Como determinar o gênero de um gato?

Como saber se o gato é masculino ou feminino pela cor?

É possível descobrir se o filhote é um gato macho ou gato fêmea ao observar o corpo do animal

Você tem ideia de como saber se o gato é macho ou fêmea? É muito comum que, ao adotar um bichano, o tutor não saiba qual é o sexo do animal, principalmente se for filhote. Diferenciar um gato macho de um gato fêmea ajuda a garantir que o pet receba os cuidados certos de acordo com o sexo. Essa pode parecer uma tarefa bastante complicada – principalmente quando são filhotes – mas não se preocupe! Com algumas dicas você consegue distinguir um do outro com mais facilidade e de maneira bem prática. Confira o infográfico a seguir para aprender de vez como saber se o gato é fêmea ou macho!

A melhor maneira de como saber se o gato é macho ou fêmea é observando os órgãos sexuais dos bichanos. Enquanto o gato fêmea tem ânus e vulva, o gato macho tem ânus, pênis e bolsa escrotal. Nos adultos, a aparência desses órgãos se difere mais entre os sexos do que nos filhotes. Por isso, a tarefa de como saber se o gato é fêmea ou macho fica mais fácil quando se trata de um animal mais velho. A vagina da gata tem o formato de um risco vertical e o seu ânus tem forma de bolinha. Assim, é comum dizer que o conjunto desses órgãos no gato fêmea formam um “i” ou um ponto vírgula (;). Já o gato macho tem, entre o ânus e o pênis, uma bolsa escrotal de formato proeminente onde ficam os testículos. A bolsa é coberta por pelos, então pode ser um pouco complicada de ser percebida visualmente, mas com a palpação é possível senti-la.

O trabalho de como saber se gato é macho ou fêmea é mais complicado no filhote, pois os testículos do gato macho ainda estão se desenvolvendo e são bem pequenos. Assim, é muito difícil notar a presença de uma bolsa escrotal e parece que não há diferença nenhuma entre gato e gata. Por isso, nesse caso, basta se atentar ao formato do pênis: ele tem um formato arredondado, ao contrário do formato vertical da vagina da gata. Ou seja, o gato macho filhote apresenta tanto ânus quanto pênis em formato de bolinha – assim, é comum dizer que os órgãos formam um sinal de dois pontos (:).

A tarefa de como saber se um gato é macho ou fêmea pode ser um pouco confusa, principalmente nos filhotes. Caso você não esteja conseguindo identificar com precisão o formato do pênis ou vagina do gato, existe outra maneira de descobrir: observando a distância entre o órgão sexual e o ânus. O gato fêmea possui apenas vulva e ânus. Então, a distância de um para outro é pequena, cerca de 1cm. Já no gato macho, existe uma bolsa escrotal entre o pênis e o ânus, por mais difícil que seja visualizá-la em alguns casos. Por isso, a.

Como saber se o gato é castrado fêmea?

Partilhar

A castração vem sendo amplamente divulgada e recomendada por todos os médicos veterinários, ONGs e abrigos de proteção animal que realizam eventos e feiras de doação de animais, pois como o número de abandonos é muito grande, castrar os animais é extremamente importante visando o controle populacional já que não há lares para todos.

No entanto, muitas vezes, nos deparamos com um gato abandonado, ou vítima de maus-tratos, e ao recolhermos esse gato uma das primeiras coisas a se pensar é se ele já é castrado. Há algumas formas de perceber se este gato ou gata já é castrado (a) ou não, então para saber continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde lhe explicamos como saber se o gato é castrado.

Índice

Castrar o gatinho não é apenas para evitar cruzas e ninhadas indesejadas, pois já é cientificamente comprovado que os benefícios da castração são inúmeros.

A castração ou esterilização, além de evitar a superpopulação de gatos abandonados, pode evitar ou melhorar alguns problemas de comportamento como cios intermináveis no caso das fêmeas, e a marcação de território indesejável no caso dos machos.

Além disso, no que concerne a saúde dos felinos, a castração das fêmeas pode diminuir a chance de câncer de mama e colo de útero, já a castração dos machos diminui a chance de desenvolverem câncer de próstata, em até 90%. Obviamente, a castração não é milagrosa, porém artigos sobre castração precoce em felinos mostram que quanto mais jovem o felino for castrado menor as chances de desenvolver câncer quando for adulto.

Leia também  Kit de bolsa de maternidade

Para saber mais sobre os benefícios de castrar um Gato veja esse outro artigo do PeritoAnimal.

Muitas vezes, ao se deparar com um gato na rua e acolhê-lo, ou quando adotamos um gato do qual não sabemos a procedência não há como saber se ele já foi castrado ou não, pelo simples fato de coletarmos as informações acerca do histórico dele. Inclusive, para aqueles que não estão muito familiarizados com felinos, pode dificultar até mesmo, a identificação entre macho e fêmea.

Se tem dificuldades para diferenciar um gato macho de uma fêmea veja este artigo do PeritoAnimal sobre Como saber se o meu gato é macho ou fêmea.

Sendo assim, você pode aguardar até que o gato demonstre sinais de comportamento reprodutor, o que pode levar um tempo, já que você também não estará familiarizado com a personalidade normal do gato. Ou, você pode seguir as seguintes dicas para saber se o gato é castrado:

  1. Procure por uma marca de tatuagem no abdômen do gato.
  2. Verifique se há uma cicatriz de cirurgia na barriga do gato.
  3. Observe o comportamento do gato em relação a outros gatos, como se ele se mostra agressivo ou interessado sexualmente.
  4. Consulte um médico veterinário para realizar um exame físico no gato.

Após tentar essas dicas e mesmo assim, você ainda não tem certeza se seu gato é castrado, leve-o a um médico veterinário de sua confiança que ele certamente saberá te dizer, e se não for castrado, você já pode aproveitar a agendar sua cirurgia.

Há uma modalidade de estudos em Medicina Veterinária referente a medicina veterinária do coletivo.

Em suma, é constantemente aplicada quando se trata de gatos ferais ou colônias grandes de gatos abandonados que não conseguem um lar, porém ONGs e protetores independentes cuidam desses gatos em espaços públicos. Em se tratando de g”.

Quantas cor gato macho tem?

Você sabia que uma característica pode estar ligada a diversos genes? Pois é, um exemplo disso são as cores dos gatos! Essa característica é herdada dos pais do animal e os genes das cores (preto e amarelo) estão presentes no cromossomo X. Na reprodução, a fêmea passa para o filhote um cromossomo do tipo X e o macho pode enviar um X também, dando origem a uma fêmea (XX), e caso o macho envie um Y, dará origem a um filhote macho (XY).

Cada gato, portanto, tem um par de genes relativos à cor, e esses genes podem ser do tipo dominante ou recessivo. Lembre que para um fenótipo aparecer relativo a um gene Dominante somente um alelo é necessário. Caso o gene seja recessivo, os dois alelos devem estar presentes, ou se seja, o filhote deve receber ambos os genes, um do pai e outro da mãe.

Vale lembrar que a cor branca está em outro cromossomo, totalmente separado (veja na imagem)! E por incrível que pareça, existem três genes para pêlos brancos: um gene para manchas brancas (S/s), um gene para gatos totalmente brancos (W/w) e um gene para albinismo (C/c). Por isso que os animais que possuem três cores são sempre fêmeas! Como os machos só têm um X, pois são XY, eles só podem ser ou pretos ou laranjas, nunca os dois. Uma exceção pode acontecer com machos que possuem uma síndrome, chamada Klinefelter, e acabam com genes XXY – podendo ter preto e laranja em sua pelagem.

Diante disso, fica uma pergunta: e os gatos que são totalmente brancos? Como isso deve acontecer? Se você sabe a resposta ou tem um palpite deixe nos comentários.

Para saber mais sobre genética e biologia molecular, acesse os cursos de Biologia Molecular a seguir!

Como saber a idade de um gato pelo bigode?

Muitos clientes de veterinárias e de pet shops têm curiosidade em saber como decifrar a idade do gato. Além disso, é comum que os donos perguntem sobre a correspondência em anos para o padrão humano. Afinal, isso permite estimar o tempo que esse pet ficará com a família.Tal dúvida geralmente surge quando os tutores encontram o gatinho na rua ou então quando decidem adotar o pet em uma ONG. Para os profissionais veterinários, conhecer a faixa etária é indispensável para planejar os cuidados. Desse modo, o bichano crescerá de forma saudável, além de ter o bem-estar animal assegurado. Que tal recordar um pouco sobre a contagem da idade do gato? Então acompanhe nosso post!

Leia também  Saida de maternidade do corinthians

Os dentes são um dos mais relevantes sinais do gato para descobrir a idade. Por exemplo: quando os dentinhos de leite começam a nascer, o filhote está com aproximadamente 2 semanas. Assim que essa primeira leva de dentição se forma integralmente, o pet deverá completar a oitava semana. Dessa forma, ao trocar os dentes de leite pelos permanentes, o felino terá cerca de 6 meses.

Além disso, quando ele conta com os dentes branquinhos, a idade é perto de um ano. Na etapa na qual vão aparecendo manchas amareladas — tártaro —, o bichano fará 2 anos. Já nas situações em que há muito tártaro sobre os dentes, o gato terá entre 3 e 5 anos. Porém, ao notar desgastes mais severos, é provável que a faixa etária oscile entre 5 e 10 anos. Por sua vez, os gatos passam a perder os dentes definitivos entre os 10 e os 15 anos. Mesmo não sendo um jeito muito exato de desvendar a idade do gato, os pelos também são referência. Isso porque, conforme os bichanos vão ficando mais velhos, eles perdem o brilho da pelugem. Tal fenômeno costuma acontecer por volta dos 6 anos. Desse modo, aos 13, o felino já apresenta fios brancos no focinho, perto do bigode de gato.

Quando o assunto é a idade do gato, existem boatos de que 7 anos felinos seriam correspondentes a um ano de vida de uma pessoa. Contudo, essa não é uma proporção correta. O desenvolvimento dos felinos nos primeiros meses de vida é muito mais acelerado do que o nosso. Por essa razão, em cada fase do crescimento, a proporção entre as idades das pessoas e dos bichanos vai mudando. Veja o que acontece nas principais fases:

Os gatinhos nascem com os olhos fechados e sem a audição. Por sua vez, os bebês, ao nascerem, já têm orelhas e olhos completos. Assim, nesse ciclo de vida, 7 dias do gato são iguais a um mês de um ser humano.

Mais uma diferença é sobre a formação odontológica. Desse modo, nos 15 dias de um bichano aparecem os primeiros dentinhos. No entanto, nos recém-nascidos humanos, isso só acontece por volta de 6 meses. Assim, nesse estágio da vida, um semestre de um neném são iguais a 15 dias de um gato.

Quando alcançam os 3 meses, os felinos correm, saltam, escalam e caçam. Porém, uma criança só terá autonomia para se locomover a partir dos 2 anos. Diante disso, nessa etapa, 3 meses de um felino correspondem a 2 anos de uma pessoa.

Outro ponto que torna difícil a comparação entre as idades é o período reprodutivo. Os gatos atingem a maturidade sexual por volta dos 6 meses, enquanto os seres humanos só atingem essa fase na adolescência (por volta dos 12 anos).

Como identificar gata fêmea filhote?

Levante delicadamente o rabo até ser possível visualizar o ânus e as estruturas abaixo. Nas fêmeas, a vagina está próxima ao ânus e pode ter formato de fenda. Nos machos, há um espaço maior entre o ânus e o pênis, pois neste local ficarão os testículos quando ele se desenvolver um pouco mais.
22 de jan. de 2021

Qual o nome mais bonito para Gatinha?

Se você entrou para o time dos apaixonados por gatos e tem uma nova amiguinha de quatro patas em casa, mas ainda não escolheu como chamá-la, continue a leitura porque vamos listar 300 nomes para gatas.

A ideia é que você veja a lista com os nomes para gatas fêmeas e se inspire para escolher o que mais combine com a personalidade do seu bichinho. Há opções criativas, fofinhas e até famosas. Afinal, o seu felino merece um apelido tão especial quanto ele não é mesmo?

Antes de conhecer a listagem de nomes para gatas, é interessante perguntar se você já está preparado para receber o gatinho em casa. Se ele for um filhote, informar-se sobre os cuidados necessários é tão importante quanto escolher o nome. Agora, confira a lista!

Nomes famosos

Já pensou no seu bichinho de estimação com o nome de uma celebridade ou alguém famoso que você admira? Isso é uma demonstração de carinho! Você também pode pesquisar nomes para gatas e significados. Dá uma olhada nas opções que separamos.

Para ajudar na escolha, que tal pensar no temperamento da felina? As gatinhas costumam ser mais tranquilas, caseiras e raramente arrumam confusão. Entretanto, essa é uma característica que pode variar. Certamente, todas as raças são uma fofura!

Abelhinha, Babalu, Boneca, Bebeca, Babi;

Se a sua gatinha tem a pelagem escura, separamos nomes para gatas pretas que combinam com ela. São apelidos inspirados nessas felinas, que são muito charmosas e dão muita sorte aos humanos.

Leia também  Consequências da gravidez na adolescência

Já se a felina tem a pelagem clara, selecionamos nomes para gatas brancas que são um charme! É importante lembrar que os gatinhos desta cor têm uma pele sensível e precisam de um cuidado especial.

A raça Persa é apaixonante. Por isso, listamos alguns nomes para gatas Persa para você, que tem um bichinho assim em casa. Escolhemos nomes elegantes, assim como o temperamento do felino.

Confira outras opções de nomes para gatas para te inspirar a escolher o apelido da mais nova integrante da família.

O que você achou das sugestões de nomes para gatas? Esperamos que tenham ajudado na sua decisão de nomear o seu bichinho de estimação. Outra dica é acompanhar as publicações do Blog Petz e curtir conteúdos sobre os felinos. Aproveite!

Quantos meses uma gata fêmea?

Descubra a nossa gama de alimentação para gato.

Se deseja evitar uma ninhada indesejada de gatinhos, recomendamos que esterilize a sua gata antes do seu primeiro cio porque nesta altura ela pode ficar facilmente grávida. Como ter uma ninhada pode ser stressante para a sua gata, e dispendioso para si, recomendados que deixe a criação para especialistas.

Quantos gatos uma gata fêmea pode ter?

Se você tem uma pet grávida e está se sentindo ansioso com a chegada dos bebezinhos, saiba que esse é um sentimento perfeitamente normal! Entre os cuidados com a futura mamãe e os preparativos para receber os novos amigos há muito o que fazer! Mas quantos filhotes um gato pode ter? Saber quantos filhotes uma gata pode ter é importante para poder se planejar. Pensando nisso, elaboramos um guia com tudo sobre o assunto. Se você tem uma bichana grávida em casa, continue lendo! Aprenda aqui quantos gatinhos ela pode ter e outras informações sobre a gestação dos felinos!

Para cuidar de um pet que está esperando bebezinhos é necessário cuidado. Além de prever quantos filhotes um gato pode ter na primeira cria, é importante saber como ajudar a bichana nesse momento tão delicado.

Para tirar todas as dúvidas, consultamos a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz. A especialista trouxe algumas recomendações importantes para quem está com uma pet grávida.

Por isso, se você quiser saber quantos filhotes um gato pode ter, procure um veterinário!

É muito comum que os tutores se perguntem quantos filhotes um gato pode ter por ano ou ninhada. Afinal, saber quantos bebezinhos vêm por aí é de grande ajuda no planejamento! A Dra. Luiza explica que nessa previsão não há um número exato. “Em uma média, o número de gatinhos varia entre quatro e seis”, comenta.

Porém, sempre há exceções. De acordo com a veterinária, em alguns casos, podem ser até dez bebezinhos de uma vez! Em outros, o gato pode ter só um filhote. Tudo vai depender da gestação da bichana e com quantos anos o gato pode ter filhotes.

A única forma de prever com segurança o número de filhotes é através de exames com um veterinário. E conforme lembra a Dra. Luiza, esse é um passo muito importante. Sabendo quantos bebês a gatinha está esperando, será mais fácil notar se a bichana está com dificuldades durante o parto.

De maneira geral, as gatas costumam ser bem autossuficientes durante sua gravidez. Espertas e muito cuidadosas, se aprontam para esse momento e, geralmente, fazem quase tudo sozinhas. Entretanto, sempre há formas de ajudá-las. A Dra. Luiza explicou alguns cuidados que devemos ter com as gatas no parto:

  • Como a Dra. Luiza explica, o tutor deve acompanhar de longe o parto da sua amiga. Ao perceber que a pet está precisando de ajuda, é preciso contatar o veterinário responsável o mais rápido o possível.

Por meio de exames, é possível verificar o número exato de gatinhos. Aí, é só fazer a conta. Mas se você não fez o pré-natal, é importante ficar de olho no relógio. Se a gata demorar mais de uma hora entre os gatinhos ou se o parto no total demorar mais de doze horas, um veterinário deve ser consultado.

Se você perceber qualquer um dos sinais acima, busque ajuda de um profissional o mais rápido o possível. Lembre-se que, nesse momento, as bichanas ficam extremamente vulneráveis. Por isso, é muito importante saber quantos filhotes um gato pode ter e que a.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *