Conteúdo
Qual foi o maior plot twist do mundo?
Ao pé da letra, uma reviravolta! Sabe aquele filme que tem uma revelação surpreendente, uma mudança radical ou um final completamente inesperado? É isso que chamamos de “plot twist” e, como bons viciados em filmes, separamos 10 reviravoltas memoráveis do cinema:
-
Oldboy, de Park Chan-wook (2003)
Oh Dae-su (Min-sik Choi) é preso depois de uma bebedeira. Ao sair da cadeia ele resolve ligar para casa. É aniversário de três anos de sua filha. Na cena seguinte acorda em um quarto onde há apenas uma televisão. Sem saber por quem e nem por que, Oh Dae-su fica preso durante 15 anos.
Ao sair daquele lugar, procura entender o que se passou em sua vida. Mesmo afastado de tudo ele foi acusado de matar sua mulher. Oh Dae-su quer vingança. Custe o que custar. Para isso terá que viver uma história perturbadora, de fortes emoções e motivações.
-
O Sexto Sentido, de M. Night Shyamalan (1999)
O psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) abraça com dedicação o caso de Cole Sear (Haley Joel Osment). O garoto, de 8 anos, tem dificuldades de entrosamento no colégio e vive paralisado de medo.
Malcolm, por sua vez, busca se recuperar de um trauma sofrido anos antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente.
-
Ilha do Medo, de Martin Scorsese (2010)
Scorsese coleciona grandes filmes e grandes plot twists, assim como em Os Infiltrados. Em Ilha do Medo, adaptado do romance de Dennis Lehane, o diretor usa do suspense ao seu favor criando uma trama envolvente com um final de deixar os cabelos em pé.
Na história, no ano de 1954, uma dupla de agentes federais (Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo) investiga o desaparecimento de uma assassina que estava hospitalizada. Ao viajarem para Shutter Island – ilha localizada em Massachusetts – para cuidar do caso, eles enfrentam desde uma rebelião de presos a um furacão, ficando presos no local e emaranhados numa rede de intrigas.
-
Sobre Meninos e Lobos, de Clint Eastwood (2003)
Trabalhando com a adaptação de Brian Helgeland para o romance de Dennis Lehane (novamente o autor para o cinema), o vencedor do Oscar, Clint Eastwood molda uma obra-prima, um thriller pensativo, lidando com assuntos como a família, amigos e a inocência perdida.
Jimmy, Dave e Sean, amigos que cresceram juntos na classe média de Boston, mas que seguiram caminhos diferentes depois de uma terrível tragédia. Anos depois, eventos brutais fazem com que eles se reencontrem. Katie, a filha adolescente de Jimmy, é brutalmente assassinada. Dave parece ter alguma ligação com o crime. Sean, agora um policial, corre contra o relógio para resolver o crime, antes que Jimmy faça justiça com as próprias mãos.
-
A Pele que Habito, de Pedro Almodóvar (2011)
Richard Ledgard (Antonio Bandeiras) é um cirurgião plástico que, após a morte da sua mulher num acidente de carro, se interessa pela criação de uma pele com a qual poderia tê-la salvo. Doze anos depois, ele consegue cultivar esta pele em laboratório, aproveitando os avanços da ciência e atravessando campos proibidos.
O que é plot twist exemplos?
“Plot twist e plot-driven são expressões em inglês usadas no cinema para descrever e dar determinadas qualidades a uma história. É praticamente impossível que você não conheça ou não tenha assistido a filmes com plot twist ou plot-driven. Aliás, mesmo na situação impensável de alguém que nunca viu um filme, série ou qualquer trecho audiovisual, ainda assim, o plot twist e o plot-driven podem ter acontecido. Isso porque, como você descobrirá neste texto, esses termos possuem relação com a vida real das pessoas.
Quantos plot twists você já vivenciou? Após a leitura deste artigo, você vai saber tudo sobre esse termo e o que é plot-driven. Logo, aprenderá como conversar melhor em inglês sobre cinema.
Boa leitura!
Antes de revelarmos o significado das expressões no cinema, vamos dar uma olhada no sentido de cada uma dessas palavras. Assim, você já pode tentar adivinhar a tradução de plot twist e plot-driven, bem como o vocabulário em inglês e as suas aplicações no universo das histórias filmadas.
Imagine que a sua vida tem um narrador e ele, em um dia qualquer, fala: “Surpresa, sua vida acaba de dar uma volta, radical, de uma hora para outra, de cabeça para baixo!”. Já aconteceu algo parecido com você ou assistiu a algum filme e série do tipo em que esse momento acontece?
O plot twist é uma reviravolta na história do filme em inglês que muda completamente a direção da história. Por exemplo, o amigo inofensivo que se revela o vilão, o personagem que parecia ser o protagonista é assassinado, a vítima do assassinato que na verdade está viva.
Essas transformações da expectativa aumentam a tensão da história e estimulam o interesse do público. Por isso, o plot twist é um recurso bastante utilizado por roteiristas para reformular a narrativa e causar choque. Classicamente, o plot twist aparece perto do fim do filme.
Mesmo sendo mais conhecido por amantes do cinema, o recurso já é usado há muito tempo na literatura, e hoje é comum em – além dos filmes – séries em inglês, videogames e até em videoclipes com música.
Afinal, o objetivo de uma obra audiovisual é despertar curiosidade e disposição para que o espectador acompanhe, com atenção, até o fim. Logo, o uso do plot twist tem ficado cada vez mais criativo e intenso.
Há três tipos de plot twist que você descobre logo abaixo.
Acontece quando, ao longo do filme, é criada a curiosidade sobre determinada questão. Dessa forma, o espectador espera que, ao final da narrativa, o mistério seja desvendado.
Um exemplo clássico é o filme “O Sexto Sentido”, do diretor M. Night Shyamalan. Descobre-se que o ator principal, que relata ver personagens assustadores e mortos ao longo da narrativa, na verdade, sempre esteve morto.
Também chamado de plot twist do meio, a surpresa do filme acontece, justamente, no meio da narrativa. Geralmente, ao utilizá-lo dessa forma, a história toma um outro rumo, com um novo ponto de vista sobre determinadas situações ou personagens.
Alfred Hitchcock, um dos grandes mestres do cinema, fez um filme clássic”.
O que é plot twist em um filme?
Quem é ligado em filmes e séries já ouviu falar de plot twist, um termo bastante utilizado em análises e comentários sobre episódios e novos lançamentos do cinema.
Além dele, há várias outras palavras do mundo do audiovisual que também estão em inglês. E para te ajudar a entender um pouco mais sobre isso, explicaremos essa e outras expressões que fazem parte do dia a dia da TV e das telonas.
Vale lembrar sempre se você conhecer qual o melhor curso de ingles online, você vai estar muito mais preparado para discutir sobre cinema e séries com os seus amigos em ingles.
Vamos lá?
Primeiro vamos separar as palavras: plot significa enredo. Um filme ou episódio de série é composto de um plot principal e vários outros acessórios, que são ações dentro da história que criam a narrativa. Isolando twist, temos um substantivo para reviravolta e um verbo para revirar ou girar.
Podemos perceber que plot twist, traduzido ao pé da letra, significa reviravolta no enredo. No audiovisual brasileiro, usa-se também o termo ponto de virada, que designa momentos que mudam completamente os rumos da história, trazendo novos elementos ou dando novos significados aos que já apareceram.
Quando descobrimos que um personagem não é quem imaginávamos ser ou que certas partes da história tiveram um efeito completamente diferente do esperado, estamos vendo um plot twist. São vários os exemplos, como os finais dos filmes O Sexto Sentido ou Clube da Luta no cinema. Na TV, temos o impactante ponto de virada na série Lost. Se você não assistiu a nenhum deles, não iremos estragar a surpresa!
Você também pode utilizar o termo no dia a dia quando quiser falar sobre algum acontecimento impactante. Veja os exemplos:
She told me something that was a big plot twist! It changed everything! – Ela me disse uma coisa que foi uma grande reviravolta! Isso mudou tudo!
Podemos definir blockbuster como um filme que possui uma produção cuidadosa, envolvendo altos orçamentos, interesse do público e investimentos em publicidade. Geralmente, são aqueles filmes que passam em salas de cinema pelo mundo todo, como Avengers, Transformers, Batman vs. Superman, entre outros.
É conhecido como bordão, e geralmente são pequenas frases que um personagem sempre repete, tornando sua marca registrada:
Barney de How I Met Your Mother: It’s gonna be legen… wait for it… dary! – Isso vai ser legen… espere aí… dário!
Joey de Friends: How you doing? – Como vai você?
É uma sigla para computer-generated imagery; traduzido como imagens geradas por computador. São os efeitos especiais, também chamados de special effects.
É quando personagens de universos diferentes se encontram na mesma série ou filme, como a participação do Arrow na série Flash, por exemplo, ou o episódio em que a galera de Family Guy passa um dia em Springfield, terra dos Simpsons. Sem dúvida, um dos crossovers mais aguardados do cinema seria o encontro entre os heróis da Marvel e.
Qual a diferença de plot e plot twist?
Provavelmente, você já ouviu falar em plot twist, mas você sabe o real significado desse termo? Trouxemos para você uma explicação completa, com exemplos práticos de plot twists em livros e filmes.
Plot twist, é uma mudança inesperada no enredo da narrativa ou filme, que muda completamente o desenlace final de uma trama. Um bom plot twist deve fazer sentido e alinhar-se com perfeição com tudo o que acontece na história. Por isso, você deve elaborar um trabalho cuidadoso de inserção de pistas e detalhes ao longo da narrativa, para que o leitor possa ligar os pontos por si só. Porém, nunca poderá ser óbvio.
Como você pode perceber, “plot twist” é considerado uma expressão em inglês para um acontecimento de algo inesperado, e normalmente vemos em séries, filmes, livros e novelas para prender mais a atenção e surpreender.
Ebook com as melhores dicas para aprender inglês. Baixe o ebook completo com tudo que você precisa saber para aprender inglês começando do zero, baixe gratuitamente agora!
Rank oficial dos melhores cursos de inglês. Precisando aprender inglês mas não sabe por onde começar? Conheça agora nossa lista com os melhores cursos de inglês de 2023 e veja qual será o melhor para você e seu bolso.
É um termo que todos nós já ouvimos antes – mas raramente ouvimos definido. Por isso, hoje vamos definir reviravoltas na história analisando alguns bons exemplos de plot twist na literatura e no cinema. No final, você saberá como escrever um plot twist na história como Christopher Nolan e M. Night Shyamalan.
Toda história precisa do plot (enredo). Todo enredo precisa de sequências. Toda sequência precisa de batidas. Pode parecer complicado, mas é incrivelmente simples. “Enredo” é a base para toda a história, seja um roteiro de livro ou videogame. Sendo assim, pense em “plot” como uma pirâmide, construída bloco por bloco, ou sequência por sequência, em direção a um ápice.
Plot twist na história serve para remover blocos da estrutura da pirâmide, interrompendo a progressão e mudando de direção. Portanto, pergunte-se: por que os escritores fazem isso? Porque suas histórias dependem de estruturas inventadas e isso acontece, pois elas são fáceis de seguir. Eu quero ser claro, porém: estruturas artificiais como Save the Cat! e A Jornada do Herói não são inerentemente ruins. Além disso, eles simplesmente oferecem uma base para uma história – reviravoltas na trama são uma maneira pela qual os escritores podem se desviar da base.
Para que as reviravoltas sejam bem-sucedidas, elas precisam ser parte integrante da trama. Em outras palavras, eles precisam ser previstos de antemão e resolvidos depois. Sendo assim, este próximo vídeo de “Now You See It” analisa algumas outras maneiras pelas quais as reviravoltas na história podem ser bem-sucedidas.
Exemplos de plot twist • Como fazer um plot twist agora que você vê
Agora que revisamos o significado de plot twist, vamos avançar com uma definição de reviravolta na história. Um plot twist é um desvio de uma história esperada. As.
Qual é o maior plot twist do mundo?
Ao pé da letra, uma reviravolta! Sabe aquele filme que tem uma revelação surpreendente, uma mudança radical ou um final completamente inesperado? É isso que chamamos de “plot twist” e, como bons viciados em filmes, separamos 10 reviravoltas memoráveis do cinema:
- Oldboy, de Park Chan-wook (2003)
Oh Dae-su (Min-sik Choi) é preso depois de uma bebedeira. Ao sair da cadeia ele resolve ligar para casa. É aniversário de três anos de sua filha. Na cena seguinte acorda em um quarto onde há apenas uma televisão. Sem saber por quem e nem por que, Oh Dae-su fica preso durante 15 anos.
Ao sair daquele lugar, procura entender o que se passou em sua vida. Mesmo afastado de tudo ele foi acusado de matar sua mulher. Oh Dae-su quer vingança. Custe o que custar. Para isso terá que viver uma história perturbadora, de fortes emoções e motivações. - O Sexto Sentido, de M. Night Shyamalan (1999)
O psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) abraça com dedicação o caso de Cole Sear (Haley Joel Osment). O garoto, de 8 anos, tem dificuldades de entrosamento no colégio e vive paralisado de medo.
Malcolm, por sua vez, busca se recuperar de um trauma sofrido anos antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente. - Ilha do Medo, de Martin Scorsese (2010)
Scorsese coleciona grandes filmes e grandes plot twists, assim como em Os Infiltrados. Em Ilha do Medo, adaptado do romance de Dennis Lehane, o diretor usa do suspense ao seu favor criando uma trama envolvente com um final de deixar os cabelos em pé.
Na história, no ano de 1954, uma dupla de agentes federais (Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo) investiga o desaparecimento de uma assassina que estava hospitalizada. Ao viajarem para Shutter Island – ilha localizada em Massachusetts – para cuidar do caso, eles enfrentam desde uma rebelião de presos a um furacão, ficando presos no local e emaranhados numa rede de intrigas. - Sobre Meninos e Lobos, de Clint Eastwood (2003)
Trabalhando com a adaptação de Brian Helgeland para o romance de Dennis Lehane (novamente o autor para o cinema), o vencedor do Oscar, Clint Eastwood molda uma obra-prima, um thriller pensativo, lidando com assuntos como a família, amigos e a inocência perdida.
Jimmy, Dave e Sean, amigos que cresceram juntos na classe média de Boston, mas que seguiram caminhos diferentes depois de uma terrível tragédia. Anos depois, eventos brutais fazem com que eles se reencontrem. Katie, a filha adolescente de Jimmy, é brutalmente assassinada. Dave parece ter alguma ligação com o crime. Sean, agora um policial, corre contra o relógio para resolver o crime, antes que Jimmy faça justiça com as próprias mãos. - A Pele que Habito, de Pedro Almodóvar (2011)
Richard Ledgard (Antonio Bandeiras) é um cirurgião plástico que, após a morte da sua mulher num acidente de carro, se interessa pela criação de uma pele com a qual poderia tê-la salvo. Doze anos depois, ele consegue cultivar esta pele em laboratório, aproveitando os avanços da ciência e atravessando campos proibidos.
O que assistir plot twist?
Muito popular no cinema, o plot twist é a técnica que introduz uma reviravolta no roteiro. O telespectador é surpreendido por um elemento inesperado que aparece ao longo da narrativa, mudando o rumo da história ou revelando algo que havia passado despercebido. Na indústria cinematográfica, o plot twist já foi utilizado por vários filmes, como O Sexto Sentido, disponível no Star+, e Ilha do Medo, que pode ser visto na Netflix.
Para relembrar essas histórias, o TechTudo preparou uma seleção de 15 longas que possuem plot twists inesquecíveis e estão disponíveis em serviços de streaming ou para aluguel. Atenção: esta lista contém spoilers!
O filme de 2006 dirigido por Martin Scorsese conquistou quatro estatuetas do Oscar, incluindo a de Melhor Filme. Disponível no HBO Max e Amazon Prime Video, o longa acompanha dois informantes: um da polícia infiltrado na máfia irlandesa e outro dessa mesma máfia infiltrado na polícia. Ao longo do filme, eles tentam descobrir a identidade um do outro.
O título, que tem Leonardo DiCaprio, Matt Damon e Jack Nicholson em seu elenco, sofre uma reviravolta em seus minutos finais. Após uma sequência eletrizante, que leva à morte do policial infiltrado, o mensageiro da máfia chega em seu apartamento acreditando ter escapado impune, mas também é morto por um sargento da polícia.
Lançado em 2018, no Festival de Cinema de Sundance, o título dirigido por Ari Aster conta a história de uma família que, após a morte de sua matriarca, passa a ser atormentada por visões e forças ocultas. O longa-metragem de terror conta com as atrizes Toni Collette e Milly Shapiro. Hereditário está disponível na Netflix e HBO Max.
Ainda no começo do filme, a história já apresenta sua primeira reviravolta: Charlie, que acreditávamos ser a protagonista, morre de maneira chocante. Após a tragédia, situações ainda mais perturbadoras acontecem, finalmente revelando que um culto satânico buscava tornar o irmão de Charlie como o hospedeiro de Paimon.
Baseado em uma novela de Stephen King, Um Sonho de Liberdade tem direção de Frank Darabont. Disponível no HBO Max, o drama lançado em 1994 conta a história de um banqueiro injustamente condenado à prisão perpétua e de seu amigo de cela, que lida com um esquema de contrabando na prisão.
Protagonizado por Tim Robbins e Morgan Freeman, o título ganha uma reviravolta quando vinte anos após sua condenação, o banqueiro escapa da cadeia através de um buraco que cavou durante esse tempo. Além de reunir provas para denunciar o diretor da instituição, ele assume outra identidade e consegue reencontrar seu amigo fora da prisão.
Dirigido por David Fincher, Seven: Os Sete Crimes Capitais foi um filme bastante popular de 1995. Disponível no catálogo do HBO Max, a história gira em torno de uma dupla de detetives, um no início d.
Qual o plot twist do filme O Sexto Sentido?
Plot twist é uma reviravolta inesperada no enredo de um filme ou série, que muda completamente o resultado final de uma história ficcional.
Os finais inesperados na trama são elaborados propositalmente para surpreender o público, que ao assistir imagina possíveis resultados óbvios para a história.
No cinema, o plot twist é uma das técnicas que marca a história de roteiristas, diretores e principalmente do público. Por isso, elaboramos uma lista com os dez filmes que surpreenderam muitas pessoas com o seu final completamente imprevisível! Mas, fique atento: contém spoilers!
O filme de 2010, estrelado pelo ator Leonardo Dicaprio, conta a história do detetive Teddy Daniels que é levado para um hospital psiquiátrico, localizado na Ilha Shutter. Sua ida tem por propósito a investigação do desaparecimento de uma paciente acusada de matar seus três próprios filhos.
O plot twist desse enredo é que Daniels é na verdade Andrew Laeddis, um paciente do hospital psiquiátrico no qual imaginou estar atuando em uma investigação. Daniels estava em tratamento e era culpado por assassinar sua esposa Rachel, depois que ela matou seus três filhos.
Aqui, o autor surpreende o público ao mostrar que toda a trama na verdade era uma espécie de um jogo mental criado pelo personagem para livrá-lo de sua culpa e insanidade.
Esse famoso enredo relata a história de Leonard Shelby. Um homem que sofre de uma perda de memória irreversível após uma invasão em sua casa, que resultou no estupro e assassinato da sua esposa. Leonard passa a procurar incessantemente o assassino, tatuando as informações na própria pele e fazendo anotações estratégicas.
O plot twist desse enredo é que a esposa de Leonard foi realmente estuprada, mas sobreviveu à invasão. Leonard a matou com uma overdose de insulina e criou toda essa história como uma maneira de lidar com a sua própria culpa.
Nesse famoso filme de 1995, estrelado por Brad Pitt, dois detetives, Somerset e Mills, procuram incessantemente um assassino em série obcecado com os sete pecados capitais.
O plot twist desse enredo é que o assassino, John Doe, se oferece para revelar aos detetives seus dois corpos finais, que completam os sete pecados.
Quando Somerset chega a um local no meio do deserto, recebe uma caixa de um entregador e encontra a cabeça da esposa de seu parceiro, Mills. Doe então admite que a matou por inveja, o sexto pecado capital, e desafia Mills a matá-lo, tornando a ira o sétimo e último pecado e assassinato.
Numa das tramas mais aclamadas de Hollywood, o corretor de seguros Edward Norton, que sofre de uma grave insônia, começa a frequentar um grupo de auto ajuda na tentativa de viver uma vida menos medíocre.
Nesse período, ele conhece Tyler Durden, um fabricante de sabonetes interpretado por Brad Pitt. Juntos, formam o Clube da Luta, que rapidamente se transforma em um grande movimento nacional.
O plot twist desse filme acontece quando Edward quer dar um basta nas proporções que o clube tomou. Nesse momento, Tyler desaparece e Edward d”.
O que é plot twist exemplos?
Plot twist e plot-driven são expressões em inglês usadas no cinema para descrever e dar determinadas qualidades a uma história. É praticamente impossível que você não conheça ou não tenha assistido a filmes com plot twist ou plot-driven. Aliás, mesmo na situação impensável de alguém que nunca viu um filme, série ou qualquer trecho audiovisual, ainda assim, o plot twist e o plot-driven podem ter acontecido. Isso porque, como você descobrirá neste texto, esses termos possuem relação com a vida real das pessoas.
Quantos plot twists você já vivenciou? Após a leitura deste artigo, você vai saber tudo sobre esse termo e o que é plot-driven. Logo, aprenderá como conversar melhor em inglês sobre cinema. Boa leitura!
Antes de revelarmos o significado das expressões no cinema, vamos dar uma olhada no sentido de cada uma dessas palavras. Assim, você já pode tentar adivinhar a tradução de plot twist e plot-driven, bem como o vocabulário em inglês e as suas aplicações no universo das histórias filmadas.
Imagine que a sua vida tem um narrador e ele, em um dia qualquer, fala: “Surpresa, sua vida acaba de dar uma volta, radical, de uma hora para outra, de cabeça para baixo!”. Já aconteceu algo parecido com você ou assistiu a algum filme e série do tipo em que esse momento acontece?
O plot twist é uma reviravolta na história do filme em inglês que muda completamente a direção da história. Por exemplo, o amigo inofensivo que se revela o vilão, o personagem que parecia ser o protagonista é assassinado, a vítima do assassinato que na verdade está viva.
Essas transformações da expectativa aumentam a tensão da história e estimulam o interesse do público. Por isso, o plot twist é um recurso bastante utilizado por roteiristas para reformular a narrativa e causar choque. Classicamente, o plot twist aparece perto do fim do filme.
Mesmo sendo mais conhecido por amantes do cinema, o recurso já é usado há muito tempo na literatura, e hoje é comum em – além dos filmes – séries em inglês, videogames e até em videoclipes com música.
Afinal, o objetivo de uma obra audiovisual é despertar curiosidade e disposição para que o espectador acompanhe, com atenção, até o fim. Logo, o uso do plot twist tem ficado cada vez mais criativo e intenso.
Há três tipos de plot twist que você descobre logo abaixo.
1. Plot twist de final: Acontece quando, ao longo do filme, é criada a curiosidade sobre determinada questão. Dessa forma, o espectador espera que, ao final da narrativa, o mistério seja desvendado. Um exemplo clássico é o filme “O Sexto Sentido”, do diretor M. Night Shyamalan. Descobre-se que o ator principal, que relata ver personagens assustadores e mortos ao longo da narrativa, na verdade, sempre esteve morto.
2. Plot twist de meio: Também chamado de plot twist do meio, a surpresa do filme acontece, justamente, no meio da narrativa. Geralmente, ao utilizá-lo dessa forma, a história toma um outro rumo, com um novo ponto de vista sobre determinadas situações ou personagens.
Alfred Hitchcock, um dos grandes mestres do cinema, fez um filme clássico.