como tirar mancha de roupa?

Como tirar mancha difícil de uma roupa?

Manchas impossíveis? Com esse guia você não saberá mais o que é isso. São alguns passos simples que ensinarão como remover manchas de roupas com todo o poder de limpeza de Ariel, confira!

Manchas de tinta, café, sangue, mofo, adesivo, vaselina, vômito, graxa e até cera de vela… Diga adeus a todas elas! Cada uma tem um processo de remoção diferente, porém o pré-tratamento é o mesmo para todas. Confira o passo a passo:

Adesivos – incluindo cola e manchas de esmalte de unha

Esfregue removedor de esmalte sobre a mancha (exceto em tecidos sintéticos como poliamida e poliéster) e lave com Ariel, seguindo as instruções da etiqueta de cuidados.

Pré-tratamento

Manchas de tinta – incluindo caneta esferográfica e marcadores

Deixe de molho em água fria durante a noite com um pouco de Ariel Concentrado Expert e lave na máquina seguindo as instruções da etiqueta de cuidados. Esfregue manchas mais antigas com removedor de esmalte (não adequado para tecidos sintéticos) e lave normalmente com Ariel.

Mancha de mofo ou ferrugem

Em tecidos comuns, aplique sal e limão sobre a mancha e deixe agindo durante a noite antes de lavar normalmente. Para manchas mais fortes, use um removedor de ferrugem e lave normalmente com Ariel Concentrado Expert, seguindo as instruções da etiqueta de cuidados.

Dica Ariel: Assim como o mofo, tirar ferrugem de roupas é mais difícil em tecidos finos como lã e seda. Nesses casos, é indicado um tratamento de lavagem a seco.

Manchas de vômito

Remover manchas de vômito é fácil: coloque o tecido em água corrente fria e remova o máximo possível da mancha. Em seguida, deixe de molho na água com Ariel Concentrado Expert e depois lave normalmente com Ariel.

Manchas de cera de vela

Remova toda a cera da roupa e coloque a peça entre duas folhas de papel absorvente ou dois panos de prato. Com um ferro morno, passe a parte de trás do tecido. Em seguida, lave normalmente com Ariel Concentrado Expert, seguindo as instruções da etiqueta de cuidados.

Chiclete

Como tirar chiclete da roupa? É fácil, ainda mais quando ele estiver endurecido. Nossa dica é colocar a peça em uma sacola no congelador ou passar gelo sobre o chiclete, você perceberá que ele quebrará com facilidade. Em seguida, faça o pré-tratamento na área com Ariel Concentrado Expert antes de lavar normalmente.

Leia também  Quanto custa uma casa pré-fabricada em recife?

Mancha de vaselina

Apesar de ser uma mancha desagradável e que exige cuidado, não há motivo para se preocupar: é só usar Ariel Concentrado Expert para o pré-tratamento das manchas e para lavar as peças, sempre seguindo as instruções da etiqueta de cuidados.

Mancha de sangue

Para tirar manchas de sangue da roupa, enxágue imediatamente com água fria e lave com Ariel Concentrado Expert. Outra opção é tratar primeiro com sabão líquido Ariel, deixar de molho na água por duas horas e lavar seguindo as instruções da etiqueta de cuidados.

Mancha de graxa de sapato

Independentemente da cor, faça o pré-tratamento com Ariel Concentrado Expert e deixe agir no tecido por uma hora. Depois, lave normalmente com Ariel.

Qual o produto caseiro tira mancha de roupa?

A mistura de bicarbonato de sódio, com vinagre branco e água morna também é uma solução poderosa para dar adeus às manchas.

Porque açúcar tira mancha de roupa?

Um litro de água sanitária, uma xícara de açúcar e a mancha de mofo sai da roupa depois de alguns minutos de molho. É este “milagre” que prometem diversos vídeos e perfis que dão dicas para cuidados da casa pela internet. E mais, alguns dizem que a mistura não mancha roupas coloridas.

Tilt conversou com especialistas em química para entender como isso acontece. E descobriu que eles não recomendam seu uso.

A água sanitária é o nome popular do hipoclorito de sódio (NAClO), um oxidante muito conhecido por sua ação contra bactérias (por isso que usamos na limpeza do banheiro) e seu efeito alvejante (deixando os panos de chão branquinhos).

Como oxidante, a água sanitária ataca elementos que têm ligação dupla em sua estrutura, como os fungos. “O fungo mais comum (aspergilus flavus) tem regiões de sua estrutura com esse tipo de ligação e a água sanitária funcionaria para reduzir as manchas”, explica o professor de química teórica Antonio Carlos Pavão, pesquisador da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

E o açúcar? O açúcar serviria para diluir a água sanitária. “Ele reduz a ação da água sanitária, deixando menos concentrado”, esclarece o professor Luís Geraldo Cardoso dos Santos, do departamento de Engenharia Química e de Alimentos do Instituto Mauá de Tecnologia.

Neste caso, a ação do açúcar seria parecida com a da água na hora de diluir o hipoclorito de sódio. Aqui começa todo o problema. Para proteger o corante, como dizem, a mistura “teria que conter um excesso de açúcar de modo a anular toda a ação oxidante do hipoclorito, o que no final protegeria tanto o corante como o próprio mofo”, afirma Pavão. Por outro lado, com açúcar de menos, resta água sanitária na mistura que atacaria tanto o mofo quanto o corante da roupa. “Entretanto, o poder oxidante da mistura estaria atenuado, o que talvez possa causar uma impressão de que o corante não foi atacado.”

Leia também  Como fazer molho madeira

A mistura parece que “ferve” porque na reação química entre a água sanitária e o açúcar há liberação de gás tóxico, que criam as bolhas no líquido do molho. Pavão chama a atenção para o risco do gás emitido, que é também liberado quando se mistura água sanitária com vinagre. “A mistura é tóxica.”

Mais diluído do que a água sanitária pura, o composto com açúcar pode não manchar um tecido com cores, mas isso depende da concentração e também do tipo de pigmento que tem nas cores do tecido. A diluição (com água ou com açúcar) não garante que o procedimento não deixará marcas brancas na peça de roupa.

“A água sanitária pode atacar a estrutura de alguns dos pigmentos da roupa e dissolvê-los, mas a ação depende da composição do pigmento. Há alguns que são mais sensíveis e reagem mais facilmente com a água sanitária”, explica o professor do Instituto Mauá de Tecnologia.

Para saber se o pigmento da roupa vai manchar ou não, o jeito é fazer um teste em um pedaço pequeno e escondido do tecido com um pouco de água sanitária diluída em água. Se depois de alguns minutos ficar manchado, o tecido contém pigmento frágil à.

Como tirar mancha de outra roupa com açúcar?

Na hora de lavar roupa na máquina, é importante atentar-se à cor das peças, para que elas não acabem manchando e sujando umas às outras. No entanto, se, por acidente, isso aconteceu, não se desespere: é possível salvar o tecido com alguns truques de limpeza caseiros muito fáceis.

Coloque a peça manchada em uma bacia, cubra com água fria, coloque duas xícaras (chá) de folhas de louro e deixe agir por algumas horas. Além de resolver o problema da mancha, o truque ainda ajuda a revitalizar a cor original da peça.

Coloque um pouco de vinagre branco em um pano e esfregue a mancha. Em seguida mergulhe a peça em uma bacia com água, coloque um pouco de vinagre e deixe agir por algumas horas. Quando a mancha sair, lave a roupa normalmente.

Ferva água em uma panela, acrescente um pouco de açúcar (mais ou menos a medida de cinco colheres de sopa), misture e mergulhe a peça. Deixe a solução agir até que a mancha tenha sumido. Depois, lave normalmente.

Gostou das dicas? Agora com as roupas limpas você precisa ter aquele trabalhão para passar tudo certo? Errado!!! Contrate agora uma passadeira através da Limpeza com Zelo.

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! 08 ago., 2023

Leia também  Como deslogar steam de outro pc

A limpeza pós-obra consiste em um minucioso trabalho de eliminação de sujeiras, respingos, manchas de tinta e excesso de rejunte resultantes de uma construção ou reforma.

Para que serve lavar roupa com açúcar?

Goiânia, 15 de agosto, terça-feira – Colocar açúcar na máquina de lavar roupas! Pode parecer meio estranho, mas muita gente tá adotando essa tática pra dar um up nas lavagens. E acredite, é uma dica bem legal quando você entende pra que serve.

Mas, pera aí, será que isso é verdade ou só mais uma lenda urbana? Bora entender melhor essa história! Leia esse artigo que nós do site JusTocantins preparamos, e aprenda um pouco mais sobre essa dica caseira incrível. Ah, e fique a vontade pra continuar navegando por aqui e descobrindo mais conteúdos legais.

Veja também essa dica: Adicione esse ingrediente no shampoo para o cabelo crescer

A ideia por trás de colocar açúcar na máquina de lavar é que ele poderia ajudar a manter as cores das roupas mais vibrantes e evitar que desbotem. É que esse açúcar que você colocou pode acabar ajudando a equilibrar o PH das roupas sabe, então mesmo que pareça estranho essa dica, ela faz muito sentido e tem até essa explicação meio científica.

Se tu quiser dar uma chance a esse truque, não precisa exagerar. Adicione uma colher de sopa de açúcar no compartimento do sabão líquido já deve ser o suficiente. A mesma dica, só que usando sal, também existe. A explicação é que o sal pode ajudar a evitar que as roupas fiquem meio amareladas, sabe. E ainda evita uso de alvejante. Olha que legal!

Se tu quer preservar as cores das tuas roupas, além de experimentar o truque do açúcar, dá uma olhada em outras dicas também. Se possível você também deve evitar as lavagens com água bem quente, porque elas podem ajudar a desbotar as roupas, então não ande na contra mão usando água quente. Se você se preocupa com as cores, comece usando água fria pra conservá-las.

Aprenda também essa dica: Posso usar vitamina C no rosto todos os dias? Veja

Mas se você tiver com medo de testar, pode pesquisar mais um pouco sobre a eficácia desse truque. O ideal é combinar esse truque com outras práticas de cuidado na lavagem das roupas coloridas. Então, fica a dica, pessoal! Que tal testar na sua casa? Agora se você gostou das nossas dicas, que tal deixar um comentário no final do nosso artigo contando a sua opinião, obrigada por ter lido até o final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *