Conteúdo
Qual a quantidade de almôndegas por pessoa?
1
opção. 200g a 300g por pessoa.
2
opções. 150g de cada.
3
opções. 100g de cada.
4
opções.
Qual a diferença de Porpeta para almôndega?
Qual a diferença de porpeta e almôndega? Seja como almôndegas, seja chamada porpeta, são deliciosas e práticas, cujo ingrediente principal é uma bola de carne moída de aproximadamente 5 cm. Pode ser cozida, frita ou assada e sua receita ainda leva temperos e especiarias.
As polpetas são menores, redondas, e não levam nenhum recheio. O polpetone é maior, cilíndrico, e traz algum recheio, seja o ovo ou queijo parmesão derretido. Já as Almôndegas são bolinhos redondos feitos com carne moída, temperado e frito ou assado, também conhecido em alguns lugares do Brasil como Pelota de carne ou Porpeta.
A origem do nome “almôndega” é uma derivação do que os árabes chamavam de “al-búndiga” (“a bolinha”), pois tudo que tivesse a forma arredondada, era denominado de “búndiqa”. O Açougue completo conta com receitas especiais de almôndegas temperadas e prontas para assar, cozinhar ou fritar, de acordo com a preferência do cliente. Mais praticidade e valor para o cliente, maior rentabilidade para o açougue.
No Brasil, o prato foi introduzido pelos portugueses, mas amplamente difundido pela tradição italiana, pois a “polpetta” (como é chamada na Itália ou por seus descendentes) é servida ao molho de tomate com macarronada, no verdadeiro estilo “à italiana”.
Onde surgiu a almôndega?
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Almôndega, ou porpeta, é um prato cujo ingrediente principal é uma bola de carne magra moída (eventualmente substituída por proteína de soja) de aproximadamente 5 cm de diâmetro e servida, numa refeição, em várias unidades. Ela pode ser cozida, frita ou assada e sua receita ainda leva temperos e especiarias, além de um agente ligante, necessário para que o formato se mantenha até o momento do preparo do alimento.
No Brasil, o prato foi introduzido pelos portugueses, mas amplamente difundido pela tradição italiana, pois a “polpetta” (como é chamada na Itália ou por seus descendentes) é servida ao molho de tomate, misturada numa macarronada, no verdadeiro estilo “à italiana”.
A origem do nome “almôndega” é uma derivação do que os árabes chamavam de “al-búndiga” (“a bolinha”), pois tudo que tivesse a forma arredondada, era denominado de “búndiqa”. O prato tem origem na região da antiga Pérsia no século XII, quando este povo desenvolveu o “koofthe” (a “carne moída” ovina). Com a invasão árabe na Ásia e na Europa, o prato foi sendo adaptado conforme a cultura e as condições de cada região. Por exemplo, no sul da Itália e em países norte-africanos, o tamanho das almondegas são da dimensão de bolas de gude. O prato, quando chegou na Espanha, ganhou o nome de “albóndiga” e ao invés de carne ovina, era feita de carne bovina e suína. Já em Portugal, recebeu o nome de almôndega, sendo servida com carne bovina ou de frango.
Quem criou a almôndega?
As almôndegas atuais são uma variante de uma especialidade criada no Império Persa (atual Irã), provavelmente no século 12. O nome original koofthe significa carne moída. Com as invasões árabes na Europa e na Ásia, os koofthe ou kofta foram sendo adaptados às condições de cada região conquistada. A carne ovina originalmente usada foi sendo substituída pela proteína mais abundante em cada região e pelos temperos disponíveis ou preferidos de cada povo. Isso originou uma grande diversidade de receitas, com sabores, texturas e formatos diferentes.
Uma curiosidade histórica: o atual hambúrguer é, no fundo, uma variante das almôndegas! Ou seja, as ideias para criação de linhas de almôndegas diversificadas podem ser aplicadas sem grandes problemas para as linhas de hambúrgueres. O nome almôndega é de origem árabe. Os árabes chamavam de búndiqa as avelãs e tudo o que tivesse a forma arredondada. Al-búndiga era a bolinha. Até hoje, nos países norte-africanos e no sul da Itália, muitas almôndegas são feitas no tamanho de bolinhas de gude. Quando os árabes invadiram o sul da Europa, o nome foi transformado em almôndega em Portugal e albóndiga na Espanha.
No Brasil, as almôndegas introduzidas pelos portugueses se popularizaram realmente com a imigração italiana. Nos países hispânicos, ela foi introduzida pelos espanhóis e mantêm, em geral, as características originais.
Vamos à receita
Ingredientes:
- 500g de carne moída (patinho, paleta ou peixinho)
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola finamente picada
- 150 g de farinha de rosca
- 1 ovo
- Sal e pimenta do reino quanto baste
- Molho de tomate de sua preferência
Preparo:
- Misture a carne com o ovo, a cebola, azeite e a pimenta do reino, incorpore a farinha de rosca até dar o ponto.
- Faça pequenas bolinas.
- Em uma panela com um fio de azeite, frite as almôndegas selando-as em fogo alto.
- Retire-as e reserve.
- Aqueça o molho de tomate e coloque as almôndegas para cozinhar por alguns minutos.
- Em 15 minutos elas estarão totalmente cozidas e o prato estará pronto.
- Sirva com uma bela massa cozida al dente.
Bom apetite.
Qual a quantidade de almôndegas por pessoa?
1
opção. 200g a 300g por pessoa.
2
opções. 150g de cada.
3
opções. 100g de cada.
4
opções.
Onde surgiu a almôndega?
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Almôndega, ou porpeta, é um prato cujo ingrediente principal é uma bola de carne magra moída (eventualmente substituída por proteína de soja) de aproximadamente 5 cm de diâmetro e servida, numa refeição, em várias unidades. Ela pode ser cozida, frita ou assada e sua receita ainda leva temperos e especiarias, além de um agente ligante, necessário para que o formato se mantenha até o momento do preparo do alimento.[1]
No Brasil, o prato foi introduzido pelos portugueses[1], mas amplamente difundido pela tradição italiana, pois a “polpetta” (como é chamada na Itália ou por seus descendentes[2]) é servida ao molho de tomate, misturada numa macarronada, no verdadeiro estilo “à italiana”.
A origem do nome “almôndega” é uma derivação do que os árabes chamavam de “al-búndiga” (“a bolinha”), pois tudo que tivesse a forma arredondada, era denominado de “búndiqa”. O prato tem origem na região da antiga Pérsia no século XII, quando este povo desenvolveu o “koofthe” (a “carne moída” ovina). Com a invasão árabe na Ásia e na Europa, o prato foi sendo adaptado conforme a cultura e as condições de cada região. Por exemplo, no sul da Itália e em países norte-africanos, o tamanho das almondegas são da dimensão de bolas de gude. O prato, quando chegou na Espanha, ganhou o nome de “albóndiga” e ao invés de carne ovina, era feita de carne bovina e suína. Já em Portugal, recebeu o nome de almôndega, sendo servida com carne bovina ou de frango.[1]