Como criar desenhos com formas geométricas?

Como é feito o Desenho Geométrico?

Existem vários tipos de desenhos (traços ou delineamentos que permitem a representação de uma figura): existem desenhos artísticos, desenhos técnicos, desenhos arquitetônicos, desenhos mecânicos e elétricos, entre outros. Nesta oportunidade, focaremos nos desenhos geométricos.

Geométrico é o relativo à geometria, que é a especialidade da matemática orientada para a análise das magnitudes e propriedades das figuras no espaço ou em um plano. Um desenho geométrico, portanto, é feito de acordo com as regras desta disciplina.

Esses gráficos são executados usando figuras planas, construídas de acordo com um método lógico. Em geral, certos traçados básicos (triângulos, círculos, quadrados e outros) são usados para desenvolver os desenhos.

Desenhos geométricos podem ser usados para diferentes fins. Às vezes, são desenhos artísticos que procuram gerar certos efeitos ópticos. Nesse caso, o resultado estético é privilegiado. Também existem desenhos geométricos que os profissionais desenvolvem no contexto de outros tipos de desenhos (como um arquiteto que usa um retângulo para representar uma sala em um plano). As crianças, por outro lado, podem aprender a reconhecer as várias figuras da geometria e até colorir através de desenhos geométricos.

Existem várias maneiras de fazer esses desenhos. Eles podem ser feitos em papel, papelão ou outra superfície plana, à mão e com a ajuda de algum instrumento (uma régua, um esquadro, um compasso ou outro), por exemplo. Outra possibilidade é desenvolvê-los com algum programa de computador (software).

Citação

Equipe editorial de Conceito.de. (27 de Julho de 2020). Desenho geométrico – O que é, conceito e definição. Conceito.de. https://conceito.de/desenho-geometrico.

Como desenhar figuras geométricas no Word?

Excel para Microsoft 365

Word para Microsoft 365

Outlook para Microsoft 365

PowerPoint para Microsoft 365

Cliente de Área de Trabalho do Microsoft Project Online

Excel para Microsoft 365 para Mac

Word para Microsoft 365 para Mac

PowerPoint para Microsoft 365 para Mac

Excel para a Web

PowerPoint para a Web

Excel 2021

Word 2021

Outlook 2021

PowerPoint 2021

Project Professional 2021

Excel 2021 para Mac

Word 2021 para Mac

PowerPoint 2021 para Mac

Excel 2019

Word 2019

Outlook 2019

PowerPoint 2019

Project Professional 2019

Excel 2019 para Mac

Word 2019 para Mac

PowerPoint 2019 para Mac

Excel 2016

Word 2016

Outlook 2016

PowerPoint 2016

Project Professional 2016

Excel 2016 para Mac

Word 2016 para Mac

PowerPoint 2016 para Mac

Excel 2013

Word 2013

Outlook 2013

PowerPoint 2013

Project Professional 2013

Project Standard 2013

Excel 2010

Word 2010

Outlook 2010

PowerPoint 2010

Mais…Menos

Você pode adicionar formas (como caixas, círculos e setas) em seus documentos, mensagens de email, apresentações de slides e planilhas. Para adicionar uma forma, clique em Inserir, Formas, selecione uma forma, clique e arraste para desenhar a forma.

Depois de adicionar uma ou mais formas, você pode adicionar texto, marcadores e numeração a eles e você pode alterar o preenchimento, contorno e outros efeitos na guia Formatar.

Dica: Você pode adicionar formas individuais a um gráfico ou adicionar formas em cima de um Elemento gráfico SmartArt para personalizar o gráfico ou o gráfico.

Na guia Inserir, clique em Formas.

Clique na forma desejada, clique em qualquer lugar da pasta de trabalho e arraste para posicionar a forma.

Para criar um quadrado ou círculo perfeito (ou restringir as dimensões de outras formas), pressione e mantenha a tecla SHIFT pressionada ao arrastar.

Para seguir estas etapas, é necessário abrir ou criar um relatório. Para fazer isso, na guia Relatório clique em Recente para abrir um relatório existente ou clique em Mais Relatórios para selecionar um relatório na lista na caixa de diálogo Relatórios ou crie um novo relatório.

No relatório aberto, na guia Design, clique em Formas.

Clique na forma desejada, clique em qualquer lugar da pasta de trabalho e arraste para posicionar a forma.

Para criar um quadrado ou círculo perfeito (ou restringir as dimensões de outras formas), pressione e mantenha a tecla SHIFT pressionada ao arrastar.

Insira uma forma ou clique em uma forma existente e insira o texto.

Clique com botão direito do mouse na forma e clique em Adicionar Texto ou Editar Texto, ou basta começar a digitar. Observação: O texto adicionado torna-se parte da forma: se você girar ou inverter a forma, o texto também será girado ou invertido.

Para formatar e alinhar o texto, clique na guia Página Inicial e, em seguida, escolha as opções de grupos de Fonte, Parágrafo ou Alinhamento, dependendo do programa que você está usando e que tipo de formatação deseja aplicar. (Opções de formatação de texto).

Como se chama desenhos com formas geométricas?

Confira aqui como os desenhos geométricos estão presentes em nosso cotidiano!

Os desenhos geométricos estão presentes em diversos locais, constituindo vários objetos. Se olharmos ao nosso redor, verificamos que as formas encontradas são classificadas pela Geometria em relação aos modelos conhecidos. A Bandeira Nacional é o nosso símbolo, conhecido em diversos locais pelo mundo. Se formos analisá-la bem, notamos a presença de alguns desenhos. Veja:

Leia também  Como limpar vidro de janela?

Bandeira do Brasil

A Bandeira é formada pela união das seguintes figuras:

  1. 1 retângulo: verde
  2. 1 losango: amarelo
  3. 1 circunferência: azul

Ao andarmos pela cidade observando os prédios, casas, monumentos, comércios, entre outros, estaremos visualizando inúmeras formas geométricas, planas e espaciais. Os arquitetos são os responsáveis por utilizarem a imaginação na elaboração de construções geométricas.

Brasília é um exemplo de cidade construída utilizando modelos e formas geométricas. Uma cidade repleta de formas que chamam a atenção pela beleza e ousadia das construções. Veja algumas imagens de Brasília e outras cidades brasileiras:

Brasília: Catedral, Ponte JK, Palácio da Alvorada e Congresso Nacional

São Paulo: Edifício Copan

Rio de Janeiro: Mirante Museu Contemporâneo

Goiânia: Centro Cultural Oscar Niemeyer

A Geometria está em todos os locais, obras, figuras e objetos espaciais.

Quais são as formas geométricas em 3d?

A Geometria Espacial corresponde a área da matemática que se encarrega de estudar as figuras no espaço, ou seja, aquelas que possuem mais de duas dimensões.

De modo geral, a Geometria Espacial pode ser definida como o estudo da geometria no espaço. Assim, tal qual a Geometria Plana, ela está pautada nos conceitos basilares e intuitivos que chamamos “conceitos primitivos” os quais possuem origem na Grécia Antiga e na Mesopotâmia (cerca de 1000 anos a.C.).

Pitágoras e Platão associavam o estudo da Geometria Espacial ao estudo da Metafísica e da religião; contudo, foi Euclides a se consagrar com sua obra “Elementos”, onde sintetizou os conhecimentos acerca do tema até os seus dias.

Entretanto, os estudos de Geometria Espacial permaneceram estanques até o fim da Idade Média, quando Leonardo Fibonacci (1170-1240) escreve a “Practica Geometriae”. Séculos depois, Joannes Kepler (1571-1630) rotula o “Steometria” (stereo: volume/metria: medida) o cálculo de volume, em 1615.

Para saber mais leia: A Geometria Espacial estuda os objetos que possuem mais de uma dimensão e ocupam lugar no espaço. Por sua vez, esses objetos são conhecidos como “sólidos geométricos” ou “figuras geométricas espaciais”.

Conheça melhor alguns deles:

Dessa forma, a geometria espacial é capaz de determinar, por meio de cálculos matemáticos, o volume destes mesmos objetos, ou seja, o espaço ocupado por eles.

Contudo, o estudo das estruturas das figuras espaciais e suas inter-relações é determinado por alguns conceitos básicos, a saber:

Segue abaixo algumas das figuras geométricas espaciais mais conhecidas:

Figura Área Lateral Área Total Volume
Cubo 4a2 6a2 a3
Dodecaedro 3√25 + 10√5a2 1/4 (15 + 7√5) a3
Tetraedro 4a2√3/4 1/3 Ab.h
Octaedro 2a2√3 1/3 a3√2
Icosaedro 5√3a2 5/12 (3 + √5) a3

O Prisma é um poliedro composto de duas faces paralelas que formam a base, que por sua vez, podem ser triangular, quadrangular, pentagonal, hexagonal. Além das faces o prima é composto de altura, lados, vértices e arestas unidos por paralelogramos. De acordo com sua inclinação, os prismas podem ser retos, aqueles em que a aresta e a base fazem um ângulo de 90º ou os oblíquos compostos de ângulos diferentes de 90º.

Área da Face: a.h

Área Lateral: 6.a.h

Área da base: 3.a3√3/2

Volume: Ab.h

Onde:

Ab: Área da base

h: altura

Veja também o artigo: Volume do Prisma.

A pirâmide é um poliedro composto por uma base (triangular, pentagonal, quadrada, retangular, paralelogramo), um vértice (vértice da pirâmide).

Quais são as formas geométricas em 3d?

A Geometria Espacial corresponde a área da matemática que se encarrega de estudar as figuras no espaço, ou seja, aquelas que possuem mais de duas dimensões.

De modo geral, a Geometria Espacial pode ser definida como o estudo da geometria no espaço.

Assim, tal qual a Geometria Plana, ela está pautada nos conceitos basilares e intuitivos que chamamos “conceitos primitivos” os quais possuem origem na Grécia Antiga e na Mesopotâmia (cerca de 1000 anos a.C.).

Pitágoras e Platão associavam o estudo da Geometria Espacial ao estudo da Metafísica e da religião; contudo, foi Euclides a se consagrar com sua obra “Elementos”, onde sintetizou os conhecimentos acerca do tema até os seus dias.

Entretanto, os estudos de Geometria Espacial permaneceram estanques até o fim da Idade Média, quando Leonardo Fibonacci (1170-1240) escreve a “Practica Geometriae”.

Séculos depois, Joannes Kepler (1571-1630) rotula o “Steometria” (stereo: volume/metria: medida) o cálculo de volume, em 1615.

Para saber mais leia:

A Geometria Espacial estuda os objetos que possuem mais de uma dimensão e ocupam lugar no espaço. Por sua vez, esses objetos são conhecidos como “sólidos geométricos” ou “figuras geométricas espaciais”. Conheça melhor alguns deles:

Dessa forma, a geometria espacial é capaz de determinar, por meio de cálculos matemáticos, o volume destes mesmos objetos, ou seja, o espaço ocupado por eles.

Contudo, o estudo das estruturas das figuras espaciais e suas inter-relações é determinado por alguns conceitos básicos, a saber:

Segue abaixo algumas das figuras geométricas espaciais mais conhecidas:

O cubo é um hexaedro regular composto de 6 faces quadrangulares, 12 arestas e 8 vértices sendo:

Área lateral: 4a2

Área total: 6a2

Volume: a.a.a = a3

O Dodecaedro é um poliedro regular composto de 12 faces pentagonais, 30 arestas e 20 vértices sendo:

Área Total: 3√25+10√5a2

Volume: 1/4 (15+7√5) a3

Leia também  Como encontrar uma cor com a letra g?

O Tetraedro é um poliedro regular composto de 4 faces triangulares, 6 arestas e 4 vértices sendo:

Área total: 4a2√3/4

Volume: 1/3 Ab.h

O Octaedro é um poliedro regular de 8 faces formada por triângulos equiláteros, 12 arestas e 6 vértices sendo:

Área total: 2a2√3

Volume: 1/3 a3√2

O Icosaedro é um poliedro convexo composto de 20 faces triangulares, 30 arestas e 12 vértices sendo:

Área total: 5√3a2

Volume: 5/12 (3+√5) a3

O Prisma é um poliedro composto de duas faces paralelas que formam a base, que por sua vez, podem ser triangular, quadrangular, pentagonal, hexagonal.

Além das faces o prima é composto de altura, lados, vértices e arestas unidos por paralelogramos. De acordo com sua inclinação, os prismas podem ser retos, aqueles em que a aresta e a base fazem um ângulo de 90º ou os oblíquos compostos de ângulos diferentes de 90º.

Área da Face: a.h

Área Lateral: 6.a.h

Área da base: 3.a3√3/2

Volume: Ab.h

Onde:

Ab: Área da base

h: altura

Veja também o artigo: Volume do Prisma.

A pirâmide é um poliedro composto por uma base (triangular, pentagonal, quadrada, retangular, paralelogramo), um vértice (vértice da pirâmide) qu”.

Quais são os tipos de figuras geométricas?

As formas geométricas estão presentes no nosso dia a dia. Encontramos o triângulo, por exemplo, na pizza, numa placa de trânsito, bem como todas as demais formas geométricas. Mas você sabe identificar quais são as formas planas e as formas não planas?

Para começar, é preciso compreender que estudamos as formas geométricas em geometria, que é um campo da Matemática. Na geometria estudamos quais são essas formas e onde podemos encontrá-las, bem como a sua dimensão, tamanho e tipos.

Leia também: O que é losango?

É bem fácil e eu posso te mostrar! As formas planas são representadas a partir de um plano e possuem duas dimensões: largura e comprimento. São conhecidas pelo nome de polígonos e não polígonos. Veja alguns exemplos a seguir:

  • Os polígonos possuem lados e vértices. E o que são vértices?
  • Os vértices são os encontros dos lados de cada forma geométrica, ou seja, são os ângulos. Veja na imagem abaixo que os vértices estão representados por pequenas bolinhas azuis, ou seja, toda vez que as linhas se encontram, formam vértices.

As figuras planas ou polígonos possuem nomes e formas diferentes. Além disso, cada uma possui uma quantidade de lados.

Triângulo – 3 lados

Quadrilátero – 4 lados

Pentágono – 5 lados

Hexágono – 6 lados

Heptágono – 7 lados

Octágono – 8 lados

Eneágono – 9 lados

Decágono – 10 lados

Undecágono – 11 lados

Dodecágono – 12 lados

Pentadecágono – 15 lados

Icoságono – 20 lados

Uma curiosidade sobre os quadriláteros é que eles podem ser encontrados em diferentes tipos. Veja na imagem abaixo:

Veja também: Quais são as características dos quadrados?

Os não polígonos são formas abertas ou fechadas e geralmente circulares. Veja no exemplo abaixo:

As formas não planas são diferentes das formas planas, pois elas não podem ser representadas por apenas um plano, ou seja, elas possuem mais de um plano. São conhecidas como sólidos geométricos ou tridimensionais. Veja no exemplo abaixo:

As formas não planas ou sólidos geométricos possuem vértices, faces e arestas. Mas como saber o que é cada um? Simples. Os vértices são os ângulos ou os encontros de cada “linha”; as arestas são as “linhas” de cada figura, e as faces dos sólidos geométricos são seus lados.

Podemos encontrar as figuras geométricas em vários objetos do nosso dia a dia. E é sempre bem fácil identificá-las. Observe as imagens abaixo:

Acesse também: Poliedros – elementos e propriedades dos sólidos geométricos

Agora é a sua vez!

Identifique abaixo quais são as formas planas e quais são as formas não planas.

  1. a) Não plano
  2. b) Plano
  3. c) Não plano
  4. d) Plano
  5. e) Não plano
  6. f) Plano

Vamos criar os nossos próprios sólidos geométricos? Para isso, você precisará de palitos de dente e jujuba. Veja como:

  1. a) Primeiro separe os palitos e as jujubas que serão utilizadas na atividade.
  2. b) Em seguida, utilizando as imagens abaixo, tente formar seus próprios sólidos. Lembre-se de que os palitos são as arestas e as jujubas são os vértices.

Como fazer formas geométricas no Word?

  • Excel para Microsoft 365
  • Word para Microsoft 365
  • Outlook para Microsoft 365
  • PowerPoint para Microsoft 365
  • Cliente de Área de Trabalho do Microsoft Project Online
  • Excel para Microsoft 365 para Mac
  • Word para Microsoft 365 para Mac
  • PowerPoint para Microsoft 365 para Mac
  • Excel para a Web
  • PowerPoint para a Web
  • Excel 2021
  • Word 2021
  • Outlook 2021
  • PowerPoint 2021
  • Project Professional 2021
  • Excel 2021 para Mac
  • Word 2021 para Mac
  • PowerPoint 2021 para Mac
  • Excel 2019
  • Word 2019
  • Outlook 2019
  • PowerPoint 2019
  • Project Professional 2019
  • Excel 2019 para Mac
  • Word 2019 para Mac
  • PowerPoint 2019 para Mac
  • Excel 2016
  • Word 2016
  • Outlook 2016
  • PowerPoint 2016
  • Project Professional 2016
  • Excel 2016 para Mac
  • Word 2016 para Mac
  • PowerPoint 2016 para Mac
  • Excel 2013
  • Word 2013
  • Outlook 2013
  • PowerPoint 2013
  • Project Professional 2013
  • Project Standard 2013
  • Excel 2010
  • Word 2010
  • Outlook 2010
  • PowerPoint 2010
  • Mais…Menos

Você pode adicionar formas (como caixas, círculos e setas) em seus documentos, mensagens de email, apresentações de slides e planilhas. Para adicionar uma forma, clique em Inserir, Formas, selecione uma forma, clique e arraste para desenhar a forma.

Leia também  Como dar banho em gato?

Depois de adicionar uma ou mais formas, você pode adicionar texto, marcadores e numeração a eles e você pode alterar o preenchimento, contorno e outros efeitos na guia Formatar.

Dica: Você pode adicionar formas individuais a um gráfico ou adicionar formas em cima de um Elemento gráfico SmartArt para personalizar o gráfico ou o gráfico.

Na guia Inserir, clique em Formas.

Clique na forma desejada, clique em qualquer lugar da pasta de trabalho e arraste para posicionar a forma.

Para criar um quadrado ou círculo perfeito (ou restringir as dimensões de outras formas), pressione e mantenha a tecla SHIFT pressionada ao arrastar.

Para seguir estas etapas, é necessário abrir ou criar um relatório. Para fazer isso, na guia Relatório clique em Recente para abrir um relatório existente ou clique em Mais Relatórios para selecionar um relatório na lista na caixa de diálogo Relatórios ou crie um novo relatório.

No relatório aberto, na guia Design, clique em Formas.

Clique na forma desejada, clique em qualquer lugar da pasta de trabalho e arraste para posicionar a forma.

Para criar um quadrado ou círculo perfeito (ou restringir as dimensões de outras formas), pressione e mantenha a tecla SHIFT pressionada ao arrastar.

Insira uma forma ou clique em uma forma existente e insira o texto.

Clique com botão direito do mouse na forma e clique em Adicionar Texto ou Editar Texto, ou basta começar a digitar. Observação: O texto adicionado torna-se parte da forma: se você girar ou inverter a forma, o texto também será girado ou invertido.

Para formatar e alinhar o texto, clique na guia Página Inicial e, em seguida, escolha as opções de grupos de Fonte, Parágrafo ou Alinhamento, dependendo do programa que você está usando e que tipo de formatação deseja aplicar. (Opções de formatação de texto).

Qual são as formas geométricas planas?

A área de uma figura plana é a medida da superfície da figura. Para calcular a área de uma figura plana, utilizamos uma fórmula específica que depende do formato da figura. As principais figuras planas são o triângulo, o círculo, o quadrado, o retângulo, o losango e o trapézio, e cada um deles possui uma fórmula para o cálculo da área.

Vale ressaltar que a área é estudada na geometria plana, a geometria para objetos bidimensionais. Objetos geométricos que possuem três dimensões são estudados na geometria espacial.

Leia também: Quais as diferenças entre figuras planas e espaciais?

A área de uma figura plana é a medida da superfície da figura.

As principais figuras planas são:

  • Triângulo
  • Quadrado
  • Retângulo
  • Losango
  • Trapézio

Para calcular a área dessas figuras planas, utilizamos as fórmulas:

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Para entender a fórmula da área de cada figura plana, é importante estar a par das principais figuras planas. São elas o triângulo, o quadrado, o retângulo, o losango, o trapézio e o círculo.

O triângulo é o polígono mais simples que conhecemos, pois é formado por três lados e três ângulos:

O triângulo é o polígono mais simples, por ser o polígono com menor número de lados. No entanto, devido à sua ampla aplicação em situações cotidianas da geometria, ele é muito estudado.

Veja também: Quais são os pontos notáveis de um triângulo?

O quadrado é um quadrilátero, ou seja, polígono de quatro lados, que possui todos os ângulos retos e todos os lados congruentes.

O quadrado é um quadrilátero regular que possui lados e ângulos congruentes.

Conhecemos como retângulo o quadrilátero que possui todos os ângulos retos, ou seja, os quatro ângulos medem 90º.

O quadrado é um caso particular de retângulo, pois, além dos ângulos de 90º, ele possui também os lados congruentes. Para ser retângulo, basta ser um quadrilátero que possui todos os ângulos retos.

O losango é um quadrilátero que possui todos os lados congruentes, ou seja, todos os lados têm a mesma medida.

O quadrado é um caso particular de losango, pois ele também possui todos os lados congruentes. Um elemento muito importante no losango é a sua diagonal.

O trapézio é um outro caso particular de quadrilátero. Para ser considerado um trapézio, o quadrilátero precisa ter dois lados paralelos e dois lados não paralelos.

Veja também: Quais são os elementos de um polígono?

O círculo, diferentemente de todas as figuras apresentadas anteriormente, não é um polígono, por não possuir lados. O círculo é a figura plana formada por todos os pontos que estão equidistante do centro.

Cada figura plana possui uma fórmula específica para o cálculo da sua área, vejamos quais são.

Dado um triângulo, é necessário conhecer a medida da sua base e de sua altura para calcular a área:

b → base
h → altura

Exemplo:
Calcule a área de um triângulo que tem base medindo 10 cm e altura igual a 8 cm.

Temos que:
b = 10
h = 8

Substituindo na fórmula, temos que:

A = (b * h) / 2

Em um quadrado qualquer, para calcular a sua área, é necessário conhecer a medid”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *