Benefícios da beterraba para o homem

Quais são os 7 benefícios da beterraba?

Muito mais do que conferir cor e sabor a diversos pratos, os benefícios da beterraba para a nossa saúde vão desde o combate ao envelhecimento até a potencialização de tratamentos contra o câncer, passando pela proteção ao coração e a manutenção do desejo sexual.

Se você já é fã dessa hortaliça de coloração viva e sabor adocicado, saiba que suas propriedades não se resumem apenas à raiz. Na verdade, os talos e as folhas também são riquíssimos em vitaminas e minerais, muitas vezes se destacando mais do que a parte roxa que consumimos habitualmente. Conheça os principais benefícios desse vegetal:

  • A combinação de nutrientes da beterraba é capaz de aumentar a elasticidade e melhorar o funcionamento dos vasos, permitindo que o sangue circule com menos dificuldades.
  • Porém, nesse caso a substância que se destaca mesmo é o nitrato, que dá origem ao óxido nítrico. Essa molécula é capaz de relaxar as paredes das artérias e aumentar o seu calibre (efeito de vasodilatação), o que resulta em uma pressão mais baixa – ideal para quem sofre de hipertensão.
  • Outro efeito do nitrato presente na beterraba é um aumento no aporte de oxigênio para os músculos, de forma que eles conseguem responder melhor às exigências da prática de exercícios.
  • Além disso, essa hortaliça dá mais resistência e energia aos atletas, melhorando seu desempenho nas últimas etapas da atividade física, que costumam ser mais difíceis devido ao cansaço.
  • Os efeitos da beterraba sobre a parede das artérias promovem uma melhora na circulação sanguínea de todo o organismo, inclusive do cérebro.
  • Dessa forma, essa hortaliça combate os prejuízos causados pela diminuição da irrigação cerebral consequente do avanço da idade, prevenindo o desenvolvimento e a progressão da demência senil.
  • Por ser rica em fibras, a beterraba contribui para o bom funcionamento do intestino, evitando problemas como prisão de ventre e hemorroidas.
  • Além disso, a betaína, presente nessa hortaliça, ajuda a regular a produção de ácido pelo estômago, mantendo níveis saudáveis para a digestão e prevenindo condições como azia e gastrite.
  • A beterraba contém triptofano, que é utilizado pelo organismo para produzir serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento e que frequentemente está em falta em pessoas com depressão ou ansiedade.
  • Essa hortaliça ainda fornece betaína e folato, duas substâncias que também impactam positivamente na regulação do humor.
  • De acordo com um estudo realizado em Goiás, o suco das folhas e talos da beterraba ajuda a manter níveis saudáveis do colesterol bom (HDL), que protege o coração, mesmo depois de uma refeição gordurosa.
  • Além disso, a betacianina, o pigmento que dá cor à beterraba, é um antioxidante que impede que o colesterol ruim (LDL) forme placas de gordura nas paredes das artérias, a principal causa dos derrames e infartos.
  • Além de todos os outros benefícios da beterraba, as gestantes podem se beneficiar dessa hortaliça porque ela é rica em ácido fólico, um componente essencial para o desenvolvimento fetal.

Quais são os 10 benefícios da beterraba?

A beterraba é uma raiz que tem uma cor forte e um sabor um pouco adocicado, que traz diversos benefícios para a saúde. Veja 12 benefícios da beterraba neste blog.

Esse legume pode ser grelhado, assado, em suco entre outras opções e o mais indicado é que o consumo seja feito com ela crua, pois com o excesso de calor e o cozimento prolongado, se perde alguns de seus benefícios. Além disso, a beterraba também tem uma substância chamada glutamina, que ajuda no funcionamento do intestino, além disso, esse legume é rico em fibras.

A vitamina A, presente na beterraba, é a mais importante para nossos olhos, mantém a córnea clara, lubrifica os olhos e melhora a visão na luz baixa, previne cataratas, previne o olho seco e mantém a saúde dos olhos. Devido a isso, o consumo de beterraba em uma dieta saudável e equilibrada é necessário.

Leia também  Cameras ao vivo praia grande

A betaína, que está presente na beterraba, além de ser muito boa para a saúde, também pode apresentar efeito colateral leve como: náusea, desconforto no estômago. Não é apta para criança e se estiver tomando algum remédio, é aconselhável que um médico seja consultado.

Não é todo mundo que pode consumir a beterraba sem moderação devido a uma substância chamada oxalato que contribui para a piora no caso de pedras nos rins, ou seja, quem já apresenta problemas renais ou possui um histórico familiar de doenças renais, é ideal que evite ingerir esse legume.

Suco que além de muitas vitaminas, possuem muitas formas de contribuição para o bom funcionamento do organismo.

Acrescente o suco das 3 laranjas no liquidificador, o suco de 2 limões, a beterraba, a cenoura, a água e bata.

Após bater no liquidificador, coe o suco e acrescente o açúcar e o adoçante a gosto.

Este suco desintoxica o organismo de alimentos industrializados e poluição, além de possuir ferro para combater a anemia.

Bata tudo no liquidificador e beba gelado.

Uma das formas mais indicadas de consumo é na salada e crua.

Rale a beterraba, tempere com azeite, ervas e pode ser consumida junto a folhas verdes, tomate, cenoura ralada entre outros legumes e verduras.

Existem diversos alimentos que, assim como a beterraba, podem trazer diversos benefícios à sua saúde. Para isso, o nutricionista é o profissional ideal para te ajudar a seguir uma dieta equilibrada.

Não perca tempo. Marque uma consulta com a nutricionista na Camim mais próxima de você e cuide da sua saúde.

Venha fazer parte dessa família.

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.

Quais são as doenças que a beterraba combate?

Não é segredo para ninguém que a beterraba e a cenoura são alimentos que trazem diversos benefícios para a saúde. Juntas, elas acumulam diversos nutrientes e vitaminas A, C, K, B8, complexo B, ácido pantatênico, ácido fólico, potássio, fósforo, zinco, ferro, cobre e manganês. Por essa razão, segundo nutricionistas, comer ou tomar o suco desta dupla ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

A beterraba auxilia no combate à hipertensão, tem propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e trata problemas na vesícula, próstata, fígado, pulmão e pedras nos rins. Os carotenoides e flavonoides presentes na hortaliça ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) nas artérias. O consumo do suco de beterraba também auxilia na redução da inflamação da pele e devolve o brilho natural da pele.

A cenoura, por sua vez, além de hidratar a pele e os cabelos e auxiliar no sistema imunológico também previne infecções urinárias, equilibra o funcionamento das glândulas, regula o equilíbrio ácido no organismo e previne úlceras. Ela também ajuda a fortalecer os dentes e os ossos, protege contra o envelhecimento e melhora a visão.

Para a coordenadora de nutrição da Secretaria de Saúde do Paulista, Nancy Aguiar, a dupla deve ser preferencialmente consumida nas saladas. “A beterraba e a cenoura devem ser preferencialmente consumidas nas saladas e não em sucos, pois a forma líquida reduz a quantidade de fibras que é muito importante para o bom funcionamento do intestino”, ressaltou. “Apesar dos seus muitos benefícios o ideal é que elas sejam consumidas compondo a salada, junto a outros legumes, verduras e frutas. Além de come-las cruas, uma outra opção melhor que o suco é cozinha-las no vapor. Quando cozidas no vapor elas perdem menos nutrientes e ficam ainda mais saborosas”, continuou a nutricionista.

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441.

Qual é a função da beterraba no corpo?

A beterraba é uma raiz tuberosa rica em açúcar, proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Além de se sobressair por ser o vegetal mais doce, destaca-se pela sua riqueza em ferro. Sua poderosa vitamina C é potencializada por sua ação antioxidante (alguns pesquisadores dizem que a vitamina C da beterraba só é metabolizada pelo organismo quando consumimos o vegetal cru).

Leia também  10 semana de gravidez tamanho do bebe

Dentre os benefícios que traz ao organismo, é possível destacar: o combate à anemia, à perda excessiva de líquidos, problemas no baço e fígado, prisão de ventre e outros. Pode ser consumida crua ou cozida, sob a forma de sucos, saladas, bolos, refogados e em omeletes.

Ao comprar beterraba, certifique-se de que a coloração se encontra concentrada e atente-se para o tamanho. Beterrabas médias e pequenas são as ideais. A casca deve estar lisa e as folhas brilhantes.

O que acontece com o corpo se comer beterraba todos os dias?

A beterraba é uma raiz que tem uma cor forte e um sabor um pouco adocicado, que traz diversos benefícios para a saúde. Veja 12 benefícios da beterraba neste blog.

Esse legume pode ser grelhado, assado, em suco entre outras opções e o mais indicado é que o consumo seja feito com ela crua, pois com o excesso de calor e o cozimento prolongado, se perde alguns de seus benefícios. Além disso, a beterraba também tem uma substância chamada glutamina, que ajuda no funcionamento do intestino, além disso, esse legume é rico em fibras.

A vitamina A, presente na beterraba, é a mais importante para nossos olhos, mantém a córnea clara, lubrifica os olhos e melhora a visão na luz baixa, previne cataratas, previne o olho seco e mantém a saúde dos olhos. Devido a isso, o consumo de beterraba em uma dieta saudável e equilibrada é necessário.

A betaína, que está presente na beterraba, além de ser muito boa para a saúde, também pode apresentar efeito colateral leve como: náusea, desconforto no estômago. Não é apta para criança e se estiver tomando algum remédio, é aconselhável que um médico seja consultado. Não é todo mundo que pode consumir a beterraba sem moderação devido a uma substância chamada oxalato que contribui para a piora no caso de pedras nos rins, ou seja, quem já apresenta problemas renais ou possui um histórico familiar de doenças renais, é ideal que evite ingerir esse legume.

Suco que além de muitas vitaminas, possuem muitas formas de contribuição para o bom funcionamento do organismo. Acrescente o suco das 3 laranjas no liquidificador, o suco de 2 limões, a beterraba, a cenoura, a água e bata. Após bater no liquidificador, coe o suco e acrescente o açúcar e o adoçante a gosto. Este suco desintoxica o organismo de alimentos industrializados e poluição, além de possuir ferro para combater a anemia. Bata tudo no liquidificador e beba gelado.

Uma das formas mais indicadas de consumo é na salada e crua. Rale a beterraba, tempere com azeite, ervas e pode ser consumida junto a folhas verdes, tomate, cenoura ralada entre outros legumes e verduras.

Existem diversos alimentos que, assim como a beterraba, podem trazer diversos benefícios à sua saúde. Para isso, o nutricionista é o profissional ideal para te ajudar a seguir uma dieta equilibrada. Não perca tempo. Marque uma consulta com a nutricionista na Camim mais próxima de você e cuide da sua saúde.

Venha fazer parte dessa família. Tenha o melhor custo benefício. Simule aqui o valor do seu plano.

Qual é o efeito da beterraba?

10/06/2019

Não é segredo para ninguém que a beterraba e a cenoura são alimentos que trazem diversos benefícios para a saúde. Juntas, elas acumulam diversos nutrientes e vitaminas A, C, K, B8, complexo B, ácido pantatênico, ácido fólico, potássio, fósforo, zinco, ferro, cobre e manganês. Por essa razão, segundo nutricionistas, comer ou tomar o suco desta dupla ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

A beterraba auxilia no combate à hipertensão, tem propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e trata problemas na vesícula, próstata, fígado, pulmão e pedras nos rins. Os carotenoides e flavonoides presentes na hortaliça ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) nas artérias. O consumo do suco de beterraba também auxilia na redução da inflamação da pele e devolve o brilho natural da pele.

A cenoura, por sua vez, além de hidratar a pele e os cabelos e auxiliar no sistema imunológico também previne infecções urinárias, equilibra o funcionamento das glândulas, regula o equilíbrio ácido no organismo e previne úlceras. Ela também ajuda a fortalecer os dentes e os ossos, protege contra o envelhecimento e melhora a visão.

Leia também  11 semana de gravidez sao quantos meses

Para a coordenadora de nutrição da Secretaria de Saúde do Paulista, Nancy Aguiar, a dupla deve ser preferencialmente consumida nas saladas. “A beterraba e a cenoura devem ser preferencialmente consumidas nas saladas e não em sucos, pois a forma líquida reduz a quantidade de fibras que é muito importante para o bom funcionamento do intestino”, ressaltou. “Apesar dos seus muitos benefícios o ideal é que elas sejam consumidas compondo a salada, junto a outros legumes, verduras e frutas. Além de comê-las cruas, uma outra opção melhor que o suco é cozinhá-las no vapor. Quando cozidas no vapor elas perdem menos nutrientes e ficam ainda mais saborosas”, continuou a nutricionista.

Pode comer beterraba todos os dias?

Foto: Shutterstock/Ivanna Grigorova

A beterraba é uma raiz que possui sabor adocicado, é rica em diversos nutrientes e as formas de ser consumida são muito versáteis: crua, cozida, na salada, em sopas e em sucos são alguns exemplos.

O pigmento que dá a beterraba sua cor roxo-avermelhado é a betacianina, um poderoso agente de combate ao câncer, principalmente o câncer de cólon, de acordo com a nutróloga Valéria Viana. “Os glóbulos sanguíneos absorvem a betacianina e podem aumentar a capacidade de transporte de oxigênio em até 400%. A beterraba possui também um fitonutriente chamado proantocianidinas que é anticancerígeno”, completa ela.

As beterrabas são excelentes fontes de vitaminas do complexo B, tais como B1, B2, B5, B6 e B9. Esta última, chamada também de ácido fólico, é importantíssima para a mulher grávida, uma vez que é utilizada para o desenvolvimento normal da coluna vertebral da criança, de acordo com Valéria.

Já o suco de beterraba é muito alcalino, o que o torna eficaz no tratamento da acidose. Beber regularmente o suco pode ajudar a aliviar a constipação.

Essa raiz também é rica em fitoesteróis, substâncias vegetais que não são produzidas pelo organismo humano. Estes, por sua vez, promovem a redução do colesterol em 30 a 40%.

Além disso, a beterraba possui nitratos, substâncias que produzem no sangue um tipo um gás conhecido como óxido nítrico. O óxido, por sua vez, dilata os vasos sanguíneos e as artérias, reduzindo a pressão arterial. “Por isso, um estudo britânico da Universidade Rainha Mary, em Londres, publicado no jornal Hypertension da American Heart Association, constatou que um copo de 250 ml de suco de beterraba por dia é suficiente para diminuir em 7% a pressão arterial. Ou seja, essa raiz é aliada de quem tem hipertensão”, afirma Valéria. Veja outras propriedades da beterraba:

  • Ao contrário do que muitos acreditam, a beterraba não é um alimento rico em ferro. Por isso a sua contribuição é pequena, não servindo para combater a anemia. “Confira os seguintes dados comparativos: uma xícara de beterraba ralada possui 0,8mg de ferro não-heme (forma do ferro pouco absorvido pelo organismo), enquanto que um bife pequeno tem em média 7,5mg do nutriente”, alerta o nutrólogo Lucas Penchel. O especialista conta também que um bife de fígado contém aproximadamente 8,5mg de ferro heme (ferro bem absorvido pelo organismo) – ou seja, muito mais do que a beterraba. Ela é um excelente alimento com muitas propriedades benéficas à saúde, mas a sua ingestão não combate a anemia, apenas auxilia na prevenção.
  • Ingerir o suco de beterraba auxilia no aumento da resistência física e permite que atletas, principalmente em provas de resistência como corrida e ciclismo, consigam se exercitar por até 16% de tempo a mais, de acordo com um estudo realizado pela University of Exeter, do Reino Unido.

“O suco de beterraba contém alto teor de nitrito, que é transformado em nitrato (nitração) e o mesmo se modifica para óxido nítrico (NO2). O óxido nítrico, como já foi”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *