Benefícios do Kombucha

Quais são os benefícios do kombucha para saúde?

O kombucha é uma bebida milenar de origem chinesa feita à base de chá, açúcar e uma cultura viva conhecida como scoby, sigla em inglês para Colônia Simbiótica de Bactérias e Leveduras. É a responsável pela fermentação da bebida, que por meio do processo metabólico transforma a cafeína e o açúcar em probióticos.

Após a fermentação, o kombucha transforma-se em uma bebida rica em nutrientes naturais e é considerado um tônico excelente para a saúde intestinal e o sistema imunológico, o que melhora a saúde geral do organismo, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes, além da recuperação da flora intestinal.

“Há muito tempo os probióticos vêm sendo estudados para as mais diversas patologias, e os estudos só aumentam com um foco ainda maior na expressão genética dessas cepas e como elas interagem com nosso organismo e nossos genes trazendo benefícios para a nossa saúde”, explica a nutricionista Francis Moura, especialista em nutrição clínica e esportiva funcional, e na preparação de atletas endurance. Mas ela alerta que é preciso tomar cuidado antes de consumir o kombucha, para evitar a intolerância alimentar.  “Cada caso precisa ser avaliado isoladamente”.

Intestino e sistema imunológico

Por ser fermentando a partir de chás (preto, verde ou mate), o kombucha é rico em compostos bioativos, como antioxidantes e anti-inflamatórios, além de vitaminas e minerais. E, associados a uma alimentação saudável e redução no consumo de produtos industrializados, são boas opções para regularizar o trânsito intestinal e reequilibrar a microbiota, o que favorece também o sistema imunológico.

“Um mau funcionamento intestinal pode ocasionar uma menor absorção de nutrientes importantes para o nosso organismo, bem como a não conversão em forma ativa de inúmeros compostos bioativos. Além disso, uma alteração na microbiota intestinal pode levar a um quadro de hiperpermeabilidade, e com isso o intestino perde a seletividade do que entra ou não no nosso organismo, o que pode impactar no sistema imunológico”, esclarece Francis.

Fazer ou comprar pronto

De acordo com a nutricionista, o ideal é comprar o kombucha pronto por conta da segurança em relação aos cuidados com a higienização. Além disso, para fazer em casa é preciso receber a doação da cepa (a colônia de bactérias e levedura) e tomar todos os cuidados necessários, seguindo as orientações do local e do tempo de fermentação, assim como os cuidados com a higienização do local e dos utensílios.

Onde comprar ou conseguir o scoby

O kombucha pronto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e de nutrição, e no sabor tradicional ou variados de frutas e especiarias. Já o scoby, responsável pela fermentação da bebida, pode ser encontrado em sites ou fóruns na internet que oferecem de graça. Como a cada fermentação um novo scoby é formado, os consumidores de kombucha costumam doar para outras pessoas que desejem fazer a bebida em casa.

Mitos e verdades No Brasil, embora o co.

Quais os benefícios de tomar kombucha todos os dias?

Sistema imunológico mais forte Naturalmente, o intestino produz células de defesa e o consumo regular de kombucha, devido às suas propriedades, aumenta a produção, fortalecendo o sistema imunológico como um todo.
14 de ago. de 2022

Quais são os 70 benefícios do kombucha?

O kombucha é uma bebida fermentada feita a partir de chás, como o chá preto ou chá verde, adoçados, contendo uma cultura de leveduras e bactérias, conhecidas como SCOBY, que equilibram a flora intestinal, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e melhorar o funcionamento do intestino.

Além disso, o kombucha também contém boas quantidades de polifenóis e vitamina C, compostos com propriedades desintoxicantes, que melhoram as funções do fígado, promovendo a eliminação de toxinas do organismo pela urina e pelas fezes.

O chá preto e o açúcar são os ingredientes mais usados para fazer o kombucha, mas também pode-se usar outras ervas e ingredientes, como agave, mel, chá verde, oolong, chá de hibisco, chá mate, suco de frutas e gengibre.

Leia também  Filmes com adam sandler

Os principais benefícios do kombucha para a saúde são:

  • O kombucha contém chá preto ou verde em sua composição, que é rico em compostos antioxidantes, como as catequinas, que possuem grande capacidade de eliminar os radicais livres que provocam alterações no corpo, auxiliando, assim, na prevenção do desenvolvimento do câncer.
  • Por ser rica em antioxidantes, como os polifenois, o kombucha evita o estresse oxidativo das células cerebrais, evitando o seu envelhecimento e desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, Parkinson ou demência.
  • Essa bebida medicinal é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C e bactérias benéficas, fortalecendo o sistema imune e deixando o organismo mais fortalecido para prevenir ou recuperar-se mais rapidamente de gripes, resfriados ou doenças infecciosas, por exemplo.
  • O kombucha é capaz de promover a melhora do funcionamento do fígado, já que contém ácido glicurônico, um composto com efeitos desintoxicantes contra medicamentos, bilirrubina, produtos químicos e outros contaminantes, favorecendo a sua eliminação do organismo. Dessa forma, ao consumir o kombucha diariamente, é possível prevenir o acúmulo de toxinas e problemas hepáticos.
  • O kombucha possui efeito sobre as enzimas relacionadas com a digestão dos carboidratos, além de ser capaz de melhorar as funções do pâncreas, ajudando a regular os níveis de açúcar no sangue logo após as refeições, podendo essa bebida ser útil para no controle da síndrome metabólica ou diabetes do tipo 2.
  • O kombucha é considerado um alimento probiótico, já que contém bactérias benéficas para o organismo e que ajudam a regular o funcionamento do intestino, prevenindo inflamações intestinais, diarreia e prisão de ventre, além de melhorar o sistema imunológico e prevenir o câncer de cólon.
  • Por ser rica em polifenois, que são compostos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a kombucha melhora a circulação sanguínea, ajudando no controle da pressão arterial, além de regular os níveis de colesterol LDL, prevenindo doenças cardiovasculares, como aterosclerose e infarto.
  • O kombucha tem uma forte atividade antimicrobiana, inibindo o crescimento de bactérias como H. pylori, que está relacionada com a gastrite, e E. coli que está principalmente rel.

Quantos kombucha posso tomar por dia?

Não existe uma quantidade exata! Cada organismo é único, pelo que recomendamos sempre que preste atenção às reações do seu corpo durante e após o consumo.

E, convém ter sempre em atenção que a quantidade é inimiga da qualidade. De uma maneira geral, para sentir todos os benefícios da bebida, recomendamos o seu consumo numa base diária, pelo menos 200 ml por dia.

A quantidade de kombucha consumida diariamente também varia de acordo com o contexto e os objetivos com que é consumida. Os mais comuns são:

Quais são as vitaminas do kombucha?

Pode ser produzida de forma artesanal ou comprada em supermercados biológicos. Esta bebida de origem chinesa de sabor agridoce e avinagrado, semelhante ao da sidra, foi associada a vários benefícios para a saúde. Conheça quais são e o que deve saber antes de a consumir.

A kombucha é o nome dado a uma bebida de origem chinesa com mais de 2000 anos. É ligeiramente gaseificada de sabor agridoce e avinagrado, semelhante ao da cidra, características que tornam esta bebida, em geral, facilmente aceite pelos consumidores. A produção típica de kombucha é feita com base de chá preto ou verde ao qual é adicionado sacarose (açúcar) e SCOBY (Symbiotic Colony Of Bacteria and Yeast), uma cultura de bactérias e leveduras. A kombucha pode variar de acordo com o tipo de chá usado como base, concentração de sacarose, tipo de SCOBY, temperatura do chá antes da adição de SCOBY (não deve ser superior a 20º) e tempo de fermentação (3 a 60 dias). A adição de 50g de açúcar por litro de chá parece ser suficiente para atuar como substrato de fermentação de SCOBY.

O consumo da kombucha tem sido associado a efeitos benéficos na saúde dos consumidores, nomeadamente na melhoria da microbiota intestinal e do sistema imunitário. Tal facto pode dever-se à presença de vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, B12), vitamina C e probióticos. Os efeitos benéficos da kombucha são ainda atribuídos devido à presença de chá preto ou chá verde, ricos em catequinas e flavonóides, dois polifenóis antioxidantes. Estes compostos bioativos têm demonstrado benefícios na redução do colesterol sérico e na pressão arterial (fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares), entre outras patologias. A Food and Drug Administration, agência norte-americana responsável pela fiscalização e regulamentação dos alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, refere que o consumo desta bebida é seguro para o ser humano, não se verificando evidência suficiente que demonstre toxicidade e efeitos adversos associados ao seu consumo.De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (Centers for Disease Control and Prevention – CDC), um consumo diário de 120 ml não apresenta qualquer risco para a saúde. Este valor deve ser respeitado, uma vez que esta bebida pode conter um teor elevado de açúcar e contribuir, assim, para o aumento de peso. Salienta-se que alguns estudos fazem referência a outros sintomas ou complicações, como náuseas, tonturas, distúrbios gastrointestinais, reações alérgicas aquando o consumo excessivo, especialmente em pessoas com menor tolerância a bebidas ácidas e gaseificadas. Contudo, existe alguma evidência para a contraindicação do consumo desta bebida em gestantes e lactantes. Em suma, a kombucha é uma fonte de componentes bioativos, em que os resultados benéficos do consumo são atribuídos ao efeito sinérgico entre esses componentes, tornando-a numa bebida com propriedades potencialmente benéficas à saúde (quando ela).

Leia também  Como fazer pipoca caramelizada?

Quantas vezes por semana posso tomar kombucha?

Kombucha: como tomar?

O ritual de saúde dos adeptos da alimentação natural e saudável ganhou uma nova bebida. Depois dos mais diversos tipos chás e “shots” com própolis e limão, chegou a vez da kombucha.

A bebida probiótica produzida à base do chá da planta Camellia Sinensis, açúcar e uma colônia de bactérias e leveduras chamada de Scoby (Symbiotic Colony of Bacteria and Yeast) promete inúmeros benefícios à saúde.

Tomar kombucha diariamente é uma ótima opção para quem procura o equilíbrio da flora intestinal, por ser probiótica, a bebida é cheia de microrganismos vivos, vitaminas e antioxidantes, que ajudam a:

  • Regular a flora intestinal;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Desintoxicar o organismo;
  • Melhorar a digestão;
  • Reduzir inflamações;
  • Aumentar os níveis de energia;
  • Combater o estresse;
  • Contribuir para a perda de peso.

Não existe regra para tomar kombucha. Você pode tomar kombucha no café da manhã, almoço ou jantar. Conheça os benefícios do consumo da bebida em cada uma das opções:

  • No café da manhã: ajuda a estimular a digestão e proporciona energia para começar o dia;
  • No almoço: auxilia na absorção de nutrientes e contribui para a saúde intestinal;
  • No jantar: promove a digestão e ajuda a relaxar antes de dormir.

Uma ótima opção de como tomar kombucha em uma espécie de “detox”, tomando 600 ml uma vez por semana, para fazer uma limpeza no organismo. Você também pode iniciar o consumo com doses menores, de 150 ml, e ir aumentando aos poucos até que o seu organismo se familiarize com a bebida.

Algumas semanas, um mês, um ano. Afinal, por quanto tempo posso tomar kombucha? O consumo pode ser contínuo e até a vida toda, porque não se trata de um tratamento médico e sim uma alternativa natural e saudável para sua alimentação. Se não houver nenhuma contra indicação ou restrição, você pode tomar kombucha todos os dias.

Existem diversas formas de adotar a kombucha no cotidiano: pode-se tomar a kombucha tradicional e saborizada, em drinks, conservas e até em sobremesas. A kombucha saborizada com frutas e especiarias é a mais comum de se encontrar. Além de dar um novo sabor, os ingredientes agregam mais benefícios à bebida. Os sabores mais comuns são:

  • Frutas vermelhas;
  • Limão;
  • Gengibre;
  • Hortelã;
  • Maracujá;
  • Jasmim;
  • Morango;
  • Mate com limão.

Não existem muitas regras na hora de escolher quais ingredientes adicionar na kombucha. A receita vai depender da sua criatividade e experiência. A bebida também pode ser utilizada como ingrediente para drinques e coquetéis.

Leia também  Bolo de maçã com aveia

Após aberta, a kombucha deve ser consumida em até três dias. Também não é recomendável congelar a kombucha, para o consumo posterior, porque temperaturas muito baixas podem fazer com que a bebida perca componentes importantes, sem contar que congelar a bebida pode comprometer o seu sabor.

Agora, conta pra gente: qual o seu sabor preferido e em qual momento do dia você prefere tomar kombucha? Visite uma das lojas parceiras da Jeyy Kombucha ou compre em nossa loja virtual.

O que a kombucha faz no intestino?

O kombucha é uma bebida milenar de origem chinesa feita à base de chá, açúcar e uma cultura viva conhecida como scoby, sigla em inglês para Colônia Simbiótica de Bactérias e Leveduras. É a responsável pela fermentação da bebida, que por meio do processo metabólico transforma a cafeína e o açúcar em probióticos.

Após a fermentação, o kombucha transforma-se em uma bebida rica em nutrientes naturais e é considerado um tônico excelente para a saúde intestinal e o sistema imunológico, o que melhora a saúde geral do organismo, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes, além da recuperação da flora intestinal.

“Há muito tempo os probióticos vêm sendo estudados para as mais diversas patologias, e os estudos só aumentam com um foco ainda maior na expressão genética dessas cepas e como elas interagem com nosso organismo e nossos genes trazendo benefícios para a nossa saúde”, explica a nutricionista Francis Moura, especialista em nutrição clínica e esportiva funcional, e na preparação de atletas endurance. Mas ela alerta que é preciso tomar cuidado antes de consumir o kombucha, para evitar a intolerância alimentar.  “Cada caso precisa ser avaliado isoladamente”.

Intestino e sistema imunológico

Por ser fermentando a partir de chás (preto, verde ou mate), o kombucha é rico em compostos bioativos, como antioxidantes e anti-inflamatórios, além de vitaminas e minerais. E, associados a uma alimentação saudável e redução no consumo de produtos industrializados, são boas opções para regularizar o trânsito intestinal e reequilibrar a microbiota, o que favorece também o sistema imunológico.

“Um mau funcionamento intestinal pode ocasionar uma menor absorção de nutrientes importantes para o nosso organismo, bem como a não conversão em forma ativa de inúmeros compostos bioativos. Além disso, uma alteração na microbiota intestinal pode levar a um quadro de hiperpermeabilidade, e com isso o intestino perde a seletividade do que entra ou não no nosso organismo, o que pode impactar no sistema imunológico”, esclarece Francis.

Fazer ou comprar pronto

De acordo com a nutricionista, o ideal é comprar o kombucha pronto por conta da segurança em relação aos cuidados com a higienização. Além disso, para fazer em casa é preciso receber a doação da cepa (a colônia de bactérias e levedura) e tomar todos os cuidados necessários, seguindo as orientações do local e do tempo de fermentação, assim como os cuidados com a higienização do local e dos utensílios.

Onde comprar ou conseguir o scoby

O kombucha pronto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e de nutrição, e no sabor tradicional ou variados de frutas e especiarias. Já o scoby, responsável pela fermentação da bebida, pode ser encontrado em sites ou fóruns na internet que oferecem de graça. Como a cada fermentação um novo scoby é formado, os consumidores de kombucha costumam doar para outras pessoas que desejem fazer a bebida em casa.

Mitos e verdades No Brasil, embora o co.

Quantas vezes pode tomar kombucha por dia?

Não existe uma quantidade exata! Cada organismo é único, pelo que recomendamos sempre que preste atenção às reações do seu corpo durante e após o consumo. E, convém ter sempre em atenção que a quantidade é inimiga da qualidade.

De uma maneira geral, para sentir todos os benefícios da bebida, recomendamos o seu consumo numa base diária, pelo menos 200 ml por dia.

A quantidade de kombucha consumida diariamente também varia de acordo com o contexto e os objetivos com que é consumida. Os mais comuns são:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *