Conteúdo
- 1 Quais os benefícios da prática de yoga?
- 2 Qual é a finalidade da yoga?
- 3 Quais os benefícios e malefícios do yoga?
- 4 Para quem é indicado o yoga?
- 5 Como iniciar a prática de yoga?
- 6 É possível praticar yoga sozinho?
- 7 Qual é a melhor prática de yoga para iniciantes?
- 8 Qual é o principal objetivo do yoga?
Quais os benefícios da prática de yoga?
Hoje em dia o yoga é tão difundido que se tornou quase impossível não conhecer alguém que o pratica. Mas por que houve essa enorme disseminação? O que significa essa prática realizada por milhões de pessoas em todo o mundo?
Muitos pensam que as pessoas se tornaram mais espiritualizadas, outros acreditam que o yoga vem sendo praticado com o objetivo de eliminar o estresse, mas a razão de sua enorme difusão é que o yoga traz inúmeros benefícios à saúde, tanto físicos quanto mentais.
Neste artigo, você descobrirá por que essa disciplina antiga é incrivelmente boa, não apenas para o corpo, mas sobretudo para a mente. Você provavelmente ficará surpreso com quantos benefícios poderá experimentar simplesmente abrindo o tapete e praticando alguns asanas.
Essa disciplina de prática física e mental se originou na Índia há cerca de 5000 anos. A palavra yoga significa união e refere-se à conexão entre corpo, mente e espírito. Existem muitos tipos de yoga, podendo variar entre aulas relaxantes ou mais dinâmicas, que exigem mais do corpo fisicamente, mas uma coisa é certa: seja qual for o estilo que você escolher praticar, ele melhorará sua saúde incrivelmente.
Se você acha que o yoga é apenas tocar os dedos dos pés ou ficar de cabeça para baixo, isso significa que você está perdendo o melhor do yoga. As técnicas mais comuns praticadas no yoga são posturas (asanas em sânscrito), exercícios respiratórios (pranayamas em sânscrito) e meditação.
Se praticado regularmente, o yoga mantém você mais saudável. Pode ajudar também com que os problemas e dores desapareçam, evita o surgimento de doenças relacionadas ao desequilíbrio corporal, proporciona maior clareza mental, equilibra as emoções e muito mais.
A prática regular melhora todos os sistemas do corpo: ósseo, muscular, cutâneo, circulatório, nervoso, digestivo, respiratório, endócrino, excretor e até o reprodutivo!
Melhora a força e tonifica todos os músculos
Os asanas, as posturas de yoga, fortalecem todos os músculos do corpo. Uma prática bem equilibrada inclui posturas que servem para aumentar a força e outras que proporcionam relaxamento. Existem asanas nos quais você trabalha especialmente com os braços e a parte superior do corpo. Outros, como posturas em pé, onde é feito um ótimo trabalho com as pernas. E outros que trabalham mais com a região do abdômen.
Aumenta a flexibilidade
Sem dúvida, um dos benefícios mais conhecidos do yoga e comprovado pela ciência é que ele ajuda as pessoas a se tornarem mais flexíveis. Manter articulações, tendões e músculos flexíveis é fundamental para evitar lesões e manter a forma. Por exemplo, muitas pessoas que sofrem de artrite encontram grande alívio ao fazer yoga.
Além disso, uma maior flexibilidade também melhora o alinhamento do corpo, a postura e, consequentemente, as dores nas costas e no pescoço desaparecem como um milagre. Muitas pessoas pensam que se você não é flexível, não pode fazer yoga. Mas isso não é verdade! Flexibilidade não é um pré-requisito para o yoga, é um benefício que você conquista ao praticar regularmente.
Qual é a finalidade da yoga?
A prática regular do yoga pode proporcionar benefícios como melhorias no sistema cardíaco e respiratório, controle do estresse e ansiedade, maior equilíbrio, fortalecimento do tônus muscular e demais aspectos que vão contribuir de forma ativa para que possa executar as atividades do dia a dia com disposição e produtividade. E por isso essa tradição milenar é cada dia mais popular em todo o mundo. Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar o que é o yoga, suas vantagens e como praticá-lo. Acompanhe!
A palavra “yoga” é originária do sânscrito Yuji, que quer dizer união ou jugo, e está relacionada a uma prática indiana que alinha o corpo e a mente. O primeiro a reunir os princípios do yoga foi Patanjali, em sua obra chamada Yoga Sutras.
As práticas de yoga envolvem meditação, exercícios respiratórios e posturas específicas para trabalhar a consciência corporal e proporcionar a sensação de relaxamento, ocasionando vários benefícios para a saúde física e mental. Popularizou-se no ocidente por meio dos asanas, que representam posturas corporais executadas em condições de estabilidade e conforto, com o intuito de preparar a mente para as técnicas introduzidas.
Existem vários tipos de yoga, que podem se adaptar às preferências e limitações de cada pessoa. Conheça os principais!
1. Hatha Yoga: Trata-se da yoga “clássica”, composta de técnicas de respiração e posturas que estimulam a energia do corpo (pranayama), exercícios de limpeza e purificação (kriyas). Tem foco na permanência das posturas e, por esse motivo, melhora a consciência corporal e a capacidade de concentração.
2. Vinyasa Yoga: É um tipo livre na proposta das sequências de posturas (asanas) e apresenta uma boa conexão entre transição de movimento e respiração. Também é possível elaborar aulas temáticas, focadas em forças das pernas e extensão de coluna, por exemplo. Dessa forma, é uma aula mais dinâmica.
3. Ashtanga Yoga: Apresenta seis séries de prática, cada uma com um grupo de posturas. A aula sempre começa com a entonação de um mantra e, em seguida, saudações ao sol e a sequência de outras posturas. É finalizada com o relaxamento total.
4. Iyengar Yoga: O fio condutor dessa prática é a respiração, que deve estar conectada com o movimento, o que requer muita concentração. Além disso, trabalha o corpo como um todo, tendo em vista que abrange todos os grupos musculares e suas aptidões: flexibilidade, força e resistência. Outro ponto relevante são os drishtis. Eles são focos de visão que ajudam a firmar a concentração do praticante, que exige muita disciplina, levando em conta que as séries precisam ser executadas todos os dias, exceto aos domingos e primeiros dias de lua cheia e nova.
5. Bikram Yoga: É uma técnica praticada em uma sala aquecida a até 42º e apresenta uma sequência fixa de asanas. Pelo fato de o aluno suar muito no decorrer da aula, é possível ingerir água sempre que necessário. Na primeira aula, o correto é executar as posturas devagar para que o corpo se adeque à temperatura. Também é preciso ter atenção para não se alongar mais do que aguenta, já que o c…
Quais os benefícios e malefícios do yoga?
Os benefícios do Yoga para a saúde e o bem-estar vêm sendo estudados e não é de hoje. Porém, diversas pesquisas já comprovaram que a prática do yoga pode melhorar o funcionamento do organismo em inúmeros aspectos.
Timothy McCall é um médico norte-americano que editou diversos livros sobre yoga e tornou-se um expoente no tema. Em suas obras “Yoga as medicine” e “The principles and pratice of yoga in healthcare”, MacCall reúne uma série de comprovações científicas sobre os benefícios do Yoga que foram feitas em pesquisas do mundo inteiro.
Pensa em praticar Yoga, mas não está seguro de dar o primeiro passo? Então conheça alguns dos benefícios comprovados do Yoga para a saúde e o bem-estar!
– Talvez esse seja um dos benefícios mais evidentes do Yoga. É muito comum que nas primeiras aulas os alunos mal encostem as mãos nos pés. Porém, com a prática frequente, a melhora da flexibilidade é progressiva e bastante visível.
– Mais do que melhorar a flexibilidade, o Yoga costuma diminuir dores crônicas que são causadas pela disparidade do trabalho muscular no corpo. Como no Yoga o corpo é exercitado de forma integral, é muito comum que a melhora da flexibilidade venha acompanhada da diminuição de dores.
– Ter uma boa musculatura vai muito além da questão estética. Afinal, músculos fortes protegem ossos e as articulações. Dores nas costas, artrite, artrose e até fraturas podem ser causadas pela falta da massa muscular. O Yoga além de fortalecer os músculos, faz isso de forma integrada, junto com as articulações. Por isso, os benefícios acabam sendo ainda maiores, já que em uma prática de musculação, por exemplo, o aluno costuma trabalhar apenas o ganho de massa, sem olhar para as articulações.
– Em uma sociedade sedentária, onde a maioria das pessoas passa mais da metade do dia sentada, não é novidade que os problemas na coluna só aumentem. Discos invertebrais que não se movimentam acabam comprimindo discos e nervos, o que além de causar dores, pode levar à hérnia de disco. A prática regular do Yoga, especialmente com movimentos voltados para a coluna, beneficia a saúde dessa região, evitando dores e prevenindo problemas graves.
– Segundo a médica e pesquisadora da Columbia University, Loren M. Fishman, a prática do Yoga melhora a saúde dos ossos e pode ser um tratamento efetivo para a osteoporose. Além disso, os praticantes que fizeram parte do seu estudo apresentaram um aumento da densidade óssea principalmente na coluna e nos ossos dos quadris.
– Richard J. Davidson é psiquiatra e professor da Universidade de Wisconsin e vem estudando sobre mentes saudáveis. Em seus estudos, Davidson constatou que praticantes de yoga possuem maior atividade no córtex pré-frontal do cérebro, uma região ligada à felicidade e à função imunológica. Pessoas que trabalham mais essa área, além de estarem menos suscetíveis a doenças, são também mais felizes.
Anda sem disposição? Então, confira alguns hábitos que podem gerar mais energia para o seu dia a dia!
A prisão de ventre, embora seja um problema comum, pode ser tratada e prevenida com a prática regular do Yoga. Além disso, a prática também melhora a digestão como um todo, evitando problemas como gases e refluxo.
Para quem é indicado o yoga?
Em algum momento da sua vida você se deparou com uma pessoa praticando Yoga e ficou se perguntando sobre como ela conseguia ter tanta flexibilidade? Ou sobre o que a motivava a fazer calma e silenciosamente cada uma daquelas posturas? É natural que essa prática milenar desperte curiosidade em quem ainda não conhece os benefícios de uma rotina mais consciente. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, não se limita apenas a pessoas jovens e alternativas: existe Yoga para todos. Acredite!
O Yoga é uma prática democrática que abraça a todos aqueles que têm a disciplina de persistir e compreender. Supera qualquer estereótipo ou padrão. Por isso mesmo, pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, crença, gênero ou raça. E como se não bastasse, traz uma série de vantagens para o corpo e para a mente.
Os benefícios são tantos que você já deve ter percebido que o número de espaços que oferecem aulas de Yoga para iniciantes só aumenta, não é mesmo?
Em um mundo cada vez mais conectado e exigente, precisamos nos concentrar no presente. E, pouco a pouco, cada vez mais pessoas passam a perceber o quanto o Yoga contribui para aproximá-las de lições que muitas vezes levamos toda uma vida para aprender.
Com mais estudos apontando os benefícios do Yoga, o número de interessados em conhecer essa filosofia e aplicá-la ao dia a dia é crescente. Só em 2019 o número de praticantes subiu 45% em todo mundo, segundo o diplomata da Embaixada da Índia, S. Kovernthan.
Mas, afinal, quem pode praticar essa atividade e para quais situações ela é recomendada?
Quem pode praticar Yoga?
Embora existam muitos estereótipos relacionados a essa prática milenar, o Yoga é para todos! Mais do que uma atividade física, uma filosofia e um estilo de vida que abrange todas as idades, culturas, objetivos e religiões.
Tem interesse em desbravar o Yoga para iniciantes e começar a sentir os benefícios de uma vida mais consciente, equilibrada e tranquila? Entenda quem pode praticar a atividade para esclarecer suas possíveis dúvidas:
Crianças, adolescentes, adultos e idosos
Enquanto as crianças podem fazer Yoga para adquirir novos valores pessoais, sociais e culturais, os adolescentes vão ganhar sustentação para passar para a vida adulta.
Já os adultos, ganham melhores condições de saúde, podem reduzir o estresse e as dores causadas por rotinas estressantes.
E, ao contrário do que muitos imaginam, os idosos também têm vez: podem praticar Yoga para viver com mais bem-estar e saúde física, mental e emocional, aumentando a longevidade.
Pessoas com problemas causados pelo estresse
Assim como o sol e a lua, Yoga e estresse são distantes e não podem ser vistos ao mesmo tempo.
Existem estudos que comprovam que, assim como a meditação, o Yoga também ameniza o estresse. Consequentemente, combate e previne problemas físicos e psicológicos causados por ele, como crise de pânico, dores de cabeça, dores musculares e insônia. Quer afastar esses males da sua vida? Então, está no caminho certo!
Pessoas que buscam o autoc
Como iniciar a prática de yoga?
Quer praticar yoga, mas não tem tempo de frequentar um studio? Então não desanime, pois com o avanço da tecnologia você pode dar os primeiros passos nessa prática milenar mesmo sem sair de casa.
Através de qualquer dispositivo conectado à internet como computador, tablet, celular ou TV é possível equilibrar corpo e mente do conforto do seu lar. Quer saber o que é necessário para praticar yoga em casa? Então leia o artigo a seguir até o final!
Além de aumentar a capacidade de concentração e promover o fortalecimento muscular, o yoga também oferece outros benefícios:
- Ao contrário de outras atividades físicas, praticar yoga não exige um grande espaço e tão pouco equipamentos específicos. Pode-se, inclusive, começar aos poucos em sua própria residência, no chão da sala ou do quarto.
É chegada a hora de praticar yoga. Apesar de ser uma atividade de baixo impacto, é preciso tomar uma série de precauções antes de realizar as posturas. Afinal, as chances de se machucar com condições inadequadas é grande. Sendo assim, para garantir sua segurança e conforto, siga as seguintes dicas:
- Para praticar yoga em casa não é necessário ter uma sala específica. Porém, o espaço onde as asanas (posturas) serão realizadas deve ser amplo, espaçoso e confortável.
- O local deve ser grande o suficiente para que o MAT fique completamente esticado. Além disso, é recomendável que não se tenha móveis por perto, evitando acidentes em uma possível queda. Caso seja possível, coloque algumas almofadas ao redor do tapete. Isso vai ajudar na sua segurança, principalmente nos primeiros dias de exercícios.
- Exige, acima de qualquer coisa, muito foco e concentração. Sendo assim, é praticamente impossível realizar os exercícios corretamente com barulhos externos e movimentos constantes.
- Dessa forma, a melhor opção é fazer a atividade em um momento em que esteja sozinho. Com isso, não há preocupação em ser interrompido através de chamados ou pessoas entrando no ambiente.
- Outra dica bem valiosa é deixar o celular em outro local e no modo silencioso. Caso contrário, pode-se perder a concentração com qualquer notificação de mensagem, que automaticamente gerará ansiedade em ser lida. Quanto mais focado você estiver nos movimentos, mais rápido poderá aproveitar os benefícios do yoga em seu dia a dia.
Se você começar a praticar yoga tentando posturas avançadas, provavelmente não conseguirá realizá-las e se sentirá desmotivado. Sendo assim, a melhor opção é assistir aulas online para iniciantes, de modo a aprender pouco a pouco os princípios do yoga, suas posturas, técnicas de respiração e concentração.
Desse modo, você terá uma evolução gradual e segura, essencial para aproveitar todos os benefícios da atividade.
Dentre as posições que podem ser testadas por você no início, destacamos as seguintes:
Inicialmente, deve-se também abandonar o conceito de roupas muito largas para praticar yoga. Essa recomendação é feita porque mesmo que elas sejam confortáveis, podem atrapalhar, se enroland”.
É possível praticar yoga sozinho?
Quem não teve nenhum contato com a prática não precisa ter medo de começar a yoga em casa sozinha. Segundo a professora, mesmo os iniciantes na atividade podem aprender mais sobre posturas e curiosidades com a ajuda da internet.
Qual é a melhor prática de yoga para iniciantes?
Atualizado: 30 de jun. de 2020
As pessoas, geralmente, entendem a Ioga como uma prática de exercícios físicos combinados com inúmeras posturas corporais inatingíveis para a maioria delas. Contudo, trata-se de um conceito muito mais amplo, que une o controle do corpo, da respiração e dos pensamentos e que nos leva a um estado de consciência em que nos percebemos conectados com o presente e com quem somos.
Por ser uma atividade milenar, muitos tipos de Ioga foram desenvolvidos ao longo do tempo. Todos eles trazem o equilíbrio entre mente, corpo e espírito, além de corrigirem distúrbios musculares e posturais, melhorarem a concentração e a capacidade respiratória e aliviarem o estresse.
Neste post, falaremos sobre alguns tipos de Ioga para que você se familiarize com o conceito e veja qual deles desperta o seu interesse. Boa leitura!
É considerada a vertente clássica do Ioga e, também, uma das mais populares, pois a prática espiritual usa ásanas (posturas físicas) e pranayamas (exercícios respiratórios) como meio para melhorar o condicionamento físico, fortalecer o copo e aumentar a flexibilidade.
As posturas são realizadas individualmente, não seguindo uma ordem ou um ritmo específico. O grau de dificuldade é determinado pelo tempo que se permanece em cada postura e é um estilo indicado para os iniciantes que querem conhecer melhor o Ioga.
Esse é um tipo bastante reflexivo, individual e contemplativo de Ioga. Os ásanas do Hatha Yoga são usados, mas com diferentes ritmos de respiração, o que estimula a liberação da energia que se concentra na base da coluna (ou Primeiro Chakra).
Com isso, equilibram-se os demais Chakras, atingindo-se níveis elevados de consciência, de bem-estar e de plenitude. Tem forte ligação com a Ayurveda, aumentando a conexão da mente com o corpo.
Esse tipo de Ioga busca o alinhamento do corpo, da mente e do espírito por meio da respiração e da permanência nas posturas. Por causa disso, a prática promove flexibilidade e força, o que evita lesões e eleva o estado de equilíbrio e a consciência corporal.
O ritmo é ditado pelo praticante e esse estilo também é recomendado para quem está iniciando, para quem deseja corrigir a postura ou para quem tem qualquer limitação física.
O Ashtanga Yoga enfatiza a sincronização dos movimentos posturais com a respiração em seis séries de ásanas fixos que formam uma sequência a ser repetida na mesma ordem. As posturas são bastante desafiadoras e o praticante só passa para a série seguinte após ter dominado a anterior.
O avanço é determinado pela capacidade de cada pessoa e os exercícios são mais intensos e estimulantes, conferindo força e flexibilidade. A respiração profunda e contínua aumenta a consciência corporal.
Também conhecido como Ioga Real, esse estilo está intimamente ligado ao desenvolvimento do lado espiritual e menos focado no esforço físico. Por isso, os ásanas não são muito desafiadores, mas como a prática dá ênfase para o controle mental, esse tipo é indicado para quem já tem o hábito de meditar.
Qual é o principal objetivo do yoga?
Nesta terça-feira, 21, comemora-se o Dia internacional do yoga, uma data feita para celebrar os benefícios que a prática pode proporcionar para o seu bem-estar. A Yoga tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, realizando exercícios que auxiliam no controle da ansiedade, dores no corpo e estresse. Para ter todos os benefícios que ela proporciona, é preciso que as práticas sejam feitas regularmente e de preferência com ajuda de profissional.
Conheça alguns benefícios da prática para o seu bem estar:
- A meditação na Yoga é um dos primeiros passos para controle do stress, pois ela faz com que a pessoa se concentre no presente, desocupando a mente de problemas que ocasionam equilíbrios emocionais. O fato de ter o controle da respiração, promove maior sensação de relaxamento e equilíbrio da mente.
- Os exercícios, técnicas e posturas dessa prática podem melhorar a resistência e fortalecimento da sua estrutura muscular, isto porque auxilia no desempenho do seu corpo que fica mais resistente a atividades físicas.
- Com a prática da Yoga, a pessoa consegue ter maior consciência corporal, ou seja, maior percepção da postura, o que irá diminuir causadas pelo stress. Os alongamentos realizados ajudam a liberar a tensão e dar flexibilidade nos músculos, aliviando dores causadas por escoliose, hérnia de disco, etc.
- Outro reflexo importante na prática da Yoga é melhorar do sono, pois causa relaxamento e tranquilidade facilitando o sono de qualidade. A Yoga aumenta a produção de melatonina, hormônio regulador do sono, além de deixar o corpo mais relaxado que proporciona mais energia e disposição no dia seguinte.
- A Yoga melhora o funcionamento do coração, pois regula a circulação sanguínea e o sistema nervoso, além de equilibrar o sistema endócrino, controlando os níveis de hormônios do estresse.
- Ela ajuda também no controle da respiração, devido aos exercícios de expansão dos pulmões e controle da respiração.
VEJA TAMBÉM: