Perguntas Frequentes 

Devido ao Coronavírus (Covid-19) as informações podem sofrer alteração. Acesse a página de Orientação aos pacientes, visitantes e acompanhantes durante a pandemia.

A Maternidade

Devido a pandemia do Covid-19, informamos que as visitas guiadas estão suspensas, sem previsão de retorno. 

Não. A visita é completamente gratuita.

Sim. Cada gestante tem direito de levar um acompanhante.

Para que o seu médico realize o parto na maternidade, deve ser cadastrado no corpo clínico da instituição. Portanto, verifique se ele é cadastrado para realizar atendimento na maternidade. Caso contrário ele deverá entrar em contato para realização do cadastro.

Pronto Atendimento

O Pronto Atendimento da maternidade não oferece atendimento ambulatorial, não sendo possível agendar consultas eletivas (sem caráter de urgência). O Pronto Atendimento oferece atendimento de urgência e emergência nas especialidades de Ginecologia e Obstetrícia, por ordem de chegada e de acordo com o quadro clínico do paciente de acordo com a triagem. Em caso de internação da paciente, o mesmo será encaminhado pela equipe para o setor de internação. 

O Pronto Atendimento de Pediatria atende apenas consultas de urgência e emergência a bebês nascidos em nossa maternidade até o 28 dia de vida.

Parto Natural /Normal

Sim, a gestante pode escolher ter o parto sem nenhuma analgesia. Mas vale reforçar que as gestantes em trabalho de parto recebem o acesso venoso periférico, dessa forma se houver alguma intercorrência durante o parto, a medicação poderá ser aplicada por este local.

Normalmente o tempo de internação são de 24h. Caso ocorra alguma intercorrência esse prazo poderá ser ampliado.

Parto Cesariana

A gestante não realiza agendamento para o parto. A gestante deverá solicitar ao médico, se for particular, para entrar em contato com a maternidade e agendar. Se a gestante deseja realizar o parto com o médico plantonista, o mesmo solicitará a internação após a avaliação médica.

A gestante deverá entrar em contato com a telefonista da maternidade para saber quais os médicos estarão de plantão na Data Provável do Parto (DPP). 

Sugerimos que entre em contato no dia anterior ao procedimento para confirmar os médicos que estarão de plantão.

Normalmente o tempo de internação é de 48h. Caso ocorra alguma intercorrência esse prazo poderá ser ampliado.

Fotógrafo

Sim. A maternidade tem como parceiro a Origem Fotografia, que realiza fotos e vídeo de gestantes dentro da sala do parto/nascimento. A contratação é feita diretamente pela gestante.

Sim. A gestante pode trazer um profissional de fora, de sua escolha. Para acesso do profissional na sala de parto, a gestante deve pagar uma taxa de R$150,00 no momento da internação. O acesso é liberado somente a 1 profissional para fazer foto/vídeo.

Acesse aqui e veja a documentação necessária para o fotógrafo apresentar no momento da internação da paciente.

Troca de acomodação

Sim. A troca de acomodação é uma escolha do paciente e pode ser solicitado no momento da pré-internação, de acordo com disponibilidade.

Você pode consultar o valor da troca de acomodação nesta página AQUI. Se tiver mais alguma dúvida pode mandar um e-mail para orcamento@mhonsa.com.br

O pagamento para troca de acomodação pode ser realizado em cartão de débito, crédito ou em dinheiro.

Os valores pertinentes aos Honorários Médicos do Anestesista, Pediatra, Obstetra e Auxiliar Obstétrico deverão ser pagos em dinheiro ou cheque a vista.

Itens para levar a maternidade

A maternidade tem uma lista de itens essenciais para esse momento tão especial, mas a gestante também pode trazer o que achar necessário. Acesse a lista AQUI.

Não é necessário trazer shampoo, sabonete, algodão e álcool, pois a maternidade utiliza produtos de higiene próprio durante a internação do bebê. Acesse AQUI a lista com outros itens necessários durante a internação. 

Acesse AQUI a lista com itens necessários durante a internação para a parturiente, acompanhante e também o bebê. 

Doula

Sim. A gestante pode ser acompanhada por doula particular no momento do seu parto natural/normal.

No momento da internação da gestante, a doula deve apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto (original e cópia);
  • Certificação ocupacional em curso de Doula (original e cópia);
  • Cartão de vacina atualizado (original e cópia).

Declaração de Nascido Vivo - DNV

Documento que todo bebê que nasce com vida recebe para poder ser registrado em cartório e assim ser reconhecido como cidadão brasileiro. Este é um documento padronizado, distribuído pelo Ministério da Saúde, para preenchimento após o parto. 

Após o parto, o acompanhante receberá uma folha com rascunho da DNV – Declaração de Nascido Vivo – para que os pais realizem o preenchimento dos dados.

Após o preenchimento, a folha deve ser entregue na UCIN (3º andar) para produção da DNV oficial (folha amarela). 

Esta DNV deve ser solicitada e retirada apenas pelos pais. 

Este documento, DNV, deverá ser levado ao cartório para produção da Certidão de Nascimento do bebê. 

Com este documento é possível:

  • Registrar e retirar a Certidão de Nascimento do recém-nascido em cartório;
  • Inclusão do recém-nascido em plano de saúde da família;
  • Realizar consulta médica do bebê;
  • Vacinar e realizar exames do bebê. 

Cartório

Devido ao momento de pandemia, a unidade de Registro Civil não está funcionando na maternidade. Orientamos aos pais para registrar o recém-nascido diretamente no Cartório de Registro Civil no endereço: Rua Aquiles Lobo, 535 – Lojas A/B – Floresta, Belo Horizonte – MG

Telefone: (31) 2531-8100

O registro pode ocorrer no dia subsequente a partir das 9h. Caso seja fim de semana e a mamãe receber a alta, o registro deverá ocorrer em um cartório de registro civil fora da maternidade.

Não. Somente pacientes internados tem acesso ao serviço de cartório dentro da maternidade. 

Exames realizados no recém-nascido

Durante a internação do recém-nascido na maternidade, os seguintes exames são realizados: 

  • Teste da orelhinha
  • Teste do olhinho
  • Teste do coraçãozinho

Obs.: o teste do pezinho não é realizado na maternidade, pois o exame é realizado entre o  3º e 5º dia de vida, e normalmente os bebês já estão de alta. Os pais recebem o encaminhamento do pediatra para realizar o teste do pezinho pelo SUS ou em clínica particular de referência.

Somente os bebês que ficam internados na maternidade que realizam o teste do pezinho internamente.

Acompanhante (parto)

A instituição não oferece esses produtos aos acompanhantes, ficando da responsabilidade dos mesmos trazerem para uso enquanto acompanha a paciente internada.

Acompanhantes de parturientes, pacientes menores de 18 anos e maiores de 60 anos,  tem direito a refeição.

Acompanhantes das acomodações apartamento podem tomar banho no banheiro do quarto. Acompanhantes da enfermaria não podem tomar banho no banheiro do leito por uma questão de assepsia as gestantes que compartilham o mesmo banheiro. A equipe de enfermagem orientará ao acompanhante o banheiro a ser utilizado.

Neste momento de pandemia orientamos às pacientes que evitem a troca de acompanhantes no período da internação. Caso seja necessário, é realizada apenas 1 troca ao longo do dia, sendo o horário de troca das 7h às 21h. 

Orientamos que o acompanhante deve ter entre 18 e 60 anos, que não seja do grupo de risco, não apresente sintomas gripais ou do Coronavírus (Covid-19).

Curso Casal Grávido

Inscrições são realizadas em nosso site. Clique AQUI.

O curso possui valor de R$100,00 (cem reais) para o casal e deve ser pago na maternidade em qualquer dia até o momento do curso

O conteúdo do curso possui 4 temas:

1. Cuidados com o Recém-Nascido – Médico (a) pediatra/ neonatologista

2.Assistência Pré-natal, Parto e Puerpério (Pós-parto) – Médico ginecologista/Obstetra

3. Amamentação e cuidados com o bebê – Enfermeira da Maternidade

4.Nutrição – Nutricionista da Maternidade

O curso ocorre sempre em dia de semana de 17:00h às 21:00h.

Quartos

A instituição conta com 130 leitos entre enfermarias, apartamentos standart, apartamento luxo, CTI e hospital dia.

Você tem acesso as fotos dos quartos na página estrutura ou pode realizar a visita guiada. Para fazer a visita guiada você deve se cadastrar em (link).

Nas acomodações enfermaria são apenas 2 visitantes por vez e nas acomodações do quarto são 4 visitantes por vez. Apenas o quarto suíte comporta 8 visitantes por vez.

Sala com visor

Sim. A gestante de parto cesárea pode optar pela sala com visor para que sua família acompanhe o nascimento do(s) bebê(s).

Não. A sala com visor pode ser agendada somente pelo médico que fará o procedimento de cesárea da gestante. Caso no dia a gestante opte pela sala com visor e a mesma estiver disponível, a gestante pode contratar a sala através do setor de orçamento.

A sala com visor permite que até 8 pessoas acompanhem o parto através do visor.

Convênios

A Maternidade & Hospital Octaviano Neves atendem aos principais convênios do estado de Minas Gerais. Para saber se o seu convênio é aceito, acesse AQUI.

Caso o convênio não esteja na listagem, pode enviar um e-mail para sac@mhonsa.com.br ou ligar para (31) 3232-1000 e falar com o atendente.

É importante que o paciente, antes da internação, entre em contato com o convênio e solicite as orientações do que o plano contrato cobre dos gestos hospitalares.

Visitas

O horário de visitas aos pacientes é das 14h às 19h (2 visitantes por vez) na acomodação enfermaria e das 07h às 21h (4 visitantes por vez) na acomodação dos apartamentos. Pacientes no CTI deve consultar ao hospital.

Lanchonete

Contamos com lanchonete no térreo (recepção) que funciona 24 horas. 

Clínica

Sim. Contamos com a Clínica de Especialidades Médicas, localizada anexo ao hospital no endereço: Rua Domingos Vieira, 561, Santa Efigênia.

A clínica atende a diversas especialidades para cuidado à saúde. Confira as especialidades aqui. 

A consulta pode ser agendada via site ou pelo telefone (31) 3232-1143.

Sala PPP (Pré-parto, parto, pós-parto)

A Sala PPP conta com estrutura diferenciada:

  • Bola bobath
  • Banqueta parto vertical
  • Escada de ling
  • Sofá
  • Banheiro privativo
  • Iluminação diferenciada com dimmer
  • Ar condicionado

Veja as fotos na página Estrutura.

Não é possível agendar a sala PPP (pré-parto, parto e pós-parto) para realização do parto normal/natural, pois a gestante não tem a previsão de realização do parto. Então, a gestante que tem interesse em realizar o parto na sala PPP deverá solicitar no momento da internação de acordo com disponibilidade.

Não. A Sala PPP é destinada somente para parto natural (sem analgesia) ou parto normal.

Sim. A gestante pode trazer equipe assistencial contratada para realização do parto. Na Sala PPP serão liberados: gestante, 1 médico (a), 1 profissional da saúde (doula ou enfermeira obstétrica ou fisioterapeuta) e 1 acompanhante de livre escolha da paciente (maior de 18 anos). Não será liberado o revezamento de acompanhante. 

Não. A Sala PPP não é coberta por convênio. A contratação é realizada de forma particular e no momento da internação, de acordo com disponibilidade. Não é possível reservar. Para consultar o valor para contratação do espaço entre em contato com o SAC no (31) 3232-1368 ou no e-mail sac@mhonsa.com.br .

Documentação para internação

Para consulta em nosso Pronto Atendimento ou para internação na maternidade para realização do parto, a gestante deve trazer a seguinte documentação:

  • Documento de identidade com foto;
  • CPF;
  • Cartão do convênio (se houver);
  • Exames de ultrassom;
  • Exames realizados durante o pré-natal;
  • Encaminhamento médico (se houver).