como fazer creme de leite caseiro?

Como se produz o creme de leite?

O creme de leite é um dos derivados lácteos mais consumidos pelos brasileiros devido à sua versatilidade, podendo ser utilizado tanto como ingrediente no preparo de diversos pratos doces e salgados quanto como acompanhamento no consumo de frutas frescas.

Os cremes de leite disponíveis no mercado se diferenciam em relação ao teor de gordura (creme de leite leve, creme de leite, creme nata), ao tipo de tratamento térmico ao qual são submetidos (UHT, pasteurizado) e se são ou não fermentados (sour cream).

No Brasil, encontra-se no mercado varejista, predominantemente, o creme de leite submetido ao processo UHT, com teores de gordura variando entre 13 a 25%. Este produto possui um diferencial relacionado ao transporte e armazenamento quando comparado aos demais cremes, já que não necessita de cadeia de frio.

Devido ao tratamento térmico, normalmente não são observados problemas relacionados à estabilidade microbiológica e química durante o armazenamento do creme de leite UHT. A intensidade do tratamento térmico também minimiza a ocorrência de processos oxidativos e de lipólise durante a estocagem, no entanto, o produto pode sofrer alterações físicas com certa facilidade, tais como: separação de soro, formação de gel e aglomeração dos glóbulos de gordura.

Visando prevenir a ocorrência destas alterações físicas durante o shelf life e proporcionar ao produto características únicas como cremosidade, estabilidade, corpo, viscosidade e brilho, a Alibra desenvolveu uma linha de sistemas estabilizantes para aplicação em creme de leite UHT elaborados com diferentes teores de gordura e submetidos a diferentes condições de processo – linha GenkorLac Cream.

Segundo a Portaria n° 146 do MAPA (1996) entende-se como creme de leite UHT o produto lácteo relativamente rico em gordura retirada do leite por procedimento tecnologicamente adequado, que apresenta a forma de uma emulsão de gordura em água e que foi submetido ao tratamento térmico de ultra alta temperatura, mediante procedimento tecnologicamente adequado.

O creme deve ser obtido a partir do leite de vaca e pode conter, como ingredientes opcionais, sólidos lácteos não gordurosos em teores máximos de 2% (m/m), caseinatos em quantidades máximas de 0,1% (m/m), ou soro em pó em no máximo, 1,0% (m/m) (BRASIL, 1996).

A Portaria n° 146 do MAPA (1996) regulamenta ainda o uso dos aditivos para fabricação do creme de leite UHT, permitindo:

  • Agentes espessantes e/ou estabilizantes (ácido algínico e seus sais de cálcio, sódio, potássio e amônio, carboximetilcelulose e seu sal de sódio, goma arábica, goma jataí ou algaroba, goma guar, goma xantana, carragena e seus sais de sódio ou potássio, pectina e celulose microcristalina) isolados ou em mistura, em quantidade total não superior a 0,5% (m/m) no produto final.
  • Sais estabilizantes (citrato de sódio; fosfato mono, di ou tri de sódio, potássio ou cálcio; cloreto de cálcio e bicarbonato de sódio) em quantidade total não superior a 0,2% (m/m) no produto final.

Creme de Leite

O que posso usar no lugar do creme de leite fresco?

Creme de leite é uma delícia cremosa e necessária no preparo de várias receitas salgadas e receitas doces, porém é calórico, contém lactose e não é válido para quem segue uma alimentação sem ingredientes de origem animal. Então como fazer para substituir o creme de leite no mousse, no macarrão, no fricassé e em tantas outras receitas?

Aqui no TudoReceitas mostramos para você como substituir o creme de leite nas receitas para conseguir uma alimentação saudável. Veja como fazer creme de leite caseiro e creme de leite vegano e fique por dentro de vários ingredientes substitutos para o creme de leite. Substituir creme de leite nas receitas e mais fácil do que você pensava! Confira abaixo todas as opções e experimente.

Índice

  • Antes de mais vale a pena entender o que é o creme de leite e quais os tipos de creme de leite que existem. Esse ingrediente tão usado na culinária brasileira não se encontra em alguns países, como é o caso de Portugal – em Portugal o creme de leite é chamado de ‘nata’, porém não é exatamente o mesmo.
  • O creme de leite que conhecemos é, basicamente, a gordura do leite. Dependendo do seu teor de gordura encontramos no mercado vários tipos de creme de leite:
Creme de Leite Teor de Gordura
Creme de leite fresco 35% a 50%
Creme de leite de caixinha 15% a 17%
Creme de leite de lata 20% a 23%

Todos estes cremes de leite são derivados do leite, por isso contêm lactose e não são válidos para quem segue uma alimentação vegana (que, ao contrário da alimentação vegetariana, não inclui nenhum ingrediente de origem animal). Veja abaixo vários ingredientes para substituir o creme de leite.

Leia também  Como facilmente fazer receitas com polvilho doce?

A resposta é: sim, mas não espere o mesmo resultado em sabor e consistência. O creme de leite é um daqueles ingredientes especiais que não tem substituto direto, porém existem outros ingredientes que podem ser usados no lugar dele e com vantagens como menos gordura e, por isso, menos calorias.

Com as dicas que apresentamos neste artigo você conseguirá adaptar as receitas com creme de leite para que sejam aceites na sua alimentação. Confira a lista de ingredientes que substituem o creme de leite:

  • Iogurte natural
  • Leite de coco
  • Leite de amêndoas
  • Leite de soja
  • Iogurte de soja
  • Iogurte de amêndoas
  • Iogurte de aveia
  • Iogurte de kefir

Apesar de ser um derivado do leite e por isso conter lactose também, o iogurte natural é rico em proteínas e baixo em gorduras. Você pode usar iogurte natural desnatado em uma alimentação light ou iogurte grego se quiser uma opção mais cremosa.

Como substituir o creme de leite por iogurte? O iogurte natural, ou seja, puro, sem gordura e sem açúcar pode substituir o creme de leite em diversas receitas, no entanto só deve ser adicionado à receita no final. No caso de pratos quentes o iogurte deve ser cozinhado no fogo baixo, para não esquentar demais e coalhar. Substitua creme de leite por iogurte em igual quantidade.

Para quem apresenta intolerância à lactose ou segue uma alimentação vegana os iogurtes sem lactose e iogurtes veganos são alternativas válidas para substituir o creme de leite nas receitas. Hoje em dia é fácil encontrar no mercado várias opções de iogurte de leite sem lactose, assim como iogurte vegetal como o iogurte de kefir, iogurte de soja, iogurte de aveia, entre outros. Use do mesmo jeito.

Como é feito o creme de leite fresco?

A demanda por alimentos mais saudáveis traz uma grande oportunidade para empreendedores do setor leiteiro no Brasil: a produção de creme de leite desnatado.

Dado o tamanho do mercado brasileiro – quinto do mundo e que aumentou em 54% a produção em apenas 10 anos – a fabricação de creme de leite pode agregar valor a muitos produtores, como destaca recente relatório do Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae, lembrando que a saudabilidade e o bem-estar são algumas das principais tendências mapeadas pelo Brasil Food Trends 2020.

O creme de leite é a gordura que foi separada do leite, que se torna desnatado – essa separação ocorre geralmente por centrifugação do líquido. Há diversos tipos no mercado:

  • O fresco contém pelo menos 48% de gordura, é mais encorpado e pode ser batido em chantilly.
  • O de caixinha ou lata, mais líquido e leve, tem 18% de gordura e passa pelo processo de temperatura ultra alta (UHT) para prolongar a validade.
  • O food service é voltado para empresas que trabalham com alimentos, costuma ser acondicionada em caixas de um litro e contêm entre 24% e 27% de gordura.
  • Os azedos e fermentados, como o sour cream e o creme fraiche, têm percentual de gordura entre 18% e 27% (respectivamente) e acidez maior devido a fermentação bacteriana láctica.

Para obter maior rendimento e qualidade do creme de leite, o processo de desnatamento do leite deve ser realizado imediatamente após a ordenha, em que a temperatura do líquido é aproximada de 33 a 35ºC. A produção demanda equipamentos como:

  • Silos: utilizado para resfriar e estocar o leite até que se inicie o processo de fabricação do creme de leite.
  • Desnatadeira: realiza a separação do creme de leite, ou nata, e o leite desnatado.
  • Tambor: utilizado para processos associados ao de pasteurização.
  • Esterilização: equipamento para o processo de esterilização, ou ultra-high temperature (UHT).
  • Máquinas de envase: utilizado para o envase e embalamento do produto. Existem diferentes tipos de equipamentos, dependendo do tipo de embalagem que for escolhido: lata, caixinha, ou outro tipo.

Estabelecimentos que trabalham com o segmento de creme de leite estão submetidos a uma série de normas e leis, como o Regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal – RIISPOA (que abrange higiene dos estabelecimentos, embalagem e rotulagem, classificação de produtos, meios de transporte, entre outros aspectos), a portaria N146, que aprova os regulamentos técnicos de identidade e qualidade dos produtos lácteos, o regulamento técnico de identidade e qualidade de creme de leite (aspectos físicos e químicos para o produto) e a instrução Normativa n. 23, que estabelece o regulamento técnico de identidade e qualidade de nata.

Aos empreendedores que querem iniciar a produção de creme de leite, o SIS/Sebrae recomenda:

  • Desenvolver embalagens e rótulos atrativos ao consumidor. Para isso, é interessante atentar para o Brasil Food Trends 2020 e Brasil Pack Trends 2020, que tratam de tendências na indústria alimentícia e de embalagens.

O que é uma mistura de creme de leite?

Nos últimos anos, a indústria de lácteos vem trabalhando para lançar novos produtos no mercado que atendam às necessidades dos consumidores. Alguns destes produtos recentemente inseridos no mercado são muito parecidos com outros produtos lácteos convencionais, levando muitos consumidores a os confundirem. Mas será que estes novos produtos são ruins ou considerados inferiores aos produtos lácteos convencionais?

Leia também  Bolo de fuba com goiabada

Este artigo visa trazer informações reais sobre estes produtos que têm trazido grandes discussões em diferentes veículos de informação. O composto lácteo é definido como o produto em pó resultante da mistura do leite e produtos ou substâncias alimentícias lácteas e/ou não lácteas ambas aptas para alimentação humana, mediante processo tecnologicamente adequado.

Os ingredientes lácteos devem representar no mínimo 51% do total de ingredientes do produto. O composto lácteo pode ser sem adição, quando é feito exclusivamente com substâncias alimentícias lácteas, ou com adição, quando é elaborado com substâncias alimentícias não lácteas (BRASIL, 2007).

Por ser vendido em embalagens idênticas às embalagens de leite em pó, muitas vezes estes produtos são confundidos entre si. Apesar de serem muito parecidos, não se trata do mesmo produto. O leite em pó é o produto que se obtém por desidratação do leite de vaca, integral, desnatado ou parcialmente desnatado e apto para a alimentação humana (BRASIL, 2018).

Isto é, no leite em pó não há adição de outros ingredientes que não seja o leite. No máximo, há a adição de lecitina de soja em leite em pó instantâneo! Por outro lado, nos compostos lácteos em pó, encontram-se outros ingredientes que não apenas o leite, como soro de leite em pó, maltodextrina, lipídeos de origem vegetal, dentre outros.

Mas, apesar de ser um produto diferente, o composto lácteo não é necessariamente ruim. Algumas opções de composto lácteo podem ser ricas em açúcares e gordura vegetal, podendo interferir na qualidade nutricional do produto em comparação com o leite em pó, mas não são todas as opções.

O leite naturalmente contém água, gordura, proteínas, açúcar na forma de lactose, vitaminas e sais minerais e alguns compostos lácteos mantém as características nutricionais do leite, apenas enriquecendo o produto com outros nutrientes importantes para o organismo humano, como as fibras.

As Tabelas 1 e 2 apresentam a informação nutricional de um composto lácteo e um leite em pó, respectivamente. A partir das informações apresentadas podemos ver que uma das principais diferenças entre os dois produtos é a presença da fibra alimentar (ausente no leite em pó) e uma menor quantidade de gordura (1,3 vezes menos) e proteínas (1,2 vezes menos) no composto lácteo.

O creme culinário ou mistura láctea, é uma mistura normalmente feita a partir de creme de leite, leite, soro de leite e gordura vegetal, e é outro produto que pode causar confusão no consumidor devido à aparência semelhante de sua embalagem com a do creme de leite. A Figura 1 representa a”.

Para que serve mistura de creme de leite?

Pode ser utilizado em pavês, tortas, saladas de frutas, estrogonofe, molhos, entre outros.

Pode deixar o creme de leite ferver?

Se você gostou de saber um pouquinho mais sobre o preparo de Doce de Leite com Leite Moça, é hora de conhecer o senhor Creme de Leite! Como nossa querida latinha de Leite Moça, o Creme de Leite Nestlé é um velho conhecido nas cozinhas brasileiras, estando presente a mais de 80 anos, compondo desde sua salada de fruta até o strogonoff! De lá para cá, foram muitas cores e embalagens, mas a cremosidade continua incrível como sempre! No entanto, você entende o porquê de ter um Creme de Leite Nestlé na sua cozinha? Ele é versátil, podendo ser consumido puro ou em preparos doces e salgados, além disso, tem uma consistência incrível e é tiro e queda em qualquer receita! Dessa maneira, o Creme de Leite Nestlé é o segredo para deixar seus pratos ainda mais deliciosos e com aquela textura perfeita. Afinal, quem não ama um prato bem elaborado e cremoso?

A dica número 1: percentagem de gordura no Creme de Leite.

Agora, você entendeu porque é essencial termos esse ingrediente à mão na hora de colocar a barriga no fogão. O Creme de Leite Nestlé pode nos ajudar a deixar um prato incrível ou até mesmo salvar nossas receitas! Certo, mas qual Creme de Leite Nestlé devo escolher?

De fato, há inúmeros tipos disponíveis na gondola do mercado. Mas, antes de apresentar cada um deles, você precisa entender a principal diferença entre eles: a percentagem de gordura! Guarde essa informação, ela será valiosíssima na sua empreitada no mundo culinário a partir de hoje! Com isso, agora você pode saber em detalhes os tipos de Creme de Leite Nestlé disponíveis no mercado e seus níveis de cremosidade, para não errar na hora de preparar uma de nossas receitas! Veja a tabela e conheça as opções do Levíssimo até o Extra Cremoso:

Tipo Cremosidade
Levíssimo Baixa
Light Média
Tradiconal Média
Extra Cremoso Alta

A depender do índice de gordura em cada produto, você é capaz de fazer receitas com mais ou menos cremosidade! Uma dica deliciosa é preparar a receita de Trouxinhas de Acelga! Aqui você encontra um leque quase infinito de possibilidades com seu Creme de Leite Nestlé, podendo preparar desde uma Mousse de Chocolate até um prato de Abóbora Cremosa com Carne-seca. Duas receitas que ficam especialmente deliciosas com o Creme de Leite Extra Cremoso são a Torta Banoffee e o Pavê Floresta Negra, experimente prepará-los na sua casa e veja a diferença ao optar por mais cremosidade! E somada ao tradicional Creme de Leite Nestlé temos nossas linhas de patês! Eles são leves, deliciosos e vão trazer um quê de praticidade no seu cotidiano. É só pegar, abrir e passar em uma variedade de massas, legumes e outras opções salgadas que seu patê pode acompanhar. Os sabores disponíveis são:

  • Frango com Ervas
  • Peito de Peru
  • Atum
Leia também  Como fazer carne louca?

Se você amou toda essa cremosidade, vai ver que com Creme de Leite Nestlé não faltam opções para deixar suas receitas ainda melhores, são centenas, senão milhares de opções que adicionam Creme de Leite Nestlé na lista de ingredientes. Aqui selecionamos algumas das melhores para você preparar na sua casa! Tantas opções cremosas deve ter deixado você com água na boca, não é mesmo? Então, não perca t.

Qual é a diferença de leite e creme de leite?

Updated: Apr 6, 2021

Qual tipo de creme de leite utilizar nos brigadeiros: caixinha, latinha ou fresco?

Foto: Istock

Essa dúvida sempre surge nas aulas de brigadeiros e nas mensagens que recebo dos meus seguidores.

Mas afinal, realmente tem muita diferença entre optar por um ou outro tipo de creme de leite? Eu respondo: tem sim, e essa diferença é grande! Calma, que eu explico…

O creme de leite é a gordura separada do leite. De acordo com Rita Lobo, “esse ingrediente já foi de um extremo a outro: passou do chique da cozinha francesa a item praticamente banido da cozinha. E agora é alvo da turma que tem pinimba de gordura.”

Eu gostaria de ficar aqui falando horas – ou escrevendo linhas e linhas – sobre essa questão mencionada pela Rita, de que as pessoas têm um pavor equivocado sobre a gordura dos alimentos. Mas vou deixar esse assunto para um outro post, e neste aqui, iremos focar sobre a composição e diferenças entre os tipos de creme de leite que existem, e como escolher o melhor creme de leite para a sua produção.

O Creme de leite de caixinha é UHT (Ultra High Temperature), o que quer dizer que são processados em alta temperatura, proporcionando assim um maior prazo de validade do que os que são pasteurizados. Ele também é homogeneizado – já vem misturado com o soro – possui um percentual menor de gordura (17% a 20%, podendo variar conforme o fabricante), e não precisa de refrigeração antes de aberto. Ele é composto por uma série de ingredientes, além do creme e soro de leite, como goma xantana, gama guar e carragena, considerados espessantes e estabilizantes.

Creme de leite esterilizado (aquele de latinha). Tem percentual de gordura que varia de 20% a 25%, também não precisa de refrigeração antes de ser aberto, e em sua composição constam apenas creme de leite e estabilizante fosfato dissódico. Ele não é homogeneizado, o que quer dizer que você vai precisar misturar o creme com o soro quando for utilizar, ou se a receita pedir, retirar o soro, para ter um creme mais consistente.

Creme de leite pasteurizado. É o mais caro de todos e o que tem maior percentual de gordura, normalmente em torno de 35%. É o único que bate creme chantilly – justamente pela grande quantidade de gordura. E o seu único ingrediente é somente o creme de leite pasteurizado, ou seja, não têm estabilizantes e espessantes. Por outro lado, é o que apresenta menor data de validade, e deve ser mantido em geladeira, mesmo antes de abrir.

Nos brigadeiros, a função do creme de leite é dar cremosidade (isso pelo fato de ser a gordura do leite), e por esse mesmo motivo, ele funciona como um agente anti-cristalizante, permitindo que o brigadeiro fique cremoso por mais tempo. Desse modo, o melhor creme de leite para usar nos brigadeiros seria aquele com maior percentual de gordura e sem nenhum espessante e estabilizante.

Qual o nosso problema? O único creme de leite com essas características aqui no Brasil, é o creme de leite fresco, aquele de garrafinha, que é bem mais caro, além de super pe

Qual a composição do creme de leite fresco?

CREME DE LEITE FRESCO Este é a versão mais pura, por isso, nos ingredientes do produto consta apenas “creme de leite pasteurizado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *