Como fazer corte do jaca com risco?

Quais são os tipos de Corte do Jaca?

Nascido em uma comunidade no Rio de Janeiro, esse corte de cabelo conquistou os homens por todo o país – até os famosos. Se você está por dentro do que está bombando quando o assunto é corte de cabelo masculino, já deve ter se deparado com o Corte do Jaca por aí. De acordo com a barbeira Giliane Coviack, o estilo foi criado na comunidade do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, no início dos anos 2010, por isso o nome Corte do Jaca, uma abreviação de Jacarezinho.

Muitas vezes pode ser difícil diferenciar o Corte do Jaca de outros estilos de cortes fade, como o disfarçado e o americano, então a barbeira esclarece: “O Corte do Jaca tem como característica um sombreado mais denso e majoritariamente o Mid Fade”. Ou seja, o efeito degradê desse tipo de corte começa do meio da cabeça para baixo, criando um sombreado perfeito.

Entretanto, o corte já foi adaptado e conquistou muitos famosos. Um deles é o jogador de futebol brasileiro Philippe Coutinho, que é cliente de Giliane. “Ele ama quando usamos a gilete nas laterais do cabelo, porém não usa tão curto na parte de cima. Pelas características, não podemos negar que há um toque de corte do jaca ali”, diz.

Se você pensa que é simples ter esse estilo na cabeça, está enganado. Giliane explica o que é necessário para ter o Corte do Jaca. “Começa por uma marcação base na altura de um mid fade. Então faz-se todas as transições de pentes e alturas de máquina respeitando a cor escura e não clareando o tom médio. A parte do topo geralmente é curta, na altura do pente 5 da máquina”. Para o corte ficar perfeito, o degradê feito entre a parte com mais cabelo e a com menos tem que estar natural, sem nenhuma marcação. “Esse é considerado um corte “bicho-papão” por alguns profissionais porque a técnica é considerada difícil. O tempo médio é de 50 minutos a 1 hora. Eu executo entre 20 e 35 minutos, no máximo.

Giliane é uma profissional premiada e especialista no estilo. Trabalha como barbeira há 20 anos no centro do Rio de Janeiro. “Quando comecei, gostava de desenhar na cabeça dos meninos e acabei ficando conhecida por isso. Buscando ser competitiva na minha região, me aprofundei nos estudos e desenvolvi uma forma única de executar esse corte. Nas transições de cores, há uma grande dificuldade em retirar a marca da gilete. Já tive aluno que veio de 600 km só pra aprender essa técnica comigo”, conta.

Saiba mais: Conheça o corte asa-delta e o corte maracá

Sim! O corte do Jaca é democrático e pode ser feito no cabelo liso, ondulado, cacheado ou crespo. Basta você escolher um profissional qualificado.

Se você quer ter um Corte do Jaca perfeito, vai ter que fazer a manutenção do estilo na barbearia toda semana.

Pensando em aderir ao estilo? Veja essas fotos do Corte do Jaca e inspire-se.

Veja também: Os melhores cortes para ter um cabelo de cria

Para que qualquer corte fique bonito, é preciso que os cabelos estejam saudáveis e bem cuidados. No dia a dia a nossa dia é investir no Shampoo Anticaspa Clear Sports Men Limpeza Profunda, que limpa pro.

Como funciona o Corte do Jaca?

09 de novembro de 2022

Cabelo

Quer saber tudo sobre o Corte do Jaca? Então confira a vídeo aula completa detalhada e gratuita que preparamos para você! Nosso parceiro e professor Figaro Dú, preparou um tutorial completo e extremamente detalhado com tudo que você precisa saber sobre esse estilo de corte que ficou tão famoso em todo o Brasil. Então, seja você um barbeiro profissional ou alguém que gosta de saber sobre estilos de corte masculino, se liga nessa aula completa:

O Corte do jaca foi criado no Rio de Janeiro, por volta de 2010 na comunidade do jacarézinho (por isso o nome: Corte do Jaca) e de lá pra cá esse corte não parou de ganhar popularidade, saindo de uma comunidade do rio de janeiro para todo o Brasil! Esse estilo de corte é marcado por um fade que fica entre o Low e o mid fade com uma marcação em V. Outra particularidade do corte do jaca, é que a transição do cinza no fade, não tem tanta notoriedade quanto em outros estilos de degradê, por isso você irá perceber mais tons escuros e claros do que o próprio tom cinza.

Apesar de seu um estilo de corte que começou a se popularizar em 2010, o corte do jaca ainda é muito procurado pelas barbearias de todo o Brasil, por isso, se você é um barbeiro profissional, você precisa estar preparado para fazer esse estilo de corte. Afinal além da busca crescente por esse corte, a manutenção dele é feita toda semana geralmente. Então, com certeza o cliente precisa de uma boa barbearia para estar com esse corte sempre em dia.

Além do corte do jaca, nós da Alfa Look’s produzimos muitos outros conteúdos gratuitos sobre o mundo da barbearia:

Diego Marques

Especialista em Marketing de Performance

Formação em Marketing – Digital e Data Science pela FIAP e

Pós em Gestão Estratégica de Marketing pela HSM University

LinkedIn

Qual é o verdadeiro nome do Corte do Jaca?

Corte do Jaca

O corte modelado ou na régua já é sucesso nas comunidades cariocas, visto a famosidade do “Corte do Jaca” que surgiu no Jacaré, e alguns atribuem essa criação a barbeira Giliane Coviak. O corte com desenhos nas laterais da cabeça, faz parte do cotidiano da maioria dos jovens que vivem no subúrbio do Rio. O sucesso é tanto que já reúne mais de 120 mil fãs na comunidade virtual “Eu mando o corte do Jaca”, que virou tema de evento em São Gonçalo e chamou a atenção do cineasta Emílio Domingos, que produziu o longa “Deixa na Régua”, que explora esse universo das barbearias. O corte “disfarçado” em degrade nas laterais virou um grande hit nas barbearias mais famosas da cidade, por isso o Fluxo 21 listou os 10 tipos de cortes que estão dominando a cabeça dos meninos.

Leia também  Quanto custa um pedreiro no rio de janeiro?

1 — BUZZ CUT:

Num estilo bad boy, o corte ser mais curto, tem uma manutenção bem simples. Traz um degradê nas laterais e na parte de trás.

2 — CURLY TOP:

Um corte “feito” especialmente para homens com cabelo ondulado. A lateral fica mais ou menos na altura de um dedo, com o topo bem maior. Na hora de pentear, pode brincar bastante com o cabelo e deixar bagunçado.

3 — FRENCH CROP

De maneira bem natural, o objetivo deste penteado é a parte de cima do cabelo ter bastante textura, então o barbeiro deve repicá-lo e manter as laterais baixas. O segredo é pentear de uma maneira que não mostre muita perfeição.

4 — HI-TOP FADE

Perfeito para cabelos afro, este corte traz as laterais em degradê em direção ao topo, que fica esculpido numa silhueta ligeiramente quadrada. O céu é o limite.

5 — POMPADOUR

O topete nunca sai de moda, mas agora ele vem repaginado numa versão old fashion, as laterais ficam arrumadas para trás. Na moderna, você faz um degradê para deixá-las curtas. Um dos cortes mais tradicionais masculinos, vale pentear para cima ou para o lado.

6 — RAZOR PART

Trazendo um visual arrumadinho, este corte deixa a parte de cima do cabelo (mais comprida) e a lateral (mais baixa) ficam divididas por um risco cortado a navalha, deixando uma linha do couro cabeludo visível.

7 — SLICKBACK

Matador é o efeito deste look. A parte superior do cabelo precisa ser grande o suficiente para ser jogada para trás, com as laterais aparadas ou raspadas.

8 — UNDERCUT

Um tom estiloso é o que confere esse corte com as laterais mais baixas, assim como a parte de trás, com o centro volumoso, texturizado e para cima.

9 — TOP KNOT

O Top Knot, ou coquinho samurai, é basicamente um undercut com um coque atrás. Você vai precisar de no mínimo uns 15 centímetros ou mais de cabelo para conseguir fazê-lo.

10 — SHOULDER LENGTH

Para este penteado é necessário que você tenha um cabelo na altura do ombro; depois é só cortar em camadas. Como o nome já diz, ele deve ficar cuidadosamente desarrumado.

Como é o nome do corte de cabelo do MC POZE?

O estilo de reflexo alinhado ganhou espaço entre os jovens e veio para ficar. Para alguns homens, estar alinhado é o que mais importa, e isso pode incluir o efeito nos cabelos. O reflexo alinhado surgiu nos últimos anos e consiste em um processo de descoloração manuseado por cabeleireiro e com o auxílio da famosa touca de luzes.

O método garante que diversas mechinhas do cabelo fiquem perfeitamente alinhadas e em espaçamento simétrico, de preferência com o marcante contraste dos fios naturais com as luzes em efeito platinado. Ganhando espaço entre os funkeiros cariocas, o estilo expandiu percepções e conquistou o seu lugar entre jovens que curtem ousar no visual e estarem sempre um passo à frente da moda.

Aqui no Mano a Mano, preparamos um artigo para te contar sobre essa tendência e um pouco mais sobre como é feito o processo de descoloração na cabeleira. Bora lá?

Na maioria das vezes feitos em cabelos curtos e médios, o reflexo alinhado é um procedimento que envolve a descoloração de mechas que são espalhadas de forma simétrica por toda a extensão dos cabelos, do topo até as extremidades. A moda surgiu no Rio de Janeiro e se popularizou ao ser ostentada por MC Poze do Rodo, famoso cantor dos estilos funk carioca, hip hop e trap, ganhando espaço e mais adeptos ao redor do país.

E se você está na dúvida sobre qual corte lançar junto com o estiloso reflexo alinhado, não se preocupe, ele costuma funcionar com diversos visuais já conhecidos, confira alguns exemplos:

Taper fade: muito famoso desde os anos 2000, o corte tem como característica um degradê natural começando pela nuca e laterais da cabeça, com um maior (mas alinhado) volume na parte superior. Ele é uma opção perfeita para cabelos crespos e cacheados, e fica ainda mais marcado e estiloso em conjunto com o reflexo alinhado.
Corte blindado: também conhecido como Dimil, o estilo pode formar um fade ou undercut até chegar no topo escovado e modelado, só que ao invés das características cores neon, o visual pode vir combinado pelo mais recente reflexo do momento.
Corte chavoso: sabe aquele corte degradê na lateral ou mais raspado, com uma bela risca ou desenho marcando uma das laterais da cabeça? Além de lançar o estilo único, também dá para combiná-lo com as mechinhas alinhadas e platinadas.
Corte clássico: para os mais tradicionais e que desejam deixar a ousadia apenas para as luzes, o corte clássico com o topo mais baixo, pode funcionar e muito bem com a tendência.

Como a ideia do estilo é distribuir pequenos trechos bem marcados que se assemelham a bolinhas ou quadradinhos — em linha e distância perfeita uns dos outros, o profissional utiliza a famosa touca de luzes, feita de silicone e com pequenos furos espalhados por todo o material. Utilizando a touca e uma pequena ferramenta para puxar a quantidade certa de fios pelos furos, o próximo passo é a descoloração, com a poderosa mistura de pó descolorante e água.

Leia também  Como tirar cera do ouvido

Qual a altura do Corte do Jaca?

Nascido em uma comunidade no Rio de Janeiro, esse corte de cabelo conquistou os homens por todo o país – até os famosos. Se você está por dentro do que está bombando quando o assunto é corte de cabelo masculino, já deve ter se deparado com o Corte do Jaca por aí.

De acordo com a barbeira Giliane Coviack, o estilo foi criado na comunidade do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, no início dos anos 2010, por isso o nome Corte do Jaca, uma abreviação de Jacarezinho.

Muitas vezes pode ser difícil diferenciar o Corte do Jaca de outros estilos de cortes fade, como o disfarçado e o americano, então a barbeira esclarece: “O Corte do Jaca tem como característica um sombreado mais denso e majoritariamente o Mid Fade”.

Ou seja, o efeito degradê desse tipo de corte começa do meio da cabeça para baixo, criando um sombreado perfeito.

Entretanto, o corte já foi adaptado e conquistou muitos famosos. Um deles é o jogador de futebol brasileiro Philippe Coutinho, que é cliente de Giliane. “Ele ama quando usamos a gilete nas laterais do cabelo, porém não usa tão curto na parte de cima. Pelas características, não podemos negar que há um toque de corte do jaca ali”, diz.

Se você pensa que é simples ter esse estilo na cabeça, está enganado. Giliane explica o que é necessário para ter o Corte do Jaca.

“Começa por uma marcação base na altura de um mid fade. Então faz-se todas as transições de pentes e alturas de máquina respeitando a cor escura e não clareando o tom médio. A parte do topo geralmente é curta, na altura do pente 5 da máquina”.

Para o corte ficar perfeito, o degradê feito entre a parte com mais cabelo e a com menos tem que estar natural, sem nenhuma marcação. “Esse é considerado um corte “bicho-papão” por alguns profissionais porque a técnica é considerada difícil. O tempo médio é de 50 minutos a 1 hora. Eu executo entre 20 e 35 minutos, no máximo.

Giliane é uma profissional premiada e especialista no estilo. Trabalha como barbeira há 20 anos no centro do Rio de Janeiro.

“Quando comecei, gostava de desenhar na cabeça dos meninos e acabei ficando conhecida por isso. Buscando ser competitiva na minha região, me aprofundei nos estudos e desenvolvi uma forma única de executar esse corte. Nas transições de cores, há uma grande dificuldade em retirar a marca da gilete. Já tive aluno que veio de 600 km só pra aprender essa técnica comigo”, conta.

Saiba mais: Conheça o corte asa-delta e o corte maracá

Sim! O corte do Jaca é democrático e pode ser feito no cabelo liso, ondulado, cacheado ou crespo. Basta você escolher um profissional qualificado.

Se você quer ter um Corte do Jaca perfeito, vai ter que fazer a manutenção do estilo na barbearia toda semana.

Pensando em aderir ao estilo? Veja essas fotos do Corte do Jaca e inspire-se.

Veja também: Os melhores cortes para ter um cabelo de cria

Para que qualquer corte fique bonito, é preciso que os cabelos estejam saudáveis e bem cuidados. No dia a dia a nossa dia é investir no Shampoo Anticaspa Clear Sports Men Limpeza Profunda, que limpa pro.

O que significa o corte de cabelo do jaca?

Quer saber tudo sobre o Corte do Jaca? Então confira a vídeo aula completa detalhada e gratuita que prepramos para você! Nosso parceiro e professor Figaro Dú, preparou um tutorial completo e extremamente detalhado com tudo que você precisa saber sobre esse estilo de corte que ficou tão famoso em todo o Brasil. Então, seja você um barbeiro profissional ou alguém que gosta de saber sobre estilos de corte masculino, se liga nessa aula completa:

O Corte do jaca foi criado no Rio de Janeiro, por volta de 2010 na comunidade do jacarézinho (por isso o nome: Corte do Jaca) e de lá pra cá esse corte não parou de ganhar popularidade, saindo de uma comunidade do rio de janeiro para todo o Brasil! Esse estilo de corte é marcado por um fade que fica entre o Low e o mid fade com uma marcação em V. Outra particularidade do corte do jaca, é que a transição do cinza no fade, não tem tanta notoriedade quanto em outros estilos de degradê, por isso você irá perceber mais tons escuros e claros do que o próprio tom cinza.

Apesar de seu um estilo de corte que começou a se popularizar em 2010, o corte do jaca ainda é muito procurado pelas barbearias de todo o Brasil, por isso, se você é um barbeiro profissional, você precisa estar preparado para fazer esse estilo de corte. Afinal além da busca crescente por esse corte, a manutenção dele é feita toda semana geralmente. Então, com certeza o cliente precisa de uma boa barbearia para estar com esse corte sempre em dia.

Além do corte do jaca, nós da Alfa Look’s produzimos muitos outros conteúdos gratuitos sobre o mundo da barbearia:

Quer os melhores produtos para cabelo e barba? Então acesse nossa loja: www.alfalookstore.com.br

Diego Marques

Especialista em Marketing de Performance

Formação em Marketing – Digital e Data Science pela FIAP e

Pós em Gestão Estratégica de Marketing pela HSM University

LinkedIn

Onde surgiu o corte americano?

Se existe um corte de cabelo masculino que está bombando no momento, é o corte americano. Até mesmo antes de virar tema de música, esse estilo de corte já era tendência entre homens que são fãs do estilo cabelinho na régua.

Quer saber mais sobre o corte americano? Continue lendo para conhecer os diferentes tipos e ver fotos de inspiração desse corte em vários tipos de cabelo — que vão dos lisos aos cacheados!

Leia também  Como tirar bolor de roupa

Também conhecido como fade hair, o corte americano é mais um corte de cabelo masculino clássico, que foi ganhando variações com o tempo. Pode apresentar diferentes níveis de degradê, mas se caracteriza, principalmente, pelas laterais raspadas.

As versões mais modernas, que derivam do corte militar, fazem sucesso em homens de diferentes texturas e cores de cabelo. O corte pode ser alto, médio, baixo ou disfarçado, mas as variações são tantas, que o corte americano também pode ser decorado com riscas e desenhos variados.

Recentemente, o corte americano ficou ainda mais popular através do rapper L7nnon, que ajudou a divulgar o corte com uma música do mesmo nome, além de também ser adepto desse visual.

Mas vamos ao que interessa? Confira fotos dos diferentes estilos de corte americano e prepare-se para salvar muitas inspirações para levar de referência ao salão ou barbearia!

Os homens estão arrasando com diferentes estilos de corte americano em vários tipos de cabelo. Veja os looks e escolha o que gostar mais!

Quer saber mais sobre outros estilos de corte fade? Confira também nossas matérias sobre o corte do jaca ou sobre o corte blindado.

O corte americano tem origem no visual dos militares norte-americanos, onde normalmente o cabelo é curto e raspado de forma marcada nas laterais. Além disso, é um corte também muito presente nos filmes e série americanas, que popularizaram o look a nível internacional.

Com a grande variedade de tipos e texturas de cabelo que existem no Brasil, que vão muito além do cabelo liso, o corte americano ganhou outras versões mais criativas e cheias de personalidade.

Os pentes de máquina usados para fazer o corte americano podem variar de acordo com o nível de degradê que você quer fazer. Quem quer um estilo baixo, por exemplo, pode usar máquina 0 e 1. Para um mid fade os pentes podem ser 2 e 1 e para um high fade, pentes 3 e 2.

Não tem muito segredo, já que o corte americano se caracteriza pelas laterais raspadas e pelo degradê, onde o volume dos fios fica mais concentrado no topo da cabeça.

O mais importante é deixar bem claro o comprimento pretendido e o nível de degradê desejado. Que pode ser:

  • Especifique também os detalhes, como o tamanho aproximado do cabelo na nuca, nas laterais e no topete. Quer uma dica? Leve fotos de referência do modelo aproximado de corte americano que você quer.

Se você mantiver o topo da cabeça alto, existem diversas possibilidades para pentear o corte americano. A franja masculina está super em alta. Para quem gosta de um estilo mais formal, fazer um topete ou pentear o cabelo todo para trás podem ser.

Como é o nome do corte de cabelo do MC POZE?

O estilo de reflexo alinhado ganhou espaço entre os jovens e veio para ficar.

Para alguns homens, estar alinhado é o que mais importa, e isso pode incluir o efeito nos cabelos. O reflexo alinhado surgiu nos últimos anos e consiste em um processo de descoloração manuseado por cabeleireiro e com o auxílio da famosa touca de luzes.

O método garante que diversas mechinhas do cabelo fiquem perfeitamente alinhadas e em espaçamento simétrico, de preferência com o marcante contraste dos fios naturais com as luzes em efeito platinado.

Ganhando espaço entre os funkeiros cariocas, o estilo expandiu percepções e conquistou o seu lugar entre jovens que curtem ousar no visual e estarem sempre um passo à frente da moda.

Aqui no Mano a Mano, preparamos um artigo para te contar sobre essa tendência e um pouco mais sobre como é feito o processo de descoloração na cabeleira. Bora lá?

Na maioria das vezes feitos em cabelos curtos e médios, o reflexo alinhado é um procedimento que envolve a descoloração de mechas que são espalhadas de forma simétrica por toda a extensão dos cabelos, do topo até as extremidades.

A moda surgiu no Rio de Janeiro e se popularizou ao ser ostentada por MC Poze do Rodo, famoso cantor dos estilos funk carioca, hip hop e trap, ganhando espaço e mais adeptos ao redor do país.

E se você está na dúvida sobre qual corte lançar junto com o estiloso reflexo alinhado, não se preocupe, ele costuma funcionar com diversos visuais já conhecidos, confira alguns exemplos:

Taper fade: muito famoso desde os anos 2000, o corte tem como característica um degradê natural começando pela nuca e laterais da cabeça, com um maior (mas alinhado) volume na parte superior. Ele é uma opção perfeita para cabelos crespos e cacheados, e fica ainda mais marcado e estiloso em conjunto com o reflexo alinhado.
Corte blindado: também conhecido como Dimil, o estilo pode formar um fade ou undercut até chegar no topo escovado e modelado, só que ao invés das características cores neon, o visual pode vir combinado pelo mais recente reflexo do momento.
Corte chavoso: sabe aquele corte degradê na lateral ou mais raspado, com uma bela risca ou desenho marcando uma das laterais da cabeça? Além de lançar o estilo único, também dá para combiná-lo com as mechinhas alinhadas e platinadas.
Corte clássico: para os mais tradicionais e que desejam deixar a ousadia apenas para as luzes, o corte clássico com o topo mais baixo, pode funcionar e muito bem com a tendência.

Como a ideia do estilo é distribuir pequenos trechos bem marcados que se assemelham a bolinhas ou quadradinhos — em linha e distância perfeita uns dos outros, o profissional utiliza a famosa touca de luzes, feita de silicone e com pequenos furos espalhados por todo o material.

Utilizando a touca e uma pequena ferramenta para puxar a quantidade certa de fios pelos furos, o próximo passo é a descoloração, com a poderosa mistura de pó descolorante e água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *