Como funciona o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)?

Como funciona o Sistema de Seleção Unificada Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos).

Para que serve o Sistema de Seleção Unificada?

1 – Conhecendo o Sisu

1.1 – O que é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

1.2 – Como funciona o Sisu?

O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição. O candidato faz suas opções de inscrição dentre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu, definindo se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações. Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.

Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.

1.3 – Quais as instituições e cursos participantes do processo seletivo do Sisu?

As instituições participantes e quantidade de vagas que serão ofertadas em cada processo seletivo do Sisu são disponibilizadas neste portal antes do período de inscrições.

2 – Inscrições

2.1 – Como é feita a inscrição no Sisu?

A inscrição no Sisu deverá ser realizada, necessariamente, com o número de inscrição e a senha no Enem requerido para a edição. Caso o candidato não se lembre de sua senha, deverá recuperá-la no sítio do Enem.

2.2 – É cobrada alguma taxa para a realização da inscrição?

A inscrição é feita exclusivamente pelo sistema e sem a cobrança de taxas.

Leia também  Como criar um vídeo com fotos?

2.3 – Quais os documentos necessários para fazer a inscrição no Sisu?

Para se inscrever no Sisu, o candidato precisará apenas de seu número de inscrição no Enem requerido para a edição e da senha cadastrada no exame.

É necessário, no entanto, que ao fazer sua inscrição, o candidato fique muito atento aos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Esta informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição.

2.4 – O candidato pode imprimir o comprovante de sua inscrição?

Sim, o sistema possibilita ao candidato imprimir sua inscrição.

2.5 – Depois de concluir sua inscrição, o candidato pode modificar suas opções?

Sim. É permitido ao candidato, durante o período de inscrição modificar suas opções quantas vezes julgar conveniente.

Como vai funcionar o Sisu 2023?

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que disponibiliza vagas de cursos de graduação em universidades e instituições públicas. A forma de seleção é por meio do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). No SiSU 2023/2, podem participar os estudantes que fizeram o Enem 2022, não zeraram a redação do exame e concluíram o ensino médio. O edital da segunda edição desse ano pode ser acessado aqui. A edição do primeiro semestre ofertou 226.399 vagas em 128 instituições públicas de todo o país. Foram registrados um total de 1.073.024 inscritos. Este foi o terceiro menor número de candidatos da história do processo seletivo, ficando atrás apenas das edições de 2010 e 2022. Confira as datas do SiSU 2023/2:

  • Inscrições: 19 a 22 de junho
  • Resultado: 27 de junho
  • Matrículas: 29 de junho a 4 de julho
  • Manifestação na lista de espera: 27 de junho a 4 de julho

Veja quais universidades estão participando do SiSU 2023

As inscrições para o SiSU do 2º semestre de 2023 foram recebidas entre os dias 19 a 22 de junho. O procedimento é feito na página do SiSU. Para entrar no sistema é necessário a conta gov.br. Esqueceu a senha? Veja como recuperá-la

O SiSU 2023/2 possui uma única etapa de inscrição. O candidato escolhe suas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa e opta também se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas (cotas para afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc.). Entenda como funciona a de Lei de Cotas!

Durante a inscrição do SiSU 2023, o candidato pode escolher até duas opções de vaga, indicando, em ordem de preferência, as suas opções de instituição, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência. Até o fim do prazo, os estudantes podem alterar as opções informadas, quantas vezes achar necessária, bem como cancelar a inscrição.

Leia também  Como começar uma conclusão

Finalizado o período de inscrições, é feita então a seleção dos candidatos que obtiveram melhor classificação dentro do número de vagas ofertadas. O resultado da chamada regular do SiSU 2023/2 será disponibilizado no sistema do programa no dia 27 de junho. Os convocados deverão comparecer às instituições entre os dias 29 de junho a 4 de julho para realizar as matrículas.

Os candidatos não aprovados em nenhuma das opções de vagas poderão manifestar interesse na lista de espera do SiSU 2023/2 entre os dias 27 de junho a 4 de julho. Neste caso, os estudantes deverão indicar uma das duas opções escolhidas no momento da inscrição. A convocação dos candidatos em lista de espera será feita no dia 10 de julho.

Como o Sisu escolhe a faculdade?

ESTRATÉGIAS PARA ESCOLHER UM CURSO NO SISU
1
Reflita sobre o que você quer e quais são as suas condições de vida.
2
Analise notas de corte, pesos de nota e listas de anos anteriores.
3
Trace plano A, B e C para escolher um curso.
4
Acompanhe as notas de corte parciais dia a dia e, se preciso, troque a inscrição.

Como ver a lista de aprovados no Sisu?

Candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera podem conferir o resultado no Portal Único de Acesso. O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira, 10/7, o resultado da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o processo seletivo do segundo semestre de 2023. Os candidatos podem consultar o resultado pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – Sisu. Ao realizar a busca, deve-se procurar por instituição; local de oferta; curso e grau; e turno.

A convocação por meio da lista de espera começa a partir de 10 de julho, exclusivamente, no site da instituição de educação superior selecionada pelo candidato. Na lista de espera, as instituições convocam os estudantes para efetuar a matrícula nas vagas ainda disponíveis após o resultado da chamada regular do Sisu.

O Sisu – Sistema de Seleção Unificada reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, que participam do processo seletivo vigente, a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos). A inscrição é gratuita e realizada, exclusivamente, pela internet, por meio dos serviços digitais do Governo Federal (gov.br). Podem se inscrever para o Sisu todos os estudantes que participaram da edição mais recente do Enem, antes do processo seletivo do Sistema.

Fonte: Ministério da Educação

Quando sai o resultado do Sisu?

Notícias

EDUCAÇÃO

Selecionados podem se matricular nas instituições públicas de ensino superior entre os dias 29 de junho e 4 de julho

Leia também  Lembrancinha de maternidade diferente masculina

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira (27/6), o resultado da chamada regular da segunda edição de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para verificar o resultado, o candidato deve acessar o portal oficial do Sisu e informar os dados sobre o curso escolhido.

Os selecionados podem se matricular nas instituições públicas de ensino entre os dias 29 de junho e 4 de julho, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Sisu. O processo seletivo se baseou na nota dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. Ao todo, foram registradas 578.781 inscrições em cursos ofertados nesta edição do Sisu.

LISTA DE ESPERA – O MEC também iniciou nesta terça o prazo para os não selecionados na chamada regular manifestarem interesse em participar da lista de espera, no portal do Sisu. Os interessados têm até às 23h59 (de Brasília) do dia 4 de julho para realizar o procedimento.

O candidato pode manifestar interesse na lista de espera em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer em sua inscrição no Sisu. As convocações por meio da lista de espera serão a partir de 10 de julho. As informações sobre as convocações serão fornecidas pela instituição na qual o estudante se inscreveu.

SISU – O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos).

Como ver a lista de aprovados do Sisu 2023?

✅ Foi aprovado? Verifique quais são os documentos exigidos para a matrícula na instituição de ensino em que você estudará (há universidades que aceitam o envio dos dados por meio digital; outras, apenas presencialmente). O prazo é de 29 de junho a 4 de julho.

❌ Não foi aprovado? Calma, nem tudo está perdido. Se quiser, manifeste interesse em participar da lista de espera, no período de 27 de junho a 4 de julho. Você deve escolher se deseja concorrer na 1ª ou na 2º opção de curso indicada na inscrição. Os resultados serão divulgados pelas próprias universidades.

O aluno só pode ser aprovado em um dos cursos marcados na inscrição:

Aprovado no Sisu do 2º semestre de 2023 — Foto: Reprodução/Twitter

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *