo, selecione o texto de título. Vá para Home > Styles e escolha Título 1. Atualize sua tabela de conteúdo. Para atualizar manualmente sua tabela de conteúdo, consulte Atualizar uma tabela de conteúdo. O Word usa os títulos no documento para construir um sumário automático que pode ser atualizado quando você altera o texto do título, sequência ou nível. Clique no local que deseja inserir o índice analítico, normalmente perto do início de um documento. Clique em Referências > Sumário e escolha um estilo Sumário Automático na lista. Observação: Se você usar um estilo de Sumário Manual, o Word não usará os títulos para criar um sumário, e não será possível atualizá-lo automaticamente. Em vez disso, o Word usará o texto do espaço reservado para criar a aparência de um sumário para que você possa preencher manualmente cada entrada no sumário. Para atualizar sua tabela manual de conteúdo, consulte Atualizar uma tabela de conteúdo.

Se você quiser formatar ou personalizar o sumário, é possível fazer isso. Por exemplo, você pode alterar a fonte, o número de níveis de título e se mostrará linhas pontilhadas entre as entradas e os números de página. As entradas ausentes geralmente acontecem porque os títulos não são formatados como títulos. Para cada título desejado na tabela de conteúdo, selecione o texto de título. Vá para Home > Styles e escolha Título 1. Atualize sua tabela de conteúdo. Para atualizar manualmente sua tabela de conteúdo, consulte Atualizar uma tabela de conteúdo. O Word usa os títulos no documento para construir um sumário automático que pode ser atualizado quando você altera o texto do título, sequência ou nível. Clique em onde você deseja inserir a tabela de conteúdo, geralmente perto do início do documento. Na faixa de opções da barra de ferramentas, selecione Referências. Próximo à extremidade esquerda, selecione Inserir Tabela de Conteúdo. (Ou selecione Tabela de Conteúdo > Inserir Tabela de Conteúdo. A tabela de conteúdo é inserida, mostrando os títulos e a numeração de página em seu documento. Se você fizer alterações no documento que afetam a tabela de conteúdo, poderá atualizá-la clicando com o botão direito do mouse na tabela e selecionando a Tabela de Atualização de Conteúdo.

Leia também  Ventilador de teto com controle remoto

Atualizar um sumário Explore os benefícios da assinatura, procure cursos de treinamento, saiba como prot”. Retire as informações de autoria. Utilize formato HTML com parágrafos, tabelas, listas e blockquotes quando necessário. Não utilize headers (h1, h2, h3). Não altere as palavras e lembre-se de devolver apenas as tags HTML necessárias.

Como deve ser o sumário no TCC?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define como deve ser o sumário por meio da NBR 6027 Informação e Documentação – Sumário – Apresentação. Essa norma assim descreve o que é um sumário:“Enumeração das divisões, seções e outras partes de uma publicação, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede.”

O sumário do seu trabalho deve apresentar ter uma visão de conjunto e facilidade de localização das seções e outras partes. Tem em mente o seguinte: o sumário serve para que o leitor tenha uma visão clara do documento, trazendo facilidade para a navegação entre seções e subseções do texto.

Abaixo vamos listar as regras mais comuns necessárias a formatação do sumário, tomando como base as normas ABNT:

  • A construção sumário não é algo trivial de fazer nos editores de texto de uso geral, como é o caso do Microsoft Word. Quem já tentou fazer um sumário seguindo as normas da ABNT no Word sabe a dor de cabeça que é.
  • Assim, para evitar que você passe por esse transtorno, basta que você escreve seu trabalho dentro do FastFormat que o mesmo fará toda a formatação do sumário automaticamente. Veja como é feito no vídeo a seguir.

De acordo com a NBR 6024 seção 4.1 “errata, agradecimentos, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumos, sumário, referências, glossário, apêndice, anexo e índice devem ser centralizados e não numerados, com o mesmo destaque tipográfico das seções primárias”.

O que é um sumário no Word?

SUMÁRIO OU ÍNDICE? CONCEITOS, DEFINIÇÕES E CONTROVÉRSIAS

Gilson Vieira Monteiro

11 Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade do Amazonas, Bacharel em Comunicação Social, com Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa), especialista em Administração de Empresas e aluno (créditos concluídos) do programa de mestrado em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, da Universidade de São Paulo Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade do Amazonas, Bacharel em Comunicação Social, com Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa), especialista em Administração de Empresas e aluno (créditos concluídos) do programa de mestrado em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, da Universidade de São Paulo

CONTEÚDO

  1. Introdução
  2. Sumário ou índice?
  3. Análise diacrônica das palavras
  4. Considerações finais
  5. Referências bibliográficas

INTRODUÇÃO

O mundo globalizado de hoje não permite que mesmo instituições normativas como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) simplesmente editem as normas e esperem que as pessoas passem a adotá-las. Dito de outra forma, hoje, a ABNT não deve ser apenas uma entidade normativa. Precisa convencer as pessoas a se utilizarem e a seguirem as normas, principalmente no que tange à representação descritiva dos registros do conhecimento, pois a ABNT não tem como punir, com multas exemplares, editores e universidades que não seguem as normas por ela estabelecidas. Uma das formas mais simples de adesão seria se as próprias normas induzissem a isso. Caso o texto dessas normas fosse claro, conciso e coerente, as dúvidas poderiam ser mínimas ou, quem sabe, talvez nem existissem.Em algumas universidades, em geral, os argumentos favoráveis à “obediência” às normas da ABNT são dos mais estapafúrdios: “A lei existe para ser cumprida”; “não está claro mais é lei”, “dicionário é um amontoado de palavras de uso comum, as normas da ABNT são técnicas e pronto”. Aprende-se, com o mestre Cruz Neto (1990, p. 160) que “[…] negar uma realidade lingüística pelo simples fato de negar só pode revestir-se de dogmatismo absolutista”. Certamente, a ABNT não pretende que as normas sej”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *