Quando Levar O Recem Nascido Ao Pediatra?

Quando o RN tem que ir no pediatra?

A primeira consulta pediátrica normalmente ocorre quando o bebê ainda é recém-nascido, após sete a quinze dias da data de seu nascimento, de modo que fique alguns dias somente com a mãe em adaptação.
18 de jul. de 2019

Quando deve ser a primeira consulta do RN?

A primeira consulta do recém-nascido oportuniza a oferta de um conjunto de ações de saúde essenciais na Atenção Básica, sendo o primeiro contato após a alta da maternidade. Tanto a primeira consulta quanto a visita domiciliar devem ocorrer na primeira semana de vida do RN ou na primeira semana após a alta.

Quantas vezes o RN vai no pediatra?

A relação com o pediatra começa na gestação, durante o pré-natal. O vínculo entre a mãe e este profissional possui total influência na formação do sistema imunológico e evolução da saúde do bebê, além do acompanhamento da alimentação, hábitos, crescimento e desenvolvimento adequados para cada criança.

Com base nisto, os responsáveis pela criança não devem levá-la ao pediatra somente em ocasiões de doença, mas seguir as indicações de frequência para as consultas para o auxílio na prevenção de problemas de saúde, além de servirem para o esclarecimento de dúvidas, orientações sobre a rotina da criança e as melhores formas de cuidar dela através da recomendação de vacinas e exames necessários, instruções sobre os riscos da automedicação, entre outras ações.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a quantidade de visitas ao pediatra depende da idade da criança e das necessidades específicas para cada caso.

Leia também  Benefícios do chá de melissa

Tabela de consultas recomendadas para crianças:

Faixa etária Frequência
Bebês com 5 a 30 dias de vida Três consultas mensais
Bebês com 2 a 6 meses de idade Uma consulta por mês
Bebês com 7 meses ou mais Uma consulta a cada dois meses
Crianças com 2 anos ou mais Uma consulta a cada três meses
Crianças com 6 anos ou mais Uma consulta por semestre
Crianças dos 7 aos 18 ou 19 anos Uma consulta por ano

Essas consultas são essenciais para conhecer a condição de saúde do paciente e garantir um acompanhamento adequado ao longo do seu crescimento.

Porque levar o bebê ao pediatra?

Quanto mais cedo se iniciam os cuidados com a saúde, mais chances de se ter uma saúde com qualidade ao longo da vida. E estes cuidados começam antes mesmo do nascimento.

Muitas crianças, por falta de conhecimento ou tempo dos pais, só vão à consulta médica em decorrência de sintomas de doenças, passando muitas vezes alheias ao que se tem de mais importante nesta faixa da vida, que é a prevenção primária da saúde através de vacinações e orientações para hábitos de vida saudáveis. Tais questões podem ser resolvidas se os pais se preocuparem em levar seus filhos regularmente às consultas com o pediatra para avaliar seu crescimento e desenvolvimento.

Pesquisas apontam uma tendência de substituição da consulta com o pediatra no consultório pelo atendimento hospitalar. Essa troca pode trazer riscos para a criança, pois as pesquisas também mostram que crianças que não vão ao pediatra regularmente até os três anos de idade correm duas vezes mais riscos de serem hospitalizadas, com as consequências decorrentes deste tipo de atendimento. As chances podem duplicar em caso de doenças crônicas, como asma, dor abdominal recorrente entre outras.

Leia também  Como colocar senha no whatsapp

Isso acontece porque, por mais que a consulta hospitalar seja realizada adequadamente, seu objetivo é imediato e não há como o profissional conhecer a fundo o histórico da criança. Na consulta periódica ao pediatra as famílias têm muito mais oportunidades de fazer intervenções preventivas e de detectar problemas precocemente.

A função do pediatra, muito mais do que tratar a doença, é acompanhar o desenvolvimento da criança. Por isso, as consultas, em geral, são mais demoradas e servem para os pais tirarem dúvidas e receberem orientações sobre alimentação, sono, vacinas, prevenção de doenças e acidentes, educação dos filhos etc.

Diante disso, é muito importante escolher bem o médico que irá acompanhar seu filho pela vida afora. Não basta buscar qualquer profissional na rede credenciada. É preciso, através de uma boa conversa, encontrar alguém que se adapte ao perfil dos pais. Afinal, confiança e empatia são essenciais na relação médico-família.

A regularidade das consultas vai garantir que a criança se desenvolva da melhor maneira possível. Em meio a tantos compromissos do dia a dia, é preciso se organizar com antecedência para cumprir o calendário das consultas, reservando um tempo adequado para isso. O número de visitas ao pediatra será determinado por ele, diante da avaliação individual de cada caso, embora exista uma regra geral da Sociedade Brasileira de Pediatria, como pode ser visto na tabela abaixo:

Idade da criança Quantidade de consultas
5, 15 e 30 dias 3 vezes
2 aos 6 meses 1 vez por mês
A partir dos 7 meses 1 vez a cada 2 meses
A partir dos 2 anos 1 vez a cada 3 meses
A partir dos 6 anos 1 vez por semestre
Dos 7 aos 18/19 anos 1 vez por ano

Fonte de informações: Sociedade Brasileira de Pediatria.

Leia também  Ventilador de teto com controle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *