como tomar ciprofloxacino para infecção urinária?

Como tomar ciprofloxacino de 500 mg para infecção urinária?

Cloridrato de ciprofloxacino é um medicamento antibiótico de uso oral e adulto, indicado para o tratamento de diversas infecções. O medicamento de referência é Cipro®, fabricado pela Bayer, mas há também opções de genéricos no mercado.

Cloridrato de ciprofloxacino 500mg é comercializado no formato de comprimidos revestidos, sob prescrição médica e com retenção de receita.

As indicações de cloridrato de ciprofloxacino são as seguintes:

  • Para infecção aguda na fibrose cística (distúrbio hereditário que aumenta a produção e a viscosidade das secreções nos brônquios e no trato digestivo) causada por Pseudomonas aeruginosa se não houver possibilidade de outros tratamentos injetáveis mais eficazes. Não se recomenda cloridrato de ciprofloxacino para outras indicações.
  • Para reduzir a incidência ou progressão da doença após inalação de bacilos de antraz (Bacillus anthracis).

Cada comprimido revestido de cloridrato de ciprofloxacino contém:

Excipientes:

OBS: os excipientes variam de acordo com o fabricante. A lista acima pegou como exemplo os componentes do medicamento de referência Cipro®, produzido pela Bayer. Consulte a bula do fabricante para obter a lista correta.

A dosagem geralmente recomendada pelo médico é a seguinte:

Dose diária recomendada de ciprofloxacino oral em adultos:

  • A dose oral recomendada para infecção aguda causada por P. aeruginosa em pacientes (idade entre 5 e 17 anos) com mucoviscidose é 20mg de ciprofloxacino/kg de peso corpóreo 2 x por dia (máximo 1.500 mg de ciprofloxacino/dia).
  • Adultos: 500 mg de ciprofloxacino duas vezes por dia.
  • Crianças: 15 mg de ciprofloxacino/kg de peso corpóreo duas vezes por dia. A dose máxima para crianças não deve exceder 500mg (dose máxima diária: 1000mg).

O tratamento deve começar imediatamente após a suspeita ou confirmação da inalação dos patógenos de antraz.

Não altere a dose nem a duração do tratamento indicados por seu médico. Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros, com líquido. Não é preciso tomar o comprimido junto com as refeições.

Tomar os comprimidos com estômago vazio acelera a absorção. Cloridrato de ciprofloxacino não deve ser tomado com laticínios ou bebidas enriquecidas com minerais (por exemplo, leite, iogurte ou suco de laranja enriquecido com cálcio). No entanto, a absorção não é afetada significativamente por refeições que contenham cálcio.

Se estiver tomando também medicamentos ou suplementos contendo minerais como o cálcio, magnésio, alumínio, assim como certos tipos de antiácidos usados para tratamento de indigestão, cloridrato de ciprofloxacino deverá ser tomado 1 a 2 horas antes ou pelo menos 4 horas depois desses produtos.

Se o paciente não for capaz de engolir os comprimidos, recomenda-se iniciar o tratamento com ciprofloxacino injetável para terapia intravenosa.

A duração do tratamento depende da gravidade da doença e do curso clínico e bacteriológico. Em geral, o tratamento deve sempre prosseguir por pelo menos 3 dias após a febre e os sinais clínicos terem desaparecido.

Pode tomar ciprofloxacino por 3 dias?

Conhecido desde a década de 1980, o ciprofloxacino é um antibiótico utilizado em infecções causadas por bactérias e que acometem muitos sistemas do corpo como os tratos respiratório, urinário e reprodutor, além de ouvidos, olhos, pele, entre outros.

Trata-se de um antibiótico da classe das fluoroquinolonas, que é considerado de amplo espectro porque pode ser utilizado no combate de diferentes bactérias. Descrito como fármaco de segunda geração, ele deu origem a outros do mesmo tipo.

Leia também  Como fazer bolo de aniversário?

Dadas as suas características, ele só deve ser vendido sob prescrição médica.

Como possui ampla utilização, esse fármaco é considerado seguro. Contudo, é importante que você faça o uso racional desse remédio, ou seja, utilize-o de forma apropriada, na dose certa e pelo tempo prescrito pelo seu médico.

O ciprofloxacino, em geral, é indicado no tratamento de infecções bacterianas do trato urinário e respiratório.

Além disso, ele poderá ser utilizado quando outros antibióticos não surtiram o efeito desejado, e também nas seguintes doenças e condições:

  • Mordidas de animais
  • Doença da arranhadura do gato
  • Câncer
  • Cólera
  • Endocardite
  • Meningite

Esses usos não constam da bula, por isso são chamados de off-label.

Ao ser usado pela via oral, ele é bem absorvido pelo trato gastrointestinal, se distribui bem pelo corpo e, depois, é excretado pela via renal. Seu efeito já tem início entre 1 e 2 horas. A explicação é de Camila Klocker Costa, professora do curso de farmácia da UFPR.

“Quanto ao seu mecanismo de ação, ele inativa uma enzima das bactérias que é fundamental para que elas se repliquem. Esse efeito bactericida atua sobre as bactérias gram-negativas [como a Escherichia coli e a Salmonella spp.], mas também sobre contra as gram-positivas [Staphylococcus saprophyticus]”, esclarece a especialista.

Cipro® é um exemplo de marca de referência do ciprofloxacino. Mas você também pode encontrar as versões genéricas. Confira as apresentações disponíveis:

Apresentação 1 Descrição da apresentação 1
Apresentação 2 Descrição da apresentação 2
Apresentação 3 Descrição da apresentação 3

Algumas apresentações do medicamento constam da Rename 2020 (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) e, portanto, ele tem distribuição gratuita em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Para ter acesso à medicação, basta apresentar a receita médica.

A depender da doença, o tempo de uso do medicamento pode variar. Há casos, como na prostatite ou infecções ósseas, que a terapia pode durar de 4 a 6 semanas. De modo geral, o uso é de 5 a 7 dias.

Renata Carriço de Lima Menezes, especialista em clínica médica e professora da Faculdade de Medicina do UNINASSAU/CMH, considera vantajosas as diferentes apresentações. Isso permite que um paciente internado, uma vez liberado, possa seguir seu tratamento em casa.

Além disso, ela destaca a possibilidade de cobrir diferentes doenças ao mesmo tempo, como infecções de pele e intestinal.

Por outro lado, a médica comenta que a maior desvantagem é que, nos últimos tempos, tem-se evitado o uso dessa classe de medicamentos devido aos possíveis…

Qual é o melhor antibiótico para infecção urinária?

As melhores opções de tratamento empírico (sem orientação do antibiograma) incluem: Nitrofurantoína 100 mg de 12/12 por 5 a 7 dias. Trimetoprim-sulfametoxazol (Bactrim) 160/800 mg de 12/12 horas por 3 dias. Fosfomicina 3 g em dose única.

Quantas vezes posso tomar ciprofloxacino?

ciprofloxacino (mg) via oral Antraz: Adultos: 500 mg de ciprofloxacino duas vezes por dia. Crianças: 15 mg/Kg de peso corpóreo duas vezes por dia. A dose máxima para crianças não deve exceder 500 mg (dose máxima diária: 1000 mg).

Quantos dias tomar ciprofloxacino de 500mg para infecção urinária?

comprimido convencional: 500 mg cada 12 horas, durante 7 a 14 dias. comprimido de liberação prolongada: 1 g, uma vez por dia (com a refeição da noite), durante 7 a 14 dias.

Pode tomar 2 comprimidos de ciprofloxacino 500mg?

Como todo medicamento, cloridrato de ciprofloxacino pode ocasionar reações adversas, embora nem todas as pessoas as apresentem. Se você apresentar sintomas de hipersensibilidade (grave, reação alérgica súbita) como coceira, erupção na pele, dificuldade em respirar ou inchaço nas mãos, garganta, boca ou pálpebras, interrompa o tratamento com cloridrato de ciprofloxacino e procure imediatamente seu médico ou o hospital mais próximo.

A frequência é indicada da seguinte forma: muito comum (maior ou igual a 10%), comum (entre 1% e 10%), incomum (entre 0,1% e 1%), rara (entre 0,01% e 0,1%), muito rara (inferior a 0,01%) e frequência desconhecida (não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis).

Leia também  Como fazer carne louca?

Se qualquer uma dessas reações se tornar grave ou se você notar qualquer reação adversa não mencionada nesta bula, informe seu médico ou farmacêutico.

Infeções e infestações

  • Reações incomuns: superinfecções micóticas (infecção por fungos, junto com infecção bacteriana ou após esta).
  • Reações raras: colite (inflamação do intestino grosso) associada ao uso de antibiótico (muito raramente, com possível evolução fatal).

Distúrbios do sistema linfático e sanguíneo

  • Reações incomuns: aumento de um tipo de glóbulos brancos do sangue, os eosinófilos (eosinofilia).
  • Reações raras: redução dos glóbulos brancos (leucopenia) ou apenas dos glóbulos brancos chamados neutrófilos (neutropenia), redução de glóbulos vermelhos (anemia) ou de plaquetas (trombocitopenia), aumento de glóbulos brancos do sangue (leucocitose) e aumento persistente das plaquetas no sangue (plaquetose).
  • Reações muito raras: aumento da destruição dos glóbulos vermelhos (anemia hemolítica), redução de todas as células sanguíneas (pancitopenia com possível risco para a vida), ausência dos glóbulos brancos chamados neutrófilos, com possíveis sintomas de calafrios, febre (agranulocitose), função da medula óssea reduzida (com possível risco para a vida).

Distúrbios imunológicos

  • Reações raras: reação alérgica e inchaço alérgico/angioedema.
  • Reações muito raras: reação alérgica intensa e choque alérgico (por exemplo, inchaço do rosto, da laringe, dificuldade de respirar que pode levar a choque, queda brusca da pressão arterial, com risco para a vida) e reações similares àquelas associadas com doença do soro (por exemplo, febre, alergia, inchaço dos gânglios linfáticos, vermelhidão da pele e inchaço).

Distúrbios metabólicos e nutricionais

  • Reações incomuns: diminuição do apetite e da ingestão de alimentos.
  • Reações raras: aumento da concentração de açúcar no sangue (hiperglicemia), diminuição da concentração de açúcar no sangue (hipoglicemia).

Distúrbios psiquiátricos

  • Reações incomuns: hiperatividade psicomotora/agitação.
  • Reações raras: confusão mental, desorientação, ansiedade, sonhos anormais, depressão* e alucinações.
  • Reações muito raras: reações psicóticas*.

* potencialmente culminando em comportamentos autodestrutivos, como ideias/pensamentos suicidas e tentativa de suicídio ou suicídio.

Distúrbios do sistema ner

Quanto tempo o ciprofloxacino faz efeito na infecção urinária?

O medicamento é um antibiótico, o mais utilizado da classe das fluoroquinolonas (levofloxacino e moxifloxacino também fazem parte), que age inibindo uma enzima que promove a multiplicação de bactérias. Ele é indicado para uma lista bem diversa de infecções bacterianas, das simples às mais complexas. Falamos de infecções abdominais, de pele, no trato urinário, nos ossos, nas articulações e até as broncopulmonares.

Há a forma oral, de uso mais comum, e a injeção intravenosa, considerada naqueles pacientes com baixa absorção gastrointestinal, que sofrem de diarreia, por exemplo, e que geralmente estão internados”, explica médica infectologista Marina Campelo Jabur, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Unimed Sorocaba, no interior paulista.

A dose varia conforme a função renal do paciente e a gravidade da infecção. Pode ser tomado de duas a três vezes por dia.

A bula do cloridrato de ciprofloxacino relata as seguintes reações adversas:

“Trata-se de uma medicação bem tolerada de uma forma geral. Os efeitos colaterais graves são mais raros, como infecção por clostridioides difficile [bacilo responsável por doenças gastrointestinais], neuropatia [mal que atinge os nervos] e tendinopatia [que afeta os tendões]”, relata a médica.

“Em 2016, a FDA, agência que regula medicamentos nos Estados Unidos, publicou uma revisão de segurança que mostrou os efeitos colaterais incomuns, porém potencialmente permanentes e incapacitantes. Os principais sistemas envolvidos são musculoesquelético, neurológico e cardiovascular”, acrescenta a médica.

No Brasil, o ciprofloxacino é um medicamento de baixo custo e as versões genéricas estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faz um alerta para que o remédio seja prescrito pelo médico após uma “avaliação cuidadosa de seus riscos e benefícios”.

Leia também  Como fazer massa de panqueca

“Seu uso indiscriminado resulta em um aumento da resistência bacteriana”, informa Marina. Significa que esses agentes infecciosos vão ficando cada vez mais fortes e capazes de driblar a ação dos antimicrobianos.

O medicamento oral age de meia hora até duas horas e meia depois da ingestão. “Na forma intravenosa é muito semelhante. O impacto na infecção deve ser melhor observado com 48 horas após o início de uso”, explica Marina.

Esse medicamento está contraindicado para mulheres grávidas ou que estão amamentando, crianças e adolescentes em fase de crescimento e pacientes com alergia ao cloridrato de ciprofloxacino ou a algum dos componentes da fórmula.

Estou com infecção de urina posso tomar cloridrato de ciprofloxacino?

Conhecido desde a década de 1980, o ciprofloxacino é um antibiótico utilizado em infecções causadas por bactérias e que acometem muitos sistemas do corpo como os tratos respiratório, urinário e reprodutor, além de ouvidos, olhos, pele, entre outros.

Trata-se de um antibiótico da classe das fluoroquinolonas, que é considerado de amplo espectro porque pode ser utilizado no combate de diferentes bactérias. Descrito como fármaco de segunda geração, ele deu origem a outros do mesmo tipo.

Dadas as suas características, ele só deve ser vendido sob prescrição médica.

Como possui ampla utilização, esse fármaco é considerado seguro. Contudo, é importante que você faça o uso racional desse remédio, ou seja, utilize-o de forma apropriada, na dose certa e pelo tempo prescrito pelo seu médico.

O ciprofloxacino, em geral, é indicado no tratamento de infecções bacterianas do trato urinário e respiratório.

Além disso, ele poderá ser utilizado quando outros antibióticos não surtiram o efeito desejado, e também nas seguintes doenças e condições:

  • Mordidas de animais
  • Doença da arranhadura do gato
  • Câncer
  • Cólera
  • Endocardite
  • Meningite

Esses usos não constam da bula, por isso são chamados de off-label.

Ao ser usado pela via oral, ele é bem absorvido pelo trato gastrointestinal, se distribui bem pelo corpo e, depois, é excretado pela via renal. Seu efeito já tem início entre 1 e 2 horas. A explicação é de Camila Klocker Costa, professora do curso de farmácia da UFPR.

“Quanto ao seu mecanismo de ação, ele inativa uma enzima das bactérias que é fundamental para que elas se repliquem. Esse efeito bactericida atua sobre as bactérias gram-negativas [como a Escherichia coli e a Salmonella spp.], mas também sobre contra as gram-positivas [Staphylococcus saprophyticus]”, esclarece a especialista.

Cipro® é um exemplo de marca de referência do ciprofloxacino. Mas você também pode encontrar as versões genéricas. Confira as apresentações disponíveis:

Apresentação Descrição
Comprimido 250mg, 500mg e 1000mg
Solução oral 10mg/mL e 20mg/mL
Solução injetável 2mg/mL e 10mg/mL

Algumas apresentações do medicamento constam da Rename 2020 (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) e, portanto, ele tem distribuição gratuita em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Para ter acesso à medicação, basta apresentar a receita médica.

A depender da doença, o tempo de uso do medicamento pode variar. Há casos, como na prostatite ou infecções ósseas, que a terapia pode durar de 4 a 6 semanas. De modo geral, o uso é de 5 a 7 dias.

Renata Carriço de Lima Menezes, especialista em clínica médica e professora da Faculdade de Medicina do UNINASSAU/CMH, considera vantajosas as diferentes apresentações. Isso permite que um paciente internado, uma vez liberado, possa seguir seu tratamento em casa.

Além disso, ela destaca a possibilidade de cobrir diferentes doenças ao mesmo tempo, como infecções de pele e intestinal.

Por outro lado, a médica comenta que a maior desvantagem é que, nos últimos tempos, tem-se evitado o uso dessa classe de medicamentos devido os possíveis efeitos colaterais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *