Conteúdo
Como usar a chia para substituir o ovo?
MINHA BAND
Tudo em um só lugar para você personalizar seu acesso
ENTRAR
CADASTRAR
Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.
Carole Crema ensina truque para substituir o ovo em receitas de bolo
Envato Elements
A Liliane Zunino me escreveu (e ainda me parabenizou, ah, muito obrigada, eu adoro receber esse carinho de vocês), contando que tem alergia a ovo, mas que adora bolo, e se seria possível substitui-lo por alguma coisa nas receitas.
Olha, Liliane, suas melhores amigas serão as receitas de bolos veganos. Mas, eu tenho um truque que eu faço para substituir o ovo em bolos tradicionais: eu hidrato 1 colher de sopa de chia para cada unidade de ovo que iria na receita.
É assim: você vai pegar 1 colher de sopa de chia e vai hidratar com 3 colheres de sopa de água. Mexa e deixe virar uma “babinha”. Depois, use 1 colher de sopa dessa mistura no lugar de cada ovo. Na minha cozinha funcionou superbem, depois você testa e me conta.
Por fim, vou te indicar para pesquisar em sites e blogs de profissionais veganos, porque, realmente, eu não sou a pessoa mais indicada. Mas, tem uma galera aí, vegana, que faz um trabalho belíssimo, sempre sem ovo, claro, e eu tenho visto muita coisa bonita, tá bom? Obrigada pela pergunta, um beijo, gente!
E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail [email protected] e nas redes sociais @carolecrema.
OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM.
Qual a diferença do bolo de milho para bolo de fubá?
1. Em uma batedeira, bata a manteiga e os ovos até formar um creme fofo.
2. Adicione o Leite MOÇA em fio e continue batendo.
3. Desligue a batedeira e junte o Leite NINHO, a farinha de trigo, o fubá e o fermento, misturando bem.
4. Despeje a massa em uma assadeira redonda com furo central (23 cm de diâmetro) untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo.
5. Passe os cubos de goiabada pela farinha e espalhe-os sobre o bolo, afundando-os levemente com uma faca.
6. Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 50 minutos.
O Bolo de Fubá e uma dos bolos mais secos de todos, por isso, deve ter um bom equilíbrio com líquidos e gordura para dar certo. Além disso, uma dica é usar o flocos de milho pré-cozido, que vai deixar seu bolo mais macio.
A grande diferença entre Bolo de Fubá e Bolo de Milho está justamente nos ingredientes que compõe a receita. Enquanto o Bolo de Fubá pode ser feito com o fubá, farinha de milho ou flocão, o Bolo de Milho é feito com milho fresco ou enlatado, por isso fica bem mais úmido.
O Bolo de Fubá pode ficar seco ou porque ele ficou tempo a mais no forno, ou a proporção entre ingredientes secos e líquidos não estava correta. É sempre importante seguir o passo-a-passo da receita, usando medidores caseiros para garantir a quantidade correta de cada ingrediente e respeitar o tempo de forno. Se por exemplo a receita indicar flocos de milho pré-cozido e você substituir por fubá, vai precisar adicionar um pouco mais de líquido, já que fubá é mais seco e vai absorver mais líquido.
Na dúvida em qual queijo usar no Bolo de Fubá? Os queijos mais usados em uma receita de Bolo de Fubá Cremoso são os queijos do tipo: meia cura ralado ou parmesão ralado, sempre de boa qualidade.
Quem quer emagrecer pode comer bolo de milho?
Junho, festas juninas, comidas típicas! A chegada do novo mês traz diversas alternativas de comidas deliciosas. O bolo de milho é uma excelente combinação para quem deseja seguir uma alimentação fit e saudável, pois o alimento é rico em fibras, vitaminas do complexo B e magnésio. Consumir milho faz bem também para a visão, regula o funcionamento do intestino, melhora o humor e diminui o colesterol “ruim”. Veja as dicas da nutricionista Chaiane Goulart e aprenda como fazer a receita.
O milho é o ingrediente principal da receita. O alimento possui uma fonte de nutrientes e propriedades funcionais que auxiliam em uma boa alimentação. Além de carboidratos, proteínas e vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, potássio e zinco.
Nota da edição: se você prefere um bolo mais docinho, pode ser acrescentada uma xícara de chá de açúcar de coco, uma opção com índice glicêmico mais baixo que o do açúcar refinado. Mas o bolo com isso é acrescido de calorias. Outra opção é acrescentar 100g de xilitol, adoçante natural com poucas calorias.
Para quem deseja adicionar outro ingrediente fit à receita, o coco ralado é uma excelente opção que combina com o bolo de milho, que leva um sabor naturalmente mais doce ao bolo.
Segundo Chaiane Goulart, o horário recomendado para o consumo, é durante os intervalos das principais refeições, ou seja, no café/lanche da manhã ou no café/lanche da tarde. Não há nenhum problema em comer o bolo fit uma vez por semana, mas é preciso ter cuidado para não exagerar na quantidade consumida.
Em uma fatia de 76 gramas de bolo de milho fit na versão sem açúcar, os nutrientes encontrados são:
- Fibras: X g
- Vitaminas do complexo B: X mg
- Magnésio: X mg
De acordo com a nutricionista, não existe um alimento ou uma preparação que, sozinho, isoladamente, engorde. Assim como existem fatores que levam ao emagrecimento, também existem vários fatores que levam uma pessoa a engordar. Só o bolo fit, sem uma dieta adequada para cada um, não vai fazer emagrecer nem vai fazer engordar.
“Uma alimentação saudável baseada em alimentos in natura, com um bom consumo de água, boas noites de sono e um bom nível de atividade física na rotina, te levam ao emagrecimento, então uma fatia de bolo, de vez em quando, não vai estragar tudo” – explicou Chaiane.
Fonte: Chaiane Goulart Soares é Nutricionista e Mestre em Nutrição e Alimentos pela UFPel.
Quem inventou o bolo de milho?
A culinária mineira é conhecida pela sua fartura e simplicidade. De dar água na boca, a mesa dos mineiros é repleta de cores e sabores. O povo é muito tradicional, assim como seus pratos. E, se perguntar para qualquer nascido em Minas Gerais qual o melhor cômodo da casa, a resposta é unânime, a cozinha.
A culinária do local é uma fusão de costumes e culturas. Ela mescla tradições da cozinha africana, indígena e portuguesa por conta da época de exploração das minas de ouro. Sobre isso as jornalistas Maria Lúcia e Márcia Clementino dizem em seu livro História da Arte da Cozinha Mineira por Dona Lucinha: “A um só tempo ela [a cozinha mineira] assimilou e preservou, de forma muito equilibrada, a influência culinária e cultural das três etnias formadoras do povo brasileiro”.
Nessa relação, a cozinha mineira se torna um espaço cultural onde se mistura necessidade de nutrição e prazer, possibilitando a criatividade. Inspirada pela gastronomia mineira, a casa de bolos caseiros, a Cheiro de Bolo, desenvolveu dois sucessos absolutos para o público de Curitiba, Fazenda Rio Grande e São Bernardo do Campo-SP: bolo caseiro de milho e bolo caseiro de queijo.
De origem indígena caribenha, a palavra milho significa “sustento da vida”. Isso faz todo sentido, pois ele foi a base da alimentação de muitos povos. No entanto, a origem do bolo de milho veio dos índios tupi-guarani.
A Cheiro de Bolo dedicou inúmeras pesquisas para encontrar o equilíbrio ideal entre a textura do milho e a leveza da massa. Um dos segredos é ter o bolo sempre fresquinho. Por isso, todos os bolos são assados no mesmo dia em que são vendidos. Não é à toa que, há anos, o bolo de milho é o campeão de vendas nas lojas em Curitiba-PR, Fazenda Rio Grande-PR e São Bernardo do Campo-SP.
Já o bolo de queijo dispensa apresentações. Ele teve inspiração em uma das paixões nacionais: o pão de queijo. Apesar da origem do pão de queijo ser incerta, no início da colonização do Brasil, a mandioca abundava e portanto a farinha de polvilho era muito comum. Especula-se que os pedaços de queijo que ficavam meio duros eram inseridos na massa para dar sabor e reduzir os desperdícios. De lá para cá, a receita veio se aprimorando, com inúmeras possibilidades de misturas de farinha de polvilho e tipos de queijo.
A partir da receita tradicional, a Cheiro de Bolo também criou sua própria composição, valorizando os ingredientes frescos e o sabor característico que o consagrou nacionalmente. E, para alegria de muita gente, o pequeno bolinho virou um saboroso bolo.
Mas, para aqueles que preferem sabores mais acentuados, há uma versão com pedaços de calabresa.
Esses dois tipos de bolos mineiros são apenas algumas das dezenas opções disponíveis nas lojas da Cheiro de Bolo. A marca visa sempre manter as raízes com as tradições do Brasil e do povo, não abrindo mão da simplicidade, do sabor e estar com a família. Nascida em 2012, a marca é a primeira casa de bolos caseiros de Curitiba. Sem usar conservantes ou essenciais, a Cheiro de.
Qual o valor de um bolo de milho cremoso?
- Lista de Preços Públicos
Essa combinação não existe. Adicionar ao Carrinho
Entrega a partir de 10/11/23 (08:00).
Para entrega mais rápida, consulte em (31) 98798-6857 (WhatsApp).
Bolo Cremoso de Milho Verde – Peso: 0,330gr.
Esta é uma prévia dos produtos vistos recentemente pelo usuário.
Assim que o usuário tiver visto pelo menos um produto, esse snippet ficará visível.