como fazer soro fisiológico caseiro?

Como fazer soro fisiológico caseira?

O soro caseiro é uma solução que consiste em 3,5 gramas de sal mais 20 gramas de açúcar diluídos em 1 litro de água filtrada ou previamente fervida. Na prática, isso significa 1 colher de chá de sal mais 1 colher de sopa de açúcar.
8 de ago. de 2023

Como fazer um soro caseiro para desentupir o nariz?

Principalmente nos dias mais secos e frios, além das dores nas articulações, outro problema comum é capaz de perturbar e incomodar as pessoas: o nariz entupido. De acordo com o Dr. Cicero Matsuyama, otorrinolaringologista do hospital CEMA, diversas razões podem causar a congestão nasal.

Sofre com o nariz entupido constantemente? Saiba como realizar corretamente a limpeza nasal com soro fisiológico. “As causas podem ser anatômicas (desvio de septo nasal, malformações da cavidade nasal) ou infecciosas e inflamatórias (hipertrofia de conchas nasais, hipertrofia de adenoide, pólipos nasais, quadros intensos de rinite alérgica e sinusite bacteriana e viárias etc)”, destaca o profissional.

Para reverter o problema, algumas soluções caseiras podem ser adotadas para descongestionar o nariz entupido e amenizar o desconforto causado no dia a dia. Segundo Matsuyama, uma das dicas é deixar o ambiente em que a pessoa irá permanecer sempre limpo e arejado.

É importante também manter as roupas limpas e, quando utilizá-las após um período prolongado no armário, a recomendação é lavá-las e, se possível, expô-las ao sol. O otorrinolaringologista ainda explica que estudos recentes demonstram que a ingestão de pequenas quantidades de mel de abelha diariamente são muito benéficas para a fisiologia nasal.

Um método prático, por sua vez, é a lavagem diária das cavidades nasais com solução fisiológica, que deve estar em temperatura ambiente. Matsuyama orienta que a seringa que vai ser utilizada não deve conter bico, pois pode provocar um trauma na pele que reveste a parte interna do nariz. O ideal é usar a de rosca, que não machuca.

O soro fisiológico pode ser comprado em farmácias, mas também é possível fazê-lo de forma caseira. “Ele pode ser utilizado com a seguinte concentração: 1 litro de água filtrada, 1 colher de sopa de sal grosso e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio”, destaca o médico, que ensina como utilizar o produto. “No adulto: a cabeça com flexão para frente, com a ponta do nariz em direção ao ralo da pia. Em seguida, abrir a boca e injetar a quantidade preconizada nas narinas. Na criança, em posição sentada, com a face voltada para frente e em plano horizontal ao chão e sempre avisá-la sobre o procedimento”, indica Matsuyama.

Para acabar com o nariz entupido, os adultos devem receber, no mínimo, 10ml em cada narina e, no caso das crianças, 5ml. O procedimento deve ser feito três vezes ao dia. “A limpeza nasal com solução fisiológica, além de promover a remoção de secreções, propicia uma melhor respiração e drenagem adequada das secreções. É recomendada para portadores ou não de doença respiratória”, final.

Como lavar o nariz com água e sal?

A lavagem nasal é um método natural de desobstrução dos seios da face. Ele é feito a partir da introdução de soluções aquosas seguras nas vias aéreas, com o objetivo de remover impurezas e aprimorar o processo respiratório.

Benefícios da lavagem nasal:

  • Limpeza do muco nasal
  • Remoção de restos celulares e crostas
  • Diminuição da inflamação das vias aéreas
  • Melhora o funcionamento dos cílios da mucosa nasal
  • Limpeza de secreções purulentas
  • Ajuda a aliviar a coriza e o prurido nas vias aéreas

Existem diversos produtos e receitas que podem ser utilizados para fazer lavagem nasal. Abaixo, você confere detalhes sobre as três principais formas de fazê-la.

Leia também  Como preparar cuca de banana com farofa?

1. Soro fisiológico

O soro fisiológico também é uma das fórmulas mais utilizadas para fazer lavagem nasal. Fácil de ser encontrado em farmácias, ele pode conter apenas uma solução simples e pura ou com conservantes. Para utilizá-lo, é só lavar o nariz com a solução algumas vezes ao dia, com o auxílio de um conta-gotas, aspirador nasal ou seringa.

2. Solução caseira com sal marinho e bicarbonato de sódio

Outra maneira de fazer a mesma solução para descongestionar o nariz é misturar 2 colheres de chá de sal marinho, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 250 ml de água fervida. Aplique o líquido já morno no nariz congestionado, até sentir alívio do sintoma.

3. Lavagem nasal convencional

A lavagem nasal convencional é feita apenas com água e sal. Aqueça 200 mililitros de água potável e misture uma colher de chá de sal. A solução salina feita dessa mistura deve ser colocada em um irrigador nasal apropriado, e você deve repetir o procedimento nas duas narinas. Enquanto faz em uma narina, mantenha a cabeça inclinada para que a água saia pelo outro lado. Ao finalizar a lavagem, expire com o nariz antes de realizar uma inspiração para limpar as narinas de qualquer resquício da solução.

Ainda tem dúvidas sobre qual dessas é a melhor opção para você? Busque o apoio de um clínico geral ou otorrinolaringologista para avaliar o seu caso.

A lavagem nasal não faz mal para adultos. O grande impasse que ronda a prática é quando adultos precisam fazer o procedimento em crianças. Como adultos são capazes de manter a respiração pela boca durante a lavagem, não existem grandes riscos. Mas as crianças podem acabar se engasgando. Por isso, é preciso ter muito cuidado na hora de fazer o procedimento em crianças. Mas, ainda assim, a prática é recomendada por pediatras, uma vez que usar soro para nariz ajuda a criança a não ficar tão incomodada para respirar, comer ou dormir.

A irrigação nasal com solução salina é um procedimento que não apresenta contraindicações ou limite de idade. Apesar de também ser usado para eliminar a obstrução nasal, os especialistas alertam que não se deve confundir lavagem nasal com o uso de descongestionantes nasais.

O uso de descongestionantes é desaconselhado pelos médicos, porque podem causar arritmia cardíaca, perfuração do septo nasal e até mesmo a morte, dependendo da quantidade usada. Além disso, seu uso pode causar dependência. A lavagem nasal ajuda a aliviar alguns dos desconfortos causados por doenças respiratórias. No entanto, o alívio d.

O que usar no lugar do soro fisiológico?

Aprenda o passo a passo de como fazer a lavagem nasal em casa com soro fisiológico ou água fervida.

A lavagem nasal é uma prática antiga de cuidado das vias aéreas superiores que se originou na tradição médica Ayurveda. A lavagem nasal é muito indicada para tratamento de rinossinusite crônica e rinite alérgica e também para tratar e prevenir infecções das vias aéreas, especialmente em crianças.

O Otorrino Marco traz, no vídeo a seguir, o passo a passo do método de lavagem nasal que pode ser realizado em casa. É importante que o procedimento seja realizado exatamente como descrito no vídeo, assim é possível fazer a lavagem de forma segura e simples.

Qual o material necessário para a lavagem nasal em casa?

  • Soro Fisiológico ou Ringer Lactato;
  • Você também pode usar água fervida (ou filtrada) para substituir as soluções acima.
  • Duas (2) colheres de chá de sal;
  • Uma (1) colher de chá de bicarbonato;
  • Uma seringa de 60 ml, ou um frasco específico (como o do vídeo a seguir), ou uma Lota (chaleirinha).

Veja no vídeo abaixo como fazer a lavagem:

As vantagens da Lavagem Nasal

Mediadores inflamatórios de doenças crônicas do nariz ou mesmo da rinite alérgica, podem ser removidos da cavidade nasal com essa lavagem. Essa remoção deixa sua cavidade nasal e os seios da face mais limpos.

Leia também  Como fazer café gelado?

O bicarbonato possui uma função enzimática que ajuda ainda mais a remover a sujeira que fica presa dentro do nariz.

A lavagem é muito segura e é utilizada no pós-operatório de cirurgias nasais, no tratamento de sinusite crônica e rinite alérgica.

É muito indicada para crianças em idade escolar, que estejam sujeitas a diversas infecções de via aérea superior de repetição. A lavagem nasal tirar todas as bactérias e vírus que podem causar essas infecções.

Então, faça uso desse método simples e muito eficaz, que também ajuda a evitar que você tome muito medicamentos no dia-a-dia.

Procurando Tratamentos para patologias das vias áereas superiores?

TIRE SUAS DÚVIDAS E/OU AGENDE UMA CONSULTA

Ainda tem alguma dúvida? Então entre em contato e agende sua consulta com o Otorrino Marco.

AS PATOLOGIAS RINOLÓGICAS

Conheça as principais doenças que afetam as vias aéreas superiores, quais seu sintomas, causas e tratamentos.

CONHEÇA O MÉDICO

Saiba mais sobre o Otorrino Marco. Sua formação, carreira e as especialidades em que ele atua.

Atendimento: Hospital IPO – Av. República Argentina, 2069 – Água Verde – Curitiba – PR.

CONTATO: (41) 3314-1500 | Whatsapp: (41) 99875-1899

Responsável Técnico: Dr. Marco Cesar Jorge dos Santos – CRM 14719 | RQE 7778.

Pode tomar soro fisiológico para diarreia?

Quando prolongada por muito tempo, evacuação excessiva pode provocar desidratação. Saiba como preparar o soro caseiro em caso de diarreia.

Muita gente não sabe, mas a diarreia é a segunda maior causa de morte de crianças no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A cada dia, 15 crianças morrem vítimas desse quadro no Brasil.

O que caracteriza a diarreia são o número excessivo de evacuações e a mudança de consistência das fezes. Ir ao banheiro muitas vezes e apresentar fezes muito amolecidas ou praticamente líquidas são sinais do problema.

Veja também: Grande parte das intoxicações alimentares ocorre por ingestão de alimentos mal armazenados em casa. Saiba como refrigerar alimentos corretamente

O principal risco é a desidratação. Para evitá-la, o paciente deve ingerir de 2 a 3 litros de líquidos por dia.

Atenção: se os sintomas persistirem por mais de 2 dias, houver sangue nas fezes ou outro sintoma (como febre, por exemplo), procure orientação médica.

Em 1 litro de água mineral, filtrada ou fervida (mas já fria), misture 1 colher de sopa de açúcar (20 g) e 1 colher de café de sal (3,5 g). Mexa bem e ofereça ao doente em colheradas ao longo do dia.

Você também pode verificar se a Unidade Básica de Saúde (UBS) próximo de sua casa fornece uma colher-padrão para preparação de soro caseiro. Essa colher tem 2 lados, um grande e um pequeno. Para preparar o soro, basta adicionar a 200 mL de água (1 copo americano) 2 medidas do lado grande de açúcar e 1 medida do lado pequeno de sal.

Qual o melhor soro para diarreia?

Última atualização em 28/09/2022

Repor os líquidos e eletrólitos perdidos é fundamental para garantir o bem-estar. Já sabemos quais os alimentos irão ajudar a controlar os episódios de diarreia e como minimizar os desconfortos causados pelos medicamentos administrados durante o tratamento, mas nem sempre é possível driblar os sintomas, e infelizmente, diarreias podem ocorrer. Nesses casos, é fundamental repor os líquidos e eletrólitos perdidos.

A opção mais indicada são as fórmulas comerciais de soro de reidratação, disponíveis em farmácias e em unidades básicas de saúde. O preparo é simples: basta misturar o conteúdo do envelope em um litro de água filtrada, sem colocar açúcar ou sal. Depois de pronto, o soro deve ser colocado na geladeira e consumido ao longo de um período de 24 horas.

Se o paciente não tiver acesso às formulações orais comerciais, pode preparar seu soro caseiro com um copo de água (200 ml), uma colher de sopa rasa de açúcar e uma colher de café rasa de sal. Ainda assim, não é a opção mais indicada para a reidratação efetiva do organismo, uma vez que a formulação caseira não dispõe da quantidade recomendada de sais minerais.

Leia também  Como fazer iogurte caseiro

Água de coco, sucos de frutas, chás, gelatina, sopas e caldos, além de água mineral, também são alternativas indicadas para a reposição de líquidos e eletrólitos, e ainda funcionam como calmante para o intestino. A recomendação é que a ingestão seja feita de forma fragmentada, entre as refeições, e mais ou menos proporcional à quantidade de líquidos que foi perdida.

Como fazer o soro fisiológico caseiro?

Atualizado: 13 de out.

Orientações importantes que todos devemos conhecer para termos uma respiração mais livre e plena!

1. Por que usar soro fisiológico para lavagem nasal?

O uso de soro fisiológico para lavagem nasal é uma forma simples e eficaz de remover secreções, poeira, alérgenos e outros irritantes que podem acumular-se no nariz. O soro fisiológico tem um pH próximo ao do líquido que normalmente se encontra nos seios nasais, o que significa que ele não irá afetar a mucosa nasal, ajudando a manter o nariz saudável, hidratado e com melhor funcionamento. Além de comprar o soro fisiológico pronto na farmácia, você também pode preparar uma solução em casa, o que pode gerar uma grande economia financeira.

2. Como preparar a solução caseira para lavagem nasal?

Para preparar soro caseiro para lavagem nasal, misture uma colher rasa de chá com sal refinado em cerca de 240ml de água filtrada ou água mineral. Se desejar, também pode adicionar uma pitada (uma colher de café rasa) com bicarbonato de sódio para ajudar a alcalinizar a mistura, diminuindo uma eventual ardência nasal. Aqueça a mistura, levemente, para deixar a lavagem mais confortável, sendo que, cerca de 10 segundos no micro-ondas já é suficiente. Para facilitar:

  • 240 ml de água filtrada ou água mineral morna
  • uma colher rasa de chá com sal refinado
  • uma colher rasa de café de bicarbonato

Alguns laboratórios fornecem, juntamente com a garrafinha tipo squeeze, envelopes com a mistura de sal com bicarbonato já pronta. Isso facilita a montagem do soro, porém, tem o custo mais elevado do que fazer a mistura em casa.

3. O que fazer para obter o melhor resultado da lavagem nasal?

O posicionamento é importante. Abaixe a cabeça em uma pia e respire com a boca bem aberta durante o procedimento. Usar um volume adequado, cerca de 120 ml de cada lado (para adultos), e usar pouca pressão também ajuda. O ideal é o soro passar de uma narina para a outra, levando a uma limpeza completa das cavidades. Depois da lavagem, podemos assoar e com vigor e sentir o grande alívio que essa medida nos traz.

4. Como lavar o nariz de crianças?

O ideal é acostumar a criança desde bem novinha. Em bebês, usar pequenas quantidades de soro, cerca de 10 ml de cada lado, sem muita pressão. Conforme a criança vai ficando mais velha, podemos usar até 60ml de cada lado. Uma estratégia é transformar o momento da lavagem nasal em uma grande brincadeira, fazendo uma atividade lúdica. Os pais também podem demonstrar como se faz neles mesmos para diminuir a estranheza da criança. É importante manter a criança sempre sentada ou em pé, com a cabeça direcionada para baixo. Não recomendamos realizar a lavagem nasal deitada, uma vez que isso aumenta a chance do soro chegar até as orelhas e causar incômodo.

5. Como se preparar para a lavagem nasal?

Recomendo deixar os ingredientes todos separados. O sal refinado deve estar em um recipiente próprio e não deve ser o que se usa para cozinhar. O bicarbonato também deve estar separado junto a uma pequen.

Qual a medida para fazer um copo de soro caseiro?

Pegue um copo de água filtrada ou fervida. Acrescente um punhado de açúcar e uma pitada de três dedos de sal. Misture bem. Você também pode utilizar a colher-medida, distribuída nos postos de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *