Quais são os feriados no calendário de 2024?

Quais são os feriados do ano de 2024?

O ano já está acabando e tudo que se pensa agora é como será o próximo. E nesse planejamento, não pode faltar saber quantos e quais serão os feriados de 2024.

Antes de mais nada, é bom salientar que serão apenas três feriados prolongados no próximo ano, o que pode atrapalhar um pouco os planos de quem precisa de mais dias de folga. No entanto, existem diversos pontos facultativos que podem facilitar a gestão da sua equipe.

Então, se você quer planejar as entregas do próximo ano ou ficar sabendo quando vai ser algum evento específico, vamos te passar todos os principais feriados nacionais de 2024. Confira!

Além de planejar o seu descanso e também da sua equipe, saber quais serão os dias de feriado é fundamental para quem é líder de conteúdo e precisa começar a pensar nas estratégias da empresa para o ano.

Então, primeiramente, já vamos falar quais serão os 10 principais feriados de 2024, sendo que metade deles caem em finais de semana:

  • 1 de janeiro – Ano Novo
  • 25 de fevereiro – Carnaval
  • 12 de abril – Sexta-feira Santa
  • 21 de abril – Tiradentes
  • 1 de maio – Dia do Trabalho
  • 15 de agosto – Nossa Senhora da Assunção
  • 7 de setembro – Independência do Brasil
  • 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida
  • 2 de novembro – Finados
  • 25 de dezembro – Natal

Existem diversas datas que são consideradas feriados em cidades e estados específicos. No entanto, não existe uma regra constitucional que as define como feriado nacional, sendo pontos facultativos.

Os pontos facultativos são, normalmente, datas importantes, comemoradas em diversos locais e que podem ser relacionadas a fatos históricos ou religiosos. Mas, segundo Legislação Trabalhista, as empresas não têm a obrigação de concedê-los como dia de folga.

Nesses casos, se o colaborador terá folga ou não ficará a critério do contratante. Para órgãos públicos, quem define os pontos facultativos são municípios e estados.

Alguns dos principais pontos facultativos são: Corpus Christi (30 de Maio), Dia do Servidor Público (28 de Outubro) e o Carnaval.

O Carnaval de 2024 cai nos dias 12, 13 e 14 de Fevereiro. O que muita gente não sabe é que nenhum desses dias é considerado de fato feriado no país todo.

Na verdade, eles são considerados feriados em alguns estados como o Rio de Janeiro e em algumas cidades, como Manaus. No entanto, para o restante do país esses dias são pontos facultativos e, na quarta-feira após as 14h, viram dia útil novamente.

Já para 2025, teremos os feriados e pontos facultativos que falamos anteriormente nas seguintes datas:

  • 1 de janeiro – Ano Novo
  • 25 de fevereiro – Carnaval
  • 12 de abril – Sexta-feira Santa
  • 21 de abril – Tiradentes
  • 1 de maio – Dia do Trabalho
  • 15 de agosto – Nossa Senhora da Assunção
  • 7 de setembro – Independência do Brasil
  • 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida
  • 2 de novembro – Finados
  • 25 de dezembro – Natal

Quer impulsionar o RH da sua empresa? Na Gupy, você encontra um ecossistema completo de soluções para o seu time de Recursos Humanos. Do recrutamento à admissão de pessoas colaboradoras, até a retenção, treinamento, desenvolvimento e engajamento desses talentos. Clique abaixo e agende uma demonstração gratuita para conhecer o Ecossistema de Produtos Gupy!

Quantos feriados tem no ano de 2024?

Se você é empreendedor, saiba que os feriados 2024 são excelentes oportunidades para aumentar o número de vendas do seu negócio. Nessas ocasiões, você pode usar estratégias de marketing para criar campanhas temáticas.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Mas você também pode aproveitar os feriados 2024 para descansar e, quem sabe, até planejar uma viagem. Por isso, vale a pena organizar sua agenda para não ter imprevistos.

Continue a leitura e conheça os principais feriados nacionais em 2024 e comece já a se programar!

Em 2024, oito feriados vão cair em dias úteis da semana — principalmente nas segundas, quintas e sextas-feiras. Outros quatro vão cair nos finais de semana — três no sábado e um no domingo.

Confira a lista com os principais feriados 2024!

O ano novo, comemorado no dia 1º de janeiro, é uma data comemorada mundialmente. Ela é acompanhada por muitas festas que começam na virada do dia 31 para o primeiro dia do ano seguinte.

Para celebrar a ocasião, é comum que as pessoas façam receitas típicas para o período. Pratos que podem ser incluídos dentro do seu cardápio para aproveitar o momento.

Em 2024, a virada acontece entre domingo (31) e segunda-feira (1). Ou seja, o ano já abre com um feriado.

A festa popular é um marco da tradição e cultura brasileira, celebrando nossas belezas nacionais, música, festividade e receptividade. Não é à toa que, em 2020, último carnaval regular no Brasil, a RioTur registrou a chegada de 2,1 milhões de turistas.

Leia também  Banqueta alta com encosto

O carnaval 2024 ocorre entre 10 a 13 de fevereiro. Essa festa vai se destacar por ser oficialmente o primeiro carnaval após o fim da pandemia da Covid-19, declarada pela OMS.

A Quarta-feira de Cinzas é um feriado religioso, marcando o início da Quaresma. Em 2024, a Quarta-feira de Cinzas será celebrada em 14 de fevereiro.

Esse dia é significativo para os cristãos, especialmente os católicos, pois simboliza um período de reflexão, penitência e preparação espiritual para a Páscoa.

A Sexta-feira Santa, também conhecida como Paixão de Cristo, acontecerá no dia 19 de março de 2024.

Nessa data, os cristãos têm como tradição o hábito de não consumir carne vermelha. Opções vegetarianas e de carne branca, como peixes, são preferidas nesse período.

A páscoa 2024 será comemorada no dia 31 de março. Esse feriado é uma das datas mais importantes do calendário religioso e é comemorado em todo o mundo pelos cristãos.

Uma tradição da páscoa é a troca de ovos de chocolate. Por isso, quem trabalha com confeitaria pode investir em produtos divertidos e saborosos para aproveitar ao máximo essa data.

O feriado de Tiradentes em 2024 acontecerá em um domingo. Celebrado no dia 21 de abril, a data marca uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier.

É também uma celebração da Inconfidência Mineira, um marco para a trajetória de independência do Brasil.

O dia 1º de maio, dia do trabalho, acontecerá em uma quarta-feira em 2024. Essa data marca uma celebração de conquistas trabalhistas no Brasil.

Por ser no meio da

Quais são os feriados que não pode trabalhar 2024?

Se 2023 tem sido um ano amigável para quem gosta de um feriado prolongado, o ano que vem pode deixar os brasileiros bastante frustrados. É como diz o ditado “não há mal que para sempre dure e nem bem que nunca se acabe”: o segundo semestre de 2024 terá três de seus cinco feriados em finais de semana. Os dias 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro cairão em um sábado. Sendo assim, os únicos feriados do segundo semestre do ano que vem serão o da Proclamação da República (15 de novembro) e o Natal (25 de dezembro), que caem em uma sexta-feira e quarta-feira, respectivamente.

E não para por aí: o ano inteiro de 2024 terá somente dois feriados prolongados (com pontos facultativos). São eles o Carnaval (12 e 13 de fevereiro, segunda e terça) e Corpus Christi (30 de maio, quinta-feira).

Diferentemente dos outros anos, em 2024 o Carnaval cairá no meio do mês de fevereiro. A data ficou marcada para os dias 10, 11, 12 e 13, contando sábado, domingo, segunda e terça-feira. A quarta-feira de cinzas, data que simboliza o da folia de Carnaval e o início da Quaresma para a Igreja Católica, ficou marcada para o dia 14 de fevereiro.

Para quem já gosta de se preparar para uma possível viagem na data, é bom ter atenção: Em 2023, a cidade de São Paulo tinha expectativa de 15 milhões de pessoas para a folia, assim como nos finais de semana anterior e posterior, com mais de 500 blocos.

Qual é a data do carnaval de 2024?

Em 2024, a Marquês de Sapucaí será palco para o maior espetáculo da Terra novamente. A Avenida no Centro do Rio receberá os desfiles das escolas de samba da Série Ouro e do Grupo Especial, respectivamente. Os grandes eventos de carnaval estão previstos para começar no dia 9 de fevereiro e se estendem até o dia 14, a Quarta-feira de Cinzas. Já o carnaval de rua, com os tradicionais blocos, têm programação em dezembro de 2023, com ensaios e eventos. Em janeiro e no início de fevereiro, já deve haver cortejos de grandes blocos pelas ruas da cidade.

Na sexta-feira, dia 9 de fevereiro, desfilarão na Sapucaí as primeiras escolas da Série Ouro do carnaval carioca: União do Parque Acari, Império da Tijuca, Acadêmicos de Vigário Geral, Inocentes de Belford Roxo, Estácio de Sá, União de Maricá, Acadêmicos de Niterói e Unidos da Ponte.

No dia 10, sábado, desfilam as outras escolas da Série Ouro: Sereno de Campo Grande, Em Cima da Hora, Arranco, União da Ilha do Governador, Unidos de Padre Miguel, São Clemente, Unidos de Bangu e Império Serrano.

No domingo, dia 11, começam os desfiles do Grupo Especial das escolas de samba. Entram na avenida: Unidos do Porto da Pedra, Beija-Flor de Nilópolis, Acadêmicos do Salgueiro, Acadêmicos do Grande Rio, Unidos da Tijuca e Imperatriz Leopoldinense.

Na segunda-feira, dia 12, as últimas seis escolas da elite do carnaval do Rio fecham a Sapucaí. São elas: Mocidade Independente de Padre Miguel, Portela, Unidos de Vila Isabel, Estação Primeira de Mangueira, Paraíso do Tuiuti e Unidos do Viradouro.

Na terça-feira, dia 13, quando é feriado no Estado Rio, há cortejos de blocos na capital.

Na Quarta-feira de Cinzas, dia 14, será realizada a apuração dos desfiles das escolas de samba co carnaval carioca.

No Rio de Janeiro, a terça-feira de carnaval é feriado em todo o estado em razão da Lei 5243/2008. Por isso, o empregado tem direito a folga neste dia. Por tradição, não se costuma trabalhar na segunda-feira de carnaval, mas não há previsão em lei sobre isso.

Leia também  Como fazer geleia de amora

Em outros estados, a terça-feira de carnaval pode não ser feriado. Mas vele checar se o sindicato da sua atividade profissional tem algum acordo ou convenção coletiva em que esteja prevista a data como folga.

Se no estado em que você mora não for feriado, você pode ter que trabalhar durante o carnaval. Em outros estados e cidades, o carnaval não está previsto em lei como feriado, e é ponto facultativo.

A Quarta-feira de Cinzas não é feriado, mas tradicionalmente as atividades são retomadas após o meio-dia.

39 fotos

Foliões capricham no figurino e na animação na hora de ir para as ruas.

O que vai acontecer no ano de 2024?

6 nov

2023

– 09h52

(atualizado às 14h01)

Ano 8Foto: Freepik / Personare

Falta pouco para começarmos o Ano 8 da Numerologia. O cálculo da Numerologia de 2024 é simples: resulta da soma dos algarismos do ano 2+0+2+4 = 8. Dessa forma, os significados do número regente do ano dizem muito sobre as previsões e os simbolismos do que viveremos de janeiro até o dia 31 de dezembro de 2024.

Prepare-se para uma série de mudanças e desafios que moldarão nosso percurso durante todo o próximo ano. A seguir, para você já ir aquecendo para o que vem por aí, compartilhamos 8 curiosidades sobre o Ano 8.

São informações e previsões gerais, que devem repercutir no coletivo. Mas para saber qual número rege você em 2024, conheça aqui seu Mapa do Ano, que considera seu nome e data de nascimento, com previsões personalizadas.

Um dos principais temas que emergem do número 8 é o poder. Por isso, o poder pessoal, a autoridade e a tomada de decisões serão enfatizados. Nesse sentido, este é um ano para assumir responsabilidades e agir com competência e justiça.

Cada escolha que fizermos terá consequências visíveis, e o número 8 torna essas consequências explícitas. Portanto, é hora de usar nosso poder de decisão construtivamente e trabalhar em direção a objetivos construtivos em todas as áreas da vida.

Liderança será um dos principais temas do Ano 8. Por isso, 2024 pode revelar líderes que usam seu poder de maneira construtiva, implementando programas sociais e beneficiando a sociedade.

Mas também pode haver líderes que abusam do poder, tomando decisões autoritárias e repressoras. A atenção estará voltada para as figuras de autoridade e como elas exercem seu poder.

O número 8 está associado à justiça e às leis. Isso pode indicar um foco nas questões legais e na reforma das leis. Pode haver mudanças em legislações e regulamentações, tornando-as mais rigorosas, e isso pode afetar questões como imigração e fronteiras.

Tanto o número 2 quanto o número 4 que compõem os algarismos do ano de 2024 estão relacionados à segurança, seja emocional, familiar ou material. Portanto, as pessoas tendem a ficar mais preocupadas em garantir a estabilidade em suas vidas, relacionamentos e finanças.

Anos regidos pelo número 8 costumam trazer instabilidade financeira, com altos e baixos nos mercados. Por isso, é importante enfrentar os desafios financeiros com consistência e dedicação.

O que também pode ser uma oportunidade para aprender a administrar melhor as finanças e planejar para o futuro. No Mapa do Ano, você recebe uma análise completa para sua Carreira e Finanças em 2024.

Especificamente para o Brasil, 2024 pode ser um ano de crescimento e fortalecimento de suas estruturas internas. É um momento.

Quais são os feriados do ano de 2024?

O ano já está acabando e tudo que se pensa agora é como será o próximo. E nesse planejamento, não pode faltar saber quantos e quais serão os feriados de 2024.

Antes de mais nada, é bom salientar que serão apenas três feriados prolongados no próximo ano, o que pode atrapalhar um pouco os planos de quem precisa de mais dias de folga. No entanto, existem diversos pontos facultativos que podem facilitar a gestão da sua equipe.

Então, se você quer planejar as entregas do próximo ano ou ficar sabendo quando vai ser algum evento específico, vamos te passar todos os principais feriados nacionais de 2024. Confira!

Além de planejar o seu descanso e também da sua equipe, saber quais serão os dias de feriado é fundamental para quem é líder de conteúdo e precisa começar a pensar nas estratégias da empresa para o ano.

Então, primeiramente, já vamos falar quais serão os 10 principais feriados de 2024, sendo que metade deles caem em finais de semana:

  • 1 de janeiro – Ano Novo
  • 21 de abril – Dia de Tiradentes
  • 1 de maio – Dia do Trabalho
  • 7 de setembro – Independência do Brasil
  • 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida
  • 2 de novembro – Finados
  • 15 de novembro – Proclamação da República
  • 25 de dezembro – Natal

Existem diversas datas que são consideradas feriados em cidades e estados específicos. No entanto, não existe uma regra constitucional que as define como feriado nacional, sendo pontos facultativos.

Os pontos facultativos são, normalmente, datas importantes, comemoradas em diversos locais e que podem ser relacionadas a fatos históricos ou religiosos. Mas, segundo Legislação Trabalhista, as empresas não têm a obrigação de concedê-los como dia de folga.

Nesses casos, se o colaborador terá folga ou não ficará a critério do contratante. Para órgãos públicos, quem define os pontos facultativos são municípios e estados.

Alguns dos principais pontos facultativos são: Corpus Christi (30 de Maio), Dia do Servidor Público (28 de Outubro) e o Carnaval.

Leia também  Quem tem direito ao auxílio maternidade: descubra as condições para receber o benefício.

O Carnaval de 2024 cai nos dias 12, 13 e 14 de Fevereiro. O que muita gente não sabe é que nenhum desses dias é considerado de fato feriado no país todo.

Na verdade, eles são considerados feriados em alguns estados como o Rio de Janeiro e em algumas cidades, como Manaus. No entanto, para o restante do país esses dias são pontos facultativos e, na quarta-feira após as 14h, viram dia útil novamente.

Já para 2025, teremos os feriados e pontos facultativos que falamos anteriormente nas seguintes datas:

  • 1 de janeiro – Ano Novo
  • 21 de abril – Dia de Tiradentes
  • 1 de maio – Dia do Trabalho
  • 7 de setembro – Independência do Brasil
  • 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida
  • 2 de novembro – Finados
  • 15 de novembro – Proclamação da República
  • 25 de dezembro – Natal

Quer impulsionar o RH da sua empresa? Na Gupy, você encontra um ecossistema completo de soluções para o seu time de Recursos Humanos. Do recrutamento à admissão de pessoas colaboradoras, até a retenção, treinamento, desenvolvimento e engajamento desses talentos. Clique abaixo e agende uma demonstração gratuita para conhecer o Ecossistema de Produtos Gupy!

Quantos feriado vai ter em 2024?

Faltando poucos meses para a virada do ano, muitos brasileiros já pensam nos planos para 2024. Pensando nisso, confira lista dos feriados nacionais e pontos facultativos previstos para o ano que vem.

Entre os nacionais, apenas três feriados vão ser prolongados, isto é, quando será possível emendar com o final de semana. São eles: o da Confraternização Universal, em 1 de janeiro; o da Paixão de Cristo, em 29 de março; e o da Proclamação da República, no dia 15 de novembro.

Vale salientar que o calendário oficial, com feriados nacionais e pontos facultativos, deve ser divulgado pelo Governo Federal, a partir de dezembro deste ano. Veja abaixo a lista dos feriados e pontos facultativos para 2024:

Feriados nacionais:

  • Confraternização Universal – 1 de janeiro
  • Paixão de Cristo – 29 de março
  • Proclamação da República – 15 de novembro

Pontos facultativos:

Fonte: Em tempo

Data: 02/10/2023

Que Dia vai ser o carnaval de 2024?

Saiba quando será o feriado mais esperado pelos brasileiros (Foto: Banco de Imagens)

Uma das principais festas do Brasil, o Carnaval é um dos feriados mais esperados do Brasil. Tanto que há o famoso dito popular que o ano só começa depois dessa data. A saber, para 2024, já há dias definidos para que a festa comece e termine.

Continua depois da publicidade

Então, se você quer se organizar para alguma viagem, ou já se planejar para os festejos. Siga a leitura e saiba tudo sobre o Carnaval 2024.

Fique bem-informado com as notícias do Hora no Google Notícias

De acordo com o calendário de 2024, os dias do carnaval serão de 10 a 14 de fevereiro. Sendo que os dias entre 10 e 12 correspondem ao pré-carnaval. O dia 13 será o feriado da terça-feira de carnaval em si. Por fim, a quarta-feira de cinzas, que representa também o início da Quaresma para a Igreja Católica, será em 14 de fevereiro.

Ao contrário do que muitos imaginam, o carnaval não é um feriado nacional decretado por lei. Isso ocorre pois na lei 10.607/2002, que elenca todos os feriados nacionais, o carnaval não está presente.

Continua depois da publicidade

Já a lei 9.093/95 institui que todos os feriados nacionais precisam estar definidos na legislação. Delimitando inclusive os critérios para feriados municipais e estaduais.

Contudo, a data geralmente é colocada pelos estados e cidades como Ponto Facultativo. Em suma, a diferença entre ponto facultativo e feriado é que no ponto facultativo o empregador decide se dará ou não o dia de folga aos colaboradores.

Os feriados, por outro lado, são datas decretadas e oficializadas pela legislação nacional, estadual ou municipal. Portanto, o empregador é obrigado a dispensar os funcionários do dia de trabalho.

Vale ressaltar que em alguns locais do Brasil, o ponto facultativo de Carnaval vai até às 12h da quarta-feira de cinzas. Já em outros, a data vai só até terça-feira.

Continua depois da publicidade

Assim como já dissemos, nem o carnaval e nem a quarta-feira de cinzas são feriados oficialmente. Portanto, se o funcionário não comparecer ao trabalho, pode ser considerada uma falta injustificada e ter o desconto correspondente no salário ou no descanso semanal remunerado.

A História do Carnaval em nosso país se confunde com a história do próprio Brasil. Tendo em vista que a festa remonta ao período colonial, tornando-se um evento que gerava muito lucro para vários setores. Algo que é característico das folias de fevereiro até hoje.

A princípio, as celebrações eram praticadas por escravos, que saíam pelas ruas dançando, com o rosto pintado. Por isso essa festa era alvo de muito preconceito no passado, e as famílias abastadas não participavam das festas populares e ficavam dentro de suas casas.

Após a proibição de eventos como os entrudos, onde as pessoas jogavam balões com dejetos nas outras, as camadas populares não desistiram da festa. Enquanto as elites formavam clubes e sociedades internas para celebrar, as ruas eram tomadas por cordões e ranchos ao longo do.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *