Conteúdo
- 1 Quanto tempo dura a pasta de alho?
- 2 Quanto tempo pasta de alho pode ficar na geladeira?
- 3 Qual o preço do pão de alho?
- 4 Quanto custa uma pasta de alho?
- 5 Quanto tempo dura a pasta de alho?
- 6 Quanto tempo pasta de alho pode ficar na geladeira?
- 7 Quais são os benefícios do alho assado?
- 8 Como escaldar o alho?
Quanto tempo dura a pasta de alho?
OBS: você pode conservar a pastinha de alho na geladeira por até 5 dias, num pote com fechamento hermético.
Quanto tempo pasta de alho pode ficar na geladeira?
A pasta pode ser armazenada em geladeira por uma semana, sem qualquer problema.
Qual o preço do pão de alho?
R$ 11,89 un.
Quanto custa uma pasta de alho?
R$ 6,54 un.
Quanto tempo dura a pasta de alho?
OBS: você pode conservar a pastinha de alho na geladeira por até 5 dias, num pote com fechamento hermético.
Quanto tempo pasta de alho pode ficar na geladeira?
A pasta pode ser armazenada em geladeira por uma semana, sem qualquer problema.
Quais são os benefícios do alho assado?
Feliz Ano Novo, caro cozinheiro! Começo 2019 com uma receita que, pra mim, tem tudo a ver com boas energias e renovação: alho assado com casca! Uma preparação bem simples, mas que deixa o alimento docinho e desmanchando na boca!
Não sei você, mas quando penso em alho, imediatamente me lembro dos filmes de vampiro. Popularizada através do romance do irlandês Bram Stoker, publicado em 1897, a ideia de que alho afasta esses seres fantásticos, presente no folclore da Europa Oriental, fez do ingrediente um elemento indispensável ao vampirismo no século XX.
A clássica cena em que o Dr. Abraham Van Helsing coloca um colar de alho em volta do pescoço de Lucy Westenra, na tentativa de protegê-la do conde Drácula, faz parte tanto do filme de Francis Ford Coppola quanto da genial paródia de Mel Brooks.
Aliás, em “Morto, Mas Feliz”, último longa da carreira de Brooks, o uso do alho é ainda mais evidente.
Além de espantar vampiros, fiquei sabendo, quando estive em Praga, que o alho na tradição tcheca é elemento essencial do Natal, usado para deixar as comidas especiais e ainda mais saborosas. Os tchecos acreditam que colocar uma cesta com alho embaixo da mesa durante a ceia ajuda a proteger a família.
O alho também é visto como ícone de proteção no folclore do México, de países da América do Sul e da China. E não é só isso. Em Odisseia, o épico poema da Grécia Antiga atribuído a Homero, o alho aparece como planta mágica. Ele é usado por Ulisses para fazer Circe se apaixonar por ele. Integrante da mesma família da cebola, do alho-poró e da cebolinha, esse ingrediente vem sendo usado há séculos não só na vida de cozinheiro. No Egito Antigo, as propriedades terapêuticas associadas ao alho estão descritas em papiros que datam do ano 1550 a.C..
Ou seja, a reputação de poderoso agente restaurador já é conhecida há quase 4000 anos. E nós, seres do século XXI, comendo alho de vez em nunca, né? Tudo bem, sei que ninguém merece ficar com bafo de alho.
Por falar nisso, em 1330, o mau hálito causado pelo alimento motivou Afonso XI, rei de Castela, a baixar um decreto impedindo que os cavaleiros que tivessem comido alho ou cebola de frequentar a corte por um período mínimo de um mês.
O relato curioso está lá, na página 17 do Grande Dicionário de Culinária, escrito pelo brilhante romancista Alexandre Dumas, também autor de “O Conde de Monte Cristo”, outro queridinho da minha biblioteca. Até Shakespeare, em Sonho de uma noite de verão, fez menção ao tema. No ato IV, cena II, que está na página 87, Bottom aconselha os atores a não comerem alho ou cebola para não desagradar a platéia.
E é por isso que o alho assado é uma ótima dica para a sua vida de cozinheiro. Assar o alimento faz com que ele perca aquele sabor amargo, que deixa um cheiro ruim nas mãos e na boca. A mágica acontece no forno. Quarenta minutos depois de colocado na assadeira, o dente fica dourado, desmanchando e bem docinho!
Claro, nem tudo é perfeito. A alta temperatura dá conta do odor mas também enfraque.
Como escaldar o alho?
Picado, amassado, frito ou assado. Alho é herói na cozinha para muitos e vilão pra outros tantos. Possui efeitos benéficos para o coração, propriedades que previnem resfriados. É o melhor amigo da cebola e não passa desapercebido quando cai no azeite e espalha o cheiro pela casa (a sua casa e às vezes a casa dos vizinhos também). Em parceria com a LB Alimentos o Destemperados criou uma Hot List com 10 dicas para fazer o alho brilhar nas suas receitas:
ALHO ASSADO: um preparo que além de saboroso fica lindo para decorar pratos. Corte uma tampa da cabeça do alho, tempere com uma pitada de sal e pimenta e regue com um fio de azeite. Asse em forno médio até ficar bem dourado. É um ótimo acompanhamento para carnes ou com pães e azeite para um antepasto
ALHO BRANQUEADO: escaldar o alho em água fervente por alguns segundos e em seguida colocá-lo em água com gelo alivia o sabor forte nos preparos que não vão ao fogo, como aioli e molho pesto. Retirando a parte central, quando houver, o sabor também fica mais suave 🙂
ALHO EM CONSERVA: para quem gosta de sabores marcantes, o alho em conserva é um bom aperitivo para um chope gelado ou no preparo de pratos frios, como salada de legumes e sanduíches. Uma mistura de vinagre, vinho, água, sal e açúcar é fervida com louro e pimentas. Acrescenta-se o alho por um minuto e depois de frio está pronto para ser servido
ALHO ESFREGADO NO PÃO: o pão das bruschettas italianas costuma ganhar uma camada de sabor depois de tostado: esfregue um dente de alho nas fatias ainda quentes, cubra com muçrela de búfala ou tomates picados com manjericão, um fio de azeite, uma pitada de sal e mangia!
ALHO COM CASCA JUNTO DO ASSADO: jogar alguns dentes de alho com casca na mesma travessa do assado adiciona uma camada a mais de sabor nos pratos. Ainda, o cozimento dentro da casca resulta em dentes de alho de sabor adocicado e textura amanteigada. Se amassados com um pouco de manteiga dão corpo e sabor ao molho que fica na assadeira
PESTO GENOVÊS: uma das receitas italianas mais clássicas, o pesto genovês leva um dente de alho na receita, reponsável pela profundidade do sabor do molho. O sabor acentuado do alho pode ser aliviado usando o alho escaldado em água fervente
AIOLI: o molho francês similar à maionese tem no seu preparo tradicional um dente de alho por pessoa emulsionado com ovos e azeite. É um bom molho para legumes cozidos e peixes firmes e de pouca gordura
MANTEIGA DE ALHO: é uma carta na manga para dar brilho, sabor e textura a carnes e molhos. Pode substituir a manteiga pura em algumas receitas e também rechear pães para acompanhar o churrasco
INFUSÃO NO AZEITE: para os que preferem a praticidade ao lazer na cozinha o azeite infusionado com alho poupa tempo nos preparos onde pode-se abrir mão do ingrediente picado. Coloque 3 dentes de alho em 500ml de azeite de oliva e guarde em geladeira
CHIPS DE ALHO: outro preparo para os que gostam de sabor marcante, os chips de alho acompanham bem carnes e peixes e também massas co”. Retire as informações de autoria. Utilize formato HTML com paragrafos, tabelas, listas e blockquotes quando necessário. Não utilize headers (h1, h2, h3). Não altere as palavras e lembre-se de devolver apenas as tags HTML necessárias.