como fazer polenta simples?

Como eu sei que a polenta está pronta?

O frio sempre pede uma comidinha aconchegante, quente e de sabor. E no inverno, a polenta cremosa é uma opção democrática — sua preparação é simples e com ingredientes fáceis de encontrar. O chef de cozinha Claudio Couto, do restaurante La Polenteria, em Curitiba, diz que a preparação da polenta não tem segredo. “É só saber esperar o fubá cozinhar”, afirma.

Com quase 25 anos de experiência, o chef sabe quando a polenta está pronta pelo cheiro, mas quem ainda não tem a mesma expertise, pode seguir as dicas do cozinheiro para uma polenta cremosa e com textura de maria mole — compacta e macia.

Seja o fubá de milho amarelo ou branco, a técnica para o preparo da polenta é o mesmo. A diferença, segundo o chef, está no tempo de cozimento. “O fubá amarelo costuma demorar um pouquinho mais para chegar no ponto”, explica o especialista. A qualidade do ingrediente também interfere, por esse motivo escolha um fubá fresco – só checar a data de fabricação da embalagem. Se o milho for velho, a polenta vai demorar mais para cozinhar.

O chef usa a proporção de 250 gramas de fubá para um litro de leite, dois litros e meio de caldo de galinha e 250 gramas de creme de leite. Sim, uma das dicas do chef Claudio está no uso do creme de leite.

Os ingredientes vão para a panela fria bem misturados, sem precisar refogar alho e nem cebola. “Se você começar a cozinhar o fubá do zero, sem esquentar a panela, você diminui a chances da sua polenta empelotar”, sugere.

Com o tempo, a mistura ganha corpo, sendo necessário mexer a massa de vez em quando com um fouet para que todo o fubá receba calor por igual. A cocção demora em média 40 minutos em fogo baixo.

Sem pressa, o fubá vai cozinhando. Para que esse calor atinja a mistura de forma uniforme, escolha uma panela de fundo grosso. Isso faz toda a diferença na preparação. É claro que uma fina camada vai se formar no fundo e na lateral da panela, mas é preciso controlar o fogo para que não queime.

Afinal, como saber se o fubá está cozido? O ideal é experimentar. “Se você ainda sentir os grãos do fubá, que está arenoso, ainda não está pronto”, alerta. Para uma polenta de textura delicada, o fubá precisa estar bem cozido.

Um dos segredos do chef para uma polenta com textura de maria mole está em bater o creme ainda quente no liquidificador. “Ao bater, a polenta fica com textura bem fina e suave. Se tiver algum grumo ali, vai sumir ao bater”, diz. Ao passar pelo liquidificador, a polenta vai ficar com aparência líquida, o que é normal. Ao esfriar, ela vai endurecer e mudar de consistência.

Com forno pré-aquecido a 180°C, a polenta cremosa pode ser levemente gratinada com queijo parmesão em uma travessa. O molho pode ir junto ao forno ou servido separadamente. O queijo vai criar uma casquinha crocante e adicionar uma textura a mais ao prato. Em média, 20 minutos é o suficiente para aquecer e gratinar o queijo da polenta.

No restaurante La Polenteria, o chef Claudio Couto cozinha uma grande quantidade de polenta e a porciona em potes de 350 g.

O que comprar para fazer polenta?

Se você já foi no mercado comprar farinha de milho para polenta, com certeza ficou se questionando qual a melhor farinha para fazer polenta. São várias as opções e cada uma delas resulta numa polenta ligeiramente diferente: mais suave, mais granulada, mais cremosa, mais sequinha… aqui no TudoReceitas indicamos para você qual o melhor fubá para fazer polenta ou, por outras palavras, qual fubá usar para fazer polenta de acordo com a sua preferência. Confira abaixo todas as dicas e prepare a melhor polenta do mundo em sua casa sem dificuldade!

Índice

  • O fubá mimoso é, paravelmente, a escolha mais popular na hora de fazer polenta fácil. Isto porque, como os grãos são mais finos que os restantes tipos de farinha de milho, a polenta tem mais chance de dar certo e ficar bem suave, semelhante a purê de batata. Se você gosta de polenta bem cremosa e lisinha, escolha este tipo de fubá para polenta!
  • Fazer polenta com farinha de milho em flocos, também chamada de flocão, dá certo do mesmo jeito que preparar com fubá mimoso. A diferença é que, em vez do resultado ser uma polenta bem suave, ela terá uma textura granulada. Isso não quer dizer que a polenta deu errado, é apenas outro jeito de preparar polenta. A polenta tradicional italiana é preparada com um fubá com gramatura média, ou seja, com grânulos um pouco mais grossos do que o que usamos habitualmente aqui no Brasil. Ao contrário do que acontecerá com uma polenta feita com flocão, a polenta com fubá italiano ficará mais cremosa, com mais liga. Se você gosta de polenta italiana, use fubá italiano (também chamado de farinha italiana, sêmola de milho e semolina de milho).
  • Outra opção de fubá para polenta é o fubá pré-cozido, que tem como vantagem demorar menos tempo para cozinhar. Isto significa uma polenta rápida, que você não precisa ficar mexendo durante tanto tempo mas, por outro lado, será uma polenta menos saborosa, com menos gosto de milho.

Se gostou do artigo Qual o melhor fubá para fazer polenta?, sugerimos que entre na nossa categoria de Conselhos de compra.

Como fazer polenta e não ficar amarga?

1.8 litros de água

Leia também  Como fazer brócolis refogado?

400 g de sêmola de milho (fubá fino)

2 1/2 colheres de sopa de manteiga sem sal

1 colher (sopa) de sal

Coloque a água para ferver em uma panela grande e adicione o sal e a manteiga. Em outra panela coloque água para fazer um banho Maria.

Logo que a água entrar em ebulição transfira-a para uma tigela de inox, acrescente o fubá aos poucos, mexendo bem com batedor de arame. Leve ao banho Maria e tampe a vasilha. Mexa de vez em quando para não empelotar. Este processo vai demorar uns 45 minutos. Ao final deste tempo prove para ver se a polenta está cozida. Se não estiver ela vai ter um sabor levemente amargo. Se for o caso, junte mais um pouco de água fervente e cozinhe por mais tempo, até o sabor ficar suave. Cuidar para que a água do banho Maria não seque.

Para uma polenta cremosa junte a manteiga e mexa bem – sirva imediatamente. Se a quiser mais firme, despeje numa assadeira untada e espere esfriar. Ela poderá então ser grelhada ou frita.

Pode fazer uma quantidade maior basta aumentar os ingredientes, porém, é mais fácil para mexer e cozinhar quantidades emnores, prefira fazer receitas separadas simultaneamente.

Sirva quente, podendo ser acompanhado de molho bolonhesa

Pode ser servida como um acompanhamento para outros pratos, ou pode ser servida acompanhada de molho bolonhesa

50 Minutos

Se preferir, pode usar o fubá branco, porém o tempo de cozimento é menor, e ela fica com uma consistência mais dura.

Como calcular a quantidade de polenta por pessoa?


Formatação de Conteúdo

Carnes, Aves e Peixes

A média de consumo de carnes por pessoa é de cerca de 220g. Se for um evento para mais de 50 convidados, a tendência é comer menos ainda, assim podemos reduzir para 150g por pessoa.

Frutos do Mar

Como no caso das carnes, calcule o consumo de 220g por pessoa. Se forem servidos mais pratos as porções são diminuidas. Porém tome cuidado ao servir camarões ou salmão defumado, porque a tendência é a de quantidades maiores que estes sugeridos.

Vegetais

  • Cereais: Arroz, Grãos e Lentilha servindo apenas 1 prato: 40g por pessoa.
  • Polenta: 80g por pessoa.
  • Massas: Cerca de 120g como prato principal, 50g como acompanhamento e 25g se for servir 2 ou 3 pratos.
  • Risotos: Como prato principal, 120g acompanhando uma proteina 50g.

Sobremesas

Calcule 1/2 xícara por pessoa para mousses, pudins, ou qualquer outra sobremesa que se use colher.

Tortas ou Bolos: o tamanho padrão de 25 cm deve servir de 8 à 10 pessoas

Bebidas

Alimento Preparação Porção
Filé Mignon Grelhada 120
Picanha Grelhada 120
Picanha Assada 150
Maminha Grelhada 120
Maminha Assada 150
Contra Filé Grelhada 140
Alcatra Assada 150
Alcatra Grelhada 120
Lagarto Assada 140
Fraldinha Cozida 130
Costela Cozida 250
Bisteca Grelhada 180
Moída Refogada/Assada/Cozida 120
Moída Para recheios 80
Coxa sobre coxa Assada/Frita/Cozida 220
Filé de coxa Empanada 120
Filé de frango Grelhada/Assada 120
Filé de frango Empanada 100
Peito s/ osso Para recheios 80
Chester s/ osso Assada 140
Bisteca Grelhada 180
Costela Assada/Frita/Cozida 200
Copa Lombo Grelhada/Cozida 150
Lombo Assada 150
Pernil s/osso Assada 160
Paleta Cozida/Assada 150
Pescada em Filé Grelhada 120
Pescada em Filé Empanada 100
Filé Merluza Grelhada 120
Filé Merluza Empanada 100
Leia também  Como fazer pé de moleque

Esse post foi publicado em Dicas e marcado Consumo, Porções. Guardar link permanente.

O que deixa a polenta amarga?

Na minha casa, esfriou tem polenta. Quando não está frio, tem polenta também. Esse preparo cremoso é super versátil e aqui no Panelinha você encontra diversas ideias para ir muito além do frango com polenta. Veja 32 receitas de polenta.

Mas muita gente tem medo de polenta: de queimar o braço, de a polenta empelotar, de ficar com gosto amargo… Tem solução para todos esses problemas aqui. Confira as respostas para as principais dúvidas que aparecem nas redes sociais.

Qual a diferença entre polenta e angu?

Polenta é uma receita de origem italiana, feita com sêmola de milho e finalizada com queijo parmesão e manteiga. Angu é uma receita típica brasileira, preparada com fubá mimoso e que não leva manteiga nem queijo parmesão.

Como acertar o ponto da polenta?

O que vai determinar o ponto é a proporção sêmola/líquido e também o tempo de cozimento. Para ficar mais molinha, precisa ter líquido suficiente para cozinhar a polenta sem ficar aguada (é só seguir a proporção da receita). Para ficar mais durinha, pode deixar a polenta cozinhar um pouco mais no fogo. Mas lembre-se também de levar para a geladeira para firmar.

O que fazer se ela ficou muito consistente e quero ela mais molinha?

Pode adicionar um pouco mais de líquido quente na panela (caldo de legumes, caldo de frango, leite, água). É importante que o líquido esteja bem quente ou mesmo fervente, para não empelotar.

Como deixar a polenta cremosa?

São quatro fatores que influenciam na cremosidade da polenta:

  1. Quantidade de líquido (nem muito, pra não ficar aguada; nem pouco, para não ficar dura)
  2. Tempo de cozimento (se não cozinhar o suficiente, fica arenosa)
  3. Mexer sempre com batedor de arame
  4. Finalização com manteiga e queijo (parmesão, gorgonzola, meia-cura)

A polenta fica com gosto amargo ou com gosto estranho de fubá. Como resolver?

Normalmente, o gosto estranho (gosto de sabão/amargo) vem do fubá que não cozinhou tempo o suficiente. Por isso é importante atentar para o tipo de farinha que você está usando, para saber o tempo de cozimento e a quantidade de líquido necessário para ela cozinhar. As farinhas são:

  • Sêmola de milho – É a farinha de milho moída com textura mais grossa. Perfeita para preparar a polenta à moda italiana. Também pode ser chamada de fubá italiano ou fubá para polenta.
  • Sêmola pré-cozida (ou fubá pré-cozido) – Como o nome diz, passa por um pré-cozimento para economizar tempo. Atenção: não funciona para as receitas de polenta na pressão.
  • Fubá mimoso – Tem textura bem fininha e é ideal para o preparo de massas de bolos e broas. É a base do angu. É preciso tomar um cuidado extra: como ele é bem fininho, precisa misturar bem para ele dissolver e não formar gruminhos.
  • Farinha de milho flocada – É a que se usa para preparar farofas e cuscuz.

Como faz pra não empelotar?

A água precisa estar fervendo. E a sêmola deve ser adicionada aos poucos. Os italianos têm até nome para isso: a pioggia, adicionar como se fosse o cair da chuva. É preciso mexer sempre para não formar grumos, de pref.

Como fazer polenta e não ficar amarga?

1.8 litros de água

400 g de sêmola de milho (fubá fino)

2 1/2 colheres de sopa de manteiga sem sal

1 colher (sopa) de sal

Coloque a água para ferver em uma panela grande e adicione o sal e a manteiga. Em outra panela coloque água para fazer um banho Maria.

Logo que a água entrar em ebulição transfira-a para uma tigela de inox, acrescente o fubá aos poucos, mexendo bem com batedor de arame. Leve ao banho Maria e tampe a vasilha. Mexa de vez em quando para não empelotar. Este processo vai demorar uns 45 minutos. Ao final deste tempo prove para ver se a polenta está cozida. Se não estiver ela vai ter um sabor levemente amargo. Se for o caso, junte mais um pouco de água fervente e cozinhe por mais tempo, até o sabor ficar suave. Cuidar para que a água do banho Maria não seque.

Para uma polenta cremosa junte a manteiga e mexa bem – sirva imediatamente. Se a quiser mais firme, despeje numa assadeira untada e espere esfriar. Ela poderá então ser grelhada ou frita.

8 Porções

Pode fazer uma quantidade maior basta aumentar os ingredientes, porém, é mais fácil para mexer e cozinhar quantidades menores, prefira fazer receitas separadas simultaneamente.

Leia também  Como fazer berinjela frita?

Sirva quente, podendo ser acompanhado de molho bolonhesa.

Pode ser servida como um acompanhamento para outros pratos, ou pode ser servida acompanhada de molho bolonhesa.

50 Minutos

Se preferir, pode usar o fubá branco, porém o tempo de cozimento é menor, e ela fica com uma consistência mais dura.

Como calcular a quantidade de polenta por pessoa?

Carnes, Aves e Peixes

A média de consumo de carnes por pessoa é de cerca de 220g. Se for um evento para mais de 50 convidados, a tendência é comer menos ainda, assim podemos reduzir para 150g por pessoa.

Frutos do Mar

Como no caso das carnes, calcule o consumo de 220g por pessoa. Se forem servidos mais pratos as porções são diminuidas. Porém tome cuidado ao servir camarões ou salmão defumado, porque a tendência é a de quantidades maiores que estes sugeridos.

Vegetais

  • Cereais: Arroz, Grãos e Lentilha servindo apenas 1 prato: 40g por pessoa.
  • Polenta: 80g por pessoa.
  • Massas: Cerca de 120g como prato principal, 50g como acompanhamento e 25g se for servir 2 ou 3 pratos.
  • Risotos: Como prato principal, 120g acompanhando uma proteina 50g.

Sobremesas: Calcule 1/2 xícara por pessoa para mousses, pudins, ou qualquer outra sobremesa que se use colher. Tortas ou Bolos: o tamanho padrão de 25 cm deve servir de 8 à 10 pessoas.

Bebidas:

Alimento Preparação Porção
Filé Mignon Grelhada 120
Picanha Grelhada 120
Picanha Assada 150
Maminha Grelhada 120
Maminha Assada 150
Contra Filé Grelhada 140
Alcatra Assada 150
Alcatra Grelhada 120
Lagarto Assada 140
Fraldinha Cozida 130
Costela Cozida 250
Bisteca Grelhada 180
Moída Refogada/Assada/Coz 120
Moída Para recheios 80
Coxa sobre coxa Assada/Frita/Cozida 220
Filé de coxa Empanada 120
Filé de frango Grelhada/Assada 120
Filé de frango Empanada 100
Peito s/ osso Para recheios 80
Chester s/ osso Assada 140
Bisteca Grelhada 180
Costela Assada/Frita/Cozida 200
Copa Lombo Grelhada/Cozida 150
Lombo Assada 150
Pernil s/osso Assada 160
Paleta Cozida/Assada 150
Pescada em Filé Grelhada 120
Pescada em Filé Empanada 100
Filé Merluza Grelhada 120
Filé Merluza Empanada 100

O que comprar para fazer polenta?

Se você já foi no mercado comprar farinha de milho para polenta, com certeza ficou se questionando qual a melhor farinha para fazer polenta. São várias as opções e cada uma delas resulta numa polenta ligeiramente diferente: mais suave, mais granulada, mais cremosa, mais sequinha… aqui no TudoReceitas indicamos para você qual o melhor fubá para fazer polenta ou, por outras palavras, qual fubá usar para fazer polenta de acordo com a sua preferência. Confira abaixo todas as dicas e prepare a melhor polenta do mundo em sua casa sem dificuldade!

Índice

  • O fubá mimoso é, paravelmente, a escolha mais popular na hora de fazer polenta fácil. Isto porque, como os grãos são mais finos que os restantes tipos de farinha de milho, a polenta tem mais chance de dar certo e ficar bem suave, semelhante a purê de batata. Se você gosta de polenta bem cremosa e lisinha, escolha este tipo de fubá para polenta!
  • Fazer polenta com farinha de milho em flocos, também chamada de flocão, dá certo do mesmo jeito que preparar com fubá mimoso. A diferença é que, em vez do resultado ser uma polenta bem suave, ela terá uma textura granulada. Isso não quer dizer que a polenta deu errado, é apenas outro jeito de preparar polenta.
  • A polenta tradicional italiana é preparada com um fubá com gramatura média, ou seja, com grânulos um pouco mais grossos do que o que usamos habitualmente aqui no Brasil. Ao contrário do que acontecerá com uma polenta feita com flocão, a polenta com fubá italiano ficará mais cremosa, com mais liga. Se você gosta de polenta italiana, use fubá italiano (também chamado de farinha italiana, sêmola de milho e semolina de milho).
  • Outra opção de fubá para polenta é o fubá pré-cozido, que tem como vantagem demorar menos tempo para cozinhar. Isto significa uma polenta rápida, que você não precisa ficar mexendo durante tanto tempo mas, por outro lado, será uma polenta menos saborosa, com menos gosto de milho.

Se gostou do artigo “Qual o melhor fubá para fazer polenta?”, sugerimos que entre na nossa categoria de Conselhos de compra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *