Conteúdo
- 1 Quais foram as maiores dificuldades enfrentadas pela Cacau Show no início?
- 2 Como Alexandre Costa ficou rico?
- 3 Qual é a estratégia de marketing da Cacau Show?
- 4 Como é o armazenamento da Cacau Show?
- 5 Quantos filhos dono da Cacau Show tem?
- 6 Qual o nome da filha do dono da Cacau Show?
- 7 Quem é o herdeiro da Cacau Show?
- 8 Quantas fábricas têm a Cacau Show?
Quais foram as maiores dificuldades enfrentadas pela Cacau Show no início?
Hoje a Cacau Show produz mais de 12 mil toneladas de chocolates por ano com 1540 lojas e faturamento de mais de 2 bilhões de reais por ano. A maior dificuldade enfrentada por Alexandre Costa foi no início, por sua pouca idade, foi transmitir credibilidade para bancos, fornecedores e clientes.
Como Alexandre Costa ficou rico?
A Cacau Show surgiu na Páscoa de 1988, quando Alexandre Tadeu da Costa, aos 17 anos, resolveu revender chocolates e logo conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de 50 gramas. Quando o jovem empreendedor chegou com o pedido na fábrica, para a sua surpresa, foi informado que não havia possibilidade de produzir os produtos com esse peso. Para honrar o compromisso assumido, Costa resolveu produzi-los por conta própria. Comprou a matéria-prima e contratou uma senhora que fazia chocolate caseiro para ajudá-lo com o desafio. Assim, após três dias e com jornadas de trabalho de 18 horas, o pedido foi entregue conforme prometido.
O lucro dessa primeira encomenda, aproximadamente US$ 500, foi o capital inicial para que o empresário criasse a Cacau Show. Na época, o empreendimento se estabeleceu em uma sala na empresa dos pais do fundador, no bairro da Casa Verde, zona norte de São Paulo/SP. Logo depois, Alexandre Costa obteve capital suficiente para passar a pagar um aluguel pelo espaço. O empresário se orgulha em dizer que, durante toda a história da empresa, em nenhum momento contou com capital externo ou empréstimos bancários.
A primeira loja da Cacau Show nasceu no final de 2001, e o negócio cresceu rapidamente. No ano seguinte, eram 18 pontos de venda padronizados com a marca da empresa. Logo depois, já eram 46 e, na sequência, 130. Mais um ano e totalizavam 230, o que já fazia da Cacau Show a maior rede de chocolates finos do Brasil em número de lojas.
Em 2005, Costa foi condecorado com o prêmio Melhor Franquia do Ano, promovido pela Editora Globo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Em 2008, a Cacau Show ultrapassou a norte-americana Rocky Mountain e se tornou a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo. O império estava formado, mas os planos de Costa continuavam: sua meta era chegar ao final de 2010 com mil lojas no Brasil. E conseguiu.
Além do reconhecimento como empresário de sucesso, Costa é membro da Academia Brasileira de Marketing. Com muitas histórias para contar, representa uma equipe de mais de 7 mil pessoas Brasil afora, incluindo os colaboradores da fábrica, área administrativa, fraqueados, vendedores das lojas, além de todos os envolvidos na cadeia produtiva da Cacau Show, onde os chocolates são feitos com tanta paixão.
Hoje, a empresa conta com 2 mil franquias em todo o país. A fábrica, instalada em 2006 em Itapevi/SP, possui 70 mil m², sendo 55 mil m² de área construída e produz uma diversidade de tipos de produtos, o que varia de acordo com a campanha.
Com cinco fábricas – duas em Itapevi/SP, Campos do Jordão/SP, São Paulo/SP e Curitiba/PR – e uma produção de mais de 12 mil toneladas de chocolate ao ano, a Cacau Show está em constante inovação e é uma especialista em trufas.
Um dos destaques é a caixa Intensidade, que contém minitabletes de diferentes graduações de cacau para uma experiência única na degustação do chocolate. Além dessa, vale ressaltar a renomada linha Mais Leite, que trouxe em seu diferencial a adição de leite na.
Qual é a estratégia de marketing da Cacau Show?
Praça uma da estratégia da cacau show é a outlet da empresa onde vende produtos próximos da validade ou com pequenos defeitos com vários descontos. Promoção a maior parte da promoção da empresa é no enfoque nas épocas sazonais exemplo dia das mães onde sempre tem novidades em produtos.
Como é o armazenamento da Cacau Show?
Temperatura dos produtos: Conservar entre 18°C e 24°C. Armazenamento dos produtos: Em local fresco, seco, limpo e inodoro, evitando exposição à luz e umidade.
Quantos filhos dono da Cacau Show tem?
Alexandre Costa é fundador e CEO da maior rede de chocolates finos do mundo, a Cacau Show. A empresa que Alexandre começou aos 17 anos, possui um faturamento anual na casa dos bilhões.
Aprenda a dar os primeiros passos com Gabriela Mosmann Aprenda todo o processo de descoberta e criação da liberdade financeira utilizados nas consultorias, para pessoas com problemas de dívidas até aquelas que querem criar melhores carteiras de investimentos.
Alexandre Costa defende que os valores da empresa devem ser construídos com objetivo de trazer satisfação ao seu cliente, por isto existe uma vasta gama de produtos disponíveis, buscando atender os mais diversos gostos.
O império de Costa começou graças a uma grande casualidade. Alexandre Tadeu da Costa e família viviam na Casa Verde, bairro da cidade de São Paulo. Seus pais eram envolvidos com comércio.
Graças a isso, desde cedo, Alexandre já possuía uma rede de contatos.
Em 1988, ele quis ganhar um dinheiro a mais, para isso decidiu aproveitar a páscoa como oportunidade. Aceitou uma grande encomenda de ovos de páscoa.
Um fabricante havia lhe deixado na mão em relação a sua encomenda, referente a 2000 ovos de chocolate.
Para que não perdesse os clientes, Alexandre produziu os chocolates e conseguiu completar os pedidos com o sucesso.
O principal retorno que o jovem teve dessa experiência foi perceber que existia uma lacuna no mercado da sobremesa, especialmente entre a grande indústria e o pequeno artesão.
Com o lucro obtido na venda dos ovos, Alexandre Costa criou a Cacau Show.
Seu esforço e dedicação fizeram como que um negócio que começou sendo apresentado de loja em loja, crescesse de forma acelerada, principalmente após abrir seu primeiro ponto físico em 2001.
O modelo de padronização das lojas e o entendimento de mercado de Costa fizeram com que em 2006, cerca de cinco anos após abrir sua primeira loja, a Cacau Show fosse a maior do ramo no Brasil.
Dois anos mais tarde a rede alcançou o posto de número um do mundo no ramo, ultrapassando a estadunidense Rock Mountain.
Na década seguinte o grupo passou do número de 1000 lojas, todas espalhadas pelo Brasil.
O sucesso do negócio fez com que Alexandre ficasse cada vez mais conhecido e respeitado no universo empresarial. Não à toa é um dos empresários de maior renome do Brasil na última década.
Em 2013, o grupo fundou a holding Cacau Par. Segmento voltado para que a companhia consiga cobrir o mercado de forma mais completa.
Alexandre Costa nasceu no ano de 1971, na cidade de São Paulo.
Seu pai era tecelão e sua mãe, vendedora domiciliar.
Ainda criança, Alexandre ajudava e acompanhava sua mãe nas vendas. Tal experiência fez com que o menino entendesse assuntos ligados aos negócios ainda muito jovem.
A capacidade de sua mãe para os negócios fez com que ela aumentasse suas frentes de atuação, atendendo a novos seguimentos, incluindo o mercado do chocolate.
Porém, o fabricante da sobremesa não dava conta de atender su
Qual o nome da filha do dono da Cacau Show?
Alexandre Costa, CEO da Cacau Show, tem 1,4 milhão de seguidores no Instagram e quase 265 mil no TikTok. A filha Isabella Sandes da Costa (conhecida como Isa Dervalli), de 18 anos, tem algo próximo dos 265 mil, mas no Instagram. No TikTok, a conversa muda um pouco de patamar. Isa, como é conhecida na rede social, não apenas tem um número relevante de seguidores – 1,8 milhão -, mas possui um engajamento impressionante: são 52 milhões de curtidas, com vídeos que beiram 20 milhões de visualizações – além de inúmeros comentários nas publicações.
Franquia com linguiça de carneiro, cerveja artesanal e gim chega a SP; comida cresce no franchising Por lá, Alexandre, que costuma ser mais conhecido como Alê, vira “Xandão”, que é o modo como a filha o chama nas postagens.
Cada um à sua maneira, eles costumam mostrar momentos em família, além de trabalho, sempre com muita descontração. O pai aparece em muitos conteúdos da filha, com almoços, conversas, danças e entrevistas.
A marca Cacau Show também é figura presente nos vídeos de Isa, com produtos, lojas, eventos e até mesmo clientes. Em alguns momentos, até o escritório de Alê – ou Xandão – é palco para os posts.Continua após a publicidade
A rotina de postagens no TikTok é um pouco maior do que no Instagram, mas esta última rede também tem um engajamento a ser considerado. As postagens seguem uma linha semelhante, com momentos da família.
No caso das redes de Alê, o maior foco aparenta ser o Instagram. Os conteúdos também variam entre família e trabalho, com eventos da marca e, claro, doces. Como ambos são amantes de música, isso está bem presente nos perfis dos dois.
“Dispor-se a viver uma vida pública e transparente engaja e revela. Para o bem e para o mal. Tem gente que não gosta de algumas coisas que a gente faz, mas enfim… as pessoas que têm crenças compartilhadas vão se juntando. Sem dúvida, mídias sociais te ajudam a mostrar quem você é e a disseminar os valores que você tem”, disse o executivo, em entrevista ao Estadão.
O intuito é mostrar a realidade, explica Alê, engajar pela personalidade. O resultado, segundo ele, é uma boa aceitação do público – tanto consumidor quanto dos próprios franqueados, principal linha de negócio da marca. Veja aqui a entrevista do CEO ao Estadão.
“Fizemos uma convenção com quase 2,5 mil pessoas há algumas semanas, e metade do tempo eu passei tirando foto com franqueados. Isso é maravilhoso, mostra que há admiração e respeito pelo trabalho, há conexão.”
Quem é o herdeiro da Cacau Show?
A Cacau Show surgiu na Páscoa de 1988, quando Alexandre Tadeu da Costa, aos 17 anos, resolveu revender chocolates e logo conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de 50 gramas. Quando o jovem empreendedor chegou com o pedido na fábrica, para a sua surpresa, foi informado que não havia possibilidade de produzir os produtos com esse peso. Para honrar o compromisso assumido, Costa resolveu produzi-los por conta própria. Comprou a matéria-prima e contratou uma senhora que fazia chocolate caseiro para ajudá-lo com o desafio. Assim, após três dias e com jornadas de trabalho de 18 horas, o pedido foi entregue conforme prometido.
O lucro dessa primeira encomenda, aproximadamente US$ 500, foi o capital inicial para que o empresário criasse a Cacau Show. Na época, o empreendimento se estabeleceu em uma sala na empresa dos pais do fundador, no bairro da Casa Verde, zona norte de São Paulo/SP. Logo depois, Alexandre Costa obteve capital suficiente para passar a pagar um aluguel pelo espaço. O empresário se orgulha em dizer que, durante toda a história da empresa, em nenhum momento contou com capital externo ou empréstimos bancários.
A primeira loja da Cacau Show nasceu no final de 2001, e o negócio cresceu rapidamente. No ano seguinte, eram 18 pontos de venda padronizados com a marca da empresa. Logo depois, já eram 46 e, na sequência, 130. Mais um ano e totalizavam 230, o que já fazia da Cacau Show a maior rede de chocolates finos do Brasil em número de lojas.
Em 2005, Costa foi condecorado com o prêmio Melhor Franquia do Ano, promovido pela Editora Globo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Em 2008, a Cacau Show ultrapassou a norte-americana Rocky Mountain e se tornou a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo. O império estava formado, mas os planos de Costa continuavam: sua meta era chegar ao final de 2010 com mil lojas no Brasil. E conseguiu.
Além do reconhecimento como empresário de sucesso, Costa é membro da Academia Brasileira de Marketing. Com muitas histórias para contar, representa uma equipe de mais de 7 mil pessoas Brasil afora, incluindo os colaboradores da fábrica, área administrativa, fraqueados, vendedores das lojas, além de todos os envolvidos na cadeia produtiva da Cacau Show, onde os chocolates são feitos com tanta paixão.
Hoje, a empresa conta com 2 mil franquias em todo o país. A fábrica, instalada em 2006 em Itapevi/SP, possui 70 mil m², sendo 55 mil m² de área construída e produz uma diversidade de tipos de produtos, o que varia de acordo com a campanha.
Com cinco fábricas – duas em Itapevi/SP, Campos do Jordão/SP, São Paulo/SP e Curitiba/PR – e uma produção de mais de 12 mil toneladas de chocolate ao ano, a Cacau Show está em constante inovação e é uma especialista em trufas.
Um dos destaques é a caixa Intensidade, que contém minitabletes de diferentes graduações de cacau para uma experiência única na degustação do chocolate. Além dessa, vale ressaltar a renomada linha Mais Leite, que trouxe em seu diferencial a adição de leite na.
Quantas fábricas têm a Cacau Show?
A fabricante de chocolates Cacau Show anunciou, nesta terça-feira (7), que ao menos 10% de sua produção será comprometida por causa de um incêndio, de grandes proporções, que atingiu uma das fábricas da companhia, na madrugada de hoje, em Linhares, no Espírito Santo.
O impacto é registrado a menos de algumas semanas da Black Friday, maior evento do varejo, e no mês que antecede o Natal e as festas de fim de ano, ‘época de ouro’ de negócios como os da Cacau Show.
O acidente afetou a produção, mas não causou nenhum dano aos funcionários da fábrica atingida pelo fogo, salientou Alexandre Costa, fundador e CEO da empresa, em um vídeo postado nas redes sociais. “Apesar da tristeza de ver um sonho pegando fogo, a gente está muito feliz em saber que nenhum dos nossos colaboradores teve nenhum problema grave. O que está indo embora é o material, que a gente vai reconstruir”, disse.
A fábrica atingida tem 173 mil metros quadrados e é responsável por 19% da produção total da Cacau Show. De acordo com Costa, o incêndio afetou metade da fábrica e, portanto, metade de sua produção (cerca de 10%). “Certamente reorganizaremos os 10% (restantes) nas outras duas fábricas”, afirmou. A Cacau Show também tem fábricas em Itapevi e Campos do Jordão, ambas em São Paulo.
“Estamos monitorando junto às autoridades locais o controle do incêndio e próximos passos a seguir. A Cacau Show possui três fábricas, e a planta de Linhares representa 19% de toda a produção da nossa marca. Estamos reorganizando nossa cadeia de Supply Chain para que não haja qualquer impacto de produção”, disse a empresa em nota enviada à imprensa.
A fábrica de Linhares, atingida pelo fogo, concentrava grande quantidade de açúcar e gordura, que são altamente inflamáveis, o que dificulta a contenção das chamas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADENewsletterInfomorningReceba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia.