Conteúdo
- 1 Qual é o nome do dinossauro verde?
- 2 Como é o nome daquele filme do dinossauro?
- 3 Como desenhar um dinossauro livro?
- 4 Como fazer um dinossauro em 3D?
- 5 Como ver um dinossauro em 3D na sala?
- 6 Qual é o maior dinossauro que já existiu no mundo?
- 7 Qual é o dinossauro mais temido?
- 8 Qual é o tamanho do Rex?
Qual é o nome do dinossauro verde?
Se a revelação “não tão reveladora” sobre o gênero de Sheik não foi tão bombástica assim, essa pode te surpreender. Você sabia que Yoshi possui nome e sobrenome? Sim, é verdade!
Blake Harris, autor do livro Console Wars, divulgou em seu Twitter fotos de um guia sobre os personagens da Nintendo publicado em 1993. Entre as imagens do guia, é informado detalhes e curiosidades sobre Mario e Yoshi, inclusive o verdadeiro nome (que mais parece científico) do dinossauro verde: T. Yoshisaur Munchakoopas:
Traduzimos as páginas do guia que Harris divulgou. Confira detalhes sobre Yoshi e o perfil de Mario:
Isso fornece um breve perfil da personalidade de Mario.
Por favor, siga estas diretrizes em qualquer performance pública do personagem Mario.
Mario o Homem
À primeira vista, o homem que nós viémos a conhecer como “Mario” pode parecer um personagem facilmente definido. Chame-o de um impulsivo encanador que nasceu e cresceu no Brooklyn e parece estar sempre em busca da princesa sequestrada e você estará certo. Mas você também estaria deixando de fora um monte de histórias. Vamos dar uma olhada em Mario.
Mario é aventureiro
Ele já se lançou em incontáveis e angustiantes aventuras ao longo dos últimos anos. Ele está sempre pronto para arrumar a sua mala de ferramentas e cair de cabeça em mundos desconhecidos habitados por personagens irreconhecíveis.
Mario é bravo
Certamente possui grande bravura e coragem para lutar, geralmente de mãos vazias, contra todos os vários e diversos inimigos, monstros, criaturas e demônios que Mario tem encontrado ao longo de sua vida. Um camarada valente, para dizer o mínimo.
Mario é curioso
Ele sempre manteve a curiosidade e olhos arregalados de uma criança. Nada fica inexplorado. É a sua incrível curiosidade que o leva a adentar em canos para quem-sabe-onde; desenterrar cogumelos escondidos e flores de fogo; bater a cabeça em milhares de blocos em busca de segredos e tesouros escondidos.
Mario é engenhoso
Sua mente inventiva pode imaginar uma solução para qualquer desafio. Ele pode imaginar como montar um ovo gigante em segurança; como transformar um inofensivo casco em uma arma letal; como se disfarçar como guaxinim ou um sapo; como transformar uma pena que flutua em uma capa voadora capaz de percorrer sobre paisagens térmicas. Que mente!
Mario é tolerante
Ele aceitará qualquer um ou qualquer coisa pelo seu valor. Ele trata qualquer um e qualquer coisa com dignidade e respeito. Ele viu muitas coisas em suas viagens para ser mente-fechada.
Interessante, não é? O que você achou do perfil de Mario e do nome do Yoshi? Será que o T. significa “Tyrannosaur”?
Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi’s Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.
Como é o nome daquele filme do dinossauro?
O novo filme da saga traz, pela primeira vez, dinossauros com penas (Foto: Divulgação)
O tremor de um copo d’água revela a aproximação de um inimigo colossal em uma noite chuvosa na ilha Nublar. Os visitantes não conseguem avistar o que lhes aguarda. Atentas, as crianças percebem a ausência de um bode que estava ferido e imóvel próximo ao local onde os carros estavam estacionados.
Mas o paradeiro dele logo se revela: uma perna ensanguentada do animal é lançada contra um dos veículos, como se fosse um palito de dente usado. Entre as árvores, surge uma gigantesca criatura que acabou de degustar a entrada de seu jantar: um Tiranossauro rex. Ele urra e, como a região havia sido afetada pela falta de energia, facilmente destrói os fios da cerca elétrica que o mantinham longe dos humanos. A luz emitida pela lanterna de uma das crianças o atrai, e é assim que o monstro decide que encontrou seu prato principal.
A famosa cena de Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros, lançado em 1993, dá sequência a uma das mais icônicas perseguições do cinema: um T-rex superpoderoso e veloz correndo enfurecido atrás de carros que tentam fugir da ilha. Se o público achava que já tinha visto de tudo nas telonas, Steven Spielberg, um mestre dos filmes de ação e fantasia, tinha mais alguns truques para mostrar. Com velociraptors emboscando crianças em uma cozinha e um combate épico entre eles e o T-rex no hall de um museu de paleontologia, o diretor transformou dinossauros em figuras icônicas da cultura pop.
“Spielberg soube adaptar muito bem o livro homônimo de Michael Crichton”, avalia Luís Paulo de Carvalho Piassi, professor titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) e especialista no uso da ficção científica e da fantasia para o ensino de ciências. “Crichton é um escritor muito interessante, capaz de criar uma identificação muito forte entre o leitor e os personagens. E Spielberg aproveitou isso para transformar o livro em uma experiência de aventura cinematográfica imersiva.”
“Jurassic World: Domínio” estreia no dia 2 de junho nos cinemas brasileiros. (Foto: Divulgação)
Com esses elementos, Jurassic Park rapidamente se tornou um blockbuster. Hoje, é a 31ª maior bilheteria da história, uma das quatro produções da década de 1990 a entrar para o top 50 dos filmes mais rentáveis, dominado por títulos recentes de super-heróis. Ao todo, a película arrecadou cerca de US$ 1 bilhão entre sua exibição em 1993 e o lançamento nos cinemas de uma versão em 3D dez anos depois — apenas para aprimorar técnicas que já haviam consagrado o filme.
Jurassic Park foi a primeira produção cinematográfica a utilizar imagens geradas por computador, recurso mais conhecido pela sigla em inglês CGI e muito usado atualmente. A excelência técnica rendeu nada menos do que três estatuetas do Oscar em 1994: Melhores Efeitos Visuais, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.
“Para quem gosta da ciência em Jurassic Park, o novo filme é também um thriller cient”.
Como desenhar um dinossauro livro?
O livro “Como desenhar um dinossauro” nasceu da vontade de traduzir resistências que o educador e ilustrador teve com muitas pessoas durante a vida, independentemente da idade: “Eu não sei desenhar”; “Ah, mas eu só sei desenhar boneco-palito”; “É impossível desenhar um cavalo de memória”; “Nossa, não sei como fazer essa curva do dinossauro”. Será mesmo?
Desenhando desde sempre, o autor nunca usou os manuais antigos de desenho e a ideia dele foi simples: Por que não pensar esse um manual de desenho, só que textualmente? O livro traz o maior segredo de todos: todo mundo sabe desenhar. São 20 páginas e apenas um exercício: como desenhar um dinossauro.
Em instruções simples e divertidas, crianças e adultos poderão experimentar a emoção de desenhar seu primeiro dinossauro sem grandes complicações.
Como fazer um dinossauro em 3D?
Prepare-se para uma viagem no tempo sem sair de casa: o Google incorporou modelos 3D de dinossauros adaptados para realidade aumentada em sua ferramenta de pesquisas. Alguns animais já estavam disponíveis para a realidade aumentada, e serão acompanhados pelos dinossauros com modelos gerados pelo jogo Jurassic World: Alive.
Os dinossauros são redimensionados automaticamente para encaixarem em diferentes espaços. No entanto, o usuário tem à disposição um botão para exibi-los em tamanho real. Para descobrir se seu dispositivo é compatível com a realidade aumentada, confira se está presente nessa lista. Estão presentes dez dinossauros: Tiranossauro, Estegossauro, Velociraptor, Tricerátops, Espinossauro, Braquiossauro, Anquilossauro, Dilophosaurus, Pteranodonte e Parasaurolophus. Veja como encontrá-los!
Passo 1: abra o aplicativo do Google ou a pesquisa pelo Chrome e procure por “Dinossauro”. Nos resultados, selecione a opção “Veja em 3D”;
Passo 2: o modelo 3D será exibido. Ao arrastar a tela para cima, é possível conferir as outras espécies disponíveis. Aperte em “Veja no seu espaço”;
Passo 3: forneça as permissões de uso de câmera, microfone e armazenamento para configurar a realidade aumentada;
Passo 4: para exibir o modelo, é necessário detectar a superfície. Aponte a câmera para o chão e faça movimentos para os lados até o reconhecimento;
Passo 5: o aplicativo mostrará, através da câmera, o dinossauro. Para tirar uma foto, clique no círculo centralizado. Para vê-lo no tamanho original, selecione “Ver tamanho real”;
Passo 6: o dinossauro será redimensionado para a escala original.
O que achou da novidade? Faça o teste e comente!
Como ver um dinossauro em 3D na sala?
COMO VER UM DINOSSAURO EM 3D NA SALA
1
Abra a pesquisa do Google (aplicativo ou navegador);
2
Pesquise por “tiranossauro”;
3
Role a página e encontro o botão “Veja em 3D”;
4
Toque e você verá o tiranossauro em 3D;
5
Toque em “veja no seu espaço” para ver em realidade aumentada;
Qual é o maior dinossauro que já existiu no mundo?
O maior dinossauro já descoberto pela ciência é o Patagotitan mayorum, descrito em um estudo de 2017 publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences.
Segundo a publicação, estima-se que o Patagotitan tenha habitado a Terra há aproximadamente 100 milhões de anos, durante o período Cretáceo. Os fósseis do dinossauro foram encontrados no sul da Argentina, na região da Patagônia, em 2012.
De acordo com estimativas dos pesquisadores, um espécime desse dinossauro podia pesar 77 toneladas e medir oito metros de altura e quase 40 metros de comprimento da cabeça à ponta da cauda. Em comparação, o Tiranossauro-rex chegava aos 12 metros de comprimento e pesava oito toneladas.
Os pesquisadores nomearam o dinossauro Patagotitan mayorum em homenagem à região onde foi encontrado e à palavra grega “titan”, que significa grande. O segundo nome homenageia uma família local que hospedou a equipe de pesquisa.
Com uma dieta herbívora, à base de plantas e algas, o Patagotitan desenvolveu o pescoço comprido para alcançar árvores mais altas e arbustos enraizados no chão. Segundo sua descrição, suas patas dianteiras perderam a falange dos dedos ao longo dos milhões de anos, adaptadas para aguentar o enorme peso do animal e conseguirem se sustentar. Já as traseiras, com garras, davam tração ao movimento e também serviam para abrir buracos no solo, onde o dinossauro colocava seus ovos.
Os pesquisadores afirmam que o ovo do Patagotitan não era maior que uma bola de basquete e seus filhotes nasciam cerca de 40 mil vezes menores do que os adultos.
Qual é o dinossauro mais temido?
Tiranossauro rex era um animal de grandes proporções que viveu entre 90 e 66 milhões de anos atrás. Esses animais apresentavam cerca de 12 metros de comprimento e aproximadamente 3,65 metros de altura. A cabeça do tiranossauro rex também surpreende, medindo cerca de 1,5 m.
Esse dinossauro apresentava um olfato bem desenvolvido e sua visão pode ser comparada à de aves de rapina. Possuía uma mordida bastante potente, sendo considerada mais forte de que a de qualquer outro animal. Acredita-se que esse animal era capaz de caçar mas também se alimentava de carniça quando era necessário, assim como ocorre com predadores de topo nos dias atuais.
Leia também: Extinção dos animais — assim como os dinossauros, outras espécies podem desaparecer
O tiranossauro rex é um animal que viveu entre 90 e 66 milhões de anos atrás.
Os tiranossauros possuíam cerca de 12 metros de comprimento, 3,65 metros de altura e podiam pesar oito toneladas.
Sua cabeça do tiranossauro media mais de 1,5 metro.
Possuía mandíbulas poderosas, sendo considerada a mordida mais forte entre todos os animais que já existiram no planeta.
Possuía um olfato bastante desenvolvido.
Provavelmente, caçava suas presas mas também se alimentava de carniça.
O tiranossauro (Tyrannosaurus rex) é um animal que viveu entre 90 e 66 milhões de anos atrás e, sem dúvida, é um dos dinossauros mais conhecidos e admirados. Os primeiros ossos do Tyrannosaurus rex foram descobertos em 1900 nos Estados Unidos. Hoje, ainda existem poucos espécimes descobertos, na maioria das vezes, apenas fragmentos de ossos são encontrados e atribuídos como sendo desse animal. O conjunto de ossos mais conservado de todos é o de Sue, que contém cerca de 80% de seu esqueleto.
Conhecido como “rei lagarto tirano”, esse gigante possuía cerca de 60 dentes enormes, atingindo até mais de 20 centímetros. Se seu dente já era grande, imagine seu comprimento. Esse animal chegava a 12 metros de comprimento. Só a cabeça dele atingia mais de 1,5 metro, e sua altura poderia atingir até 3,65 metros. Estudos sugerem que as fêmeas eram relativamente maiores que os machos. Esse animal pesava entre cinco e oito toneladas.
Muito se discute também sobre a capacidade de correr desses animais. Alguns pesquisadores sugerem que eles atingiam até 50 km/h. Atualmente, considera-se que esses animais atingiam apenas 19 km/h. Segundo um estudo publicado em 2021 e intitulado “Natural Frequency Method: estimating the preferred walking speed of Tyrannosaurus rex based on tail natural frequency”, o tiranossauro rex, provavelmente, tinha como velocidade preferida de sua caminhada algo em torno de 4,8 km/h, um valor bem semelhante ao de humanos.
O tiranossauro possuía um olfato bastante desenvolvido, o que o ajudava a encontrar alimento e também parceiros sexuais. Por possuir bulbos olfativos bem desenvolvidos, esses animais eram capazes de localizar a sua presa em longas distâncias. Em relação à visão, alguns pesquisadores acreditam que o tiranossauro apresentava uma visão tão efi”.
Qual é o tamanho do Rex?
Bebês de tiranossauro rex nasciam com o tamanho de um cão de porte médio e saíam dos ovos com a dentição completa. É o que diz um estudo publicado pela revista Canadian Journal of Earth Sciences.
Os dinossauros do gênero tiranossaurídeos eram animais de grande porte e do topo da cadeia, a espécie T. rex chegando a ter 12 metros de altura e a pesar oito toneladas. Pela sua presença marcante no período cretáceo, muito se pesquisou sobre a vida e formação biológica em sua vida adulta.
Porém, pouco se sabe sobre os primeiros estágios da vida de um tiranossaurídeo. Pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, fizeram uma reconstituição 3D de um bebê tiranossauro a partir de um fragmento do osso da mandíbula de um embrião e de uma garra de filhote, encontrados no Canadá e nos Estados Unidos, respectivamente.
As duas espécies analisadas são “primos” do T. rex, sendo estas a Daspletosaurus e o Albertosaurus sarcophagus. As análises permitem estimar que os filhotes ao nascerem, tinham cerca de um metro de comprimento e os ovos do animal tinham 43 cm ao eclodirem.
A partir do estudo feito do pedaço de três centímetros do osso da mandíbula de um embrião, algumas características físicas de dinossauros adultos, como por exemplo o marcante “queixo pronunciado”, foram encontradas no animal que ainda não tinha nascido.
Uma segunda característica dos adultos encontrados nos filhotes, é que esses dinossauros nasciam com a dentição completa, o que sugere que desde jovens caçavam pequenos animais para se alimentar.
Agora, sabendo que esses animais possuíam dentes ao eclodirem, pesquisadores pretendem fazer estudos mais aprofundados do desenvolvimento dos dentes e revelar quanto tempo durava o processo embrionário dentro dos ovos.
A descoberta do tamanho estimado do filhote recém-nascido pode ajudar cientistas a fazerem buscas e pesquisas direcionadas sobre a espécie. Em entrevista para a CNN World, o autor do estudo, Greg Funston, comentou que “bebês de dinossauros são raros” e os ossos de adultos têm maior durabilidade que ovos ou filhotes, por isso é tão difícil encontrar vestígios de espécies ainda jovens.
Um outro motivo elencado por Funston, é que os dinossauros não costumavam fazer ninhos onde os ovos poderiam ser facilmente enterrados, o que torna a preservação ao longos dos milhões de anos ainda mais rara.