Conteúdo
O que fazer com flor de crochê?
O artesanato, como a flor de crochê, é para muitos uma terapia ou uma forma de relaxar e para tantos outros é uma forma de ganhar dinheiro. Em ambos os casos, o crochê é uma técnica muito procurada, querida e bem característica do Brasil, embora também exista em outros países.
As flores de crochê são as queridinhas da técnica, pois normalmente são fáceis de fazer, além de versáteis, pois podem ser aplicadas em superfícies diversas como pano de prato, toalhas, tapetes, almofadas entre outros.
Por isso, se você quer flores de crochê para personalizar peças como tapetes de crochê, caminho de mesa de crochê, toalha de mesa de crochê outros tipos de panos, deixando-os mais bonitos e personalizados, você veio ao lugar certo, afinal de contas, vamos te mostrar diversos modelos e dicas sobre flores de crochê.
1. A flor de crochê é bonita e super versátil
Além de aplicações, as flores de crochê também podem ser usadas para decoração em vasos de flores artesanais, porta copos, jogos americanos, cortinas, para fazer detalhes delicados como bico de crochê e onde mais a imaginação pedir.
Existem diversos modelos de flor de crochê, dos mais simples até os mais elaborados, para quem já tem muita experiência com as agulhinhas. As flores também são ideais para renovar e dar uma cor extra para diversos itens em casa. Você também pode fazer folhas de crochê para destacar ainda mais o seu trabalho.
2. As flores de crochê podem ser aplicadas em toalhas e guirlandas. Veja também:
O efeito dos pontos das flores de crochê é dado pelo tamanho da agulha e também pelo material escolhido para o trabalho. As flores de crochê podem ser feitas de barbante, para um efeito mais uniforme e definido, muito usada para tapetes, ou em lã mais usados para mantas, almofadas e cortinas. Neste caso, as flores ficam com um aspecto mais almofadado, com os pontos menos definidos.
A escolha da agulha pode ser feita de acordo com o indicado na linha. Normalmente, são sugeridos dois tamanhos de agulhas, sendo que com a menor os pontos ficam mais apertados e com a maior os pontos ficam mais soltos. Tudo vai depender do efeito que você desejar.
3. Os buquês de flores de crochê podem ser uma alternativa interessante para casamentos
As linhas escolhidas podem ser lisas ou mescladas, dependendo da impressão que você quer causar: as lisas são mais comuns e podem ser feitas em camadas diferentes ou em degradê. Já as mescladas, como o nome já diz, têm as cores misturadas e não pode criar degradê, mas é capaz de criar muitos outros efeitos lindos!
Anote o que você precisa para aprender como fazer flor de crochê:
4. Centro de mesa com flores de crochê – Via: Pinterest
É importante lembrar novamente que as flores de crochê podem ser feitas em peças unitárias para decorar vasos ou para serem aplicadas nos mais diversos tipos de itens como toalha de mesa de jantar, manta para sofás e poltronas, além de almofadas entre outros. Mas se preferir você pode criar peças unitárias onde a flor de crochê é feito de modo mais.
O que fazer de crochê fácil?
O crochê para iniciantes é um dos melhores artesanatos para aprender. Além de ser uma atividade relaxante, você consegue fazer qualquer peça para sua casa, como tapetes, porta copos, manta para sofá e cama, almofadas… É só usar a criatividade!
No entanto, existem algumas dicas importantes que todo mundo precisa saber ao aprender como fazer crochê para iniciantes, pois te ajudam a fazer peças ainda mais bonitas e caprichadas. Pensando nisso, fizemos um guia básico de crochê para iniciantes, que todo mundo precisa conhecer ao entrar no universo do DIY para fazer peças lindas para deixar no criado mudo e decorar toda a casa. Confira e prepare suas agulhas!
1. Crochê fácil para iniciantes em tons de rosa – Via: Decor Fácil
O primeiro passo para aprender como fazer crochê para iniciantes – e ter lindas toalhas de mesa de crochê – é montar um kit com as principais coisas de crochê para iniciantes, assim você consegue trabalhar com praticidade. Abaixo, listamos as coisas de crochê para iniciantes que não podem faltar no seu kit:
- Agulhas de crochê de diferentes tamanhos
- Linhas de crochê de diferentes espessuras
- Tesoura
- Fita métrica
- Alfinetes de segurança
- Agulha de tapeçaria
- Marcadores de pontos
- Receitas e gráficos de crochê
2. Confira dicas de como fazer crochê fácil para iniciantes – Via: Decor Fácil
Você precisa saber escolher agulha e o tipo de linha, pois existe uma grande variedade de modelos – e cada um é indicado para uma finalidade. O material da agulha não interfere no resultado do crochê para iniciantes, mas o tamanho da agulha sim. Os modelos variam entre 0,5 mm até 10 mm. É bom fazer um kit com uma boa variedade de tamanhos em casa, assim você consegue treinar com todas elas ao fazer peças lindas para decorar sua casa (ou até lucrar com o crochê para iniciantes!) com as coisas de crochê para iniciantes.
Ao escolher a agulha, veja qual a grossura da sua linha. Caso seja uma linha fina, então você precisa usar uma agulha tão fina quanto, para conseguir fazer pontos delicados com ela. A mesma dica vale para uma linha grossa. Trabalhar o crochê para iniciantes com uma agulha proporcional fica muito mais fácil e rápido de finalizar a peça.
3. Tapete simples feito de crochê fácil para iniciantes – Via: Lilde Ferreira
Como você está aprendendo como fazer crochê para iniciantes, comece a fazer peças com linha de algodão, é mais fácil de trabalhar. Também vale a pena fazer com linhas claras, porque a tonalidade ajuda a visualizar melhor os pontos e garantir um resultado incrível!
Assim que começar a escolher os gráficos de crochê para iniciantes que deseja fazer, note que existem siglas e desenhos que identificam cada tipo de pontos de crochê para iniciantes.
4. Tapete de crochê para iniciantes – Via: Etsy
Quanto mais tipos de pontos de crochê para iniciantes você dominar, mais bonitas serão suas peças. Por isso, já que você está aprendendo crochê passo a passo para iniciantes, vale a pena conhecer e treinar todos os pontos de crochê para iniciantes e ficar expert no artesanato. Confira os diferentes tipos para começar a treinar!
Vamos começar com o básico: o ponto correntinha. Ele costuma ser a base das peças, então é importante saber c.
O que se pode fazer em crochê?
O artesanato de crochê é ideal para você que busca por um trabalho relaxante e uma fonte de renda extra. É possível fazer várias peças diferentes com pontos de crochê para decorar a sua casa como tapetes, cortinas, almofadas, colchas, flores de crochê entre outros.
Uma dica importante para você produzir peças bonitas com acabamento perfeito é adquirir linhas ou lãs de qualidade e agulhas com dimensões corretas.
Para você que deseja aprender crochê, saiba que essa atividade é uma técnica relativamente fácil de fazer e de baixo custo. Por isso, vamos te ensinar a elaborar alguns pontos e peças para você iniciar esse gratificante artesanato. Confira o que separamos especialmente para você!
- Com o crochê você pode elaborar peças para a casa inteira.
Confira também:
Se você quer aprender como fazer crochê é necessário investir em kit básico composto por um novelo de linha e uma agulha. Geralmente na embalagem da linha de crochê é especificado o número da agulha adequada para você tecer.
- O ponto correntinha é o início de todos os trabalhos de crochê.
O ponto correntinha é fundamental para qualquer trabalho de crochê, pois é o ponto inicial utilizado para todas as peças. Para elaborar esse ponto você deverá enrolar o fio em torno do gancho da agulha de crochê e puxar através do laço em seu gancho. É preciso repetir muitas vezes essa laçada até alcançar a medida desejada para a peça que você irá produzir. Portanto, preste atenção na quantidade de pontos necessários.
- O ponto baixo do crochê é uma trama firme e com ponto mais fechado.
O ponto baixo é feito pegando apenas um fio na parte de trás em todas as carreiras para deixar um formato sanfonado. Você também pode fazer o ponto baixo utilizando os dois fios.
- O ponto baixíssimo é utilizado nas emendas de carreiras, nas terminações e para caminhar sobre o trabalho.
O ponto baixíssimo é um laço que serve para ligar um ponto ao outro. Esse ponto não é visível no trabalho final porque não tem volume e altura.
O tapete de crochê é uma tendência na decoração de cozinha, banheiro, corredor, sala de estar, hall de entrada e laterais de cama. Um tapete de crochê pode ser feito de barbante, linha ou lã de uma só cor ou você pode misturar diversas tons na mesma peça.
Você pode utilizar diferentes pontos na confecção de um tapete de crochê possibilitando criar vários estilos, formatos e desenhos na peça. Em decoração com estilo rústico, aposte em tapete de crochê feito com barbante em tom cru e formato oval. Esse material é muito barato e pode ser encontrado em lojas especializadas em lãs e linhas ou até mesmo em papelarias.
- Tapete de crochê oval feito com barbante cru é ideal para ambientes rústicos.
O que fazer com flor de crochê?
O artesanato, como a flor de crochê, é para muitos uma terapia ou uma forma de relaxar e para tantos outros é uma forma de ganhar dinheiro. Em ambos os casos, o crochê é uma técnica muito procurada, querida e bem característica do Brasil, embora também exista em outros países. As flores de crochê são as queridinhas da técnica, pois normalmente são fáceis de fazer, além de versáteis, pois podem ser aplicadas em superfícies diversas como pano de prato, tolhas, tapetes, almofadas entre outros.
Por isso, se você quer flores de crochê para personalizar peças como tapetes de crochê, caminho de mesa de crochê, toalha de mesa de crochê outros tipos de panos, deixando-os mais bonitos e personalizados, você veio ao lugar certo, afinal de contas, vamos te mostrar diversos modelos e dicas sobre flores de crochê.
- A flor de crochê é bonita e super versátil
Além de aplicações, as flores de crochê também podem ser usadas para decoração em vasos de flores artesanais, porta copos, jogos americanos, cortinas, para fazer detalhes delicados como bico de crochê e onde mais a imaginação pedir.
Existem diversos modelos de flor de crochê, dos mais simples até os mais elaborados, para quem já tem muita experiência com as agulhinhas. As flores também são ideais para renovar e dar uma cor extra para diversos itens em casa. Você também pode fazer folhas de crochê para destacar ainda mais o seu trabalho.
- As flores de crochê podem ser aplicadas em toalhas e guirlandas.
O efeito dos pontos das flores de crochê é dado pelo tamanho da agulha e também pelo material escolhido para o trabalho. As flores de crochê podem ser feitas de barbante, para um efeito mais uniforme e definido, muito usada para tapetes, ou em lã mais usados para mantas, almofadas e cortinas. Neste caso, as flores ficam com um aspecto mais almofadado, com os pontos menos definidos.
A escolha da agulha pode ser feita de acordo com o indicado na linha. Normalmente, são sugeridos dois tamanhos de agulhas, sendo que com a menor os pontos ficam mais apertados e com a maior os pontos ficam mais soltos. Tudo vai depender do efeito que você desejar.
- Os buquês de flores de crochê podem ser uma alternativa interessante para casamentos
As linhas escolhidas podem ser lisas ou mescladas, dependendo da impressão que você quer causar: as lisas são mais comuns e podem ser feitas em camadas diferentes ou em degradê. Já as mescladas, como o nome já diz, têm as cores misturadas e não pode criar degradê, mas é capaz de criar muitos outros efeitos lindos!
Anote o que você precisa para aprender como fazer flor de crochê:
- Centro de mesa com flores de crochê – Via: Pinterest
É importante lembrar novamente que as flores de crochê podem ser feitas em peças unitárias para decorar vasos ou para serem aplicadas nos mais diversos tipos de itens como toalha de mesa de jantar, manta para sofás e poltronas, além de almofadas entre outros. Mas se preferir você pode criar peças unitárias onde a flor de crochê é feito de modo mais.
O que falar de crochê?
No Dia Mundial do Crochê, nada melhor do que saber um pouco mais sobre essa técnica que conquistou o mundo todo. Confira tudo!
Quem é crocheteira ou crocheteiro de carteirinha sabe todo amor que é possível sentir pelas peças que podem ser criadas com apenas alguns novelos, agulhas e mãos talentosas. A arte de crochetar está conquistando cada vez mais adeptos ao redor do mundo e se mantem firme durante gerações. Se você é novo, ou nunca procurou saber de onde veio, como surgiu e algumas outras informações, trouxemos uma lista de curiosidades e fatos que vão te fazer se encantar ainda mais por essa técnica manual tão queridinha dos artesãos. Vamos começar pelo nome, o termo “Crochet” vem do vocabulário francês e significa gancho. A palavra se refere à forma característica da ponta da agulha que é usada para puxar as linhas. E esse ganchinho milagroso nos ajuda a fazer as mais lindas peças, não é mesmo?
A origem do crochê é muito contraditória. Há teorias do surgimento da técnica na Europa, na China, no Oriente Médio e até na América do Sul! Foi a partir do século 18, na Europa, que o crochê passou a ser muito difundido, com a criação de padrões que podiam ser copiados e a publicação de livros e revistas com gráficos. Porém, foi somente nos anos 60 e 70, que a técnica decolou como forma de expressão artística, com os mais diversos artigos de vestuário e decoração. Atualmente, o crochê conquistou as casas e as passarelas. Presente nas mais variadas peças, cores, tamanhos e estações do ano, é impossível não se encantar por cada criação. Falando em criações, hoje é possível crochetar de tudo. Mas, TUDO mesmo! Na internet podemos encontrar as mais diversas (e inusitadas) peças feitas a partir da técnica. Aqui no site, na seção de receitas, você consegue encontrar uma infinidade de receitas gratuitas para você confeccionar aí na sua casa! Até onde vai a sua criatividade?
Você sabia que a maior colcha de crochê tem mais de 11.148 m²? O recorde, registrado no The Guinness World, foi feito por cerca de 2.500 mulheres da Índia, elas participavam de um grupo no Facebook e decidiram bater o Record de maior colcha de crochê do mundo. A colcha tem tamanho suficiente para cobrir um campo de futebol!
Através do crochê é possível participar de projetos sociais e trazer esperança e leveza para quem enfrenta momentos difíceis. É o caso dos Polvinhos de Crochê, que auxiliam bebês prematuros a sentir aconchego e carinho durante o tempo que precisam ficar na incubadora. Recentemente, um novo projeto conquistou as crocheteiras solidárias. A peruca de fios é uma forma lúdica de devolver a autoestima e dar alegria às crianças que lutam contra o câncer. E você, já pensou em usar seu crochê para fazer o bem?
Quem disse que artesanato é coisa de mulher? Hoje em dia, os paradigmas são deixados para trás e temos a satisfação de ver homens e mulheres exercendo trabalhos e hobbies que antes eram taxados como algo comum em apenas um dos gêneros. O time da Círculo conta com 3 artesãos.