como fazer molho pesto?

O que vem a ser Pesto?

O molho pesto tem origem na cidade de Gênova, na Itália. O preparo original levava grandes doses de azeite extra virgem, manjericão, pinoli, queijo pecorino e parmesão, sal e alho. Mas, claro, existem versões para todos os gostos. Uma curiosidade do molho pesto é que seu nome vem do verbo italiano “pestare”, que significa macerar. Essa era a maneira mais popular de se fazer o molho: num pilão masserando os ingredientes até que se misturassem por completo.

A Academia Assaí separou algumas receitas para você empreendedor (a) se inspirar e quem sabe até trazer este novo sabor para seu cardápio! Vamos às receitas?

Receita 1

  • 2 maços de manjericão
  • ½ xícara de parmesão ralado
  • 1 dente de alho
  • ½ xícara de azeite de oliva
  • Sal e pimenta preta a gosto
  • 40g de nozes picadas

No liquidificador, bater as folhas de manjericão, o parmesão, o alho e o azeite. Picar as nozes, acrescentar ao pesto e temperar com sal e pimenta-do-reino. Após, utilizar em qualquer prato de sua preferência.

Fonte: Tastemade

Receita 2

  • 80g de rúcula
  • 1 dente de alho
  • ½ xícara de azeite de oliva
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 40g de castanha-do-pará

No liquidificador, bater as folhas de rúcula, o alho e o azeite. Picar as castanhas, acrescentar ao pesto e temperar com sal e pimenta-do-reino.

Fonte: Tastemade

Receita 3

  • 1 xícara de folhas de coentro
  • 1 dente de alho
  • ½ xícara de azeite de oliva
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 40g de castanha de caju

No liquidificador, bater as folhas de coentro, o alho e o azeite. Picar as castanhas de caju, acrescentar ao pesto e temperar com sal e pimenta-do-reino.

Fonte: Tastemade

Receita 4

  • 170g de tomate semi-seco
  • ¼ de xícara de parmesão ralado
  • 2 dentes de alho
  • ½ xícara de azeite de oliva
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 40g de amêndoas

No liquidificador, bater o tomate semi-seco, o parmesão, o alho e o azeite. Picar as amêndoas, acrescentar ao pesto e temperar com sal e pimenta-do-reino.

Fonte: Tastemade

Receita 5

  • 1 beterraba grande cozida
  • ¼ de xícara de parmesão ralado
  • 6 folhas de manjericão
  • ½ xícara de azeite de oliva
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 40g de nozes

No liquidificador, bater a beterraba, o queijo parmesão, as folhas de manjericão e o azeite. Picar as nozes, acrescentar ao pesto e temperar com sal e pimenta-do-reino.

Fonte: Tastemade

Todos os molhos citados aqui têm um custo médio de R$ 20 e rende até 400g de molho, que podem ser vendidos em potes de 200g por até R$ 25 cada.

E aí gostou das receitas? Para não perder nada, siga nossas redes sociais e ouça o podcast Negócio em Dia, disponíveis AQUI.

Qual o melhor manjericão para Pesto?

Você sabia que existem diversos tipos de manjericão que podem ser plantados em casa? Todos eles têm cores, sabores, texturas e tamanhos diferentes e podem ser usados de maneira distinta para deixar seus pratos ainda mais saborosos e surpreendentes!

Leia também  Como fazer coração de galinha?

Para plantar em casa é muito simples: basta ter um vaso, floreira ou canteiro, um local com incidência de sol (mínimo de 3 horas diárias) e um pouquinho de atenção e cuidados diários. Na hora de semear, deposite 3 sementinhas em cada buraquinho e regue com um borrifador durante os primeiros dias. Logo a sua plantinha irá começar a crescer e você poderá usar as folhas na cozinha!

Conheça aqui os tipos de manjericão que você pode ter na sua horta:

  1. Manjericão Limoncino

    Este manjericão tem um aroma irresistível de limão, deixando qualquer prato super refrescante. A planta é de médio porte, mas tem caules longos, então reserve um local da casa para que ele possa crescer livre e aromatizar a horta inteira!

  2. Manjericão Grecco a Palla

    Com folhas bem pequenas e muito perfumadas, o Grecco a Palla tem um leve sabor que lembra cravo. Esta variedade cresce em formato de mini arbusto, sendo ótima também para decoração.

  3. Manjericão Rubi

    Esse manjericão roxo tem um sabor muito característico e mais “fechado” do que os verdes. É ótimo para ser consumido tanto fresco quando em assados, omeletes, molhos e carnes.

  4. Manjericão Gennaro de Menta

    O típico manjericão italiano! Perfumado, saboroso e florido, o manjericão Gennaro é uma excelente adição a qualquer jardim aromático. Utilizado para temperar muitos pratos culinários (a típica salada de tomate com queijo mozarela é um bom exemplo), não deve ser, porém, consumido em excesso devido ao seu alto teor de estragol.

  5. Manjericão Folha de Alface

    Com folhas muito grandes (por isso o nome), o Manjericão Folha de Alface é perfeito para fazer molho pesto ou para pizzas. A variedade é perene (ou seja, você pode plantar uma vez e ficar colhendo por mais de um ano) e tem uma planta forte e bastante vigorosa, sendo muito resistente a diversas condições climáticas.

Escolheu quais vão entrar para a sua horta? Faça o pedido de sementes online em www.isla.com.br ou pelo 0800 709 5050!

Veja mais dicas de plantio para ter sucesso no plantio e não esqueça de compartilhar as fotos das suas plantas com a hashtag #minhahorta.

Onde foi criado o Pesto?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nota: Se procura pela cidade italiana homônima, consulte Pesto (cidade).

Pesto é um molho italiano, originário de Gênova, na Ligúria, norte da Itália. É composto tradicionalmente de folhas de manjericão moídas com pinhões (pinoli) de Pinus pinea, alho e sal, queijo parmesão ou pecorino ralados e no fim misturados com azeite extra virgem e temperado com pimenta preta. [1] [2]

A “receita oficial” do “pesto alla genovese” é mais restrita, mas apenas no que diz respeito à qualidade e origem dos ingredientes e à forma de o preparar: o basílico deve ser da Riviera Ligure e muito fresco, utilizando-se apenas as folhas mais novas; o azeite deve ser extra virgem, de preferência também daquela região; já o queijo pode ser, de preferência, o “Parmigiano-Regiano”, mas pode também usar-se um pecorino ou mesmo um queijo fresco de cabra; os pinhões podem ser substituídos por nozes ou avelãs. O mais importante é que os ingredientes devem ser moídos num almofariz de mármore com a mão de madeira, começando por moer o manjericão com sal grosso marinho e juntando depois os outros ingredientes; esta é a origem do nome do molho – moer, em língua italiana, diz-se “pestare”. [1]

Leia também  Benefícios da vagem

No caso de se conseguirem apenas folhas grandes de manjericão, estas podem ser primeiro branqueadas para facilitar a mistura com os outros ingredientes. [3] O pesto pode ser servido apenas com “pasta” (os “trenette”, um tipo de fettucini), lasanha ou nhoqui, ou ainda com batata cozida ou feijão verde (vagem), acompanhando outra preparação. [1]

Como conservar Pesto na geladeira?

O molho pesto pode ser armazenado na geladeira por até 15 dias. Importante: depois de transferir para um pote com fechamento hermético, cubra com uma camada de azeite – assim o manjericão não oxida.

Congele na forminha de gelo (cada cubinho dá para uma pessoa). Para descongelar: coloque o(s) cubo(s) de pesto congelado numa tigela e leve para rodar por 1 minuto no micro-ondas, em potência baixa, mexendo com uma espátula na metade do tempo.

Loja Panelinha

Tempo de preparo

Serve

Quantas calorias tem o molho pesto?

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Valor energético
135 kcal = 564kJ
7%
Carboidratos
0,5 g
0,20%
Proteínas
1 g
1%
Gorduras totais
14 g
25%

Porque o nome Pesto?

O pesto é um dos molhos mais usados e conhecidos da tradição culinária italiana. O guardião da receita original, a oficial do pesto, é o Consorzio del Pesto Genovese, que está sediado no edifício da região da Ligúria, em Génova.

Existem muitas receitas e variações regionais de pesto na Itália, mas o mais famoso no mundo é o Pesto Genovese. Conheça melhor este icónico molho italiano à base de manjericão bem como as suas variantes, regiões de origem e combinações!

O Pesto mais tradicional, também designado pesto alla genovese ou pesto verde é originalmente um molho da região da Ligúria, em Itália. O nome deriva da palavra italiana “pestare” que significa literalmente bater ou moer. O Pesto é obtido através da maceração do manjericão com o sal e azeite virgem extra com pinhões, alho, e queijo parmesão ou pecorino. Utiliza-se tradicionalmente um almofariz para preparar o Pesto, de forma a criar um molho com um sabor rico e profundo e uma textura sedosa, o que não acontece quando se usa um processador de alimentos.

O pesto não deve ser aquecido antes de misturá-lo com a massa porque o manjericão perde aroma. A melhor alternativa é misturá-lo com um pouco da água da massa, para adquirir mais cremosidade, e logo em seguida misturá-lo.

A primeira receita escrita é encontrada na Vera Cuciniera Genovese, de Emanuele Rossi (1852), e foi nomeada como Pesto d’Aglio e Basilico. Originário de Génova, na Ligúria, norte de Itália. É composto tradicionalmente de folhas de manjericão moídas com pinhões, alho e sal, queijo parmesão ou pecorino ralados e no fim misturados com azeite virgem extra e temperado com pimenta preta.

Leia também  Como desfiar frango na panela de pressão?

O Molho Pesto é versátil, além de misturado à massa é possível utilizá-lo de outras maneiras, como para temperar carnes, a sua sanduíche favorita, e como molho de saladas deliciosas.

Pesto Verde Jamie Oliver 190g Pesto de Manjericão com Alho Biológico BioOrto 180g Pesto de Manjericão Biológico BioOrto 180g Pesto de Manjericão com Trufas Savini 90g

O Pesto alla Trapanese, é uma variação siciliana do Pesto alla Genovese, típico da província de Trapani. Também é conhecido como Pesto alla Siciliana, Pesto Rosso ou Pesto Vermelho. É feito de alho, manjericão, amêndoas, queijo pecorino ralado, tomate, sal e pimenta, e temperado com azeite virgem extra. Este Molho Pesto é bastante versátil, mas existe uma receita tradicional de Sicília que se denomina como pasta cull’agghia na língua siciliana.

Pesto Vermelho Jamie Oliver 190g

O Pesto alla Calabresa, é originário de Calábria, sul de Itália. Combina pimentos fumado, tomates secos ao sol, amêndoa, queijo ralado como Parmigiano-Reggiano ou Grana Padano, uma pitada de pimenta e por fim azeite virgem extra para criar um molho maravilhoso. Ideal com Fusilli e está pronto para ser servido directamente sobre uma massa recém-escorrida. Para uma melhor condição, pode-se diluir o Pesto com uma colher de chá de leite por porção.

Para fazer a receita do molho de Pesto é preciso ter paixão e amor por cozinhar. O Pesto é uma tradição.

O que é Pesto em português?

[Culinária]

[Culinária]

Molho, geralmente para massas alimentícias, composto por uma mistura triturada de manjericão, pinhões, alho, queijo e azeite. Origem etimológica: italiano pesto.

Qual é o adjetivo gentílico de quem nasce no Cazaquistão? Não achei registros para, por exemplo, ca(s/z)aque ou casaquistanês. Cazaquistanês é a forma mais usual em Portugal para designar os naturais ou habitantes do Cazaquistão, enquanto no Brasil cazaque é a palavra mais usada. Esta última designa ainda a língua oficial do Cazaquistão, quer no português de Portugal quer no português do Brasil.

Como colocar no plural segunda via? Ex: Estou arquivando as segundas vias dos demais documentos ou Estou arquivando as segunda via dos demais documentos? O substantivo via é feminino (ex.: A via do contrato já foi emitida) e o adjectivo segundo concorda em género e número com o substantivo que modifica (ex.: No artigo segundo da nova lei; São as segundas calças que rasga na escola), pelo que o plural da locução nominal segunda via é segundas vias.

Ver todas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *