Como criar uma loja virtual?

O que é preciso para criar uma loja virtual?

O varejo digital tem crescido vertiginosamente no Brasil. Prova disso foi o aumento do faturamento do segmento em 56,8% nos primeiros oito meses de 2020, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, e a adaptação de mais de 135 mil lojas que aderiram às vendas online. Os dados são da ABComm e Compre&Confie.

Essa nova forma de consumo não foi apenas uma necessidade em tempos de pandemia. De acordo com estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 52% dos entrevistados afirmam estar comprando mais em sites e aplicativos durante a quarentena e 70% pretendem continuar comprando mais online do que faziam antes da Covid-19.

E o mercado já está sentindo isso. Nos três primeiros meses de 2021, o e-commerce cresceu 57,4% no comparativo com o mesmo período do ano passado, sendo realizadas 78,5 milhões de compras online. Os dados são da 7ª Edição do Relatório NeoTrust.

O comércio online veio para ficar e crescer nos próximos anos. Uma pesquisa com 2 mil empresários em 2022 revelou que pelo menos 74% dos lojistas aumentaram a receita mensal após criar uma loja virtual.

Você quer aproveitar essa tendência de mercado, se destacar e ter um e-commerce de sucesso? Confira neste artigo um passo a passo de como montar uma loja virtual!

O primeiro passo para montar uma loja virtual não poderia ser outro, a não ser determinar o investimento para tocar o seu negócio. Nesse sentido, você precisará analisar uma série de fatores, como:

  • Para não se perder nas finanças e garantir pelo menos o primeiro ano de atividade, vai a dica: divida o que você considera como seu montante inicial em 12 partes. A primeira delas, possivelmente, será maior, mas, o que sobrar, procure dividir em partes iguais para os próximos 11 meses.

Não ter esse cuidado pode colocar suas operações em risco, comprometendo o fluxo de caixa e o pleno funcionamento do negócio. Outra dica é buscar um curso de e-commerce para te ajudar com o seu planejamento de negócios e a estruturação da sua loja virtual.

Já sabe o quanto tem disponível para gastar, prevendo sazonalidades e todos os cenários possíveis para a sua loja virtual pelo próximo ano? Então é hora de regularizar o seu negócio.

O primeiro passo para isso é abrir um CNPJ. Se você está começando o empreendimento por conta própria, o ideal é que se regularize como Microempreendedor Individual.

Dessa forma, garante seus direitos trabalhistas, age em conformidade com a lei, pode emitir notas fiscais – profissionalizando o seu negócio – e, tudo isso, de forma fácil e barata.

Afinal, você pode abrir um MEI online, e as taxas que incidem sobre essa modalidade de empreendimento são bem mais baixas, com certeza, vão caber no seu orçamento.

Acesse este conteúdo e descubra como se regularizar como MEI.

A burocracia relacionada à abertura da sua loja virtual não acaba com a criação do seu CNPJ. Assim como qualquer empreendimento, é preciso ter atenção à legislação que tange o seu negócio.

Existe uma série de legislações que incidem sobre o funcionamento.

Qual o custo de abrir uma loja virtual?

O valor depende do porte da empresa. Uma das dúvidas mais frequentes entre os(as) empreendedores(as) que pretendem entrar para o comércio eletrônico é “quanto custa montar uma loja virtual”, o famoso e-commerce. A resposta geralmente depende do tamanho do projeto e sobretudo do porte da empresa.

Resumidamente, o porte empresarial é o que determina o quanto uma empresa pode faturar ao longo de um ano. Ele também diz respeito à quantidade de funcionários que esta pode ter e aos tributos que ela deverá pagar, entre outras coisas.

E quando mencionamos o tema “e-commerce” nós estamos abordando sites de vendas como marketplaces, multi lojas, mas principalmente as lojas virtuais. Seja como for, confira em seguida algumas estimativas de investimento para montar um e-commerce.

Atualmente, no Brasil, quando o assunto é porte empresarial, nós podemos citar ao menos quatro tipos de empresas. Adiante, faremos uma apresentação breve de cada tipo e mencionaremos quanto custa montar uma loja virtual para cada caso. Confira!

Microempreendedor Individual (MEI)

É o tipo de empresa que pode ter um dono e no máximo um funcionário. Seu faturamento anual não pode ultrapassar os R$ 81 mil (dados de 2020).

Montar comércio eletrônico nesta modalidade requer investimento inicial de R$ 1 mil a R$ 5 mil. Esse montante poderá ser usado na composição de mix de produtos, desenvolvimento da loja online, pagamento de salário de colaborador, etc.

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Uma plataforma de e-commerce como a Loja Integrada é suficiente para um MEI. O custo anual pode ser gratuito para até 5.000 visitas mensais de internautas-consumidores. Já o plano pago mais econômico sai por R$ 49,00 mensais e suporta 10 mil visitas/mês.

Digamos que, para ter sua loja virtual pronta e operante, um(a) MEI alugue o plano mais econômico da plataforma Loja Integrada. Nesse caso, sua loja online custará R$ 588,00 por ano.

Micro Empresa (ME)

É aquela que pode faturar desde R$ 81 mil a até R$ 360 mil por ano. Isto é, uma média de R$ 30 mil mensais. É comum que ela possua desde nove a até 19 empregados.

Se você tem ou pretende abrir loja virtual como ME, então seu custo inicial poderá ser de R$ 5 mil a R$ 50 mil. Neste valor inclui-se desenvolvimento de e-commerce, aluguel de aplicativos que potencializam a operação, contratação de profissionais especializados, entre outras coisas.

A plataforma Loja Integrada é suficiente para a maioria das MEs. Todavia, o(a) empreendedor(a) deve optar pelos planos mais avançados, que possibilitam visitas ilimitadas, inserção ilimitada de produtos, integração de aplicativos e API pública.

Desse modo, o custo da loja virtual pode variar desde R$ 199,00 a até R$ 499,00 mensais. Ou seja, você vai pagar algo entre R$ 2.388,00 e R$ 5.998,00 por ano para manter seu e-commerce funcionando na internet (investimento em Marketing não incluso).

Empresa de Pequeno Porte (EPP)

Fatura desde R$ 360 mil a até aproximadamente R$ 4,8 milhões e possui entre 10 a até 99 funcionários (configuração depende da instituição clas”.

Retire as informações de autoria. Utilize formato HTML com paragrafos, tabelas, listas e blockquotes quando necessário. Não utilize headers (h1, h2, h3). Não altere as palavras e lembre-se de devolver apenas as tags HTML necessárias.

Onde criar loja virtual grátis?

Montar uma loja virtual é uma prática comum entre os empreendedores. O serviço é ideal para quem deseja levar os negócios para o universo digital e expandir as possibilidades de ganhos. Nesse sentido, plataformas como Wix, Go Daddy e Mercado Shops podem ser boas aliadas dos lojistas. De fácil uso, elas permitem criar lojas virtuais em poucos passos, oferecendo recursos como cadastro de produtos, personalização do design do site e integração com meios de pagamento e sistemas de frete.

Para ajudar os empreendedores que desejam atuar no e-commerce, mas não sabem por onde começar, o TechTudo preparou uma lista com seis opções de plataformas para montar uma loja virtual grátis. A seguir, confira como as ferramentas funcionam e os recursos que oferecem.

Loja Integrada é um site que reúne diversos recursos voltados para criação e gerenciamento de um e-commerce. A plataforma conta com seções para configurar vendas, como painel de pedidos, ranking de faturamento e relatórios. Também existem ferramentas para exibir produtos no site, permitindo que os usuários cadastrem itens e categorias. Além disso, há uma área dedicada ao marketing, com gerador de cupons de desconto e frete grátis.

A página permite que o lojista personalize o site conforme a identidade visual da loja. É possível, por exemplo, customizar o layout e aplicar planos de fundo próprios. Outros recursos são edição de HTML/CSS e certificação de segurança grátis.

O plano gratuito do serviço permite a visita de 5 mil usuários por mês, o cadastro de 50 produtos e atendimento via Chatbot. Além disso, tem suporte às seguintes formas de pagamento: Mercado Pago, Pix e boleto. O envio de produtos pode ser realizado por SEDEX, PAC, retirada, entregador, transportadora e IS Entrega. Vale destacar que o site Loja Integrada não cobra taxas sobre as vendas.

As assinaturas pagas variam entre R$ 49 e R$ 399, e os preços mudam conforme o número de acessos ao site. O valor mais barato permite 10 mil visitas ao mês, enquanto o plano mais caro não tem limite de visitas. Os pacotes pagos também disponibilizam mais possibilidades de pagamento, como PayPal, PagSeguro, pagamento na entrada, PayU e atendimento físico.

O site Mercado Shops é mais um dos que permite criar uma loja virtual grátis. A plataforma, como o nome sugere, pertence ao Mercado Livre. No entanto, diferente do marketplace, no qual o lojista divide o espaço virtual com diversas marcas e lojas, o Mercado Shops possibilita a criação de um site com domínio próprio e personalização da loja.

Entre os principais recursos da plataforma estão ferramentas de marketing e comunicação integrada, que servem para enviar e-mails e acompanhar campanhas no Google Ads e no Facebook Ads, criação de promoções e emissão de notas fiscais.

Os sites criados no Mercado Shops apresentam um design padrão: a barra de pesquisa fica no topo da página; logo abaixo estão categorias da loja, e o banner localiza-se na parte central. Rolando a p.

É preciso ter CNPJ para abrir uma loja virtual?

Do ponto de vista jurídico, todo comércio (mesmo feito pela internet) deve emitir nota fiscal em todas as vendas, sem exceção. Sendo assim, uma loja virtual precisa de CNPJ?

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Um questionamento frequente entre as pessoas que querem montar um e-commerce é saber como regularizar o negócio conforme as leis. Afinal, é obrigatório ou não ter uma empresa aberta para vender produtos e serviços pela internet?

Sim. Qualquer loja virtual precisa de CNPJ. Muitas pessoas ainda acham que um e-commerce é apenas um site e esquecem que a página é apenas uma vitrine de produtos. Na prática, o que está por trás de tudo é um modelo de negócios de compra e venda como qualquer outro: uma empresa.

Segundo um levantamento da ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, existem mais de 87 mil lojas virtuais no Brasil, e a tendência é que esse número aumente.

Esse cenário só é possível porque a barreira de entrada no e-commerce brasileiro diminuiu nos últimos anos. Antes, para abrir uma loja virtual, era necessário conhecimento mais avançado em tecnologia e acesso a maiores recursos. Hoje, é possível criar um site em apenas cinco minutos com ferramentas on-line disponíveis por custo zero.

Essa facilidade fez com que muitas pessoas se sentissem encorajadas para empreender no mundo digital. Muitas vezes, sem o preparo necessário para realizar o planejamento da operação. Por consequência, alguns dos erros mais comuns são não saber se a loja virtual precisa de CNPJ e realizar as vendas sem a emissão de notas fiscais.

Sempre que o assunto é a necessidade de emissão de notas fiscais para vendas realizadas pela internet, muitos lojistas iniciantes ainda argumentam que vendem em marketplaces como OLX, Mercado Livre, Enjoei, entre outros, e que nesses ambientes não é preciso emitir nota fiscal.

A questão é que, esses sites permitem que pessoas físicas consigam vender. Por se tratar de uma transação C2C, onde uma pessoa física vende para outra pessoa física, não é necessário ter CNPJ. Na maioria dos casos, os produtos oferecidos nesses canais são usados e não possuem nota de compra.

Ao perceber a força dos marketplaces para vender on-line, as empresas passaram a utilizar esses sites como canal de venda, obtendo bons resultados. Contudo, como essas transações são caracterizadas pelo modelo B2C, onde o vendedor é uma pessoa jurídica que oferece um produto para uma pessoa física, a emissão de nota fiscal é obrigatória, além de direito do consumidor.

Para uma empresa conseguir emitir uma nota fiscal, é necessário ter um CNPJ ativo. Portanto, fica claro: se sua marca deseja vender de forma digital, a loja virtual precisa de CNPJ.

Existem algumas maneiras de abrir uma empresa no Brasil. Para você cumprir todas as exigências legais, é recomendável buscar a ajuda de um profissional especializado. Um contador ou um escritório de contabilidade podem te orientar sobre quais são os melhores formatos para a abertura ou a legalização de uma loja.

A depender do tipo de produto ou serviço que você va”.

Como criar uma loja online do zero grátis?

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Quer ser um empreendedor digital e não sabe como? Então, conheça 10 plataformas de loja virtual grátis e saiba como abrir seu negócio online de forma gratuita! Leia e confira!

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Atualizado em: 18/09/2023

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Conheça 10 plataformas de loja virtual grátis e saiba como abrir seu negócio online de forma gratuita!

O que faz você comprar um produto pela internet? Os motivos podem ser diversos, mas fatores como valores mais baixos, variedades de produtos, ofertas de fretes grátis e a possibilidade de conferir a opinião de outros compradores, sem dúvidas, pesam na escolha, não apenas sua, mas na de 61% dos brasileiros que preferem comprar pela internet.

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Devido a grande procura por produtos online e a projeção de crescimento do e-commerce para os próximos anos, muitos empreendedores se sentem animados em investir em uma loja virtual. Afinal, o cenário atual parece perfeito para isso, logo, fomenta a ideia de que o sucesso do empreendimento será uma questão de tempo.

No entanto, na hora de dar início ao projeto e colocar o plano em prática, se dão conta de que não sabem muito bem por onde começar a vender seus produtos, pois as possibilidades são inúmeras. Então, para ajudar você a ter uma direção para seguir, elaboramos este conteúdo com 10 opções de plataformas digitais gratuitas para você montar a sua loja virtual grátis do zero. Acompanhe a leitura!

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Antes de conferir os nomes das plataformas que selecionamos, é muito importante enfatizar que a sua escolha deve ser feita baseada em critérios bem definidos levando em consideração o retorno esperado para curto, médio e longo prazo. Com isso em mente, conheça os diferenciais de cada plataforma.

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O primeiro nome da nossa lista é a Nuvemshop, uma plataforma de vendas bastante intuitiva que possibilita a integração com diferentes canais de vendas. Ao optar por vender seus produtos na plataforma, a Nuvemshop disponibiliza todos os recursos que você precisa para montar a sua loja virtual, atrair os seus clientes e fidelizar o seu público.

Inclusive, para aqueles que pretendem investir na modalidade de dropshipping, a Nuvemshop disponibiliza o app Dropi para conectar os clientes da sua loja aos fornecedores internacionais do AliExpress. Sendo assim, a Nuvemshop é uma”.

Como abrir uma loja virtual própria?

COMO MONTAR UMA LOJA VIRTUAL EM 8 PASSOS
1
Defina sua Estratégia de Negócios. …
2
Escolha Produtos para Vender Online. …
3
Encontre Fornecedores Confiáveis. …
4
Defina seu Público-alvo. …
5
Escolha uma Plataforma de Comércio Eletrônico. …
6
Crie sua Loja Virtual. …
7
Conecte um Gateway de Pagamento. …
8
Faça o Marketing da sua Loja.

Como montar uma loja virtual sem gastar nada?

Então, se você deseja começar uma loja virtual sem ter dinheiro você pode aderir ao modelo de loja dropshipping. Esse modelo de e-commerce dispensa o uso de estoque próprio. Por exemplo, você pode montar um site e oferecer diversos produtos sem ter estoque.

Qual o custo para ter uma loja virtual?

O valor depende do porte da empresa. Uma das dúvidas mais frequentes entre os(as) empreendedores(as) que pretendem entrar para o comércio eletrônico é “quanto custa montar uma loja virtual”, o famoso e-commerce. A resposta geralmente depende do tamanho do projeto e sobretudo do porte da empresa.

Resumidamente, o porte empresarial é o que determina o quanto uma empresa pode faturar ao longo de um ano. Ele também diz respeito à quantidade de funcionários que esta pode ter e aos tributos que ela deverá pagar, entre outras coisas.

E quando mencionamos o tema “e-commerce” nós estamos abordando sites de vendas como marketplaces, multi lojas, mas principalmente as lojas virtuais. Seja como for, confira em seguida algumas estimativas de investimento para montar um e-commerce.

Atualmente, no Brasil, quando o assunto é porte empresarial, nós podemos citar ao menos quatro tipos de empresas. Adiante, faremos uma apresentação breve de cada tipo e mencionaremos quanto custa montar uma loja virtual para cada caso. Confira!

Microempreendedor Individual (MEI) é o tipo de empresa que pode ter um dono e no máximo um funcionário. Seu faturamento anual não pode ultrapassar os R$ 81 mil (dados de 2020).

Montar comércio eletrônico nesta modalidade requer investimento inicial de R$ 1 mil a R$ 5 mil. Esse montante poderá ser usado na composição de mix de produtos, desenvolvimento da loja online, pagamento de salário de colaborador, etc.

Uma plataforma de e-commerce como a Loja Integrada é suficiente para um MEI. O custo anual pode ser gratuito para até 5.000 visitas mensais de internautas-consumidores. Já o plano pago mais econômico sai por R$ 49,00 mensais e suporta 10 mil visitas/mês.

Digamos que, para ter sua loja virtual pronta e operante, um(a) MEI alugue o plano mais econômico da plataforma Loja Integrada. Nesse caso, sua loja online custará R$ 588,00 por ano.

Uma Micro Empresa (ME) é aquela que pode faturar desde R$ 81 mil a até R$ 360 mil por ano. Isto é, uma média de R$ 30 mil mensais. É comum que ela possua desde nove a até 19 empregados.

Se você tem ou pretende abrir loja virtual como ME, então seu custo inicial poderá ser de R$ 5 mil a R$ 50 mil. Neste valor inclui-se desenvolvimento de e-commerce, aluguel de aplicativos que potencializam a operação, contratação de profissionais especializados, entre outras coisas.

A plataforma Loja Integrada é suficiente para a maioria das MEs. Todavia, o(a) empreendedor(a) deve optar pelos planos mais avançados, que possibilitam visitas ilimitadas, inserção ilimitada de produtos, integração de aplicativos e API pública.

Desse modo, o custo da loja virtual pode variar desde R$ 199,00 a até R$ 499,00 mensais. Ou seja, você vai pagar algo entre R$ 2.388,00 e R$ 5.998,00 por ano para manter seu e-commerce funcionando na internet (investimento em Marketing não incluso).

Empresa de Pequeno Porte (EPP) fatura desde R$ 360 mil a até aproximadamente R$ 4,8 milhões e possui entre 10 a até 99 funcionários (configuração depende da instituição clas”.

Retire as informações de autoria. Utilize formato HTML com paragrafos, tabelas, listas e blockquotes quando necessário. Não utilize headers (h1, h2, h3). Não altere as palavras e lembre-se de devolver apenas as tags HTML necessárias.

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