Como saber se um ovo está bom?

Como saber se o ovo está bom ou tá ruim?

Ninguém merece quebrar um ovo e descobrir que ele está estragado, não é mesmo? Por isso, pensando em te poupar desse problema, nós do site Receitas Nestlé vamos ensinar como saber se o ovo está bom, para nunca mais se deparar com um ovo estragado! Confira a seguir.

Uma das dicas mais comuns para saber se o ovo está bom é o teste da lanterna. Este teste super simples consiste em encostar a luz de uma lanterna na casca do ovo. Se o ovo está bom e fresco, ele irá brilhar com a iluminação da lanterna; se estiver estragado, ele ficará escuro. Os ovos que ficam iluminados, mas com uma mancha escura, indicam que o ovo está bom para consumo, mas já não está tão fresco.

Uma dica é ir verificando ovo por ovo na caixa após comprar, para saber quais são os ovos mais frescos e quais devem ser jogados fora. Assim, você pode organizar melhor sua geladeira e evitar os futuros ovos estragados.

Além de simples de fazer, você pode ainda utilizar a lanterna do próprio celular, que irá funcionar da mesma forma.

Esse teste popular e muito eficiente para saber se o ovo está bom consiste em colocar o ovo em um recipiente cheio de água. Pode ser um copo ou uma vasilha funda.

Os ovos que estão frescos devem afundar horizontalmente na água; os que ainda estão bons, mas já não estão tão frescos, podem ficar inclinados no fundo do copo; já os ovos estragados e podres devem flutuar na água.

Ambos os testes funcionam porque o ovo é um alimento composto principalmente de água e com casca porosa. Conforme o ovo vai envelhecendo, ele perde a quantidade de água em seu interior e cria uma bolsa de oxigênio. Essa bolsa de ar é responsável por fazer que o ovo flutue na água, e com que sua casca fique turva e escurecida.

A data de validade é outro ponto que não deve ser deixado de lado quando falamos em como saber se o ovo está bom.

Embora nem sempre um ovo fora da validade esteja ruim para ser consumido, esse é um grande indicativo de que os ovos desta cartela possam estar estragados.

Por isso, antes de comprar qualquer caixa de ovo, esteja sempre atento às orientações da embalagem, como a data de validade impressa. Não compre ovos que já passaram da data de validade.

Com essas dicas, saber se o ovo está bom ou estragado fica muito mais fácil! Veja essas e outras dicas aqui, no site do Receitas Nestlé! Ah, e aproveitando que você já passou por aqui, que tal dar uma olhada em algumas receitas com ovos, como Ovo Poché, Ovos Nevados e Pão com Ovo na Airfryer?

Quando o ovo flutua na água, isso indica que ele já está velho, e provavelmente estragado. Mas nem sempre um ovo que flutua está estragado. Na dúvida, você pode abri-lo para conferir.

Basta colocar a lanterna na base do ovo e verificar se ele se ilumina ou fica turvo. Se estiver iluminado, significa que está fresco; se ficar turvo, é porque já está velho ou estragado.

Sim, o teste da lanterna pode ser feito tanto com uma lanterna comum quanto com a lanterna do celular.

Como saber se o ovo está estragado depois de quebrado?

Quem nunca teve a ingrata surpresa de quebrar um ovo e descobrir que ele estava estragado? Mas como saber se o ovo está bom? Existem testes simples que dão essa resposta. Algumas técnicas permitem saber se o produto está bom para consumo antes de abri-lo, evitando mau cheiro na cozinha e receitas arruinadas.

Popular nas redes sociais, o teste da lanterna é um dos meios de como saber se o ovo está bom ou não para o consumo. O teste costuma ser rápido e ter resultado garantido, podendo ser observado com facilidade em ambientes mais escuros.

Consiste, basicamente, em encostar a luz de uma lanterna (pode ser a do próprio celular) na casca do ovo. Se o ovo estiver fresco, vai ficar totalmente iluminado, como se estivesse brilhando. Se estiver podre, ficará escurecido.

Leia também  Como fazer bobó de camarão?

“Também pode acontecer de o ovo ficar iluminado, mas com uma mancha escura. Isso indica que ele já não é tão fresco, mas ainda está próprio para consumo”, explica a nutricionista Rubia Santos, que integra o Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná (CRN-PR).

“Muitas vezes, com a luz da lanterna, também é possível ver ramificações avermelhadas dentro do ovo. É sinal de que ele está fecundado”.

Os ovos têm a casca porosa e são compostos por água. O brilho depende, segundo Rubia, da quantidade de líquido que o produto contém. Os ovos mais frescos têm bastante água, que permite passar a luz. Já os ovos em estado de putrefação, perderam água e acumularam oxigênio. “Quando o ovo não fica brilhante com a luz da lanterna, é por que ocorreram trocas gasosas e ele tem compostos de enxofre, que causam mau cheiro quando a casca é quebrada”, explica.

Outro jeito de como saber se o ovo está bom é por meio do teste da água. Muito conhecido e usado pelas donas de casa, nesse teste o ovo é imerso em um copo ou vasilha cheia de água. Se ele estiver bom, vai afundar de modo horizontal.

Se não for fresco, mas ainda adequado ao consumo, irá ficar levemente inclinado. Se boiar, está velho e possivelmente estragado. O que determina uma coisa ou outra também é a quantidade de líquido presente dentro do produto.

Porém, e apesar da eficácia dos testes, o melhor parâmetro para evitar contaminação é quebrar o ovo em um recipiente separado e observá-lo. Isso, de acordo com pesquisadores da área de Microbiologia e Segurança Alimentar da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto (UCP), é o que garante de forma mais segura que o ingrediente esteja livre de bactérias e próprio para consumo.

Um ovo coletado dentro do período de uma semana tem a gema bem redonda e a clara firme, brilhante, gelatinosa e com aroma que lembra cloro. Também é normal que parte da clara seja mais líquida, se espalhando mais facilmente e formando um segundo aro ao redor da gema. Fresco, conforme explicação do chef João Soto, o ovo costuma pesar entre 50 e 80 gramas, enquanto um não tão fresco tem peso de 90 a 130 gramas.

Pode comer ovo depois da data de validade?

Por vezes, as datas de validade são apenas indicadores de qualidade. Não significa logo que um produto está estragado. É o que acontece com os ovos, por exemplo. A data pode já ter passado e os ovos continuam bons para serem consumidos.

O portal Reader’s Digest, tentou perceber o que pode acontecer a quem come ovos fora do prazo de validade. Uma das questões trata-se de perceber se o ovo está ou não estragado. Se notar alguma coloração ou cheiro depois de abrir, o melhor é não cozinhar.

De uma forma rápida pode também fazer o teste num copo com água. Se for ao fundo, indica que está bom. Já se boiar é sinal que se formou ar no interior e que não o deve consumir.

A data de validade é indicativa e está tanto nas caixas como marcada nos próprios ovos. Comer ovos fora do prazo não é sinal, à partida, que estejam estragados, por isso podem ser usados para cozinhados.

Só se estiverem estragados é que será problemático. A salmonela é uma das consequências. Segundo o portal, os efeitos como diarreia, vómitos e febre podem demorar entre 12 a 72 horas.

Se permanecerem entre quatro a sete dias, pode ter criado alguma inflamação mais grave. É raro, mas pode acontecer. O melhor, nesta situação, é consultar um médico.

Todas as Notícias. Ao Minuto.

Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.

Descarregue a nossa App gratuita.

Quando a casca do ovo cozido gruda?

Ao cozinhar ovos, muitas pessoas reclamam da dificuldade de descascá-los e boa parte da clara vai junto na tentativa. Alguns ovos parecem ser mais “desafiadores” do que outros, e o resultado dos ovos cozidos “resistentes” nunca é muito bom. Mas, por quê?

Isso tem a ver com quão fresco o ovo é: quanto mais fresco, mais difícil de se retirar a casca quando cozido. Isso porque, na medida em que o tempo passa, mudanças químicas e físicas ocorrem nos ovos, muitas delas para ajudar o pintinho a quebrar a casca quando ele estiver formado. Em outras palavras, quanto mais velho o ovo for, mais propenso para se quebrar ele estará. Está aí a explicação.

Sendo fresco ou velho, temos uma dica infalível de como descascar ovo cozido para que ele saia inteiro. Segundo o site Mother Nature Network, a dica está em adicionar bicarbonato de sódio na água do cozimento. Uma das mudanças que ocorre com um ovo ao longo do tempo é o fato de ele se tornar alcalino (mais básico).

Leia também  Como colocar o link do whatsapp na bio do instagram?

O efeito disso é fazer com que a albumina, que é a proteína encontrada na clara, fique mais compacta nessa parte do ovo e menos presa à casca. Então, você pode deixar o ovo envelhecer naturalmente ou você pode colocar um pouco de bicarbonato de sódio para agilizar o processo.

Use uma colher de chá em um recipiente médio com água fria. A água com bicarbonato passa pela casca e o ovo ficará mais solto da casca, facilitando o processo. Conheça outra dica e o passo a passo de como descascar ovo cozido rapidamente, usando um choque térmico:

  • Coloque os ovos em uma panela com água fria.
  • Leve ao fogo alto e deixe a água ferver.
  • Quando a água estiver fervendo, desligue o fogo e tampe a panela.
  • Deixe descansar por 10 minutos.
  • Após esse tempo, transfira os ovos para um recipiente com água gelada e gelo.
  • Deixe-os esfriar por alguns minutos.
  • Em seguida, bata o ovo em uma superfície dura para quebrar a casca.
  • Role o ovo suavemente para que a casca saia facilmente.

Como saber se um ovo está estragado?

O g1 pôs à prova testes que estão em bombando no TikTok para saber se eles funcionam: assista no vídeo acima.

Como fazer: encoste a luz de uma lanterna, que pode ser a que tem no celular, próximo da casca do ovo.

Dica: para facilitar a observação faça o teste em ambientes mais escuros.

O que observar? Se o ovo estiver podre, ficará escurecido. Isso ocorre porque os ovos neste estado já perderam água e acumularam oxigênio, segundo o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Elsio Figueiredo, especialista na produção de suínos e aves.

Também verifique se tem algum tipo de rachadura ou quebra na casca. Neste caso, a orientação é para não consumir o produto, já que o alimento fica exposto a fungos e bactérias que podem ser prejudiciais à saúde.

Na fábrica de conserva é utilizado um equipamento com luz que é obrigatório na inspeção sanitária e funciona como uma espécie de “radiografia” do ovo.

O processo na câmara de ovoscopia permite identificar defeitos como: manchas, rachaduras na casca ou desenvolvimento embrionário na gema.

Inspeção dos ovos utilizando o processo na câmara de ovoscopia

Teste feito com ovos e recipientes com água para saber se estão estragados

Como fazer: antes de quebrar a casca, mergulhe o ovo em um copo ou um recipiente fundo com água.

O que observar? Se o ovo estiver bom, vai afundar. Se boiar, o alimento possivelmente está estragado.

Por que isso acontece? O que determina o resultado do teste é a quantidade de líquido dentro do ovo. Quando os ovos não são bem acondicionados ou ficam em áreas quentes, ocorre a perda de umidade e de água pela porosidade da casca.

“Isso faz aumentar a câmara de ar dentro do ovo. Se não tem embrião do pintinho, ela fica leve e aí boia quando faz o teste em copo com água”, afirma Figueiredo.

E no teste do g1? Por que os ovos ficaram no fundo do copo? No caso, o ovo com menos de uma semana e outro com 30 dias não tiveram comportamentos diferentes por conta das boas condições de conservação e também podem ter cascas com paredes mais espessas que acaba aumentando a durabilidade, afirma o pesquisador.

Dica: O problema da conservação dos ovos está relacionado com a temperatura ambiente e a umidade.

“Quando são acondicionados de forma refrigerada com umidade e temperatura controlada, eles têm uma durabilidade bem alta”, explica o pesquisador da Embrapa.

Saiba como diferenciar os tipos de ovos; confira no vídeo.

Ovo caipira, orgânico, convencional e enriquecido: g1 explica as diferenças.

O Que ovo podre pode causar?

Como saber se o ovo está estragado? 4 truques podem te ajudar

Ok, mas como saber se o ovo está estragado? Segundo o chef Paulo Pecora, em entrevista ao Band Receitas, o estado da gema e casca são fatores importantes para serem avaliados e, assim, determinar a saúde dos ovos. “Um ovo que não tem uma gema firme está estragado ou estragando, por exemplo”, diz. “O estragado já não existe nem gema”, explica.

O cheiro forte e azedo é a forma mais comum de identificar um ovo podre.

Como o chef adiantou acima, gemas inconsistentes, de aspecto incomum ou ausência da mesma pode identificar um ovo estragado.

Cascas muito escuras, manchadas demais ou com aspectos em relevos incomuns também podem ser indicativos de ovo vencido.

Leia também  Cores que combinam com roxo

O chef Paulo ensina um truque fácil para auxiliar na identificação de ovos estragados, o qual consiste em colocar os ovos em uma bacia com água. Aqueles que boiarem estão velhos, possivelmente estragados e devem ser descartados.

Paulo ressalta que o teste deve ser realizado de forma rápida, uma vez que, por causa da porosidade da casca do ovo, ela pode absorver a água e intervir no teste.

Outra indicação do chef é de quebrar os ovos um a um, de forma separada.

Vai usar o ovo cru no preparo? Atente-se às dicas extras do chef: “Mesmo trabalhando com o ovo cru, você precisa cozinhá-lo ‘dentro’ da receita. Por exemplo, para fazer um glacê, o indicado é a moda francesa, em que se cozinha a clara”, diz. “Ou a versão italiana do glacê, em que se adiciona calda de açúcar quente na receita”, explica.

Quanto tempo leva para o ovo ficar podre?

Consumo consciente e alimentação têm tudo a ver. Atualmente, o desperdício de comida não tem mais espaço nas casas dos brasileiros e, para driblar a situação, existem vários cuidados que devem ser tomados. O primeiro é evitar a compra de ingredientes desnecessários e sempre analisar a data de fabricação de cada item, como a validade do ovo.

Já sabemos muito bem que esse é um dos alimentos mais consumidos e presentes à mesa dos brasileiros. Isso porque apresenta alto teor nutritivo, é fácil de preparar e agrada a diferentes paladares. Eles podem ser cozidos, fritos, mexidos, e também aparecem em diversas receitas de doces e bolos.

Então, se você deseja aproveitar ao máximo o sabor e os benefícios nutricionais desse alimento, será necessário saber identificar se está próprio para o consumo. Mas, afinal, você sabe como se confere a validade do ovo? Para descobrir a resposta para essa e muitas outras questões, continue a leitura e anote nossas recomendações!

Muito consumido em todo o mundo, o ovo é um alimento extremamente saudável e tem altíssimo valor nutritivo. Porém, o que pouca gente sabe é que os ovos têm, sim, um prazo de validade e não podem ser guardados por muito tempo fora da geladeira.

A recomendação é sempre observar a data de vencimento — devidamente sinalizadas na embalagem do produto. Normalmente, o ingrediente apresenta validade de até 60 dias, sob boa refrigeração. Esse prazo é contabilizado a partir do dia da postura. Agora, sem a devida refrigeração, a estimativa pode variar, especialmente, durante o verão, que é quando os cuidados devem ser reforçados.

Além do prazo de validade, devem ser observados também a aparência e consistência do ovo. Com essa observação, será mais fácil utilizar um insumo de qualidade e pronto para o consumo seguro.

Como falamos, muito além do prazo de validade, é necessário prestar atenção a outros detalhes para saber se o alimento ainda pode ser consumido. Desse modo, você terá maior segurança na hora de preparar as suas refeições, evitando ainda, o desperdício ou até incômodos de saúde.

O lado bom? Existem vários truques culinários, praticados por donas de casa e até chefs de cozinha, que também podem ser levados para a sua casa e rotina. Veja quais são eles!

Aqui, será preciso fazer um teste rápido, comprando um ovo fresco e comparando com aquele que está guardado na geladeira há um tempo. É bem simples: quebre cada ovo em um prato diferente e, em seguida, analise a gema e a clara.

É necessário verificar se a gema está devidamente centralizada — o que indica que o ovo está bom. Você também pode observar a consistência da clara. As mais frescas são bem firmes e muito parecidas com uma gelatina. As velhas, porém, se espalham facilmente no prato, apresentando uma consistência quase líquida.

Após quebrar o ovo, é possível conferir se o alimento está bom para o consumo por meio do peso. Normalmente, um ovo extremamente fresco pode pesar entre 50 até 80 gramas.

Em contapartida, aqueles que não são tão frescos assim ten.

O que significa ovo podre?

Qualquer outra coloração que o ovo tenha ou, ainda, pontinhos pretos ou verdes são sinal de alerta. Jogue-o fora! Quanto ao cheiro, o ovo podre tem um aroma bem característico. Caso ainda não tenha sentido, o cheiro é sulfuroso e é possível sentir assim que o ovo é quebrado (às vezes até antes).
6 de jun. de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *