como fazer chá de hortelã?

Como se faz o chá de hortelã?

Melhora na digestão e efeitos calmante, antioxidante e anti-inflamatório: as folhas do chá de hortelã são popularmente conhecidas por ajudar no alívio de sintomas intestinais, assim como num papel auxiliar no tratamento de doenças respiratórias. Segundo a nutricionista, o chá de hortelã, além de delicioso e muito aromático, é um daqueles chás utilizados para fins diversos na medicina popular. Apesar disso, é necessário entender as propriedades do hortelã, como por exemplo a eficácia ou não do uso do chá para emagrecer.

Os chás podem ser adjuvantes no processo de emagrecimento auxiliando no controle do perfil inflamatório, retenção de líquidos, otimizando o processo de detoxificação (limpeza feita no organismo), dentre outros, mas nenhum alimento é capaz de emagrecer ou engordar por si só – explica a nutricionista.

Ainda segundo a nutricionista mesmo que as propriedades digestivas e calmantes do chá de hortelã auxiliem na melhora intestinal, é importante investigar e tratar a causa dos problemas existentes no trato intestinal.

Além de tudo, o chá de hortelã é rico em micronutrientes como: vitamina C, ferro, fósforo, cálcio e potássio. – Dentre os princípios ativos presentes no chá de hortelã destaco o mentol e metona como seus componentes majoritários, e também os flavonoides (bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias), terpenos (substâncias produzidas naturalmente pelos vegetais) e óleos essenciais com elevada atividade terapêutica – explica a nutricionista.

A nutricionista recomenda não deixar a erva ferver na água e, para uso terapêutico, nunca adoçar o chá. Em relação ao melhor horário para o consumo, depende do objetivo.

Segundo a nutricionista, o chá não é indicado para pessoas que têm alterações graves na vesícula devido a atividade colagoga, de estímulo de contração da vesícula biliar, do hortelã. Assim como o chá deve ser evitado por grávidas, lactantes e crianças menores de 5 anos.

Fonte: Aline de Almeida Petrilli é nutricionista mestre em Ciência pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Trabalha com atendimento clínico e docência.

Como fazer o chá de hortelã e para que serve?

A hortelã é uma planta medicinal com propriedades que ajudam a tratar problemas digestivos, como má digestão, acidez, náuseas ou vômitos, além de possuir efeito calmante e sedativo, que diminuem os níveis de ansiedade, melhoram o estado de ânimo e a qualidade do sono.

Além disso, a hortelã ajuda a diminuir os gases intestinais, sendo um ótimo remédio caseiro para flatulências, já que essa planta possui propriedade antiespasmódica, diminuindo os movimentos do intestino e evitando a formação dos gases.

A hortelã pode ser utilizada para preparar chá, vitamina ou sucos juntamente com outras frutas, além de também poder ser utilizada para aromatizar sopas ou sobremesas. A hortelã pode ser também encontrada na forma de óleo, cápsulas ou em produtos cosméticos.

A hortelã tem vários benefícios para a saúde, podendo servir para:

  • Aliviar cólicas do trato digestivo, má digestão, gases e sintomas da síndrome do intestino irritável;
  • Diminuir náuseas, vômitos e acidez do estômago;
  • Tratar dores de cabeça, musculares ou articulares;
  • Ajudar mulheres com alterações hormonais, como ovário policístico;
  • Combater bactérias gram-positivas;
  • Melhorar a saúde cognitiva e psicológica;
  • Aliviar o estresse mental, ansiedade e melhorar o sono;
  • Combater o mau hálito;
  • Aliviar tosse, dor de garganta e resfriados.

A hortelã contém compostos como a carvona, com ação antiespasmódica, e efeitos calmantes que ajudam a aliviar as cólicas do trato digestivo, a má digestão, os gases e pode melhorar os sintomas da síndrome do intestino irritável, como dor e inchaço. Essa planta medicinal também ajuda a diminuir as náuseas e vômitos, além da acidez do estômago, devido à ativação da produção de bile.

A hortelã, principalmente na forma de óleo, apresenta efeitos anti-inflamatórios e analgésicos que inibem os receptores de dor, sendo muito usada para tratar dores de cabeça, musculares ou articulares, ajudando no tratamento de pacientes com osteoartrite.

Alguns estudos realizados indicam que o consumo de hortelã na forma de chá poderia ajudar as mulheres que possuem alterações hormonais, como no caso de ovário policístico, já que atua equilibrando os níveis dos hormônios femininos e diminuindo os níveis de androgênios.

A hortelã contém propriedades antibacterianas que atuam contra bactérias gram-positivas, como Bacillus sp., Clostridium sp., Corynebacterium sp., Listeria sp. e Staphylococcus sp., que podem causar diferentes doenças, como infecções intestinais ou das vias respiratórias.

A hortelã contém boas quantidades de compostos fenólicos que podem ser benéficos para a saúde cognitiva e psicológica, ajudando a melhorar a capacidade mental e a melhorar o humor.

A hortelã possui mentol, que é uma substância com propriedades relaxantes e sedativas que ajudam a aliviar o estresse mental, ansiedade e a melhorar a qualidade do sono, já que interage com os receptores GABA do cérebro, um neurotransmissor que intervém na diminuição da atividade do sistema nervoso.

Mastigar uma folha de hortelã ou fazer gargarejo com infusão de hortelã, pode ajudar a controlar e eliminar o mau hálito. Isso acontece porque os óleos aromáticos da hortelã possuem forte cheiro, evitando a halitose.

Além disso, essa planta também possui propriedades antibacterianas que ajudam a evitar o desenvolvimento de microrganismos na boca que são responsáveis por infecções e mau hálito.

O chá de hortelã é usado para aliviar a tosse, dor de garganta e resfriados, devido aos seus óleos essenciais, como o m.

Para que é bom chá de hortelã?

A hortelã é uma das plantas mais conhecidas e utilizadas do mundo. Suas propriedades medicinais, sabor e aroma incorporam receitas, medicamentos, sucos e chás, além de óleos essenciais serem extraídos dela.

Leia também  Como tomar fluconazol 150 mg?

Um de seus usos comuns, que é repleto de benefícios, é na forma de chá. As folhas da hortelã são ricas em antioxidantes, ácido fólico e vitaminas como A, B6, C, E e K, por isso, o chá possui propriedades digestivas, antiinflamatórias, antioxidantes, descongestionantes e analgésicas, podendo ser consumido puro ou acompanhado de outras especiarias, como gengibre, e até mesmo ser adoçado com mel.

O chá de hortelã pode ser utilizado para o mau hálito, alívio de cólicas menstruais e intestinais, gases, tratamento de resfriados, alívio dos sintomas da rinite, sinusite e asma, dores de cabeça, melhora da concentração, diminuir sintomas do estresse e da ansiedade. E aí, já ferveu a água para preparar o seu?

Pode ferver as folhas de hortelã?

A hortelã é considerada uma planta medicinal com propriedades analgésicas, digestivas, antigripais. O chá de hortelã, dessa maneira, torna-se um grande aliado na manutenção do bem-estar, da saúde e no combate dos sintomas de algumas doenças.

É importante destacar que a planta é do gênero Mentha, que possui mais de 25 espécies diferentes. No Brasil, o mais comum é chamar de hortelã as variações da Mentha piperita, e de menta as da Mentha spicata.

As folhas de hortelã contêm óleos essenciais como mentol, mentona e limoneno, além de possuir antioxidantes, riboflavina, ácido fólico e vitaminas A, B6, C, K e E. Tudo isso faz com que o chá da planta ofereça inúmeros benefícios ao organismo. Selecionamos os principais:

  • Alívio de gases e cólicas no intestino, de quadros de azia e de refluxo são alguns dos efeitos que o chá pode proporcionar. De acordo com Rafael Soares, médico pela UFSCPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), nutrólogo e dermatologista, isso acontece porque a hortelã melhora a produção de secreções digestivas e tem um efeito antiespasmódico, que diminui as contrações intestinas, resultando em relaxamento. Com isso, é possível eliminar melhor os gases, toxinas, assim como reduzir as dores e o desconforto.
  • A hortelã possui ácido ascórbico, mentol e tinol em sua composição, o que promove ação expectorante e descongestionante.
  • O mecanismo é semelhante ao que acontece com os problemas digestivos, já que o mesmo efeito relaxante no intestino e no estômago também acontece com a musculatura uterina.
  • O chá age como vasodilatador e ativa a circulação do sangue, o que pode ajudar a aliviar dores de cabeça e enxaqueca.
  • A presença do mentol aumenta o fluxo sanguíneo, promove a sensação de relaxamento e pode ser um excelente calmante natural.
  • O chá de hortelã promove mais disposição, pois melhora os níveis de energia, reduz a fadiga e oferece mais agilidade mental, se consumido ao longo do dia. “É uma excelente opção para beber ao estudar, por exemplo, pois favorece o foco e a concentração”, diz Gustavo Feli, médico do desenvolvimento físico e mental com foco em nutrologia e medicina da longevidade pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (SC), pós-graduando em nutrologia pela USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto. Neste caso, é indicado o chá de hortelã-pimenta, tipo obtido do cruzamento entre Mentha aquatica e Mentha spicata.
  • Além de resultar na melhora do fluxo da bile, a hortelã facilita a quebra de moléculas de gordura, o que ajuda a controlar o LDL, conhecido como colesterol “ruim”.
  • A grande quantidade de vitaminas e minerais, como fósforo e cálcio, faz da planta um alimento poderoso para a imunidade.
  • Ele dificulta o crescimento de bactérias não apenas no trato digestivo, mas também na boca, matando os germes que podem causar a halitose. Algumas pesquisas inclusive já mostraram que o extrato de hortelã tem potencial antimicrobiano inclusive contra a candidíase. Algumas pesquisas analisam o potencial anticâncer.
Leia também  Como faz pipoca doce?

O que o chá de hortelã faz no corpo?

A hortelã é uma das plantas mais conhecidas e utilizadas do mundo. Suas propriedades medicinais, sabor e aroma incorporam receitas, medicamentos, sucos e chás, além de óleos essenciais serem extraídos dela.

Um de seus usos comuns, que é repleto de benefícios, é na forma de chá. As folhas da hortelã são ricas em antioxidantes, ácido fólico e vitaminas como A, B6, C, E e K, por isso, o chá possui propriedades digestivas, antiinflamatórias, antioxidantes, descongestionantes e analgésicas, podendo ser consumido puro ou acompanhado de outras especiarias, como gengibre, e até mesmo ser adoçado com mel.

O chá de hortelã pode ser utilizado para:

  • mau hálito
  • alívio de cólicas menstruais e intestinais
  • gases
  • tratamento de resfriados
  • alívio dos sintomas da rinite, sinusite e asma
  • dores de cabeça
  • melhora da concentração
  • diminuir sintomas do estresse e da ansiedade

E aí, já ferveu a água para preparar o seu?

Para que serve o chá de hortelã à noite?

O chá de hortelã faz sucesso no mundo todo graças ao seu frescor e aroma delicioso. Além disso, as propriedades terapêuticas da planta garantam que ela seja uma aliada incrível para a saúde. Assim, seguindo com nosso especial de alimentos curativos, agora confira todo o poder do chá hortelã.

Primeiramente, a hortelã é uma erva rica em antioxidantes, que ajudam a proteger e reparar as células dos danos causados por radicais livres.

Além disso, o chá de folhas de hortelã também ajuda a proporcionar uma noite de sono tranquila, especialmente se combinado com outras ervas calmantes como a camomila ou a lavanda.

Contudo, é na hora da digestão que essa infusão poderosa brilha de verdade. Há muitos séculos que a humanidade reconhece os poderes curativos da hortelã. O próprio Ministério da Saúde do Brasil destaca as propriedades antiespasmódicas. Por isso, ela alivia qualquer forma de espasmos no intestino e pode, inclusive, ser utilizada durante o tratamento da Síndrome do Intestino Irritável.

Aliás, o chá de hortelã é excelente no alívio dos gases intestinais, pois ele aumenta a secreção do suco digestivo e, com isso, reduz as contrações musculares estomacais.

A nutricionista Nairana Borim, do Centro de Nutrição do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, pontua também que o chá de hortelã ajuda a combater o inchaço e a flatulência.

Outro uso interessante da erva é no alívio de náuseas e enjoos, justamente graças as propriedades que aliviam as contrações do estômago. Para obter todos esses benefícios, o ideal é beber de 1 a 2 xícaras de chá ao dia.

Ademais, a hora de ingerir a bebida faz toda a diferença. Se você tem problemas digestivos, por exemplo, o ideal é tomar 1 xícara da infusão sempre após as refeições.

Por outro lado, quem quer aproveitar as propriedades calmantes do chá pode ingerir a bebida antes de dormir. Assim é possível garantir uma noite de sono mais tranquila e, de quebra, facilitar a digestão após o jantar. Excelente mix, não é mesmo?

Contudo, ainda que a hortelã ajude a acalmar, quem sofre com a insônia constante terá mais sucesso apostando em uma higiene do sono. Se esse for o seu caso, clique aqui e aproveite para conferir também o nosso especial que ensina como dormir mais rápido.

Hortelã ou menta? Qual a diferença?

Ainda que as plantas pertençam ao mesmo gênero (Mentha), são duas espécies diferentes. Portanto, para simplificar, o melhor é experimentar, já que o sabor muda.

Leia também  Como fazer milk shake caseiro?

Enquanto a hortelã é mais forte e ardida, com folhas estreitas e pontiagudas, a menta é suave e tem folhas mais alargadas.

De acordo com a Cartilha de Plantas Medicinais do SUS, o chá de hortelã auxilia na digestão. Além disso, ele também atua no tratamento de parasitoses intestinais, bem como das diarreias causadas por ameba ou giardíase. Para isso, é preciso seguir a indicação de uso:

Ingredientes

  • Folhas de hortelã
  • Água fervente

Modo de Preparo

  1. Coloque as folhas de hortelã em uma xícara.
  2. Adicione a água fervente sobre as folhas.
  3. Deixe em infusão por cerca de 5 a 10 minutos.
  4. Coe e sirva.

Data: 28/09/2020

Fonte: FASHION BUBBLES/SÃO PAULO

Quem não pode tomar o chá de hortelã?

Alguns estudos mostram que a hortelã também pode baixar a glicose no sangue e a pressão arterial, por isso, o chá não é recomendado para pessoas que tomam medicamentos para diabetes ou com problemas de pressão arterial. Além disso, pessoas que apresentam pedras nos rins também devem evitar o consumo do chá.

O que o chá de hortelã faz no estômago?

4 dicas de chás para combater a dor de estômago

Seja por causa de uma indigestão, de algum alimento que não caiu muito bem ou derivada de algum problema mais grave como gastrite ou refluxo, a dor de estômago é um incômodo e tanto, não é mesmo?

Talvez você até saiba o que fazer para prevenir o seu aparecimento: seguir uma dieta equilibrada, praticar exercícios regularmente e não abusar daquilo que pode ser prejudicial para a saúde do seu sistema digestivo. Mas, vez ou outra, ela sempre aparece!

Pensando nisso, listamos 4 tipos de chá para dor de estômago. Após a leitura, você verá que, além de minimizar esse desconforto, esses chás podem ser benéficos em outras situações também. Acompanhe!

Hortelã

A hortelã é um erva amplamente utilizada em balas, chicletes e cremes dentais. Mas o que talvez você não saiba, é que ela é ótima como chá para dor de estômago. A planta tem a capacidade de minimizar a irritação estomacal, diminuir a sensação de inchaço, de indigestão e até a flatulência. Além disso, também tem um efeito calmante sobre o fígado, auxiliando ainda mais na digestão.

Para fazer o seu chá, você só precisa de 1 xícara de água e de 1 colher de sobremesa de folhas de hortelã picadas. Ferva a água, desligue o fogo, adicione as folhas de hortelã e abafe por 10 minutos. Você pode bebê-lo assim ou adoçá-lo.

Erva-doce

A erva-doce é uma planta de folhas longas e flores amarelinhas que produzem as tão famosas sementes de erva-doce. Toda a planta pode ser consumida nos mais diversos preparos, mas para os chás as sementes são as mais indicadas. Quando secas, elas combatem a azia, a sensação de inchaço, a pressão alta e até mesmo as cólicas de bebês, além de auxiliar na redução do apetite.

Para preparar o chá em casa, basta ferver 1 litro de água com cerca de 3 colheres de sopa das sementes, por 3 minutos, desligar e abafar por mais 5 minutos. Além de ótimo para a saúde, ele fica uma delícia!

Gengibre

O chá de gengibre é famoso por tratar as infecções de garganta e é por isso que sempre vemos xaropes e pastilhas feitos dessa raiz. Ele também é um ótimo chá para dor de estômago, sendo o mais indicado para “queimação” e refluxo, pois extingue esses desconfortos e ainda alivia náuseas.

Seu preparo também é simples, basta cozinhar cerca de 1 colher de chá de gengibre sem casca em 1 xícara de água. Depois é só consumi-lo três vezes ao dia e você terá um sistema digestivo bem mais calmo.

Camomila

A camomila é uma das plantas mais populares quando o assunto é chá. Apesar de ter um cultivo maior na América do Norte, ela se difundiu de maneira extensa no Brasil e é usada para alimentar, perfumar e, claro, tratar diversos problemas, como as dores estomacais.

Além de combater a má digestão, o chá de camomila também é ótimo contra diabetes, insônia, stress, conjuntivite, infeções urinárias e desarranjos intestinais.

Para fazer o seu chá, ferva ½ litro de água…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *