Conteúdo
- 1 Quais os benefícios do cuscuz de tapioca?
- 2 Quanto tempo leva para hidratar a tapioca granulada?
- 3 Quantas calorias tem o cuscuz e a tapioca?
- 4 Como recuperar cuscuz de tapioca que ficou mole?
- 5 Quais os benefícios do cuscuz de tapioca?
- 6 Como recuperar cuscuz de tapioca que ficou mole?
- 7 Que que é tapioca granulada?
- 8 Quantas calorias tem um pedaço de cuscuz de tapioca?
Quais os benefícios do cuscuz de tapioca?
Um alimento que tem origem do outro lado do Atlântico, há milhares de anos atrás, mas que ainda constitui base essencial para a alimentação brasileira. Se você não sabe o que é cuscuz, estamos aqui para te apresentar!
Depois de ser trazido ao Brasil, o cuscuz foi reinventado e redescoberto pelos indígenas e pelos sertanejos. Barato, versátil, nutritivo e fácil de preparar – as qualidades do cuscuz são diversas! Não é à toa que ele está presente em diversas regiões do Brasil, especialmente nos estados do Nordeste.
Apesar de ser um alimento bastante famoso no Brasil, ainda há quem não saiba o que é cuscuz. Mas um alimento tão nutritivo e saboroso precisa ser conhecido.
Embora pareça um grão, o cuscuz é tecnicamente uma massa feita a partir do trigo, do milho ou da mandioca. Ele é feito com a farinha destes alimentos – seja ela moída em grãos finos ou um pouco maiores – misturada com água ou cozida no vapor.
Ele tem origem na região do Magreb, no norte da África, onde era consumida por mouros e árabes como tradição milenar. No período colonial, espalhou-se pela Europa e depois os portugueses trouxeram ao Brasil.
Aqui, a versão feita à base de milho é a mais consumida, com preferência de 95% da população. Mas a região do estado de São Paulo também tem outro queridinho: o cuscuz paulista, também feito com farinha de milho, mas de uma maneira diferente.
Depois de entender o que é cuscuz, você precisa conhecer seus preparos. De modo geral, há três tipos mais conhecidos de cuscuz:
- A massa de milho é a mais famosa por aqui – ao ponto de muitos brasileiros nem saberem o que é cuscuz marroquino. Na preparação típica do Nordeste, o alimento é pilado, temperado com sal e cozido no vapor d’água.
- No prato, costuma ser umedecido com leite de coco – e há quem coma salgado, há quem coma doce, seco ou molhadinho.
- Recebeu esse nome pois se popularizou nos estados da região Nordeste do Brasil, uma vez que o milho é um produto brasileiro, abundante e resistente às variações climáticas.
- Sua capacidade de saciedade, os nutrientes que contém e, claro, a praticidade do preparo também foram fatores que contribuíram para que o cuscuz se tornasse recorrente na mesa nordestina.
- Geralmente é ingerido no café da manhã, acompanhado por ovo frito e café preto. No almoço, é servido ao lado do queijo coalho. Também costuma ser comido na ceia, ao anoitecer.
- Neste caso, seus acompanhamentos mais comuns são o leite de vaca, onde é dissolvido, ou na sopa. E o cuscuz pode ser até sobremesa, com raspas de rapadura ou mel.
Também feito com farinha de milho, é preparado em uma forma geralmente utilizada para assar bolos, com um furo no meio.
Ali, é hidratado com molho de tomate (por isso fica molhadinho!) e recebe diversos outros ingredientes, como a tradicional sardinha, ovos cozidos, ervilhas, milhos e pimentões.
Para comer, é preciso retirá-lo da forma e cortá-lo em pedaços, por isso geralmente é servido gelado.
No Marrocos, o cuscuz é feito com semolina, temperado com diversas especiarias.
Quanto tempo leva para hidratar a tapioca granulada?
Muito consumida no Pará, região Norte do Brasil, a farinha de tapioca flocada (ou granulada) é diferente da massa pronta para tapioca, mais comum e facilmente encontrada em mercados pelo país.
A massa pronta leva goma e, normalmente, é hidratada e peneirada, ideal para ser preparada no formato de disco e recheada. Já a flocada é peneirada em um tacho aquecido, onde deve ser mexida até “estourar”, semelhante a uma pipoca, ficando com uma textura de flocos de isopor.
Esse ingrediente faz parte da cultura alimentar local, muito consumido na região junto com açaí, vitaminas e usado para fazer bolos, pudim, dadinhos de tapioca e empanados.
A farinha de tapioca fez parte do kit de Belém do Pará, da Caixa Colonial, um clube de sabores locais e artesanais por assinatura, onde você recebe em casa todo mês um kit de um lugar diferente do Brasil (assine com R$ 20 de desconto utilizando o cupom TAPIOCA20).
Confira abaixo nossas sugestões de receita com esse ingrediente:
Pudim de leite condensado
Pudim de leite condensado é uma sobremesa clássica de almoço de domingo, certo? Mas, que tal inovar no preparo do doce? Aqui, a sugestão é acrescentar a tapioca granulada ao seu preparo. Quer saber quais são os outros ingredientes usados além dos dois citados? Então, anote aí: leite, leite de coco, açúcar refinado e ovos. O resultado é uma textura cremosa e um sabor incrível.
Pudim de tapioca granulada
Simples e prático, esse é um pudim que é um ótimo quebra-galho. Além disso, ele é feito apenas com tapioca granulada, leite de coco, coco ralado e açúcar demerara. Com poucos ingredientes, é sim possível obter um doce bem gostoso.
Pudim de tapioca granulada com baunilha e calda de caramelo
Essa é uma receita parecida com a opção anterior, mas ela conta com um toque de essência de baunilha no preparo do pudim. Além disso, você também confere como fazer uma calda de caramelo. Para deixar o doce ainda mais gostoso, a dica é usar amoras na decoração.
Tapioca com leite condensado
Uma sobremesa gostosa não precisa contar com um passo a passo demorado, e essa receita é a prova disso. Com poucos ingredientes e um tempo curtíssimo na cozinha, você vai se perguntar como não conhecia essa receita ainda. Ah, além da massa, você também confere como fazer uma cobertura, viu?
Tapioca granulada cremosa
Essa é uma receita em que só é preciso misturar todos os ingredientes em uma panela. Quando a combinação estiver com uma textura encorpada, é só comer. O processo leva menos de 10 minutos. Isso faz com que essa seja uma ótima alternativa para o café da manhã.
Tapioca granulada com doce de leite e coco ralado
Aqui, você aprende a preparar um creme com a tapioca granulada. Para dar um toque extra de sabor ao doce, a sugestão é acrescentar doce de leite e um pouco de coco ralado. Assim, em poucos minutos você tem uma sobremesa prontinha.
Tapioca granulada gelada com coco ralado
Para testar essa receita em casa, você vai precisar ter em mãos apenas tapioca granulada, açúcar, água, leite de coco e coco ralado. O preparo é simples, mas é preciso ter paciência para esperar que o doce fique gelado antes de ser servido. Então, caso decida fazer essa opção em casa, se programe com aproximadamente 5 horas antes do momento de servir.
Para essa receita também é pre.
Quantas calorias tem o cuscuz e a tapioca?
A parte mais cansativa de seguir uma dieta talvez seja, justamente, as restrições às quais seremos submetidos durante o processo. A definição de “regime”, por si só, já vem com o peso e a responsabilidade de abdicar do prazer das refeições.
Porém, o que devemos ressaltar – e que para alguns ainda seja uma novidade – é a possibilidade de fazer um planejamento alimentar sem grandes sofrimentos. Alcançar uma rotina mais flexível, e ainda assim visando emagrecimento, exige alguns cuidados com as quantidades que cada indivíduo pode ingerir, algo que varia de pessoa para pessoa.
Esse “cardápio” deve ser criado de modo que o momento de se alimentar torne-se algo memorável.
Veja, abaixo, sugestões de alimentos saborosos que, encaixados em uma rotina saudável, trazem benefícios ao emagrecimento:
Cuscuz
Uma xícara de cuscuz tem aproximadamente 176 calorias. Esse valor calórico é muito reduzido em comparação a outros lanches, como a tapioca, o arroz integral ou a quinoa, que podem apresentar até 220 calorias para cada xícara.
O quitute agrada o paladar de muitos brasileiros. Acrescentando outras fontes de nutrientes, como aveia, coentro ou tomate, você ainda irá aumentar o teor de fibras e vitaminas, e ficar mais saciado.
Pipoca
Quando elaborada de maneira natural e sem adição de gorduras, a pipoca pode ser uma excelente opção. Estudos já revelaram que ela é rica em fibras, antioxidantes, ácido fólico, magnésio e vitaminas B1 e B2.
De acordo com cientistas da University of Scranton, nos Estados Unidos, a quantidade de polifenóis – antioxidante – encontrada em cerca de 20 gramas de pipoca representa, em média, 13% do consumo diário recomendado dessa substância. Quer incentivo melhor?
Açaí
Seguindo a mesma linha da pipoca, o açaí natural e sem adição de xaropes é um alimento altamente nutritivo, repleto de antioxidantes e capaz de ajudar na perda de peso. Além dos polifenóis, ele contém antocianinas que agem como antioxidantes e contribuem para regular os níveis de colesterol. Por fim, é rico em fibras. Ou seja: te deixará cheio por mais tempo.
Batata inglesa
A batata é um alimento bem versátil. Rica em vitamina C e fibras, pode ser degustada numa quantidade maior que o arroz, por exemplo, se feita cozida. Enquanto 100g de arroz branco tem aproximadamente 132 calorias e 28g de carboidrato; em 210g de batata inglesa há, em média, 110 calorias, sendo 25g de carboidrato.
Morango
Fruta tropical, o morango pode ser aproveitado de diversas formas e apresenta diversos benefícios ao organismo. Com ação anti-inflamatória, antioxidante, e abundante em vitamina C e antocianinas (boas para a saúde do coração), ele ainda “ostenta” as já citadas fibras, garantindo saciedade. Como uma sobremesa, 5 morangos somados a uma colher de leite condensado supre a vontade de doce – e com somente 100 calorias.
Como recuperar cuscuz de tapioca que ficou mole?
Se a mistura ficar muito dura, acrescente mais um pouco de leite. Se ficar muito mole, acrescente mais algumas colheres de tapioca.
Quais os benefícios do cuscuz de tapioca?
Um alimento que tem origem do outro lado do Atlântico, há milhares de anos atrás, mas que ainda constitui base essencial para a alimentação brasileira. Se você não sabe o que é cuscuz, estamos aqui para te apresentar!
Depois de ser trazido ao Brasil, o cuscuz foi reinventado e redescoberto pelos indígenas e pelos sertanejos. Barato, versátil, nutritivo e fácil de preparar – as qualidades do cuscuz são diversas! Não é à toa que ele está presente em diversas regiões do Brasil, especialmente nos estados do Nordeste.
Apesar de ser um alimento bastante famoso no Brasil, ainda há quem não saiba o que é cuscuz. Mas um alimento tão nutritivo e saboroso precisa ser conhecido. Embora pareça um grão, o cuscuz é tecnicamente uma massa feita a partir do trigo, do milho ou da mandioca. Ele é feito com a farinha destes alimentos – seja ela moída em grãos finos ou um pouco maiores – misturada com água ou cozida no vapor.
Ele tem origem na região do Magreb, no norte da África, onde era consumida por mouros e árabes como tradição milenar. No período colonial, espalhou-se pela Europa e depois os portugueses trouxeram ao Brasil.
Aqui, a versão feita à base de milho é a mais consumida, com preferência de 95% da população. Mas a região do estado de São Paulo também tem outro queridinho: o cuscuz paulista, também feito com farinha de milho, mas de uma maneira diferente.
Depois de entender o que é cuscuz, você precisa conhecer seus preparos. De modo geral, há três tipos mais conhecidos de cuscuz:
- A massa de milho é a mais famosa por aqui – ao ponto de muitos brasileiros nem saberem o que é cuscuz marroquino. Na preparação típica do Nordeste, o alimento é pilado, temperado com sal e cozido no vapor d’água.
- No prato, costuma ser umedecido com leite de coco – e há quem coma salgado, há quem coma doce, seco ou molhadinho.
- Recebeu esse nome pois se popularizou nos estados da região Nordeste do Brasil, uma vez que o milho é um produto brasileiro, abundante e resistente às variações climáticas.
- Sua capacidade de saciedade, os nutrientes que contém e, claro, a praticidade do preparo também foram fatores que contribuíram para que o cuscuz se tornasse recorrente na mesa nordestina.
- Geralmente é ingerido no café da manhã, acompanhado por ovo frito e café preto. No almoço, é servido ao lado do queijo coalho. Também costuma ser comido na ceia, ao anoitecer.
- Neste caso, seus acompanhamentos mais comuns são o leite de vaca, onde é dissolvido, ou na sopa. E o cuscuz pode ser até sobremesa, com raspas de rapadura ou mel.
Também feito com farinha de milho, é preparado em uma forma geralmente utilizada para assar bolos, com um furo no meio. Ali, é hidratado com molho de tomate (por isso fica molhadinho!) e recebe diversos outros ingredientes, como a tradicional sardinha, ovos cozidos, ervilhas, milhos e pimentões. Para comer, é preciso retirá-lo da forma e cortá-lo em pedaços, por isso geralmente é servido gelado.
No Marrocos, o cuscuz é feito com semolina, temperado com diversas especiarias.
Como recuperar cuscuz de tapioca que ficou mole?
Se a mistura ficar muito dura, acrescente mais um pouco de leite. Se ficar muito mole, acrescente mais algumas colheres de tapioca.
Que que é tapioca granulada?
Tapioca Granulada a Granel
A tapioca é o nome da iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena, feita com o amido ou fécula extraído da mandioca, também conhecida como polvilho, goma ou biju.
A Farinha de Tapioca Granulada é um subproduto do polvilho hidratado, cujo processo de produção consiste em colocar o polvilho em um recipiente de ferro bem quente e mexer até que o produto seque e endureça. São grãos esféricos e regulares.
Esta farinha é usada especialmente para pudins, bolos e cremes. É importante ressaltar que a farinha de tapioca granulada não é utilizada para preparos de tapioca de frigideira. Para este tipo utiliza-se a massa pronta para tapioca ou goma de tapioca hidratada.
Após a abertura, mantenha a embalagem bem fechada e consuma de preferência em até 30 dias. Armazene em recipiente com tampa em local fresco e seco.
Ingredientes: Farinha de Tapioca Granulada.
Alérgicos: pode conter traços de oleaginosas conforme RDC 26/2015.
NÃO CONTÉM GLÚTEN.
Imagem ilustrativa.
Quantas calorias tem um pedaço de cuscuz de tapioca?
* Esta receita pode conter sugestões de marcas somente para referência para o cálculo das informações nutricionais. Fique à vontade para escolher o produto do fornecedor ou fabricante que você preferir.
Misture a tapioca granulada com o coco ralado e o açúcar demerara, acrescente o leite quente mexa até a tapioca hidratar por completo adicione o leite de coco morno esse processo leva em torno de 20 min. mexendo a cada 5 minutos.
Unte uma forma com furo no meio com óleo de côco ou manteiga, coloque a mistura na forma e leve para geladeira por 6 horas, desenforme e sirva com côco fresco e leite condensado ou uma calda de frutas (manga ou maracujá).
Gramas por Porção: 71 g
Informações nutricionais oferecidas por;