Conteúdo
Como fazer o cálculo da divisão?
A divisão é operação matemática utilizada para descobrir como separar uma quantidade em partes, ou seja, “fracionar” algo.
Geralmente, o símbolo utilizado para a operação é ÷
, mas também podemos encontrar casos em que :
e /
são utilizados como sinal de divisão.
Por exemplo, podemos indicar uma divisão simples da seguinte forma:
31 ÷ 3 = 10
4 : 2 = 2
5 / 5 = 1
Os nomes dos termos de uma divisão são: dividendo, divisor, quociente e resto. Veja no exemplo a seguir.
Sendo assim, podemos escrever a conta de divisão da seguinte forma:
dividendo ÷ divisor = quociente
14 ÷ 2 = 7
Observe que na divisão de 14 por 2 obtemos uma divisão exata, pois não existe resto.
A divisão exata é a operação inversa da multiplicação, pois a multiplicação de quociente e divisor tem como resultado o dividendo.
quociente x divisor = dividendo
7 x 2 = 14
Se uma divisão apresentar resto então ela é classificada como não exata. Por exemplo, a divisão de 37 por 15 não é exata, já que tem resto diferente de 0.
Dessa forma, podemos relacionar os termos da divisão assim:
quociente x divisor + resto = dividendo
2 x 15 + 7 = 37
Saiba o que são os divisores.
Confira alguns exemplos de divisão e as regras para efetuar essa operação matemática.
As regras para dividir números inteiros são:
- Organize a operação identificando o dividendo e o divisor;
- Encontre um número que multiplicado pelo divisor seja igual ou próximo ao dividendo;
- Caso o número seja menor que o dividendo, subtraia um pelo outro e continue a divisão com o resto até que não haja mais nenhum número para continuar a divisão.
Exemplo: 224 ÷ 8
Como chegamos ao resto 0, temos uma divisão exata. Observe que 224 é divisível por 8, pois 28 x 8 = 224.
Leia também sobre múltiplos e divisores.
Quando a divisão não é exata, podemos continuar realizando a operação com o resto, mas obteremos um quociente decimal.
Para isso, adicionamos um 0 ao resto para continuar a divisão e devemos colocar uma vírgula no quociente para prosseguir a operação.
Exemplo: 31 ÷ 5
Portanto, 31 ÷ 5 é uma divisão com quociente decimal.
Na divisão em que o dividendo e o divisor são decimais, devemos iniciar eliminando a vírgula do divisor. Para isso, contamos o número de casas após a vírgula e “andamos” o mesmo número de casas no dividendo.
Exemplo: 2,5 ÷ 0,25
Observe que no divisor, após a vírgula, temos dois algarismos. Assim, movemos a vírgula duas casas no divisor e no dividendo. Logo, 2,5 ÷ 0,25 se transforma em 250 ÷ 25, ou seja, é como se multiplicássemos os dois números por 100.
Logo, 2,5 ÷ 0,25 = 250 ÷ 25 = 10.
Saiba mais sobre a divisão com vírgula.
Na divisão de números com sinais diferentes, devemos levar em consideração a regra dos sinais para determinar o resultado.
Para esse tipo de divisão, temos as regras:
- O resultado será positivo se o número de sinais negativos for par;
- O resultado será negativo se o número de sinais negativos for ímpar.
Confira alguns exemplos:
22 ÷ 11 = 2
(– 10) ÷ (– 5) = 2
30 ÷ (– 15) = – 2
(– 40) ÷ 20 = – 2
Não esqueça que quando um número é positivo (+), não é necessário colocar o sinal antes dele.
Veja também: Tabuada
Antes de começar vamos nomear os termos de uma fração com o exemplo a seguir.
Para rea”.
Qual é a divisão exata?
A divisão é uma das quatro operações básicas da Matemática, estando presente não só na vida estudantil, mas também no cotidiano de todos nós. Assim como a adição possui sua operação inversa, que é a subtração, a multiplicação também possui a sua operação inversa: a divisão.
Um dos métodos que facilitam a compreensão do algoritmo da divisão é o chamado método da chave. Vamos primeiro entender as nomenclaturas desse método. Para isso, suponha que dividiremos um número N por um número d:
- N → Dividendo
- d → Divisor
- q → Quociente
- r → Resto
Exemplo:
Na divisão de 30 por 4, utilizando o método da chave, temos:
- 30 → Dividendo
- 4 → Divisor
- 7 → Quociente
- 2 → Resto
O método da chave nos diz que, ao dividirmos o número 30 pelo número 4, não encontramos uma divisão exata (veja o resto 2), ou seja, ao dividirmos 30 por 4, temos 7 partes inteiras e mais 2 de resto. Dizemos que uma divisão é exata quando o resto é igual a 0.
Para realizar uma divisão de um número N por um número d, basta aplicar o algoritmo da divisão. Inicialmente temos que imaginar um número que vezes d resulta em N ou chegue o mais próximo possível de N. Caso encontre um número que o resultado seja igual a N, a divisão pode ser realizada. Caso o número encontrado não seja igual a N, temos que subtrair N desse resultado.
Exemplo 1 – Vamos dividir o número 60 por 5:
Passo 1 – Vamos primeiramente “armar” a divisão utilizando o método da chave.
Passo 2 – Agora temos que descobrir um número que, multiplicado por 5, seja igual ou chegue mais o próximo de 60. Dos critérios de divisibilidade, sabemos que números terminados em 0 são divisíveis por 5. Assim,
Chegamos à conclusão de que o resto da divisão é o número zero, ou seja, a divisão foi finalizada e é exata.
Exemplo 2 – Vamos dividir o número 35 por 2:
Passo 1 – Vamos novamente “armar” a divisão utilizando o método da chave.
Passo 2 – Precisamos agora imaginar um número que, multiplicado por 2, seja igual a 35 ou chegue o mais próximo possível.
Note que o resto deu um número diferente de zero, então devemos continuar a divisão.
Passo 3 – Agora devemos dividir o resto da divisão pelo divisor, ou seja, dividir o número 1 por 2. Mas como o número 1 não é divisível por 2, devemos acrescentar uma vírgula no quociente e acrescentar um zero no resto.
Passo 4 – Agora continuamos a divisão normalmente. Temos que imaginar um número que, multiplicado por 2, seja igual a 10, logo:
Como chegamos a zero como resto do cálculo, finalizamos a divisão.
Passo 1 – “Armar” a divisão utilizando o método da chave.
Passo 2 – Precisamos agora imaginar um número que, multiplicado por 3, seja igual a 1440 ou chegue o mais próximo possível. Mas perceba que não é fácil encontrar um número que satisfaça a condição, então vamos contar da esquerda para direita, algarismo por algarismo do dividendo, até que seja encontrado um número que cumpra essa condição.
Retire as informações de autoria. Utilize formato HTML com paragrafos, tabelas, listas e blockquotes quando necessário. Não utilize headers (h1, h2, h3). Não altere as palavras e lembre-se de devolver apenas as tags HTML necessárias.
Como funciona a divisão?
A divisão é uma das quatro operações básicas da matemática e é inversa à multiplicação. A divisão de um número consiste em seu fracionamento, na sua fragmentação, que pode ter como resultado um número inteiro ou um número decimal.
Assim como as outras operações fundamentais da matemática, a divisão também está muito presente em nosso cotidiano, por isso, é essencial conhecer bem esse processo, a fim de adquirir prática e tornar esse cálculo mais ágil.
Quando vamos dividir um número P por um número d, devemos buscar um número q que multiplicado por d seja igual a P. Cada um desses elementos recebem um nome: P é chamado de dividendo, d é o divisor e q o quociente.
Nem sempre é possível encontrar esse número q, em alguns casos, a multiplicação de d por q apenas fica muito próxima de P. Nessas situações, a diferença de P pelo resultado da multiplicação de d por q é chamado de resto e será denotado por r.
a) 28: 2 = 14, pois 2 ·14 = 28 → Divisão exata
b) 29: 2 ≠ 14, pois 2 ·14 = 28 → Divisão não exata, apresenta resto = 1
Quando o resto não aparece, ou seja, quando r = 0, dizemos que o número P é divisível por d. Caso contrário, P não é divisível por d.
Podemos afirmar que:
P = d ·q + r
Vejamos agora um método que facilita encontrar todos esses elementos: método da chave. Veja a figura abaixo:
Na divisão do número 25 por 5 temos:
O número 25 é o dividendo, o número 5 é o divisor, 5 é o quociente, e zero é o resto da divisão. Note que para realizar a divisão é necessário encontrar um número que multiplicado por 5 seja igual a 25, nesse caso, o número é o próprio 5.
Vejamos também que podemos escrever o número 25 da seguinte maneira:
25 = 5 · 5 + 0
Para facilitar o processo de divisão, temos um algoritmo, isto é, temos um passo a passo que pode facilitar. Para verificarmos esse processo, vamos tomar a seguinte divisão 64: 4.
Primeiro passo: montar a operação utilizando o método da chave.
Segundo passo: tentar encontrar um número que multiplicado por 4 seja igual a 64. Como essa não é uma tarefa fácil, vamos tomar somente o número 6 para dividir com o número 4, ou seja, o algarismo da dezena. Assim, devemos determinar um número inteiro que multiplicado por 4 seja igual a 6 ou que chegue o mais próximo possível. Veja:
Terceiro passo: prosseguir a divisão descendo o algarismo da unidade, que não foi dividido, nesse caso, o 4. Veja:
O processo chega ao fim, quando obtemos que o resto é igual a 0. Caso contrário, devemos continuar a divisão seguindo os mesmos procedimentos.
Na divisão de números inteiros, devemos ficar atentos quanto aos sinais. Devemos lembrar-nos das propriedades dos números inteiros:
Sinal do primeiro número
Sinal do segundo número
Sinal do resultado
a) (+ 55) : (+11) = +5
b) (+243) : (– 3) = – 81
c) (– 1050) : (+5) = – 210
d) (– 12) : (– 6) = +2
Na divisão, há duas situa
Como tirar a vírgula do divisor?
Professor de Matemática e Física
A divisão é uma operação matemática que consiste em “fracionar” um número em partes iguais. Muitas vezes a divisão não é exata e para continuá-la é necessário adicionar uma vírgula ao quociente.
A vírgula também pode estar presente nos outros termos da divisão (dividendo e divisor), ou seja, uma divisão de números decimais.
Antes de vermos os exemplos, relembre os termos da divisão com a imagem a seguir.
Nesse tipo de divisão os dois termos devem ter o mesmo número de algarismos depois da vírgula para que ela seja eliminada.
Por exemplo, quando o dividendo e o divisor são números decimais com um algarismo após a vírgula podemos multiplicar ambos por 10 para que a vírgula seja eliminada e os números se transformem em números inteiros.
Exemplo 1: 2,5 ÷ 0,5
Portanto, 2,5 ÷ 0,5 = 5
Exemplo 2: 2,42 ÷ 0,22
Neste caso temos dois algarismos após a vírgula. Portanto, podemos multiplicar os dois termos por 10 duas vezes, que é o mesmo que multiplicar 100, para eliminar a vírgula.
Note que cada vez que multiplicamos por 100 “andamos” com a vírgula duas vezes. Após isso, podemos efetuar a divisão.
Portanto, 2,42 ÷ 0,22 = 11.
Para a divisão de um número decimal ser efetuada é necessário reescrever o divisor para que ele também apresente o mesmo número de casas decimais do dividendo e, assim, a vírgula possa ser eliminada.
Exemplo: 12,5 ÷ 5
Primeiramente, devemos reescrever o divisor de forma que ele também apresente o mesmo número de casas decimais que o dividendo.
12,5 ÷ 5 → 12,5 ÷ 5,0
Agora, eliminamos a vírgula multiplicando os dois termos por 10, já que ambos apresentam uma casa decimal.
Observe que na divisão chegamos ao resto 25. Para continuá-la devemos adicionar uma vírgula ao quociente e um zero ao resto.
Sendo assim, 12,5 ÷ 5 = 2,5.
A divisão por um número decimal ocorre quando o divisor apresenta uma vírgula e para resolvê-la devemos adicionar uma vírgula ao dividendo e, em seguida, o número de zeros que corresponde ao número de casas decimais depois da vírgula no divisor.
Exemplo: 120,6
Note que o divisor tem uma casa decimal após a vírgula. Reescrevendo o dividendo, temos:
12 ÷ 0,6 → 12,0 ÷ 0,6
Para eliminar a vírgula, multiplicamos os dois termos por 10 e depois efetuamos a divisão.
Portanto, 12 ÷ 0,6 = 20.
Uma divisão não exata ocorre quando um número inteiro é dividido por outro número inteiro e há resto na divisão. Temos então uma divisão com quociente decimal.
Para continuar a divisão:
Exemplo: 196 ÷ 5
Observe que a divisão de 196 por 5 é uma divisão não exata com resto 1. Para continuar a divisão adicionamos um 0 ao resto e a vírgula no quociente, ou seja, o algarismo 2 deve estar na casa dos décimos.
Podemos interpretar essa divisão da seguinte forma: se um valor de R$ 196 fosse dividido para 5 pessoas, cada uma receberia trinta e nove reais e vinte centavos.
Quando o dividendo é menor que o divisor devemos adicionar um zero e uma vírgula ao quociente e também um 0 ao dividendo antes de iniciar a divisão. Neste caso teremos um quociente decimal.
Como fazer conta de divisão 8 ano?
A divisão é operação matemática utilizada para descobrir como separar uma quantidade em partes, ou seja, “fracionar” algo.
Geralmente, o símbolo utilizado para a operação é /
, mas também podemos encontrar casos em que :
e /
são utilizados como sinal de divisão.
Por exemplo, podemos indicar uma divisão simples da seguinte forma:
31 / 3 = 10
4 : 2 = 2
5 / 5 = 1
Os nomes dos termos de uma divisão são: dividendo, divisor, quociente e resto. Veja no exemplo a seguir.
Sendo assim, podemos escrever a conta de divisão da seguinte forma:
dividendo ÷ divisor = quociente
14 ÷ 2 = 7
Observe que na divisão de 14 por 2 obtemos uma divisão exata, pois não existe resto.
A divisão exata é a operação inversa da multiplicação, pois a multiplicação de quociente e divisor tem como resultado o dividendo.
quociente x divisor = dividendo
7 x 2 = 14
Se uma divisão apresentar resto então ela é classificada como não exata. Por exemplo, a divisão de 37 por 15 não é exata, já que tem resto diferente de 0.
Dessa forma, podemos relacionar os termos da divisão assim:
quociente x divisor + resto = dividendo
2 x 15 + 7 = 37
Saiba o que são os divisores.
Confira alguns exemplos de divisão e as regras para efetuar essa operação matemática.
As regras para dividir números inteiros são:
- Organize a operação identificando o dividendo e o divisor;
- Encontre um número que multiplicado pelo divisor seja igual ou próximo ao dividendo;
- Caso o número seja menor que o dividendo, subtraia um pelo outro e continue a divisão com o resto até que não haja mais nenhum número para continuar a divisão.
Exemplo: 224 ÷ 8
Como chegamos ao resto 0, temos uma divisão exata. Observe que 224 é divisível por 8, pois 28 x 8 = 224.
Leia também sobre múltiplos e divisores.
Quando a divisão não é exata, podemos continuar realizando a operação com o resto, mas obteremos um quociente decimal.
Para isso, adicionamos um 0 ao resto para continuar a divisão e devemos colocar uma vírgula no quociente para prosseguir a operação.
Exemplo: 31 ÷ 5
Portanto, 31 ÷ 5 é uma divisão com quociente decimal.
Na divisão em que o dividendo e o divisor são decimais, devemos iniciar eliminando a vírgula do divisor. Para isso, contamos o número de casas após a vírgula e “andamos” o mesmo número de casas no dividendo.
Exemplo: 2,5 ÷ 0,25
Observe que no divisor após a vírgula temos dois algarismos. Assim, movemos a vírgula duas casas no divisor e no dividendo. Logo, 2,5 ÷ 0,25 se transforma em 250 ÷ 25, ou seja, é como se multiplicássemos os dois números por 100.
Logo, 2,5 ÷ 0,25 = 250 ÷ 25 = 10.
Saiba mais sobre a divisão com vírgula.
Na divisão de números com sinais diferentes, devemos levar em consideração a regra dos sinais para determinar o resultado.
Para esse tipo de divisão, temos as regras:
- O resultado será positivo se ambos os números tiverem o mesmo sinal;
- O resultado será negativo se os números tiverem sinais diferentes.
Confira alguns exemplos:
22 ÷ 11 = 2
(– 10) ÷ (– 5) = 2
30 ÷ (– 15) = – 2
(– 40) ÷ 20 = – 2
Não esqueça que quando um número é positivo (+) não é necessário colocar o sinal antes dele.
Veja também: Tabuada
Antes de começar, vamos nomear os termos de uma fração com o exemplo a seguir.
Para rea”.
Como são as contas de divisão?
As contas de dividir são os cálculos feitos para resolver problemas envolvendo uma das quatro operações básicas matemáticas: a divisão. A base dessas contas é a multiplicação, que é outra operação matemática e inversa à divisão. Assim, essas duas operações estão interligadas e as contas de dividir são realizadas fazendo uso de artifícios de ambas.
Veja também: Como as propriedades da multiplicação podem ajudar no cálculo mental
As contas de dividir, em sua forma mais simples, devem ser feitas repartindo quantidades em partes iguais. Por exemplo, dado um conjunto com 20 objetos e um grupo com 4 pessoas, quantos desses objetos cada pessoa receberá sabendo que o conjunto será dividido em partes iguais?
Considerando que cada uma das 4 pessoas receberá a mesma quantidade de objetos, podemos supor que cada pessoa receberá 5 deles, uma vez que:
5 + 5 + 5 + 5 = 20
Ou seja:
4·5 = 20
A notação usada para as contas de dividir é a seguinte:
20:4 = 5
Onde 20 é chamado dividendo, 4 é divisor e 5, que é o resultado da conta de dividir, é denominado quociente.
Observe que 20:4 = 5 pode ser justificado usando a multiplicação 4·5 = 20. Isso acontece porque multiplicação e divisão são operações inversas.
Também existe a possibilidade de o resultado da conta de dividir não ser exato. Por exemplo: uma classe com 23 alunos formará grupos com 4 integrantes para fazer um trabalho. Quantos grupos serão possíveis? Resposta: serão possíveis 5 grupos com quatro pessoas e sobrarão 3 pessoas, pois:
4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 3 = 23
Portanto, a divisão de 23 por 4 é igual a 5 e deixa resto 3. Essa divisão pode ser expressa da seguinte maneira:
23:4 = 5 e resto 3
Ou
23 = 4·5 + 3
Com essas explicações fica fácil definir a divisão: é a operação inversa da multiplicação na qual procuramos um número que, multiplicado pelo divisor, tem como resultado o dividendo. Algebricamente:
D = d·q + r
Nessa definição formal da divisão: D é o dividendo, d é o divisor, q é o quociente e r é o resto. Note que, para realizar contas de dividir, é preciso encontrar o resultado por meio da multiplicação.
