como vender no ifood?

Qual o custo para vender no iFood?

Ser uma loja parceira do iFood é contar com toda a logística e geração de dados a favor do crescimento do seu negócio. Nesse sentido, quem opera na plataforma pode ter algumas dúvidas sobre as taxas iFood.

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Vale lembrar que todos os lançamentos podem ser acompanhados no painel financeiro, que é uma ferramenta construída para o parceiro iFood. É neste espaço que você confere todas as taxas e cobranças dentro do seu faturamento.

Saiba quais são as taxas iFood para negócios parceiros!!

Existem dois tipos de planos para a parceria com a sua empresa: o Básico e o Entrega.

Em ambos, há uma taxa de transação de 3.2% sobre os pedidos pagos via iFood, mas há variação em relação aos benefícios, mensalidade e comissão.

Taxas do Plano Básico:

Taxas Benefícios Mensalidade
Taxa de transação de 3.2% sobre os pedidos pagos via iFood Acesso a:
  • Visibilidade na plataforma
  • Suporte ao cliente
  • Acesso ao painel financeiro

Taxas do Plano Entrega:

Taxas Benefícios Mensalidade
Taxa de transação de 3.2% sobre os pedidos pagos via iFood R$ 299,00
  • Visibilidade na plataforma
  • Suporte ao cliente
  • Acesso ao painel financeiro
  • Contratação de entregadores
  • Gerenciamento das entregas

O iFood oferece toda a logística e geração de dados para as lojas parceiras, favorecendo o crescimento do seu negócio. Por isso, as taxas são utilizadas para cobrir os custos operacionais, além de manter um investimento ativo no ecossistema.

Você pode verificar essas informações no painel financeiro, do Portal do Parceiro. Confira o passo a passo:

  1. Todas as informações sobre lançamentos, cobranças e acréscimos estão no detalhamento do seu repasse. Ao acessar esses detalhes você tem a informação sobre as taxas aplicadas e se tem descontos sobre algum serviço contratado.
  2. Clicando tanto no seu faturamento daquele mês, quanto em um repasse específico ao qual queira ver, você será direcionado para uma tela com mais detalhes de todos os lançamentos daquele valor.
  3. Nessa tela, basta clicar em “Expandir tudo”. Lá você verá o detalhamento de cada lançamento.
  4. Em Taxas e Comissões, aparecerá um histórico de tudo que foi descontado e uma relação dos pedidos que sofreram esses descontos. Além disso, você terá acesso a todas as outras informações como “Serviço logístico” e “Outros valores”.
  5. Essa visão de extrato mostra tudo que foi pago e recolhido pelo iFood, ajudando no seu entendimento.

Não, porque o cliente já realiza esse pagamento. No campo “Valor pago pelos clientes ao iFood” estão os valores transacionados diretamente dos seus clientes para a plataforma.

Por exemplo, taxa de pedido mínimo de R$ 0,99, taxa da Entrega Parceira iFood, entre outros valores.

Atualmente, não é possível renegociar o percentual de comissão e nem o valor da mensalidade, pois o iFood padroniza esses custos para garantir investimentos em tecnologia e marketing, levando mais vendas para a sua loja.

O parceiro tem acesso a todas as informações acordadas com o iFood dentro do Portal do Parceiro.

No final da tela inicial, clicando em “Alterar conta”, você será direcionado para uma tela em que poderá ver todos os seus dados contratuais, como: Porcentagem de Comissão, plano de repasse, modelo de negócio, entre outras informações.

O que é necessário para vender no iFood?

Vender pelo iFood é uma tarefa simples, mas muitas lojas e pessoas físicas têm dúvidas antes de acessar a plataforma. A empresa possui um site próprio para cadastrar estabelecimentos interessados no serviço, e o processo pode ser realizado por meio de um celular Android ou iPhone (iOS).

As dúvidas podem ser desde as mais simples, como o que é necessário para se cadastrar na plataforma, até as mais complexas, como as taxas cobradas para novos estabelecimentos. Pensando nestas questões, o TechTudo traz abaixo um guia sobre como vender pelo iFood.

Veja no índice a seguir todos os tópicos que serão abordados:

  • Requisitos para se cadastrar no iFood
  • Passo a passo para se cadastrar no iFood
  • Taxas do iFood
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Requisitos para se cadastrar no iFood

Para se tornar um dos vários estabelecimentos que vende artigos no iFood, a plataforma tem algumas exigências tanto para a loja, quando para o celular ou computador onde serão feitas as vendas. Veja quais são os requisitos:

  1. Acesse o site de cadastro do iFood (restaurante.ifood.com.br) pelo navegador do smartphone, tablet ou computador, clique em “Cadastrar agora”;
  2. Na página que vai abrir, preencha seu nome, e-mail, celular e toque em “Cadastrar agora”;
  3. No espaço “Sobre o restaurante”, coloque o CNPJ da empresa, nome do restaurante, telefone e endereço. Complete com a especialidade da empresa, marque a opção se o estabelecimento possui serviço de entrega e toque em “Continuar”;
  4. Em seguida, veja as informações mostradas na tela e escolha entre os planos “Básico” e “Entrega”, tocando no que preferir;
  5. Em “Sobre o dono do restaurante”, é necessário preencher com nome completo, CPF, RG e órgão emissor do documento. Se desejar, marque a opção para receber contato via WhatsApp e toque em continuar;
  6. Indique qual é o tipo de negócio do restaurante;
  7. Escolha em qual tipo de conta bancária você quer receber o dinheiro ganho através do iFood. Insira os dados e toque em continuar;
  8. O iFood verificará se os dados estão corretos. Confirmado o cadastro, a empresa entrará em contato por WhatsApp ou e-mail para a assinatura do contrato e para explicar como configurar seu restaurante no Portal do Parceiro.

O cadastro no iFood é gratuito, basta acessar o site oficial e fornecer os dados informados no tópico acima para começar a vender na plataforma. As taxas vão variar de acordo com o plano escolhido pelo dono do estabelecimento. Como dito anteriormente, é possível escolher entre o Plano Básico e o Plano Entregador.

O primeiro exige um sistema de entrega próprio, ou seja, o estabelecimento fica responsável por levar o produto até o consumidor. Assim, o iFood desempenha o papel de vitrine para o estabelecimento. Já no Plano Entregador, o delivery é responsabilidade do iFood. Veja as diferenças de taxas:

O primeiro mês é livre de mensalidade nas duas modalidades. Ou seja, mesmo se o estabelecimento vender mais de R$ 1.800 no mês de início da atividade, não será cobrado o valor de R$ 100 ou R$ 130. Os dois planos são livres de fidelidade, sendo possível cancelar a qualquer momento.

É preciso ter CNPJ para vender no iFood?

É preciso ter CNPJ para vender no iFood? A princípio, sim, é preciso ter CNPJ para cadastrar um estabelecimento no iFood. Porém, é possível se cadastrar como MEI (Microempreendedor Individual), categoria de CNPJ que possui abertura simplificada e sem custos.

Como iniciar vendendo no iFood?

Cadastrar o estabelecimento na plataforma é gratuito, basta acessar o site oficial do iFood e fornecer os dados básicos do negócio, como CNPJ, endereço e tipo de cozinha, além das informações sobre o representante legal. Após o preenchimento desses dados, o responsável deverá assinar o contrato online da parceria.
25 de mar. de 2021

Como trabalhar no iFood sem motoboy?

Poder escolher quando e onde trabalhar é um dos fatores que levam tantas pessoas a se interessarem pelo trabalho como entregador do iFood. Pagamentos semanais e possibilidade de receber gorjetas também figuram entre as vantagens. O serviço de delivery da plataforma é, para muitos, uma fonte de renda extra ou a principal ocupação – e não requer um CNPJ. Você pode se cadastrar usando apenas seu CPF. A seguir, descubra como ganhar dinheiro com as entregas.

Não é preciso ter CNPJ para ser entregador do iFood

1. Baixe o app iFood para Entregadores

Atenção: o aplicativo está disponível apenas para sistema Android. O app não funciona em iPhones (iOS) desde 2020.

2. Faça seu cadastro

Você precisará informar dados básicos como nome, CPF, celular e e-mail. Vale lembrar que é preciso ter mais de 18 anos para se cadastrar. O formulário pedirá ainda uma foto de seu rosto para que clientes e lojistas possam reconhecê-lo no momento das entregas.

3. Fotos de documentação

A etapa seguinte é fotografar e enviar os documentos necessários. Para quem faz entregas de bicicleta, apenas o RG é necessário. Entregadores que usam moto ou carro devem apresentar a CNH dentro da validade.

4. Dados bancários

A seguir, informe sua conta bancária. É por meio dela que você receberá os pagamentos. Atenção: não são aceitas contas em nome de outras pessoas. É preciso que esteja no seu nome.

5. Contato de emergência

Informe um contato que deve ser acionado pelo iFood em caso de imprevistos e emergências ocorridos durante suas entregas.

6. Aguarde a liberação na plataforma

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Após o cadastro, o iFood irá validar seus dados e então te avisará quando você pode começar as entregas.

Como vender no iFood pessoa física?

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Chegou a hora do seu restaurante vender no iFood

Sua loja no app do iFood

Entrega feita pela sua loja

Gestor de Pedidos

Ferramentas de marketing

12% Comissão sobre pedidos delivery 3.2% Taxa para pedidos pagos via iFood R$ 100,00/mês 1º mês grátis! Mensalidade para faturamento acima de R$ 1.800,00/mês
Tudo do Plano Básico Entrega com parceiros iFood Rastreio de entrega em tempo real Tecnologia para gestão de tempo de preparo e entrega Atendimento iFood até a entrega Seguro contra fraudes na entrega
23% Comissão sobre pedidos delivery 3.2% Taxa para pedidos pagos via iFood R$ 130,00/mês 1º mês grátis! Mensalidade para faturamento acima de R$ 1.800,00/mês
Tudo do Plano Básico Entrega com parceiros iFood Rastreio de entrega em tempo real Tecnologia para gestão de tempo de preparo e entrega Atendimento iFood até a entrega Seguro contra fraudes na entrega

*Inicie o cadastro e verifique a disponibilidade na sua região.

Informe seu nome, e-mail e celular. Esses serão os principais canais de contato do iFood com você.

Preencha o número do seu CNPJ. O iFood aceita MEI, mas não é possível vender apenas com CPF.

Escolha o melhor plano do iFood para o seu negócio: o Plano Básico ou o Plano Entrega.

Informe os seus dados bancários. Você receberá os repasses por essa conta informada.

O iFood leva alguns minutos para validar os documentos. Depois é só assinar o contrato e configurar sua loja.

Mais flexibilidade no dia a dia do seu negócio.

Quais são as taxas cobradas?

Do que preciso para me cadastrar?

É necessário ter CNPJ para se cadastrar no iFood?

Quais são os planos disponíveis?

Em quanto tempo o meu negócio estará disponível no iFood?

Quais as vantagens do iFood?

Como vender somente pelo iFood?

O primeiro passo para quem busca sobre como vender no iFood, é se cadastrar na plataforma. Vale ressaltar que para fazer o iFood cadastro é necessário seguir alguns critérios exigidos. Caso você não esteja apto para virar um dos parceiros do aplicativo e ainda não possa entrar no iFood como vender, não se preocupe, pois poderá tentar novamente.

Em primeiro lugar, como já deve imaginar, é importante ter um CNPJ emitido com o CNAE correspondente aos que o app aceita. CNAE ou Classificação Nacional de Atividades Econômicas, é uma classificação nacional oficial para modalidades empresariais de serviços e comércio. De certa forma, a CNAE lembra um pouco a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), já que também é uma lista de especificações. A diferença é que a CNAE se refere a serviços prestados e modalidades de comércio, enquanto a NCM se trata da categorização de mercadorias.

De acordo com a própria plataforma, o CNPJ iFood usado para cadastrar seu food service no app precisa constar um CNAE de uma das seguintes categorias:

CNAE aceito pelo iFood Descrição
56.11 Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, com entretenimento.
56.12 Serviços ambulantes de alimentação.
56.20 Serviços de catering, bufê e outros serviços de comida preparada.
47.21-1 Comércio varejista de produtos de padaria, laticínios, doces, balas e similares.

Além disso, os pré-requisitos para cadastrar seu restaurante no iFood são:

  1. Ter um CNPJ ativo e regular;
  2. Ter uma conta bancária em nome do CNPJ;
  3. Adquirir o iFood tablet ou um celular compatível;
  4. Ter acesso à internet;
  5. Estar de acordo com as políticas de uso e padrões de qualidade do iFood.

Com isso alinhado, será possível seguir 5 passos simples para se cadastrar na plataforma:

  1. Chegou o momento de acessar e cadastrar sua loja no marketplace. Entender como vender no iFood está diretamente relacionado com como o seu restaurante se apresenta no app.
  2. Com isso em mente, vale a pena se atentar a preencher as informações corretamente e da melhor maneira, considerando a perspectiva do cliente quando entrar na sua página.
  3. É possível cadastrar seu menu, entre outras informações, por meio do portal do parceiro iFood.
  4. Em outras palavras, é a partir do que você organizar e gerenciar nesse portal do parceiro que os usuários irão visualizar seu cardápio e outras informações.
  5. Nesse sentido, veja quais são os benefícios oferecidos e quais são as funções disponíveis e úteis para você: Ao acessar o seu perfil, você visualiza todas as funcionalidades que podem ser mexidas para qualificar a imagem do seu negócio no aplicativo. É possível, por exemplo, visualizar informações de vendas, dados do restaurante, entre outras opções. A ideia é que, quanto mais o seu estabelecimento fique com um perfil atraente, com um cardápio completo e chamativo, mais usuários vão se interessar. Por isso, esteja sempre atento a essas questões, pois é uma forma de como vender no iFood e aumentar seu lucro.
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Se você quer saber mais sobre iFood como vender, precisa conhecer quais os planos de pagamento do iFood para restaurantes. Uma das vantagens que o app oferece aos empreendedores é a possibilidade de optar entre dois pacotes de serviços: o plano básico e o plano entrega. Dessa forma, cada um…

Como vender mais fora do iFood?

Empresas e restaurantes que trabalham com aplicativos de entrega sempre querem saber como vender mais no iFood.

Para conseguir colocar esses objetivos em prática, atualmente você como empreendedor pode fazer uso de diferentes técnicas para alcançar este tipo de objetivo que, atualmente, nem todas as pessoas vinculadas a este segmento conhecem ou colocam em prática com frequência. Acredite, por mais que você tenha uma ideia que pareça simples, não esqueça de validá-la antes de descartar tudo bem? Esse, é um dos principais erros que nós, inclusive, podemos perceber dentro deste mercado de food service.

Justamente por isso, preparamos esse conteúdo com diferentes dicas para que você consiga aprender a como vender mais no iFood e aumentar a lucratividade e o fluxo de trabalho do seu restaurante. Vamos lá?

Apesar de ser uma meta em comum para quase todos os restaurantes que utilizam a plataforma, existem momentos que fazem total diferença quando o assunto é vender mais no iFood.

Um dos principais deles é quando você passa a reparar que o faturamento do seu negócio está estagnado, chegando em um patamar de “limbo”. Isso porque com as técnicas que serão comentadas no decorrer do texto, você poderá mudar o rumo dos seus lucros.

Para que a popularidade do seu estabelecimento cresça, será preciso que você adote algumas estratégias de vendas e marketing. Com o tempo você verá que a movimentação do seu caixa aumentará.

Então, conheça a seguir 7 dicas de como vender mais no iFood:

  1. O horário de atendimento pode influenciar diretamente no volume de vendas pelo delivery e, por conta disso, esse fator necessita de atenção.
  2. Para que você tenha uma ideia mais clara de como fazer essa escolha, use o comportamento dos seus clientes como parâmetro.
  3. Observe os horários com mais pedidos e os dias que o local tem um movimento maior.
  4. O bom atendimento é fundamental para o sucesso de qualquer negócio e cumprir os prazos de entrega faz parte deste processo.
  5. Isso porque os seus consumidores usarão este fator para decidir a avaliação que eles darão para o seu restaurante, além de ser algo que fará toda a diferença no momento dele decidir se irá ou não voltar a comprar com você.
  6. Portanto, para que você consiga vender mais no iFood é preciso que planeje bem as suas entregas com a distância até o local do pedido e o tempo de preparo da refeição.
  7. A avaliação positiva dos seus clientes também é muito importante para que você consiga vender mais no iFood.
  8. Fique sempre atento ao que os seus consumidores escrevem após a finalização do pedido, já que essa pode ser a forma de compreender melhor quais são as expectativas do seu público alvo.
  9. Além disso, a experiência não tão boa pode revelar falhas que precisam ser levadas em consideração.
  10. Lembre-se também de sempre enfatizar a necessidade e a importância dos clientes realizarem esta avaliação.
  11. Ser um Super Restaurante iFood é uma grande oportunidade de se tornar mais famoso dentro do aplicativo e conseguir conquistar mais vendas.
  12. Este título é levado pelo”.

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