Como derreter chocolate no micro-ondas?

Como amolecer o chocolate no microondas?

A técnica para fabricação do chocolate é simples, prática, barata e atende a todas as finalidades: para consumo próprio, presentear os amigos ou até mesmo para ganhar um dinheiro extra. Trabalhar com o chocolate é delicioso, e, ao mesmo tempo, é um desafio, já que é necessário que seja seguido um esquema. O primeiro passo para sua produção é o derretimento. Derreter o chocolate significa submetê-lo a um calor suficiente apenas para que ele fique semilíquido, amolecendo aos poucos as partículas de manteiga possibilitando assim, que não se separem da massa de cacau.

Para realizar esse processo, você pode utilizar tanto o banho-maria quanto o microondas, ou, ainda, a derretedeira elétrica.

  1. Derretendo em banho-maria
  2. Procedimentos:

    • Aqueça uma panela com água, tomando cuidado de não deixar que a água ferva. Quando a água estiver quente, mas suportável ao toque das mãos, apague o fogo;
    • Pique o chocolate com um faca afiada e coloque em uma vasilha que encaixe perfeitamente na penal com água quente, tomando cuidado de evitar o contato do chocolate com pingos ou vapor d’água;
    • Depois de 40 a 60 minutos em banho-maria, o chocolate já estará completamente derretido, com uma temperatura entre 40º e 45ºC. Você identifica essa temperatura, passando um pouco de chocolate embaixo dos lábios ou no pulso.

    A principal vantagem do banho-maria é o acompanhamento de perto do derretimento do chocolate. Sua desvantagem, porém, é a condensação da água dentro do chocolate.

  3. Derretendo no microondas
  4. Procedimentos:

    • Pique o chocolate em tamanho maior que o picado para o banho-maria e coloque os pedaços numa vasilha própria para microondas;
    • Digite o tempo. Normalmente, 2 minutos e 30 segundos são suficientes para derreter 1Kg de chocolate, com o microondas na potência média. Após esse tempo, abra o aparelho e mexa o chocolate, para que ele derreta de maneira igual. Depois, recoloque o chocolate no forno por mais 1 minuto e 30 segundos;
    • Retire o chocolate do microondas. A essa altura, ele deverá estar bem liso, pronto para a próxima fase: a temperagem.

    A vantagem do derretimento no microondas é, além do tempo reduzido, a total ausência de contato com a água. Você deve se atentar para o tempo digitado no forno para que o chocolate não sofra aquecimento excessivo.

    O chocolate que sai totalmente derretido do microondas já ultrapassou a temperatura limite, isto é, foi queimado.

    A tabela abaixo mostra os valores médios de tempo de derretimento:

    Quantidade Tempo
    500g 1 minuto
    1kg 2 minutos e 30 segundos
    2kg 5 minutos

    O chocolate fica espesso quando é derretido em temperatura acima do ideal. A recuperação até é possível, mas seu sabor e textura sofrerão alterações. Por isso, o melhor é utilizá-lo em recheios, em pequenas quantidades.

    Uma das grandes vantagens de modelar o chocolate é que ele é 100% aproveitável, rendendo 100% de lucro! Com o chocolate não tem perdas. Bombons imperfeitos, rebarbas, raspas, o endurecido na tigela … tudo pode ser derretido novamente.

  5. Derretendo na derretedeira elétrica
  6. Ideal para aqueles que trabalham em grande escala.

    Pode Derreter o chocolate em vasilha de plástico?

    Usar o microondas é a forma mais prática, rápida e segura para se derreter chocolate. Prática porque usa uma vasilha só, e segura porque, ao contrário do banho maria, o derretimento é feito a seco, sem o risco da água ou vapor entrarem em contato com o chocolate. Continue lendo para aprender como derreter chocolate no microondas. Tem bonus no final do artigo!

    Derreter chocolate no microondas é muito fácil, só precisa ter um pouco de paciência e atenção para não queimar. A vantagem é que se consegue derreter uma quantidade grande de chocolate sem muito esforço, pois não precisa picar o chocolate nem ralar, economizando tempo de preparo.

    Também é vantajoso pois garante que o seu chocolate não entre em contato com água nem vapor durante o derretimento. Chocolate e água não combinam! O contato do produto com umidade pode causar problemas na aparência e na segurança do seu produto final.

    Instruções mais detalhadas logo depois do vídeo:

    Pegue uma vasilha que possa ir ao microondas – eu uso um bowl de vidro. Se for usar plástico, escolha um que seja apropriado para microondas e BPA free.

    Quebre o chocolate em pedaços (não precisa ser pedaços pequenos, só o suficiente para caber na vasilha). Coloque o chocolate na vasilha e leve ao microondas, acionando de 30 em 30 segundos. É muito importante fazer aos poucos para não queimar.

    Quando o chocolate queima, forma um pedacinho carbonizado no fundo, que mesmo se retirado, deixa um cheiro e gosto muito ruins no restante do produto. Portanto, se você não quer perder material, tenha paciência.

    Na primeira rodada, pode parecer que o chocolate nem começou a derreter. Mesmo assim, mude a posição dos pedaços com uma espátula e volte ao microondas, para mais uma rodada de 30 segundos.

    Repita o processo até o chocolate ficar totalmente derretido. O ideal é ter um termômetro para medir a temperatura, garantindo que todos os cristais de manteiga de cacau foram destruídos.

    Não sabe o que isso significa? Consulte o manual de temperagem em nosso blog e aprenda mais sobre a ciência do chocolate!

    Todo chocolate profissional / barra culinária deve ter uma tabelinha indicando qual a temperatura de derretimento, temperagem e trabalho. Se você quer trabalhar com chocolate, é muito importante seguir as orientações desta tabela para ter um resultado perfeito em seus doces e bombons.

    Saiba a diferença entre chocolate fracionado, chocolate fino e chocolate gourmet

    Leitor do blog pode comprar chocolates incríveis com desconto!

    Quanto menor a quantidade de chocolate a ser derretida, menos tempo vou precisar para derretê-lo. Para quantidades pequenas, até 100 gramas, recomendo que faça de 20 em 20 segundos.

    Dica: se você está aprendendo a trabalhar com chocolate e está fazendo testes de receitas, derreta e faça a temperagem de quantidades maiores, mesmo que você não for usar tudo.

    Por exemplo: derreta uma barra de 1kg inteira, e faça a pré-cristalização de tudo. O que não usar, guarde para a próxima receita.

    Por incrível que pareça, é mais difícil.

    Como derreter ovo de Páscoa no micro?

    Você sabe como fazer ovo de páscoa? Se você quer uma receita simples, confira esta que pode ser feita no micro-ondas. Se você quer apostar em uma receita mais simples, então siga o nosso passo a passo para aprender a como fazer ovo de Páscoa caseiro no microondas (a nossa receita sugere um ovo de 500g, mas você poderá fazer o tamanho que preferir).

    Para a base do ovo de Páscoa, corte o chocolate em pedaços bem pequenos e separe em três porções iguais.

    1. Agora que você já sabe a como fazer ovo de páscoa em casa utilizando o microondas, chegou a hora de enformar o seu chocolate.
    2. O próximo passo é começar a enformar, pegue duas colheres de sopa do chocolate já em temperatura ambiente e coloque na cavidade da forma. Com a parte de trás da colher, espalhe o chocolate do centro para a borda para ficar uniforme. Repita o processo na outra forma.
    3. Em uma superfície plana, dê leves batidas com o fundo da forma. Este processo ajuda a retirar possíveis bolhas de ar do chocolate.
    4. Em seguida, em uma assadeira ou tábua, coloque as formas viradas para baixo para que escorra o excesso de chocolate.
    5. Leve as formas ao congelador por cerca de cinco minutos para que o chocolate endureça.
    6. Repita o processo e coloque o mais uma parte de chocolate, espalhe e faça os mesmos processos. Este passo é importante para que o seu ovo não fique muito fino. Se preferir, você pode até colocar mais uma camada.
    7. Ao final da última camada, leve as formas ao congelador, mas agora por 10 minutos. Outra forma de saber se o ovo está no ponto certo, é quando o verso da forma fica opaco.
    8. Após os 10 minutos retire as formas do congelador e veja se o ovo desenforma naturalmente. Se não desenformar, deixe mais uns minutinhos no congelador e repita o processo.
    9. Depois de desenformar, deixe os lados do ovo repousando em temperatura ambiente por cerca de 10 horas em um local fresco e arejado.

    O ovo de páscoa de colher é mais simples do que parece, afinal, você só vai precisar do microondas e do congelador. Para fazer a base, use a receita que ensinamos acima, já para o recheio você pode utilizar o doce da sua preferência desde brigadeiro até mesmo mousses diversos.

    Dica consul: Uma forma de inovar na sua receita, é utilizando recheios de bolo para dar um toque especial no seu ovo de páscoa de colher.

    Se você quer rechear com algum tipo de brigadeiro utilizando uma receita prática, confira o nosso post com 9 receitas de brigadeiro utilizando o microondas.

    Dica consul: Uma forma de inovar na sua receita, é utilizando recheios de bolo para dar um toque especial no seu ovo de páscoa de colher.

    Você aprendeu como fazer ovo de páscoa no microondas e agora quer caprichar na embalagem, pegue papel chumbo e papel celofane para embrulhar o ovo de Páscoa simples e apenas o celofane para fazer o embrulho do ovo de páscoa de colher. Para dar um charme a mais, você pode acrescentar uma colherzinha.

    Agora que você aprendeu a como fazer ovo de páscoa no microondas, que tal aprender a fazer.

    Qual temperatura derreter chocolate no microondas?

    O chocolate deve, preferencialmente, ser derretido numa temperatura entre 40°C e 45°C. Não deve ser colocado em contato direto com a fonte de calor. É preferível derreter o chocolate no forno de micro-ondas ou em banho-maria, para atingir uma temperatura uniforme entre 40°C e 45°C, que é a temperatura ideal para o início da temperagem (pré-cristalização).

    Derretendo no banho-maria:

    1. Corte a quantidade de chocolate a ser utilizada em pedaços pequenos e coloque num recipiente seco.
    2. Aqueça uma panela com água até formar bolhas e desligue o fogo. Atenção: não deixe a água ferver.
    3. Encaixe o recipiente com o chocolate na panela com água, mexa até o chocolate derreter completamente e atingir uma temperatura entre 40°C e 45°C.

    Derretendo no micro-ondas:

    1. Corte a quantidade de chocolate a ser utilizada em pedaços pequenos e coloque num recipiente adequado a micro-ondas.
    2. Leve ao micro-ondas em potência média por 1 minuto. Retire o recipiente e mexa o chocolate.
    3. Repita a operação com intervalos de 1 minuto até o chocolate derreter completamente. Continue mexendo até o chocolate atingir uma temperatura entre 40°C e 45°C.

    Derretendo na derretedeira:

    1. Corte a quantidade de chocolate a ser utilizada em pedaços pequenos e coloque na derretedeira espalhados lado a lado.
    2. Acerte o termostato de aquecimento entre 40ºC e máximo de 45ºC.
    3. Manter o sistema de movimentação da máquina desligado até que o chocolate esteja quase totalmente derretido.
    4. Acionar o sistema de movimentação para derreter por completo.
    5. Sempre raspar toda a superfície interna, lateral e bordas para não deixar resíduos de chocolates, evitando o risco de aquecimento superior ao indicado.
    6. Caso ocorra formação de “grumos” que não dissolvem no meio do chocolate é sinal de que a temperatura foi ultrapassada, portanto, NÃO aqueça mais, neste caso, você deve separar estes grumos ou peneirar este chocolate para deixá-lo em perfeitas condições de aplicação.

    Qual vasilha pode ir no Micro-ondas para derreter chocolate?

    Você sabe qual plástico pode ir ao microondas? Pois é, alguns tipos de plásticos podem ser perigosos para a saúde. Eles liberam substâncias nocivas que podem causar alergias. Mas os problemas não param por aí: o plástico também pode ser perigoso para o seu microondas.

    Isso mesmo! O plástico errado usado no seu microondas pode estar liberando substâncias tóxicas na sua comida. Além disso, o plástico pode causar danos ao seu microondas, prejudicando seu funcionamento.

    Por isso, é importante usar recipientes plásticos que sejam apropriados para o microondas. Existem alguns tipos de plástico que são feitos especialmente para o microondas e não liberam substâncias tóxicas.

    Porém, é sempre importante seguir as instruções do fabricante do plástico, já que alguns plásticos só podem ser usados em microondas por um certo período de tempo, outros plásticos não podem ser usados no microondas de forma alguma.

    Sendo assim, criamos esse artigo para você conhecer qual plástico pode ir ao microondas. Vamos lá? Até pode, mas depende do plástico! Se você está se perguntando qual plástico pode ir ao microondas, a resposta é: polipropileno. O plástico polipropileno é o tipo de plástico que é seguro para usar no microondas, desde que você verifique se o recipiente tem o símbolo de “microwave safe” nele, ou o número 5 dentro de um triângulo.

    Além do plástico polipropileno, outro tipo de plástico seguro para usar no microondas é o policarbonato. Mas, se você estiver usando um recipiente de plástico que não seja polipropileno ou policarbonato, é sempre melhor verificar com o fabricante antes de colocar o plástico no microondas.

    Esteja sempre atento ao plástico que você está usando no microondas, pois alguns plásticos podem conter substâncias químicas que se vaporizam quando aquecidas e podem ser absorvidas pelo alimento. Além disso, o plástico que não é seguro para usar no microondas pode derreter e causar danos ao seu aparelho.

    Quando estiver em dúvida, é sempre melhor optar por outros recipientes de aquecimento, como vidro ou porcelana. Eles não só são seguros para usar, como também ajudam a manter os alimentos aquecidos por mais tempo. Se você realmente precisar usar plástico, verifique o rótulo para garantir que ele seja feito de polipropileno. Este plástico é o tipo mais seguro para usar no microondas.

    Como vimos, saber qual plástico pode ir ao microondas é fundamental para a sua saúde e funcionamento.

    Por isso, separamos 5 dicas para você saber qual vasilha pode ir ao microondas. Confira:

    1. Verifique se o recipiente tem o símbolo de “microwave safe” nele, ou o número 5 dentro de um triângulo.
    2. Consulte as instruções do fabricante do recipiente.
    3. Evite usar recipientes de plástico que não sejam polipropileno ou policarbonato.
    4. Dê preferência a recipientes de vidro ou porcelana.
    5. Confira o rótulo do recipiente para garantir que seja feito de polipropileno.

    Agora que você já sabe qual plástico pode ir ao microondas, adquira o seu no Shoptime com as melhores ofertas!

    Confira mais dicas de produtos para sua casa:

    • Qual o melhor suporte de micro-ondas? Confira essas 7 opções antes de escolher
    • Descubra as panelas que podem ir na lava-louças
    • Qual a melhor cervejeira: conheça 9 aspectos que você não pode deixar de analisar
    • Descubra qual a diferença entre ar-condicionado split hi wall e split inverter

    Pode Derreter chocolate em vasilha de plástico no microondas?

    Usar o microondas é a forma mais prática, rápida e segura para se derreter chocolate. Prática porque usa uma vasilha só, e segura porque, ao contrário do banho maria, o derretimento é feito a seco, sem o risco da água ou vapor entrarem em contato com o chocolate. Continue lendo para aprender como derreter chocolate no microondas.Tem bonus no final do artigo!Derreter chocolate no microondas é muito fácil, só precisa ter um pouco de paciência e atenção para não queimar. A vantagem é que se consegue derreter uma quantidade grande de chocolate sem muito esforço, pois não precisa picar o chocolate nem ralar, economizando tempo de preparo.Também é vantajoso pois garante que o seu chocolate não entre em contato com água nem vapor durante o derretimento. Chocolate e água não combinam! O contato do produto com umidade pode causar problemas na aparência e na segurança do seu produto final.

    Instruções mais detalhadas logo depois do vídeo:

    Pegue uma vasilha que possa ir ao microondas – eu uso um bowl de vidro. Se for usar plástico, escolha um que seja apropriado para microondas e BPA free.

    Quebre o chocolate em pedaços (não precisa ser pedaços pequenos, só o suficiente para caber na vasilha). Coloque o chocolate na vasilha e leve ao microondas, acionando de 30 em 30 segundos. É muito importante fazer aos poucos para não queimar.

    Quando o chocolate queima, forma um pedacinho carbonizado no fundo, que mesmo se retirado, deixa um cheiro e gosto muito ruins no restante do produto. Portanto, se você não quer perder material, tenha paciência. Na primeira rodada, pode parecer que o chocolate nem começou a derreter. Mesmo assim, mude a posição dos pedaços com uma espátula e volte ao microondas, para mais uma rodada de 30 segundos. Repita o processo até o chocolate ficar totalmente derretido. O ideal é ter um termômetro para medir a temperatura, garantindo que todos os cristais de manteiga de cacau foram destruídos.

    Não sabe o que isso significa? Consulte o manual de temperagem em nosso blog e aprenda mais sobre a ciência do chocolate! Todo chocolate profissional / barra culinária deve ter uma tabelinha indicando qual a temperatura de derretimento, temperagem e trabalho. Se você quer trabalhar com chocolate, é muito importante seguir as orientações desta tabela para ter um resultado perfeito em seus doces e bombons. Saiba a diferença entre chocolate fracionado, chocolate fino e chocolate gourmet

    Leitor do blog pode comprar chocolates incríveis com desconto!

    Quanto menor a quantidade de chocolate a ser derretida, menos tempo vou precisar para derretê-lo. Para quantidades pequenas, até 100 gramas, recomendo que faça de 20 em 20 segundos.

    Dica: se você está aprendendo a trabalhar com chocolate e está fazendo testes de receitas, derreta e faça a temperagem de quantidades maiores, mesmo que você não for usar tudo. Por exemplo: derreta uma barra de 1kg inteira, e faça a pré-cristalização de tudo. O que não usar, guarde para a próxima receita.

    Por incrível que pareça, é mais difícil.

    Qual a melhor vasilha para derreter chocolate?

    Derreter chocolate pode ser feito no microondas ou em banho Maria. Jamais derreter em panela direto no fogo, pois ele pode queimar!

    Pra mim, usar o microondas é a forma mais prática, rápida e segura para se derreter chocolate.

    Prática porque usa uma vasilha só, e segura porque, o derretimento é feito a seco, sem o risco da água ou vapor entrarem em contato com o chocolate.

    O Banho Maria é opção para quem quem não tem microondas. Esse método é mais demorado e requer cuidado para não deixar a umidade atingir o chocolate – o que pode arruinar o resultado final do seu trabalho.

    Por outro lado, a técnica pode aumentar a produtividade se for usado com inteligência.

    Ambos os métodos tem prós e contras, continue lendo para saber qual é o mais adequado para você.

    Derreter chocolate no microondas é muito fácil, só precisa ter um pouco de paciência e atenção para não queimar.

    A vantagem é que se consegue derreter uma quantidade grande de chocolate sem muito esforço, pois não precisa picar o chocolate nem ralar, economizando tempo de preparo.

    Também é vantajoso pois garante que o seu chocolate não entre em contato com água nem vapor durante o derretimento.

    Chocolate e água não combinam! O contato do produto com umidade pode causar problemas na aparência e na segurança do seu produto final.

    Instruções:

    1. Pegue uma vasilha que possa ir ao microondas – eu uso um bowl de vidro. Se for usar plástico, escolha um que seja apropriado para microondas e BPA free.
    2. Quebre o chocolate em pedaços (não precisa ser pedaços pequenos, só o suficiente para caber na vasilha).
    3. Coloque o chocolate na vasilha e leve ao microondas, acionando de 30 em 30 segundos. É muito importante fazer aos poucos para não queimar. Quando o chocolate queima, forma um pedacinho carbonizado no fundo, que mesmo se retirado, deixa um cheiro e gosto muito ruins no restante do produto, portanto tenha paciência.
    4. Na primeira rodada, pode parecer que o chocolate nem começou a derreter. Mesmo assim, mude a posição dos pedaços com uma espátula e volte ao microondas, para mais uma rodada de 30 segundos.
    5. Repita o processo até o chocolate ficar totalmente derretido.

    O ideal é ter um termômetro para medir a temperatura, garantindo que todos os cristais de manteiga de cacau foram destruídos. Não sabe o que isso significa? Consulte o manual de temperagem em nosso blog e aprenda mais sobre a ciência do chocolate!

    Quanto menor a quantidade de chocolate a ser derretida, menos tempo vou precisar para derretê-lo.

    Para quantidades pequenas, até 100 gramas, recomendo que faça de 20 em 20 segundos.

    Dica: se você está aprendendo a trabalhar com chocolate e está fazendo testes de receitas, derreta e faça a temperagem de quantidades maiores, mesmo que você não for usar tudo.

    Por exemplo: derreta uma barra de 1kg inteira, e faça a pré-cristalização de tudo. O que não usar, guarde para a próxima receita.

    Por incrível que pareça, é mais fácil controlar da inércia do calor em quantidades maiores, e o chocolate nos permite derreter e mo.

    Leia também  O que fazer quando o salário maternidade é negado: guia completo para recorrer à decisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *