Conteúdo
- 1 Como calcular quilômetros por hora a metros por segundo?
- 2 Qual a fórmula para calcular metros por segundo?
- 3 Como calcular a quilometragem por hora?
- 4 Como converter segundos para Km?
- 5 Como transformar 20 metros por segundo em KM?
- 6 Porque se multiplica por 36?
- 7 Quanto é 10 metros por segundo em KM?
- 8 Como converter km h em MS 2?
Como calcular quilômetros por hora a metros por segundo?
Analogamente, a conversão de km/h para m/s consiste na divisão por 3,6. Então, a velocidade de 90km/h equivale à (90/3,6)m/s=25m/s.
Qual a fórmula para calcular metros por segundo?
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Metro por segundo (símbolo: m/s) é uma unidade derivada no Sistema Internacional de Unidades (SI) para medição da velocidade de um corpo. É a unidade padrão de medida de velocidade (variação de espaço por variação de tempo) no referido sistema.
A velocidade pode ser calculada pela fórmula V=ΔS/Δt, sendo ΔS a variação de espaço (em metros) e Δt a variação de tempo (em segundos).
Quilômetros por segundo é utilizado, por conveniência, para referir-se a objetos movendo-se em altas velocidades, tais como os automóveis das ruas e as espaçonaves no espaço.
1 m/s equivale a:
- 3,6 km/h
- ≈ 2,23693629 mph
- ≈ 3,2808399 pés por segundo (pés/s)
Para transformar m/s em km/h, basta multiplicar por 3,6, e para transformar km/h em m/s, basta dividir por 3,6.
Como calcular a quilometragem por hora?
Velocidade escalar média é a medida da rapidez com que a posição de um móvel varia. A velocidade escalar média pode ser calculada por meio da razão entre a distância total percorrida pelo móvel e um determinado intervalo de tempo.
A unidade de medida da grandeza velocidade, segundo o SI, é o metro por segundo, no entanto, outra unidade amplamente utilizada para essa grandeza é o quilômetro por hora.
Veja também: Exercícios resolvidos sobre o movimento uniforme!
Velocidade média é definida como a razão entre o deslocamento e o intervalo de tempo em que ocorreu um movimento. Nesse sentido a velocidade média trata-se de uma grandeza vetorial, diferentemente da velocidade escalar média, que é um caso particular da velocidade média.
Nesse tipo de caso, o movimento é descrito sem levar em conta sua direção e sentido, para tanto, assume-se que o deslocamento ocorre exclusivamente em linha reta, sem que haja mudanças no sentido do movimento.
A velocidade escalar média, trata-se, portanto, de uma simplificação bastante usada em livros didáticos de Ensino Médio.
A fórmula usada para calcular a velocidade média relaciona a velocidade média com o deslocamento e o intervalo de tempo, observe:
vm – velocidade média
ΔS – deslocamento
Δt – intervalo de tempo
Leia mais: O que é a lei da velocidade?
A fórmula da velocidade escalar média é parecida com a fórmula da velocidade média, no entanto, aquela relaciona a velocidade escalar com a distância total percorrida (uma grandeza escalar), que é diferente do deslocamento (uma grandeza vetorial). Confira:
Confira o passo a passo de exercícios sobre velocidade escalar média:
Exemplo 1) Em um horário pouco movimentado, uma avenida, onde a velocidade máxima permitida é de 60 km/h, é percorrida, em 15 minutos, por um veículo que se move dentro do limite da velocidade permitida. Se a velocidade de travessia da pista for alterada para 40 km/h, qual será o tempo mínimo necessário, em minutos, para um veículo percorrê-la, se dentro do limite de velocidade?
a) 22,5 minutos
b) 16 minutos
c) 30 minutos
d) 10 minutos
e) 45 minutos
Gabarito: Letra a
Resolução:
Primeiramente precisamos calcular qual é a extensão dessa pista, para isso, utilizaremos a fórmula da velocidade escalar média:
Agora que sabemos a extensão da avenida, é possível determinar o tempo necessário para atravessá-la, veja como:
Para descobrirmos o tempo da travessia com o novo limite de velocidade, foi necessário que multiplicássemos o tempo, dado em horas, por 60, uma vez que cada hora tem 60 minutos.
Veja também: 8 fórmulas de física para fazer a prova de ciências da natureza do Enem
Exemplo 2) Dois terços de uma viagem de 600 km são percorridos em uma velocidade média de 60 km/h. Para que a viagem seja completada, com velocidade média de 80 km/h, em quanto tempo o restante dela precisará ser percorrido?
a) 2 h e 30 minutos
b) 3 h e 20 minutos
c) 4 h e 10 minutos
d) 5 h e 40 minutos
e) 6 h e 15 minutos
Gabarito: Letra b
Resolução:
De acordo co
Como converter segundos para Km?
Muitos estudantes que vão prestar o Enem ainda apresentam dúvidas e dificuldades que já “não deveriam” existir. Quando isso acontece, se desesperar não faz parte do plano. A dica é dar um passo para trás e esclarecer tais conteúdos que serão empecilhos tanto na assimilação de matérias futuras quanto na hora de realizar o vestibular propriamente dito.
Dentre as dúvidas mais comuns, as transformações de unidades de medida de velocidade certamente merecem uma atenção especial. Isso acontece principalmente porque a operação que deve ser feita na conversão não é intuitiva.
Mas calma! Vamos por partes para que, ao final do artigo, não reste nenhuma dúvida desse cálculo tão importante para os estudos da Física e da Matemática do ensino médio.
Primeiro, vamos relembrar como transformar quilômetros (km) em metros (m). Essa é fácil: 1 km = 1000m. Ou seja, caso queira converter para quilômetros uma medida que está em metros, basta dividir por 1000. Caso queira transformar km em m, é só multiplicar por 1000.
E quanto ao tempo? Essa também é fácil! Veja: 1 hora = 60 minutos = 3600 segundos. Obs.: Acima não demonstramos o cálculo que nos levou à concluir que 60 minutos equivalem à 3600 segundos. Entretanto, tal raciocínio é bastante simples. Basta lembrar que cada minuto contém 60 segundos. Logo, 60 minutos terão 60 x 60 segundos, que equivalem à 3600 segundos.
Agora estamos prontos para entender como converter metros por segundo (m/s) em quilômetros por hora (km/h). Acompanhe o raciocínio abaixo. Note que apenas utilizamos os dados citados anteriormente, substituindo seus respectivos valores: 1km/h = 1000m/3600s. Podemos simplificar a equação acima da seguinte maneira: 3,6 km/h = 1m/s. Percebeu como não é tão difícil assim? Podemos inclusive fazer um breve resumo para deixar o processo de transformação bastante rápido e eficiente. Veja:
- Para converter km em m: multiplicar por 1000
- Para converter m em km: dividir por 1000
- Para converter horas em minutos: multiplicar por 60
- Para converter minutos em horas: dividir por 60
- Para converter minutos em segundos: multiplicar por 60
- Para converter segundos em minutos: dividir por 60
- Para converter metros por segundo (m/s) em quilômetros por hora (km/h): multiplicar por 3,6
Fácil não é?
Como transformar 20 metros por segundo em KM?
20 m/s = 20 x 3,6 = 72 km/h.
Porque se multiplica por 36?
embaixo nós temos 60 vezes 60 segundos ou seja três mil e 600. segundos que é o equivalente. a uma hora e é exatamente aí pessoal que vem essa questão de dividir por 3,6 porque aqui ó a gente pode cortar.
Quanto é 10 metros por segundo em KM?
10m/s=36km/h Então uma hora tem 60 x 60s=3.600s. Um corpo que está a 36km/h anda 36.000m em 3.600s. Em m/s, sua velocidade é de 36.000m/3.600s=10m/s (ver Fig.
Como converter km h em MS 2?
A transformação entre as unidades de velocidade quilômetro por hora (km/h) e metro por segundo (m/s) é feita por meio do fator 3,6. É importante conhecer essa “transformação” porque, em diversos exercícios, o uso incorreto de alguma unidade de medida pode levar a erros. A ilustração a seguir é um esquema de como passar km/h para m/s e vice-versa:
Por que 3,6?
O fator de conversão utilizado é o 3,6 em virtude das correspondências entre as unidades de medida de espaço e tempo, sendo 1 km = 1000 m e 1 h = 3600 s.
Veja o exemplo da transformação de 72 km/h para m/s.
Vemos aqui que 72 km/h corresponde a 20 m/s, ou seja, um móvel que, em 1 h, desloca-se 72 km ou 20 m a cada segundo.
Aplicação cotidiana
A lei n° 9.503 do Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 252, proíbe, entre outras coisas, o uso de aparelho celular ao volante. O uso do telefone celular pode tirar a atenção do condutor e gerar graves acidentes. As unidades de medida de velocidade podem mostrar esse perigo.
Imagine que um motorista esteja trafegando por uma avenida com velocidade constante de 72 km/h no momento em que recebe uma mensagem em seu celular. Se esse motorista gastar apenas 3 s para ler a mensagem, ele se locomoverá às cegas por 60 m! Como vimos acima, 72 km/h correspondem a 20 m/s, ou seja, a cada segundo, o carro desloca-se por 20 m. Sendo assim, 3 s de olho no celular fazem com que o motorista desloque-se por 60 m sem ver nada na pista, espaço suficiente para que vários imprevistos possam ocorrer.