Obs.: O resto sempre é um número natural maior ou igual a zero e menor do que o divisor.
Confira também: Curiosidades sobre a divisão de números naturais
A fim de realizar contas de dividir envolvendo números grandes, podemos usar um algoritmo para facilitar os cálculos e repartir o trabalho em etapas. Esse algoritmo é chamado chave, e os elementos da divisão são dispostos da seguinte maneira:
D | |__d__ |
r | q |
No algoritmo da divisão começamos procurando um número que, multiplicado pelo divisor, tem como resultado o primeiro algarismo do dividendo. Caso esse algarismo seja menor que o divisor, faremos o mesmo procedimento para o número formado pelos dois primeiros algarismos. Na primeira etapa da divisão, devemos utilizar um número maior que o divisor – por isso, se necessário, incluiremos todos os algarismos.
Por exemplo, na divisão de 19003 por 3, utilizando o método da chave:
Qual é a divisão exata?
A divisão é uma das quatro operações básicas da Matemática, estando presente não só na vida estudantil, mas também no cotidiano de todos nós. Assim como a adição possui sua operação inversa, que é a subtração, a multiplicação também possui a sua operação inversa: a divisão.
Um dos métodos que facilitam a compreensão do algoritmo da divisão é o chamado método da chave. Vamos primeiro entender as nomenclaturas desse método. Para isso, suponha que dividiremos um número N por um número d:
- N → Dividendo
- d → Divisor
- q → Quociente
- r → Resto
Exemplo:
Na divisão de 30 por 4, utilizando o método da chave, temos:
- 30 → Dividendo
- 4 → Divisor
- 7 → Quociente
- 2 → Resto
O método da chave nos diz que, ao dividirmos o número 30 pelo número 4, não encontramos uma divisão exata (veja o resto 2), ou seja, ao dividirmos 30 por 4, temos 7 partes inteiras e mais 2 de resto. Dizemos que uma divisão é exata quando o resto é igual a 0.
Para realizar uma divisão de um número N por um número d, basta aplicar o algoritmo da divisão. Inicialmente temos que imaginar um número que vezes d resulta em N ou chegue o mais próximo possível de N. Caso encontre um número que o resultado seja igual a N, a divisão pode ser realizada. Caso o número encontrado não seja igual a N, temos que subtrair N desse resultado. Veja os exemplos a seguir.
Exemplo 1 – Vamos dividir o número 60 por 5:
Passo 1 – Vamos primeiramente “armar” a divisão utilizando o método da chave.
Passo 2 – Agora temos que descobrir um número que, multiplicado por 5, seja igual ou chegue mais o próximo de 60. Dos critérios de divisibilidade, sabemos que números terminados em 0 são divisíveis por 5. Assim,
Resultado: Chegamos à conclusão de que o resto da divisão é o número zero, ou seja, a divisão foi finalizada e é exata.
Exemplo 2 – Vamos dividir o número 35 por 2:
Passo 1 – Vamos novamente “armar” a divisão utilizando o método da chave.
Passo 2 – Precisamos agora imaginar um número que, multiplicado por 2, seja igual a 35 ou chegue o mais próximo possível.
Resultado: Note que o resto deu um número diferente de zero, então devemos continuar a divisão.
Passo 3 – Agora devemos dividir o resto da divisão pelo divisor, ou seja, dividir o número 1 por 2. Mas como o número 1 não é divisível por 2, devemos acrescentar uma vírgula no quociente e acrescentar um zero no resto.
Passo 4 – Agora continuamos a divisão normalmente. Temos que imaginar um número que, multiplicado por 2, seja igual a 10, logo:
Resultado: Como chegamos a zero como resto do cálculo, finalizamos a divisão.
Passo 1 – “Armar” a divisão utilizando o método da chave.
Passo 2 – Precisamos agora imaginar um número que, multiplicado por 3, seja igual a 1440 ou chegue o mais próximo possível. Mas perceba que não é fácil encontrar um número que satisfaça a condição, então vamos contar da esquerda para direita, algarismo por algarismo do dividendo, até que seja.
Retire as informações de autoria. Utilize formato HTML com paragrafos, tabelas, listas e blockquotes quando necessário. Não utilize headers (h1, h2, h3). Não altere as palavras e lembre-se de devolver apenas as tags HTML necessárias.
Quais são os termos de uma divisão?
Divisão, na Matemática, é a distribuição de determinado objeto em partes iguais. Ao dividir uma pizza, por exemplo, entre duas pessoas, o objeto “pizza” deve ser dividido em duas partes iguais, e cada uma dessas pessoas ficará com uma dessas partes.
A divisão é uma operação básica da Matemática, assim como a multiplicação, adição e subtração. Multiplicação e divisão são operações inversas, por isso, a “prova real” da divisão é feita por meio de uma multiplicação.
Imagine uma divisão entre dois números quaisquer. O número que será dividido é chamado Dividendo (D), o número pelo qual o dividendo será dividido é chamado de divisor (d) e o resultado dessa divisão é chamado de Quociente (q). Em alguns casos, uma parcela chamada Resto (r) é formada no processo de divisão.
Algoritmo da divisão
O algoritmo utilizado no Brasil para realizar a divisão é conhecido como “método da chave”. Para realizar a divisão por meio desse algoritmo, devemos dispor os elementos da seguinte maneira:
Dividendo | Divisor | Resto | Quociente |
---|
O quociente será um número que, multiplicado pelo divisor, terá como resultado o dividendo, isto é, q·d = D. Caso essa divisão tenha resto, escreve-se: r + q·d = D. Portanto, para realizar uma divisão pelo método da chave, temos como pré-requisito saber toda a tabuada de multiplicação.
Aplicando o algoritmo da divisão
Exemplo 1 – Observe a divisão de 9 por 3:
9 | | | 3 |
-9 | 3 | |
0 |
Nesse caso, observamos: Dividendo = 9, divisor = 3, quociente = 3 e resto = 0. Podemos escrever a seguinte expressão: r + q·d = D. 0 + 3·3 = 9. Nesse caso, não houve resto.
Exemplo 2 – Observe agora a divisão de 92 por 2. Nesse caso, em um primeiro momento, divida 9 por 2 e coloque o resto 1. Observe que 4·2 + 1 = 9, logo, colocamos 4 no quociente, o resultado de 4·2 abaixo do 9 (que é o número que estamos dividindo nesse primeiro momento) e diminuímos 9 por esse resultado. O resto é 1.
92 | | | 2 |
-8 | 4 | |
1 |
Ao lado do resto 1, “desça” o próximo algarismo do dividendo:
92 | | | 2 |
-8 | 4 | |
12 |
Agora repita o processo para o número 12, formado pelo resto e pelo próximo número do dividendo inicial:
92 | | | 2 |
-8 | 46 | |
12 | ||
-12 | ||
0 |
O resultado dessa divisão é 46. Podemos escrever, portanto, a seguinte expressão: r + q·d = D. 0 + 46·2 = 92.
Exemplo 3 – Observe agora a divisão de 486 por 2. Dividimos 4 por 2, depois dividimos 8 por 2 e depois dividimos 6 por 2, seguindo os passos detalhados no exemplo anterior.
486 | | | 2 |
-4 | 243 | |
08 | ||
-8 | ||
06 | ||
-6 | ||
0 |
Se o primeiro algarismo do dividendo for menor que o divisor, considere os dois primeiros. Se mesmo assim continuar menor, considere os três primeiros e assim sucessivamente. Observe a divisão de 361 por 30: 3 é menor que 30 e, por esse motivo, consideramos 36 para a primeira divisão:
361 | | | 30 |
-30 | 12 |
Desse modo, podemos escrever 361 = 1 + 30·12.