como cuidar de cactos?

Quantas vezes tem que molhar um cacto?

Aprender como cuidar de cactos pode parecer uma tarefa fácil. Afinal, esta verdinha é conhecida pela praticidade, não é mesmo? Mas não se deixe enganar pelas aparências. Apesar de realmente serem espécies de fácil manutenção, os cactos também possuem segredos. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e aprenda os segredos de como cuidar de um cacto!

A preparação do solo é um dos pontos mais importantes na jardinagem. Afinal, é da terra que a verdinha irá tirar os nutrientes necessários para se desenvolver. Para quem busca como cuidar do cacto, aí vai uma dica: a terra precisa ser permeável, com um bom sistema de drenagem, para que não fique encharcada.

Como os cactos são de regiões desérticas, preferem um ambiente mais seco. O ideal é que o solo seja preparado com quantidades iguais de terra e areia. Assim, podemos criar um ambiente mais próximo ao original e, consequentemente, a planta irá crescer mais bonita.

O vaso também possui grande influência na permeabilidade do ambiente. Em lojas especializadas, como a Petz, você encontra uma grande variedade de vasos para plantas, com diferentes características.

Os vasos de cerâmica, barro ou cimento são os mais indicados para cactos. Esses materiais permitem que a água evapore com mais facilidade, por isso, a terra fica mais sequinha. Além disso, são rústicos e elegantes, combinando perfeitamente com a beleza selvagem da espécie.

Outro fator importante na vida de qualquer jardineiro é justamente nosso astro-rei: o Sol. Aqui, vale uma explicação. De fato, os cactos são conhecidos pela resistência e, geralmente, sobrevivem nos mais diversos ambientes.

Por isso, são utilizados como decoração em ambientes internos, como escritórios e shoppings, onde não há muita luz natural. Entretanto, se você busca como cuidar de cactos, pequenos ou grandes, mantendo-os belos e saudáveis, saiba que a incidência de luz direta é fundamental.

Até os jardineiros iniciantes sabem que as plantas precisam de regas regulares para se desenvolverem, não é mesmo? Porém, no caso de como cuidar de cactos, a história pode ser um pouco diferente.

Como estão adaptadas a regiões áridas e desérticas, essas verdinhas podem passar longos períodos sem água. Quando exageramos nas regas, o cacto pode ficar com as raízes fragilizadas e, consequentemente, ter problemas de desenvolvimento.

A frequência vai depender de fatores como o tamanho do vaso, mas, como regra geral, podemos seguir a seguinte recomendação.

Além de controlar a frequência, fique de olho na quantidade de água! A umidade em excesso pode causar prejuízos para os cactos. Por isso, se tiver água no pratinho ou na base do vaso, esvazie o recipiente rapidamente. Lembre-se sempre que os cactos preferem ambientes secos e ensolarados!

Se você sempre sonhou com vasos belos e floridos, aqui vai uma dica: invista em adubos e fertilizantes! Estes produtos, amigos indispensáveis de qualquer jardineiro, são como vitaminas para plantas. Os jardineiros mais experientes podem elaborar um f.

Qual melhor lugar para deixar o cacto?

Compre pelo telefone

Das 8h às 20h de segunda a sexta.

Das 8h às 14h aos sábados.

Compre pelo WhatsApp

Horário de funcionamento sujeito à região.

Central de Atendimento

Das 8h às 20h de segunda a sábado.

Considerada multiespecialista do lar, especializada em Construção, Acabamento, Decoração, Jardinagem e Bricolagem, a Leroy Merlin apresenta aos seus Clientes a maior variedade de produtos, são mais de 100 mil itens divididos em diversos departamentos. Aqui, você encontra Materiais de Construção, Cozinhas Planejadas, Ferramentas, Furadeiras, Pisos e Revestimentos, Sanitários, Encanamentos, Tapetes, Almofadas, Iluminação, Móveis, Eletrodomésticos, Tintas, Ferragens, Ar Condicionado, produtos de cama, mesa e banho e muito mais. As Lojas oferecem serviços diferenciados, como Cursos de Bricolagem, Corte de Madeira, Fábrica de Cores, Molduraria, Estacionamento, Café, Entrega em Domicílio, Troca de Mercadoria, Coleta Seletiva, Fraldário, Soluções Financeiras, entre outros.

Leia também  Como fazer caldo verde

Hoje, a Leroy Merlin Brasil possui 52 Lojas distribuídas em 11 estados brasileiros e o Distrito Federal. Não tenha dúvidas: a Leroy Merlin pode ajudar você em todas as etapas de sua obra. Navegue pelo site da empresa e conheça um pouco mais a companhia, seus departamentos e produtos, além das diversas Ofertas disponíveis. Seja bem vindo à casa da sua casa!

 

 

Rua Pascoal Pais, nº 525, 5º andar – Vila Cordeiro, CEP 04581-060, São Paulo/SP.

É bom deixar cactos dentro de casa?

As plantas parecem imóveis, mas estão o tempo todo interagindo nos ambientes segundo o feng shui. Por isso, elas podem potencializar as boas vibrações —mas nem sempre. Existem algumas plantas polêmicas, que devem ser usadas com moderação ou até evitadas.

Não podemos criar regras únicas ou simplesmente proibir alguma planta sem antes fazer uma avaliação personalizada da casa, do escritório ou qualquer ambiente que você queria harmonizar. Veja aqui um guia completo sobre plantas para dentro de casa.

Na dúvida, leve em conta, principalmente, a sua experiência, intuição e percepção. Observe como você e as outras pessoas se sentem nos ambientes. A seguir, veja algumas dicas quanto a plantas polêmicas e o que fazer com elas.

Têm espinhos, por isso são considerados hostis e com energias negativas no feng shui pelo fato de que, literalmente, machucam se esbarramos ou tocamos neles.

Simbolicamente, essa energia pode reverberar nos ambientes e causar agressividade em diálogos e relacionamentos.

Caso você goste muito de cactos, deixe-os na varanda ou em áreas de menor permanência.

Veja aqui outras dicas de feng sui na decoração para melhorar a energia da casa.

As suculentas podem simbolizar força e proteção, mas as espécies mais pontudas e as que têm espinhos devem ficar em varandas ou jardins, e distantes da porta de entrada.

Não coloque suculentas no Guá da Família e no Guá dos Relacionamentos. Saiba onde eles ficam aqui.

Um lugar em que é possível ter a suculenta é no banheiro ou lavabo, mas, de vez em quando, coloque-a no sol, pois precisa de claridade.

O nome diz praticamente tudo. A energia é de muita proteção física, energética e até mesmo espiritual.

Mas é uma energia tão forte de proteção que acaba afastando quase tudo e causando isolamento e individualismo.

É preciso avaliar o potencial de energia de proteção necessário para saber usar essa planta dentro ou até mesmo fora de casa.

O formato de espada das folhas pontiagudas está associado ao poder de cortar e eliminar a inveja, as magias e qualquer tipo de energia negativa.

Do lado de dentro de casa, perto da entrada, protege também, mas protege tanto que pode afastar qualquer visita e causar agressividade.

Não use em nenhum Guá do baguá sem orientação específica, o que também vale para outras plantas pontiagudas, como Espada de Santa Bárbara.

Quando usada em formato pendente, pode diminuir a energia, caso colocada em Guás que precisam de plantas que cresçam para cima, como o Guá do Sucesso e o Guá da Prosperidade.

Leia também  Como fazer barco de papel

A jiboia é uma planta purificadora do ar e é muito boa para banheiros e lavabos que precisam de energia mais estável e equilibrada. Veja aqui outras dicas de plantas para banheiros e lavabos.

Dizem que ela é capaz de enrolar a vida das pessoas por conta das folhas que se entrelaçam. Observe que elas tem forma de coração e basta ajeitá-las para que não fiquem embaraçadas.

Elas sugam as energias.

Qual é a classificação do cacto?

Os cactos pertencem na classificação botânica à família Cactaceae. Os cactos são todos originários das Américas, conforme indica a literatura sobre o tema. Não existe cacto nativo no velho mundo. Todos os cactos existentes na África, Europa e Ásia foram levados das Américas para lá.

Atualmente são conhecidas mais de 10.000 espécies de cactos e suculentas, plantas com alta capacidade de armazenamento de água e muitas variedades ainda não foram descobertas ou identificadas.

Todos os cactos tem espinhos, mesmo alguns que aparentam não ter, mas tem minúsculos espinhos.

Os cactos são símbolos de vida longa em condições difíceis. Muitas vezes, são cultivados devido a esta simbologia da planta.

Existem variedades de cactos que se desenvolvem em regiões áridas e outras são nativas de áreas úmidas, como na região de Mata Atlântica.

Os cactos tem muitas utilizações: confecção de cercas, alimento animal, alimento humano pela grande variedade de frutos produzidos, produção de corantes, medicamentos e ainda como planta ornamental, além de outros usos.

É uma planta que pode ser cultivada em ambientes internos ou externos. Os cuidados são normais a qualquer planta. São pouco exigentes em água e solo, mas sempre necessitam de atenção para o bom desenvolvimento. Não toleram excesso de água.

Estas informações genéricas tem o objetivo de levar conhecimento sobre esta importante família de plantas que são as Cactaceas. A plasticidade e a variedade de formas fazem com que a cada dia mais jardins e residências estão sendo decorados com cactos e o número de colecionadores tem aumentado muito.

Necessitando de outras informações queira nos consultar e nos visite.

Quais são as principais características do cacto?

Você já deve ter visto uma plantinha cheia de espinhos e com caule rico em água decorando alguma casa, não é mesmo? Muito usados na decoração, os cactos, como são popularmente conhecidos, são plantinhas extremamente especializadas em sobreviver em locais com pouca água. Graças a essa adaptação, são encontrados amplamente na região Nordeste de nosso país. Vamos conhecer mais sobre essas plantas?

Características dos cactos

Os cactos são plantas pertencente à família Cactaceae, uma família que possui em torno de 1400 espécies diferentes. Apesar de ocorrerem principalmente nas Américas, é possível encontrar representantes na África, Austrália e Índia.

Sem dúvidas, a principal característica dos cactos é a presença de um caule suculento e cheio de espinhos. Algumas espécies apresentam folhas bastante reduzidas e outras não apresentam nenhuma dessas estruturas. Por essa razão, a fotossíntese é realizada principalmente no caule, onde é possível observar a presença de estômatos.

As flores dos cactos são normalmente vistosas, variando muito de uma espécie para outra. Possuem pólen e néctar que atraem muitos visitantes, como insetos e morcegos. O fruto dessas plantas também possui espinho, facilitando, assim, a dispersão por intermédio de mamíferos.

Adaptações ao ambiente seco

Os cactos são encontrados principalmente em ambientes secos, como na Caatinga, bioma do Nordeste brasileiro. Para sobreviver nessas regiões, o cacto conta com uma variedade de adaptações que permitem a economia e o acúmulo de água.

Leia também  Como fazer abobrinha refogada

Os cactos, como já dito, possuem folhas reduzidas, uma característica que diminui a perda de água por transpiração. Essa característica poderia influenciar diretamente na fotossíntese da planta, entretanto, os cactos possuem caules capazes de realizar o processo. Para diminuir a perda de água, o caule dos cactos conta com a presença de uma cutícula, que diminui a evaporação. Além disso, o caule funciona ainda como uma reserva, uma vez que é rico em água.

Utilização dos cactos

Os cactos são muito usados para ornamentação, mas também existem espécies comestíveis, como é o caso dos frutos das plantas do gênero Opuntia, que são chamadas tradicionalmente de palmas. Há ainda espécies medicinais, que atuam como cicatrizantes, anti-inflamatório, em tratamento de doenças do sistema digestório e respiratório etc.

Qual é o tipo de vegetação do cacto?

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição:

Ouça este artigo:

Os cactos são plantas espinhentas, pertencentes à família das cactáceas (cactaceae). Conseguem sobreviver em ambientes extremamente quentes ou áridos, pelo fato de terem a capacidade de acumular água em seus tecidos.

Caracterizam-se por serem cilíndricos, globosos, angulosos ou achatados, e possuem variados tamanhos. O mais alto é o Pachycereus pringlei, cuja altura máxima registrada foi a de 19,20 metros. Já o menor registrado é o Blossfeldia liliputiana, dos Andes Bolivianos, com cerca de apenas um centímetro de diâmetro.

Cactos no deserto. Foto: JL Jahn / Shutterstock.com

Suas folhas são reduzidas e foram modificadas em espinhos para se adaptar às necessidades da planta. Somente reduziram seu tamanho de modo a diminuir a área de superfície pela qual a água é perdida pela transpiração. Existem espécies cujas folhas são notavelmente grandes e normais, enquanto em outras espécies são minúsculas. Os espinhos, predominantes nos cactos crescem de estruturas chamadas de areolas. O caule grosso e cascudo é fundamental para sobrevivência da planta. É ele que é responsável pela respiração, pois no caule que se localizam os estômatos. Além disto, no caule também é armazenada a água.

As flores são isoladas, em geral muito grandes, radialmente simétricas e hermafroditas. Abrem tanto durante o dia como também durante a noite, dependendo da espécie. Todas as espécies de cactos florescem, porém existem alguns tipos que somente irão florescer após 80 anos de idade ou atingir altura superior a dois metros. Algumas espécies produzem frutos comestíveis, como é o caso da Opuntia Fícus, também conhecido como figo-da-índia, e o Hylocereus.

Os cactos são encontrados nas Américas, desde o Canadá até a Patagônia, como também no Caribe. Possuem expectativa de vida elevada, podendo sobreviver mais de 200 anos. Na região Nordeste do Brasil, é muito comum encontrar o cacto mandacaru (Cereus peruvianus). Há, também, os cactos chamados ‘flores-de-maio’, que são cactos ornamentais encontrados com grande facilidade em floriculturas e que, na natureza, ocorrem em florestas que vão do estado de Santa Catarina até o estado do Espírito Santo.

Cultivados no mundo inteiro, os cactos são usados como ornamento em vasos ou em jardins decorativos. O cacto dourado do tambor (Echinocactus grusonii) é uma espécie muito valorizada em projetos de paisagismo. É importante lembrar que estas plantas preferem ambientes abertos e com muita insolação, e não suportam excesso de umidade. Quem deseja cultivar cactos deve estar ciente destas informações.

Referências Bibliográficas:

http://www.jardimdeflores.com.br/CURIOSIDADES/curiosi1.html#topo1

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cactaceae

http://www.cactoslucia.com.br/cultivo/cactos/surgimento%20e%20significado.pdf

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/plantas/cactos/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *