como medir a pressão?

Como saber se a pressão está alta ou baixa?

A pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue dentro dos vasos sanguíneos com a força proveniente dos batimentos cardíacos. Quando a força do sangue contra a parede das artérias é muito grande, significa que a pressão está alta. Já quando não há sangue suficiente fluindo ao cérebro e outros órgãos vitais a pressão está baixa. As duas situações apontam que algo está errado com o organismo.

Vamos entender a diferença entre uma e outra? A consulta com um especialista jamais deve ser dispensada. No entanto, aprender a identificar alguns sinais é importante porque pode ser um indício de que a saúde não vai bem e de que está na hora de fazer um acompanhamento médico ou até mesmo chamar um atendimento home care. Ter um aparelho sempre à mão para aferir a pressão ao suspeitar descontrole é bastante importante. Quando estiver superior a 140×90 mmhg, a pressão está alta e inferior a 90×60 mmgh, significa que é baixa.

A pessoa pode estar com a pressão alta e nem sempre ter sintomas, mas o normal é sentir palpitações, dor de cabeça constante, tontura, visão embaçada ou dor na nuca. Outros sintomas como enjoo, zumbido no ouvido, dificuldade para respirar e pequenos pontos de sangue nos olhos também são indicativos da hipertensão.

Quem ainda não toma medicamento e sente esses sintomas deve chamar o seu médico de confiança para verificar se realmente trata-se dessa doença. Caso já tenha sido diagnosticado, ao ter uma crise o ideal é ingerir uma dose extra do medicamento imediatamente e repousar. Se o descontrole continuar vai ser necessário receber a medicação na veia e rever o tratamento.

A hipertensão pode causar problemas graves de saúde como AVC, insuficiência cardíaca ou perda de visão. Embora não tenha cura é possível controlá-la com os remédios específicos, alimentação com pouco sal e exercício físico. Aliás, além dos fatores genéticos o excesso de sal e falta de atividade física são os principais causadores da patologia.

Leia também  Exame de gravidez laboratório preço

Também chamada de hipotensão, a pressão baixa tem alguns sintomas em comum com a hipertensão como dor de cabeça, enjoo, respiração ofegante, visão turva ou embaçada, mas a principal diferença é a falta de energia e fraqueza nos músculos, ocasionando uma sensação de desmaio, palidez e boca seca.

Na maioria dos casos não tem relação com nenhuma doença, sendo até mesmo normal em algumas pessoas. Porém, se o problema persistir acompanhado de desmaios ou tonturas pode ser um indício de desidratação, infecção, problemas cardíacos, carência de vitaminas, alterações hormonais, uso de alguns medicamentos ou hemorragia interna. Recomenda-se deitar o paciente com hipotensão e elevar suas pernas, para que o sangue circule até o cérebro, pelo menos até que o atendimento médico chegue.

Agora que você já sabe as diferenças entre uma e outra: cuide-se!

Como medir a pressão arterial manualmente?

A medida da PA deve ser realizada com o paciente sentado, com o braço despido, apoiado sobre uma superfície firme e na altura do coração, com a palma da mão voltada para cima. As pernas devem estar descruzadas, pés apoiados no chão, costas apoiadas no encosto da cadeira. O paciente deve estar relaxado.

Quais são as causas de erro na medida da pressão arterial?

Entre os erros comumente observados estão a escolha e posição incorretas do manguito, a não-estimação do nível da pressão sistólica com erro na presença de hiato auscultatório, velocidade de deflação muito rápida, colocação do manguito sobre roupas, compressão excessiva do estetoscópio deformando a artéria, a …

Qual a margem de erro do aparelho de pressão digital?

A margem de erro indicada pelo fabricante é de apenas 3 mmHg. O alcance de medida vai de 50 a 250 mmHg para a pressão arterial sistólica (PAS), de 40 a 180 mmHg para a pressão arterial diastólica (PAD) e de 40 a 160 pulsações/min (taxa de pulsação).

Como saber se o aparelho de medir pressão está certo?

Os aparelhos de medir pressão arterial (esfigmomanômetros) estão cada vez mais baratos e fáceis de se usar, e a cada dia vejo mais pessoas com um desses em casa. Muitos aparelhos são desnecessários, por isso recomendo a todo o mundo que converse com seu médico antes de comprar um. Se mesmo assim você tiver um aparelho de pressão em casa, é importante saber que ele precisa ser calibrado. Principalmente se for digital, como veremos a seguir.

Leia também  Exame de sangue gravidez sai na hora

Dois professores da USP publicaram em 2000 um artigo científico explicando muito bem como saber se o aparelho está calibrado. Recomendo a leitura a todos os profissionais de saúde, mas para a maioria das pessoas o importante é saber quando o aparelho precisa ser verificado.

Os aparelhos de coluna de mercúrio (fotografia) são mais simples nesse sentido. Quando eles não estão sendo usados, a coluna de mercúrio precisa ficar no zero. Desde que essa condição seja atendida, não é necessário conferir se o aparelho está calibrado. Por isso, os aparelhos de coluna de mercúrio são usados para conferir se os outros aparelhos estão calibrados. O problema é que o mercúrio é tóxico (se vazar), de forma que esses aparelhos estão sendo cada vez menos usados.

Outro tipo de aparelho de pressão é o chamado aneroide, com o ponteiro (fotografia). Esse é o tipo mais comum em serviços de saúde, por não conter mercúrio e por ser mais fácil de ser carregado. Não adianta conferir se o ponteiro está no zero quando o aparelho não está sendo usado. De 6 em seis meses, é necessário comparar suas medidas (de 10 em 10 milímetros de mercúrio) com as de um aparelho de coluna de mercúrio, usando um conector em Y. Quase ninguém tem um aparelho de coluna de mercúrio em casa; além disso, se o aparelho estiver descalibrado, será necessário chamar um técnico de qualquer forma.

Chegamos, então, ao aparelho de pressão digital, o preferido da maioria dos pacientes. Ele pode ser muito fácil de se usar, mas geralmente precisa ser calibrado todo mês. Esse intervalo de tempo varia de um modelo para o outro; confira o manual do aparelho. O procedimento para verificar se está calibrado é bem parecido com o do aneroide, mas o conector é um pouco diferente, e é necessário colocar o manguito ao redor de um tubo rígido. Novamente, é necessário chamar um técnico caso o aparelho não esteja calibrado.

Leia também  Teste de gravidez tem que ser com a primeira urina

Além da calibração do aparelho, existe uma série de cuidados a serem tomados para que a pressão medida realmente seja representativa da pressão arterial da pessoa. Os aparelhos digitais substituem em parte o profissional de saúde, mas alguns cuidados precisam ser tomados pela própria pessoa cuja pressão arterial está sendo medida. Para saber mais, leia o artigo Como medir a pressão arterial.

Quando dá erro no aparelho de pressão?

HC075 | Onde fica localizado o compartimento de pilhas?

Olá, tudo certo por aí? Espero que sim! 💙

O compartimento de pilhas fica sob a etiqueta da…

HC075 | O produto está apresentando uma diferença de 3 pontos a mais que o medidor analógico na medição da pressão. É um defeito ou característica?

Olá, tudo certo por aí? Espero que sim! 💙

Para melhor utilização do seu produto siga as…

HC075 | Mensagem de erro. O que fazer?

Olá, tudo certo por aí? Espero que sim! 💙

Err 0: Sem pulsação ou não há pulsação…

HC075 | Nada aparece no visor, mesmo quando a alimentação está ligada. O que fazer?

Olá, tudo certo por aí? Espero que sim! 💙

– Verifique se as pilhas foram inseridas…

HC075 | Resultados de pressão arterial estão suspeitos. O que fazer?

Olá, tudo certo por aí? Espero que sim! 💙

– A braçadeira pode não estar posicionada…

HC075 | Resultados suspeitos de batimentos cardíacos. O que fazer?

Olá, tudo certo por aí? Espero que sim! 💙

– Orientamos que não fale ou se mova durante a…

HC075 | A pulseira esta murchando durante a medição. O que fazer?

Olá, tudo certo por aí? Espero que sim! 💙

– Pode ser uma ação normal; caso a pressão arterial…

HC075 | Não funciona. O que fazer?

Olá, tudo certo por aí? Espero que sim! 💙

– Verifique se as pilhas foram inseridas de maneira…

HC075 | A pulseira não infla. O que fazer?

Olá, tudo certo por aí? Espero que sim! 💙

Verifique se a braçadeira está ajustada…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *