Conteúdo
- 1 Porque cachorro não pode comer mamão?
- 2 Qual é a fruta que o cachorro não pode comer?
- 3 Quais frutas pode dar ao cão?
- 4 O que o cachorro não pode comer de jeito nenhum?
- 5 Quais frutas não posso dar para meu cachorro?
- 6 O que o cachorro não pode comer de jeito nenhum?
- 7 Qual fruta é boa para cachorro?
- 8 Quais frutas e legumes cachorro não pode comer?
Porque cachorro não pode comer mamão?
Embora muitas comidas sejam seguras para os cães, algumas são prejudiciais. Por isso, é comum que tutores tenham dúvidas sobre quais as frutas que cachorro pode comer ou não. É natural que os tutores queiram oferecer frutas aos seus cães, até mesmo porque sabemos do poder nutritivo que elas possuem.
No verão, principalmente, temos uma variedade enorme de frutas deliciosas, mas algumas realmente não devem ser consumidas pelos cães, mesmo que você seja uma vítima constante dos suplicantes e irresistíveis olhinhos pidões do seu cãozinho. Para solucionar essas questões, confira quais frutas são seguras e saudáveis para o seu cão.
Quantidades: As frutas devem ser oferecidas como forma de Snacks, petiscos, e não podem ser mais de 10% do valor calórico diário do cão.
Maçã:
Seu cachorro pode comer maçã, pois esta é uma excelente fonte de vitaminas A e C, além de fibras. É um excelente snack para oferecer ao seu cão e no verão pode ser dada congelada em cubos para que ele se refresque também. A semente deverá ser retirada porque pode liberar cianeto no estômago do animal.
Mamão:
Olha que boa notícia: seu querido cachorro pode comer mamão! O mais legal é que a fruta possui vitaminas A e C, fibras, potássio e cálcio. Porém, muita atenção com a papaína, uma enzima que facilita a digestão, mas que é famosa por soltar o intestino.
Banana:
Ao contrário de outras frutas, que podem ter componentes tóxicos, todas as partes da banana são seguras para o seu cão. Apesar de poderem não conseguir usufruir de todos os benefícios nutricionais da banana como os humanos, as bananas são ótimos snacks para o seu cão.
Laranja:
Até que o cachorro pode comer laranja, mas essa não é uma das frutas favoritas dos cães. Afinal de contas, eles não gostam dos cítricos com cheiro forte. As laranjas são uma excelente fonte de vitamina C, potássio e fibras. Se for tentar, ofereça apenas a “carne” da laranja ao cão — sem casca nem sementes. No entanto, para animais que têm gastrite, elas não são aconselhadas, exatamente por causa de sua acidez.
Manga:
As mangas são frutas que cachorros podem comer sem preocupar os tutores. Até porque são ricas em quatro vitaminas: A, B6, C e E, além de potássio e betacaroteno. Devem ser dadas com moderação, já que têm muito açúcar. Como com a maioria das frutas, antes de oferecer a manga ao cão, remova a casca, o caroço e aquela parte mais dura que envolve o caroço. Isso porque ali há um pouco de cianeto, que pode causar alteração respiratória.
Melancia:
Uma boa dica é que o cachorro pode comer melancia nos dias quentes de verão. Afinal de contas, oferecer essa fruta é como dar água ao cão. De toda forma, lembre-se de tirar a casca e a sementes, a fim de que elas não resultem em obstruções intestinais.
Abacaxi:
Sim, o seu cachorro pode comer abacaxi, mas sem casca ou coroa, claro. A fruta contém bromelina, uma enzima que facilita a absorção das proteínas da dieta do animal. De todo modo, lembre-se de que a acidez pode piorar quadros de gastrite.
Qual é a fruta que o cachorro não pode comer?
Quem nunca se comoveu com aquele olhar pidão do seu mascote canino? Dificílimo de resistir, hein? Mas é aí que mora o perigo, pois nem todos os alimentos dos humanos são benéficos para os cães. No caso das frutas, algumas são tóxicas, outras têm muito açúcar (frutose), e ainda há o risco do pet se engasgar. Embora existam frutas que cachorros podem comer, os veterinários sempre recomendam priorizar alimentos específicos para cachorro e de alta qualidade, pois são produzidos por especialistas, com todo o cuidado nutricional, para garantir segurança alimentar. Como é o caso do petisco para cachorro da Dog Chow. É uma excelente alternativa para substituir as frutas, pois é um alimento totalmente seguro e altamente delicioso – com sabores de frutas – para você agradar o seu mascote:
O seu fiel escudeiro não vai resistir a tantas delícias dos petiscos Dog Chow, garantindo sabor, diversão e carinho para entreter o seu cão – e também para usar como recompensa.
Para a saúde e o bem-estar do seu cão, veja a seguir as considerações que você deve fazer sobre frutas que cachorros podem comer! Frutas que cachorros podem comer, será que vale a pena correr o risco? É fundamental que você coloque na balança os benefícios e os danos à saúde. Por mais que as frutas sejam saudáveis para os humanos, podem ser perigosas para os cães – afinal, o organismo canino é diferente.
Veja os riscos das frutas que cachorros podem comer:
- Abacate: Não! O abacate contém persina, uma substância tóxica para os cães que pode causar problemas digestivos, como vômitos e diarreias.
- Uva e uva-passa: Não! Essas frutas podem causar insuficiência renal aguda em cães.
- Citrus: Não! Laranja, limão, lima e grapefruit podem causar irritação gastrointestinal em cães.
Considerando esses fatores de risco à saúde canina, é prudente resistir ao olhar pidão do seu mascote: não ofereça frutas e alimentos de humanos. O mantra popular “o melhor remédio é a prevenção” cabe muito bem nesta situação.
O bem-estar do seu fiel escudeiro merece todo o cuidado e atenção. Por isso, é importantíssimo que você leve o seu mascote, periodicamente, ao veterinário para avaliar a saúde dele e para recomendações sobre alimentação.
Entre as principais orientações, oferecer alimento produzido especificamente para cães. A seguir, veja o melhor petisco como alternativa às frutas que cachorros podem comer, e a quantidade certa para oferecer.
Veterinários e nutricionistas recomendam sempre oferecer comida específica para cães, como forma de garantir a segurança alimentar e os nutrientes adequados para os pets. Neste caso, você pode substituir, seguramente, as frutas que cachorros podem comer por petiscos de alta qualidade da Dog Chow – snacks de frutas deliciosamente saborosos para o seu mascote comer todo dia e se divertir!
Mas, lembre-se: o petisco é uma forma de agrado e recompensa para o cão. Nunca deve substituir a ração, pois não contém os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo do pet. A quantidade de petisco não pode ultrapassar 10% da porção diária total da alimentação principal do cão.
Na próxima seção, confira três frutas que cachorros não podem comer.
Quais frutas pode dar ao cão?
SE ELE LIBEROU, ENTÃO VEJA UMA LISTA DE 10 FRUTAS QUE CACHORRO PODE COMER:
Banana. Os cachorros costumam amar banana, pois é muito palatável. …
Maçã Rica em vitaminas A, B, C, E , K, minerais e água, a maçã é outra fruta que cachorro pode comer. …
Mamão. …
Coco. …
Laranja. …
Melão e melancia.
O que o cachorro não pode comer de jeito nenhum?
Descubra a nossa gama de alimentação para cão
- Se pensa que o seu cão poderá ter comido algo perigoso, deve contactar o médico veterinário imediatamente. Garanta que tem um contacto de um hospital com serviço de urgência 24 horas para o caso de o seu médico veterinário não estar disponível.
Os snacks para cão são uma alternativa saudável à comida para humanos ou aos restos das nossas refeições. Dar ocasionalmente ao seu cão um bem merecido snack ajuda a reforçar a sua relação com ele, e é também uma grande ajuda na hora do treino. Mas, dar-lhe snacks em excesso ou escolher o tipo de snacks menos adequado pode desequilibrar a dieta do seu cão e originar problemas de peso.
Quais frutas não posso dar para meu cachorro?
alimentação
Abacate, laranja e abacaxi estão proibidos!
Publicado em: 05/12/2022 às 10h54
Última atualização: 05/12/2022 às 10h55
Frutas e vegetais são ótimos para nossa saúde, assim como para a saúde dos cachorros, correto? Sim, mas para os animais existem algumas exceções. Especialistas alertam que muitos dos nossos alimentos fazem mal para os cães, até mesmo algumas frutas! Para o site Ana Maria, a médica veterinária Dra. Suelen Silva listou 11 frutas que os cachorros não podem comer. Confira:
- Deixe seu pet longe dos abacates! A fruta possui uma substância chamada persina, que é venenosa para os cachorros. Essa substância pode causar vômitos, diarreias e problemas no coração.
- O abacaxi não é indicado pois sua acidez pode causar complicações no estômago do animal.
- A carambola tem uma toxina que pode causar vômito, diarreia, salivação intensa, tremores, sangue na urina e problemas renais no cão. Essa fruta possui também a caramboxina, toxina que causa alterações neurológicas e maior comprometimento dos rins.
- Essa fruta contém cianeto, que podem causar falência respiratória e, consequentemente, a morte do animal, porque o cianeto prejudica o transporte de oxigênio pelas células sanguíneas.
- A polpa da fruta é segura para o animal, mas as hastes, sementes e folhas possuem muito cianeto.
- Também está na lista das frutas que os cachorros não podem comer. O coco contém triglicérides, que pode causar inchaço, desconforto, dor de estômago e diarreia.
- O delicioso açaí é rico em teobromina, substância que pode causar intoxicação nos cães.
- Não muito popular entre os humanos, não é recomendável dar figo ao cãozinho. Além de reações alérgicas, pode causar vômito e diarreia caso a árvore ou planta seja ingerida. Inflamação na pele também é uma reação comum.
- Frutas cítricas devem passar longe do pratinho do seu cão. O excesso de acidez pode causar gastrite e outras complicações no animal.
- Cachorro não pode comer maracujá na sua forma in natura. Só é recomendado dar a polpa da fruta, sem casca e sem sementes. Como é trabalhoso separar tudo isso e oferecer somente a polpa para os cães, a recomendação é não dar maracujá ao seu bichano.
- Sim, a uva está na lista das frutas que os cachorros não podem comer! Há diversos relatos de doenças e, até mesmo, mortes causadas pela ingestão da fruta. As passas também apresentam riscos e, por isso, não devem ser oferecidas ao pet.
*Com informações do portal Ana Maria
O que o cachorro não pode comer de jeito nenhum?
Descubra a nossa gama de alimentação para cão
- Se pensa que o seu cão poderá ter comido algo perigoso, deve contactar o médico veterinário imediatamente. Garanta que tem um contacto de um hospital com serviço de urgência 24 horas para o caso de o seu médico veterinário não estar disponível.
Os snacks para cão são uma alternativa saudável à comida para humanos ou aos restos das nossas refeições. Dar ocasionalmente ao seu cão um bem merecido snack ajuda a reforçar a sua relação com ele, e é também uma grande ajuda na hora do treino. Mas, dar-lhe snacks em excesso ou escolher o tipo de snacks menos adequado pode desequilibrar a dieta do seu cão e originar problemas de peso.
Qual fruta é boa para cachorro?
Quando as temperaturas vão subindo, é normal que muitos tutores de pets surjam com a dúvida sobre dar ou não frutas para cachorro. Bom, já vamos esclarecer que sim, o seu cão pode se alimentar com frutas fresquinhas. Aliás, elas são ótimas para incluir nos lanchinhos e substituírem os petiscos.
Mas, atenção: não são todas as frutas permitidas, ok? Enquanto algumas são fonte de vitaminas e minerais para o seu pet, outras podem ser tóxicas para ele.
Por isso, confira a nossa lista de frutas para cachorro que são permitidas (com os devidos cuidados) e as que não são permitidas!
Separamos opções de frutas simples e acessíveis. São elas:
- A maçã contém proteínas e um baixo teor de gorduras, além de ser deliciosa. Você pode servir para o seu cão em qualquer idade, inclusive se ele já estiver idoso. Mas atenção: sirva a maçã sempre sem sementes, pois elas são tóxicas para eles.
- A banana é uma das frutas para cachorro que eles mais gostam. Afinal, ela é docinha e fácil de ser ingerida. Por esses mesmos motivos, é necessário cuidar para não extrapolar e contribuir para o aumento de peso do pet. Sirva sempre sem a casca e cortada em pedaços pequenos para facilitar a deglutição.
- Esses três tipos de frutas cítricas são ótimas opções para refrescar os cachorros nos dias quentes. Afinal, elas contam com alto teor de vitaminas e minerais, o que faz muito bem para complementar a alimentação deles. No entanto, eis um cuidado: ofereça sempre uma quantidade pequena e observe se o cão vai reagir bem – alguns pets podem sofrer de gastrite, por exemplo. Se você identificar o desconforto, retire a fruta e leve-o ao veterinário.
- Essas duas opções de frutas para cachorro são ótimas para complementar a hidratação, já que são ricas em água. Mas, sempre retire a casca e as sementes antes de servir, ok?
- Desde que seja servido sem casca e sem sementes, o mamão pode ser uma boa opção de fruta para cachorro. Além de saboroso, ele tem várias vitaminas (A, complexo B e C), além de ser antioxidante. No entanto, ofereça pequenas quantidades, já que o mamão possui uma enzima chamada papaína que tem efeito laxativo.
- Se quiser variar nas frutas para cachorro durante o verão, uma pera é bem-vinda como petisco. Sirva sempre sem sementes e retire o talo que está no meio da fruta.
- Por fim, outra boa opção de fruta para seu pet é a goiaba. Ela é ótima fonte de fibras, o que ajuda a regular o intestino do cão – aliás, por esse mesmo motivo, modere na quantidade para não causar desconforto gastrointestinal.
Fique atento e não dê – ou permita que deem – as seguintes frutas para cachorro:
- Uva
- Abacate
- Caqui
- Figo
- Cereja
É muito importante não exagerar na quantidade de frutas para dar ao cachorro, mesmo que as temperaturas estejam altas. Qualquer excesso pode provocar aumento de peso, desconforto gastrointestinal e, até mesmo, o desinteresse do cão pelos alimentos que fazem parte da rotina.
Quais frutas e legumes cachorro não pode comer?
Seja para aqueles cães que fazem uso de dietas naturais ou para aqueles que se alimentam de ração, mas cujos tutores não resistem ao olhar pidão e acabam dividindo o que estão comendo, é preciso tomar cuidado com o que é ofertado. Isso porque existem alimentos que são tóxicos aos animais e podem desencadear diversas manifestações clínicas, desde vômitos e diarreias a efeitos mais sérios, como dificuldade respiratória, lesões em órgãos, hemorragias, convulsões e até morte.
Pensando nisso, o Vida de Bicho reuniu aqui os 10 alimentos mais perigosos para cachorros. Confira a lista abaixo, endossada pela médica-veterinária Sylvia Angélico, pós-graduada em nutrição animal, e pelo médico-veterinário Marcio Antonio Brunetto, doutor em nutrição clínica:
-
Cães e gatos apresentam alta sensibilidade aos organossulfóxidos, agentes tóxicos presentes na cebola (crua ou cozida, cujo tóxico principal é o n-propil disulfito) e alho. Segundo Marcio, eles podem causar danos oxidativos na membrana plasmática das hemácias e desnaturação oxidativa irreversível da hemoglobina, provocando quadros de anemia hemolítica com formação dos corpúsculos de Heinz, hemoglobinúria, aumento da bilirrubina sérica e síntese de metahemoglobinemia.
“As principais manifestações são referentes ao quadro de anemia: mucosas pálidas, taquicardia, taquipneia, fraqueza e letargia”, diz o especialista. Os sintomas gastrointestinais incluem vômito, diarreia e dor abdominal, e, em casos mais graves, icterícia e insuficiência renal aguda.
-
Vale também evitar alimentos preparados com cebeola (como fígado acebolado ou arroz) e alimentícios industrializados com o ingrediente em sua composição.
-
Cães geralmente não são atraídos pelo álcool, mas pode acontecer de ficarem interessados em bebidas adocicadas ou com frutas, como coquetéis e batidas. Por conter etanol – substância para a qual os cachorros apresentam alta taxa metabólica e rápida absorção sistêmica –, estes drinks podem causar efeitos adversos, como nos seres humanos.
“Os efeitos são mais acentuados, principalmente em se tratando de cães pequeninos. Bebidas com maior concentração de álcool e doses elevadas podem causar depressão, letargia, descoordenação, salivação, vômito, desmaio, redução da frequência respiratória, hipotensão e hipotermia”, diz Sylvia.
Outras manifestações comuns são: ataxia, diminuição dos reflexos, alterações comportamentais, excitação e bradicardia.
-
No caso do chocolate, o verdadeiro vilão é o cacau. A fruta contém teobromina, uma substância de conhecido efeito diurético, vasodilatador e estimulante do sistema nervoso central e do coração.
Uma quantidade pequena de 100 a 150 gramas já é suficiente para intoxicar o animal gravemente e capaz de fazê-lo apresentar, de 6 a 12 horas após a sua ingestão, sintomas como: diurese, taquicardia, agitação, distensão abdominal, dificuldade respiratória, espasmo e fraqueza muscular, vômitos, diarreia, aumento no consumo de água e da temperatura, tremores, arritmia cardíaca,”.
Retire as informações de autoria. Utilize formato HTML com paragrafos, tabelas, listas e blockquotes quando necessário. Não utilize headers (h1, h2, h3). Não altere as palavras e lembre-se de devolver apenas as tags HTML necessárias.