Benefícios de beber muita água

Qual a vantagem de beber bastante água?

Nosso corpo é constituido de cerca de 60% a 70% de água. Nosso sangue, músculos, pulmões e cérebro contém bastante água. Beber bastante líquido é vital para a nossa saúde.

Entre outras funções, a água:

  • Transporta nutrientes e oxigênio através das células;
  • Regula a temperatura do corpo;
  • Protege nossos órgãos vitais e os ajuda a absorver melhor os nutrientes;
  • Ajuda nosso metabolismo;
  • Protege e hidrata nossas articulações e células.

Todas as células de nosso corpo necessitam de água. Nosso cérebro, por exemplo, consiste em 90% de água, portanto, se não suprimos corretamente a necessidade de água em nosso corpo, nosso cérebro pode não funcionar bem, causando dores de cabeça e enxaqueca.

Falta de água pode causar:

  • Cansaço;
  • Cãibras musculares;
  • Ressecamento da pele;
  • Constipação;
  • Pressão sanguinea irregular;
  • Risco de morte, em casos mais graves.

A água é considerada o solvente universal e auxilia na liberação das toxinas filtradas pelo rim, através da urina. A escassez de água no organismo pode ser identificada através de alguns sintomas como:

  • Mu​cosas secas;
  • Pressão baixa;
  • Ressecamento de pele;
  • Maior concentração da urina, o que a torna mais escassa e mais escura.

Não existe consenso sobre a quantidade de água diária que precisamos beber todo dia. Mas sabe-se que pacientes com calculose renal, por exemplo, precisam beber mais água para auxiliar na dissolução dos sais presentes em nosso organismo.

Com a chegada da primavera e o aumento da temperatura, é importante também levar em consideração outras fontes de perda de líquido (como o suor) e beber sempre água o suficiente para sentir-se saciado.

Este conteúdo foi originalmente escrito em 2011.

Pode tomar 4 litros de água por dia?

A água é uma grande parte da composição do corpo humano, de cerca de 60 a 70%. Que beber água é imprescindível para a manutenção da saúde não há dúvidas – isso é um consenso. No entanto, a quantidade diária a ser ingerida ainda é alvo de divergências entre as comunidade médica e científica.

“Por ser tão crítica para a vida, há processos fisiológicos que controlam de forma estrita o balanço de sal e água no organismo. De forma simplificada, para manter a quantidade de água do nosso corpo, é preciso repor as perdas”, afirma o professor Eduardo Barbosa Coelho, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).

Um estudo da Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, publicado em novembro de 2022, colocou mais lenha na fogueira da discussão sobre a quantidade ideal de água por dia. A pesquisa aponta que a ingestão recomendada de água de oito copos, cerca de dois litros, por dia raramente corresponde às necessidades reais e, muitas vezes, pode ser alta. Segundo a pesquisa, a quantidade necessária para ser bebida varia entre 1,3 a 1,8 litros por dia, a depender da idade, clima e onde a pessoa vive.

Um estudo publicado na revista Science indica que o volume para consumo diário é determinado por diversos fatores como sexo, idade, aspectos físicos, umidade do ar, temperatura e até mesmo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Nesse sentido, pode não existir uma quantidade ideal de água – como os famosos dois litros –, já que a influência de múltiplos pontos modifica a necessidade de cada indivíduo.

“Não há um valor ‘normal’ ou recomendável para se ingerir ao dia. Geralmente, para um adulto numa dieta normoproteica padrão, cerca de um a um e meio litros de água serão suficientes para manter o balanço hídrico. Porém, esse valor dependerá do metabolismo individual, da idade, da distribuição de gordura corporal, das condições ambientais, da atividade física e de outros fatores que afetam a perda de água. Há uma ideia generalizada de que consumir água faz bem à saúde. Como descrito acima, há mecanismos fisiológicos para a manutenção de um equilíbrio hídrico e caso haja falta de água a sede aparecerá”, afirma Coelho.

Para que o organismo se mantenha funcionando, as reações bioquímicas necessitam da água e são fundamentais: desde a troca de CO2 por O2 na respiração até a digestão.

“Ela transporta nutrientes e oxigênio pela corrente sanguínea, mantém a concentração correta para a manutenção do equilíbrio eletrolítico e ácido-base, regula a temperatura corporal, mantém a estrutura celular, incluindo a membrana celular e a estrutura das proteínas e dos ácidos nucleicos (DNA) e é vital para a excreção de substâncias tóxicas pela urina e fezes”, explica.

Leia também  Quanto custa instalar rede de proteção?

“A água é tão crítica para a vida que, se você perder mais que 4% da água corporal total, os sintomas de desidratação irão surgir e, se houver uma perda maior que 15%, ela pode ser fatal”, prossegue o pesquisador.

No processo de respiração celular, as células humanas convertem os nutrientes e o oxigênio…

Quais são os benefícios de beber 2 litros de água por dia?

Beber água é importante para manter o corpo hidratado e funcionando bem. A maioria das recomendações de saúde e bem-estar afirma que as pessoas devem beber dois litros de água por dia. Os supostos benefícios desse consumo são aparentemente infinitos — desde a melhoria da memória e da saúde mental ao aumento da energia e uma aparência melhor.

Entretanto, uma série de evidências recentes começa a questionar essa orientação.

Cerca de 70% da composição do corpo humano é água. Sendo assim, manter-se hidratado é fundamental para o bom funcionando do organismo. De acordo com o nefrologista Joel Topf, professor clínico assistente de medicina na Oakland University em Michigan, em entrevista do The New York Times, a água é uma opção nutricionalmente melhor do que outras como suco e refrigerante. Mas quando se trata de hidratação, ela não precisa ser exclusiva. Pode-se recorrer ao café, leite, chá, entre outras.

Embora as principais recomendações digam para ingerir dois litros de água por dia, há estudos que sugerem que essa quantidade é excessiva para a maioria das pessoas. Neste caso, de 1,5 a 1,8 litros por dia, seria suficiente.

Alguns especialistas afirmam que a quantidade de água necessária varia de acordo com o tamanho do corpo, temperatura externa, quantidade de suor e condições gerais de saúde. Topf, por exemplo, afirma que a maioria das pessoas jovens e saudáveis precisa beber água apenas quando estiver com sede.

Já pessoas com certas condições de saúde, como pedras nos rins ou uma doença renal policística autossômica dominante, mais rara, pode se beneficiar ao fazer um esforço para beber um pouco mais de água do que sua sede exige.

É importante ressaltar que se pouca água faz mal, muita também faz. Sim, é possível “beber água demais”. Isso acontece porque uma ingestão além da que os rins podem excretar, dilui os eletrólitos do sangue. Em casos brandos, isso causa mal estar. No caso mais extremo, beber uma quantidade excessiva de água pode levar a uma condição chamada hiponatremia ou “intoxicação por água”.

Se os níveis de sódio no sangue ficarem muito baixos, pode haver um inchaço do cérebro e problemas neurológicos como convulsões, coma ou até morte. Em 2007, uma mulher de 28 anos morreu de hiponatremia após supostamente beber quase dois galões de água durante três horas enquanto participava de um concurso que desafiava as pessoas a beber água e urinar o menos possível. A condição pode ser mais comum entre os praticantes de exercícios físicos.

Não existe uma hora ideal para beber água. Especialistas recomendam fazê-lo sempre que estiver com sede. Entretanto, há alguns momentos do dia em que fazer isso pode trazer benefícios adicionais. Por exemplo, tomar um copo de água logo pela manhã pode facilitar a manutenção de hábitos saudáveis ​​e aumentar a ingestão diária de água.

Beber água antes das refeições pode ajudar a aumentar a sensação de saciedade. Por fim, beber água antes e depois do exercício ajuda a repor os líquidos perdidos no.

Quanto mais água melhor?

Mais da metade do nosso corpo é composto por água, um elemento indispensável para a vida humana. Então, já parou para pensar como beber água pode ser a solução para muitos problemas? A desidratação compromete a função de muitos sistemas importantes do organismo e pode desencadear muito mais do que apenas a sensação de sede.

Você já deve ter ouvido, por exemplo, que um adulto deve ingerir pelo menos 2 litros de água por dia. A verdade é que esse número é uma média. Se quer saber a quantidade exata que seu corpo precisa basta fazer uma conta simples. Multiplique 0,03 pelo seu peso e o resultado será a quantidade, em litros, que você precisa beber de água diariamente. Por exemplo, uma pessoa que pesa 70 kg precisa beber 2,1 litros de água por dia para reabastecer o corpo corretamente.

Leia também  Como fazer montagem de fotos?

Pode parecer difícil beber água com frequência ao longo do dia, mas essa é a melhor forma de fazê-lo: aos poucos, no decorrer da rotina, bebendo bastante líquido e por meio da alimentação. Ter uma garrafinha de água sempre à mão ajuda a aumentar a quantidade ingerida durante o dia. Inserir frutas in natura e água saborizada na rotina também é uma boa alternativa para aumentar sua ingestão diária.

Confira a seguir uma sequência de pontos positivos que a água provoca no organismo. Com certeza, depois de saber de tudo isso, você vai dar mais atenção ao simples hábito de beber água.

  • A água é o principal componente do sangue. Por isso, quanto mais água, melhor será o transporte de nutrientes pelos vasos sanguíneos e todas as funções do organismo são otimizadas. Mais oxigenação é igual a mais disposição.
  • O cérebro depende do sangue para receber nutrientes, o que está diretamente relacionado com a quantidade de água que ingerimos, como você viu no tópico anterior. Mas não para por aí, o cérebro também depende da água para realizar suas reações químicas, produção de neurotransmissores, e diversas funções, entre as quais está a formação das memórias.
  • Muitas vezes exageramos na comida porque o cérebro confunde a sensação de fome e sede. Por isso, estar sempre hidratado pode ajudar a emagrecer.
  • Um estudo da Universidade Virginia Tech, nos EUA, reuniu 55 voluntários acima do peso que estavam fazendo dieta para comprovar essa relação água e emagrecimento. Os voluntários que beberam 2 copos de água antes das refeições tiveram uma perda de peso mais significativa. A conclusão foi que o corpo pode confundir as sensações de fome e sede, por isso um corpo hidratado “pede” menos comida.
  • A água é fundamental em muitos sistemas do organismo, entre eles o digestivo. Ela é essencial para a digestão, absorção e excreção correta dos alimentos. Quando ingerimos a quantidade certa de água, a absorção de nutrientes é otimizada, mas também as fezes ficam mais hidratadas e volumosas, facilitando a movimentação natural do corpo para expulsá-las durante o processo digestivo.

Leia também: 5 sintomas de intolerância à lactose

Um intestino bem hidratado é capaz de absorver corretamente todos os nutriente.

Porque Beber água ajuda no cabelo?

A água é essencial para manter os cabelos, os olhos e as unhas saudáveis e hidratados. Algumas das formas como ela afeta essas partes do corpo incluem:

Cabelos: A água ajuda a manter os cabelos hidratados, o que evita que fiquem secos e quebradiços. Ela também é importante para a produção de sebo, que é um óleo natural produzido pelo couro cabeludo, e que ajuda a manter os cabelos hidratados.

Olhos: A água é essencial para manter os olhos hidratados e saudáveis. Ela ajuda a lubrificar os olhos e a mantê-los claros, o que previne a secura ocular e a vermelhidão.

Unhas: A água é importante para manter as unhas hidratadas e saudáveis. As unhas são compostas de queratina, uma proteína que precisa de água para crescer e se manter saudável. Quando as unhas ficam secas, elas podem ficar quebradiças e se partir facilmente.

Em resumo, a água é essencial para manter os cabelos, os olhos e as unhas saudáveis e hidratados. Beber água regularmente e manter uma boa hidratação pode ajudar a prevenir problemas com essas partes do corpo, e mantê-las saudáveis e hidratadas.

É verdade que beber muita água faz o cabelo crescer?

Com certeza você já ouviu falar que existem diversos benefícios da água para o cabelo e para a pele, mas você sabe por quê? Como mais de 60% do nosso corpo é composto de água, se manter hidratado é uma das regras mais importantes para manter seu organismo funcionando da melhor forma possível. Porém, se você anda precisando de um incentivo extra para lembrar de tomar água ao longo do dia, trouxemos 15 principais benefícios do consumo apropriado de água para o nosso corpo. Fique conosco e motive-se!

Beber ao menos dois litros de água por dia ajuda a fortalecer tanto os cabelos quanto as unhas e, caso você não esteja consumindo água suficiente, eles são os primeiros a sinalizar de que algo está errado. Sendo assim, observe se suas unhas estão muito quebradiças, descamando, ou se seus cabelos estão caindo mais do que o normal e aumente a ingestão de água.

A água é um hidratante natural e auxilia no crescimento saudável dos fios. Enxaguá-los com água fria é uma ótima dica para fechar as cutículas do cabelo e deixá-los menos quebradiços e mais sedosos.

Tanto as nossas raízes quanto o couro cabelo possuem terminações nervosas fotossensíveis que são energizadas em contato com a água, fato que aumenta a vitalidade dos nossos fios e ainda auxilia na eliminação de problemas como dermatite seborreica, por exemplo.

Leia também  Como usar o açafrão e para que serve?

Como ¼ do peso do nosso cabelo é composto de água, é natural que ele fique mais brilhante e bem tratado em ambientes ricos em umidade.

Assim como as raízes das plantas precisam de água para crescerem, as raízes capilares também funcionam como um meio de captação e absorção de água para que seus fios fiquem hidratados e saudáveis.

A água da piscina e do mar podem ressecar nossos cabelos e, por isso, é indicado que você tome uma chuveirada de água de chuveiro antes de dar o seu mergulho. Dessa forma, seus fios absorvem mais água tratada e menos água clorada ou salgada. Ah! E depois que sair da água, não se esqueça de passar um creme hidratante nos cabelos para que eles se recuperem até o próximo mergulho.

Quando você se mantém hidratado, permite que as suas células cutâneas consigam expulsar as toxinas do seu corpo com mais facilidade, além de que as fibras de colágeno utilizam a água para realizar a importante tarefa de sustentação da pele. Ou seja, se combinar seu skincare com ingestão adequada de água de qualidade, sua pele vai manter o viço por muito mais tempo!

A nossa pele é composta por células que contém água em sua composição e, ao consumir ao menos 2 litros de água por dia, garantimos uma pele livre de ressecamentos e muito mais tonificada. Mesmo porque, quando estamos apropriadamente hidratados, diminuímos as chances de desenvolvermos quadros de dermatites e irritações na pele, por exemplo.

Além disso, uma pesquisa publicada no NCBI (National Center for Biotechnology Information), comprovou que o aumento da ingestão de água diária afeta positivamente a fisiologia da pele. Quando estamos hidratados, reabastecemos as células de colágeno do corpo, permitindo um aspecto mais jovem e saudável.

O que a água faz pra pele?

Surpreenda-se como o simples ato de beber água diariamente pode fazer maravilhas pela sua pele e ajudar na rotina de skincare! A pele do rosto exige diversos cuidados, por isso uma rotina de skincare é capaz de proporcionar os melhores cuidados para a pele, fazendo com que ela fique macia, hidratada e protegida do sol. Além disso, uma pele bonita e saudável também está relacionada com uma rotina de hábitos saudáveis, além dos alimentos ricos em vitaminas e nutrientes é importante incluir a água em sua rotina de cuidados. Por isso, nós separamos os benefícios de beber água constantemente para a pele do rosto.

O consumo de água é necessário para garantir o bom funcionamento do corpo, com a ingestão de água é possível garantir o bom funcionamento de diversas funções do organismo. Além disso, a água garante a hidratação facial, o que é essencial para a boa saúde da pele.

Além do uso de produtos hidratantes para garantir a hidratação facial na rotina de skincare, o consumo diário de água garante a hidratação tanto para o corpo, quanto para a pele. O indicado é consumir em média 2L de água por dia, essa quantidade varia conforme o metabolismo de cada um, por isso é necessário consultar um médico para entender a quantidade exata. Com a pele hidratada, é possível garantir que ela fique mais firme e iluminada. Além disso, a hidratação da pele garante o viço dela. Com isso, a ingestão diária de água aliada com a rotina de skincare faz com que a pele não fique flácida e ajuda a garantir a firmeza do rosto. Um outro ponto é que a hidratação faz com que sejam diminuídas as linhas de expressão e o envelhecimento precoce da pele, sendo um eficiente cuidado na rotina antissinais.

O inchaço da pele é ocasionado principalmente pela retenção de líquido, isso pode ser ainda mais propício para pessoas que têm uma alimentação rica em sódio. Por isso, beber água constantemente faz com que a pele retenha menos líquido e dessa forma torna mais fácil de prevenir o inchaço do rosto.

Por isso, é necessário mesclar uma rotina de skincare junto com o consumo de água para garantir que a pele fique saudável. Por isso, aposte no Sérum Facial Antimarcas da linha Uniform&Matte de Garnier e também no Hidratante Protetor Facial para complementar a sua rotina de hidratação da pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *