Como elaborar uma conclusão?

Como fazer uma conclusão exemplo?

Você já esteve na situação de desenvolver o seu texto com maestria e, ao final, ficar sem saber como fazer uma conclusão para ele? Isso é muito mais comum do que você imagina. Pensando nisso, reunimos neste post algumas dicas sobre o que é uma boa conclusão de texto para web, o que ela deve e não deve ter, além de alguns exemplos para você aprender de uma vez por todas como fechar os seus textos com chave de ouro!

Concluir um texto não é repetir tudo que foi dito com outras palavras em uma frase curta. A conclusão é o fechamento do que você desenvolveu ao longo do conteúdo e o reforço da ideia principal, podendo até contar com chamadas para reflexão e ação dos leitores. Confira tudo que você vai aprender para criar uma conclusão impecável!

Como fazer uma conclusão em 6 passos:

  • Terminar de forma sucinta
  • Retomar a ideia principal
  • Relacionar os argumentos
  • Inserir a “moral da história”
  • Incentivar uma ação ou reflexão
  • Utilizar conectivos adequados

Os erros mais comuns ao fazer uma conclusão:

  1. Repetir tudo que foi dito no texto
  2. Enrolar e não terminar de forma sucinta
  3. Não relacionar os argumentos

Exemplos de como fazer uma conclusão:

“Ao finalizar este texto, esperamos que você tenha aprendido a importância de uma conclusão bem estruturada. Lembre-se de resumir suas ideias, propor uma solução e incentivar o leitor a uma ação ou reflexão. Assim, você será capaz de fechar seus textos com maestria!”

Outros tipos de conclusão que podem te ajudar:

  • Fazer uma pergunta provocativa
  • Contar uma história ou exemplo relacionado
  • Citar uma estatística impactante

É importante que a conclusão seja sucinta, pois você já teve o texto todo para expor suas ideias e argumentos com detalhes. Então, o ideal é não enrolar para terminar. Mesmo com poucas frases, é possível acrescentar um toque final para que seus leitores não esqueçam tão facilmente de tudo que viram no seu texto.

O seu texto responde uma dúvida ou propõe uma solução específica, certo? Na introdução, você deve mencionar essas situações para cativar o leitor e, até mesmo, para explicar o que será abordado. Então, na conclusão, você pode retomar o que foi dito para mostrar e reforçar como os seus argumentos são capazes de compor essa resposta, ou solução.

Esta etapa nem sempre é necessária, mas, caso tenha apresentado ideias e argumentos muito variados no texto, é uma excelente ideia esclarecer como eles se relacionam para construir uma única mensagem.

Qual é a “moral da história”? Pense na principal lição que os leitores podem tirar do seu texto e insira-a na conclusão.

O que seu leitor deve fazer ou pensar ao finalizar seu texto? Talvez haja uma ação clara, ou uma ideia a se refletir. Na conclusão, é o momento perfeito para fazer uma chamada para ação (ou reflexão) e incentivar o leitor a seguir suas recomendações.

Termos como “em resumo”, “resumindo”, “concluindo”, “sumarizando”, “por fim” e alguns similares são tão usados em conclusões que se tornaram desgastados e óbvios. Veja alguns termos para usar no lugar deles:

  • Portanto
  • Logo
  • Por conseguinte
  • Em virtude de

O final do seu texto deve transmitir a ideia de conclusão pela estrutura, resumo de ideias e argumentos, proposição de uma solução e incentivo a uma ação ou reflexão.

Listando dessa forma pode até parecer muita coisa, mas não é. Basta seguir esses passos que você consegue encaixar tudo em poucos parágrafos e será capaz de concluir seus próximos textos com maestria!

Nota do editor:
Olhe para os dois últimos parágrafos como exemplo. Eles funcionam perfeitamente como a conclusão para este texto até aqui, não acha? 🙂
Mas não.

Como se inicia uma conclusão?

Para fazer a conclusão de um trabalho ou de uma redação precisamos ler o que escrevemos para organizarmos o seu fechamento. A ideia principal e os argumentos devem ser retomados na conclusão, apresentando as suas consequências de forma coerente. No caso da redação dissertativa-argumentativa, também devemos apresentar a solução para um problema que foi apresentado no tema.

1. Leia e organize o fechamento do seu texto

Leia o que escreveu na introdução e no desenvolvimento e organize como fará a sua conclusão. Isso é muito importante para construir um texto coerente.

2. Seja claro e objetivo

Uma conclusão não deve ser longa, porque nesta parte não podemos introduzir dados novos. A apresentação dos argumentos é feita no desenvolvimento, parte mais extensa de um trabalho ou de uma redação. Numa redação, geralmente a conclusão tem o mesmo número de parágrafos que a introdução, que pode ser apenas um.

3. Retome a ideia principal do texto

Retome a ideia principal e os argumentos. Apresente um resumo do que foi dito ao longo do seu texto.

4. Apresente consequências e soluções para o que foi abordado

Apresente as consequências para os seus argumentos. Pense, também, de quê maneira você solucionaria os problemas que apresentou. Uma boa conclusão deve ter uma proposta de valor, ou seja, ela deve conter soluções e apresentar melhorias para o tema abordado. Ofereça ao leitor oportunidades de refletir sobre o tema.

Comece a escrever a conclusão usando conectivos. Ter alguns em mente pode ajudar quando você não sabe bem como começar.

Exemplos de conectivos:

Abaixo, a redação de Pedro Henrique Rezende Machado, que tirou nota mil no Enem 2021:

Leia também  Remédio caseiro para aumentar o leite materno

Para a filósofa estadunidense Nancy Fraser, o conceito de justiça social funde-se em duas frentes, sendo uma delas a do reconhecimento, referente à existência e à visibilidade de um determinado grupo ou indivíduo perante o poder público e a sociedade. Nesse viés, a fim do efetivo asseguramento da cidadania de seus indivíduos, o corpo estatal exige a materialização do existir de seus cidadãos mediante documentos oficiais, os quais proporcionam o acesso a prerrogativas e serviços que lhes cabem aos indivíduos registrados. No entanto, não raras são as ocasiões em que não há tais registros, o que levanta debates acerca da importância dos documentos civis e da devida regularização dos cidadãos à garantia de acesso à cidadania plena e, portanto, à visibilidade, no Brasil, embasados, sobretudo, na oportunidade de indivíduos alijados à sociedade ascenderem de condições de vida, somada à possibilidade de estes construírem ser verdadeiro “eu”. Tendo isso em vista, o Estado deve agir visando à facilitação e à democratização de tal processo civil.

De início, é notório o caráter indispensável do registro civil na promoção da cidadania, em especial, de indivíduos à margem da sociedade e da atuação do poder público, possibilitando sua ascensão social. Segundo o geógrafo Milton Santos, o Brasil vive um cenário de cidadanias mutiladas, em que, embora a Constituição Federal garanta direitos iguais a todos, na prática, nem todos têm acesso a esses direitos. Nesse sentido, a garantia de documentos civis se mostra como um passo fundamental na busca pela justiça social, pois permite que os indivíduos sejam reconhecidos como cidadãos plenos, com direito a educação, saúde, trabalho, entre outros aspectos da vida em sociedade.

Como fazer uma conclusão de um texto?

A conclusão é a parte final de uma redação. E, como último parágrafo do seu texto, precisa ter alguns elementos importantes, como um tom de encerramento e o reforço do ponto de vista desenvolvido ao longo do texto. O ideal é que a conclusão leve o leitor a refletir sobre as suas ideias a respeito do tema da redação.

Neste texto reunimos algumas dicas de como finalizar o texto dissertativo-argumentativo. Continue a leitura e veja também exemplos de boas conclusões para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, como Fuvest, Unesp e UERJ.

Bons estudos!

De forma clara e objetiva, retome na conclusão o tema da redação e o seu posicionamento central. Isso pode ser feito com o uso de palavras-chave, por exemplo.

Relembre os tópicos que foram trabalhados no desenvolvimento do seu texto. O objetivo não é explicar tudo de novo, mas amarrar as ideias para o leitor refletir sobre o assunto.

Você pode terminar a redação com uma frase de efeito que enfatize o seu ponto de vista e chame a atenção de quem está lendo.

O último parágrafo do seu texto não é o momento de introduzir outros pontos de discussão. Por isso, evite apresentar novas informações;

A conclusão não pode ser o parágrafo mais extenso da redação. O ideal é tentar usar de 8 a 10 linhas.

Tema: “Tudo bem não estar bem? A tristeza em tempos de felicidade compulsória”.

Na obra “Sociedade do cansaço”, Byung Chul Han analisa a transição da sociedade disciplinar foucaultiana para a sociedade do desempenho, na qual o sujeito internalizou as cobranças tornando-se gestor de si. Nesse processo, segundo o sociólogo, o discurso da positividade foi fundamental para promover a motivação e construir uma utopia em que impera a felicidade. Sob essa lógica, a ideia de estar sempre alegre sobrepôs-se ao discurso de que “está tudo bem não estar bem”, criando uma espécie de ditadura da felicidade. Nesse contexto, observa-se a tentativa de aniquilar a tristeza em tempos de felicidade compulsória como forma de atender às demandas de produtividade do capitalismo, o que resulta em diversos transtornos psicológicos.

Em primeiro lugar, é notório pontuar a relação entre as exigências do mercado e a supressão do sofrimento. No sistema capitalista neoliberal, a competitividade voraz demanda altos níveis de produtividade e eficiência. Ainda que tais padrões restrinjam-se às máquinas, frases motivacionais e a ilusão de realização propagadas por essas frases perpetuam a necessidade de dedicação integral ao trabalho, sem que haja desperdício do tempo com sofrimentos considerados banais e capazes de reduzir a produtividade. Essa anulação da tristeza através da positividade motivacional é percebida, por exemplo, em posts do Twitter que, pautados na máxima “Yes, we can!”, criticam a desistência da ginasta estadunidense em participar das Olimpíadas de Tokyo para priorizar a sua saúde mental. Dessa forma, observa-se a composição de um viés estimul”.

Como iniciar a conclusão de uma redação?

  • Informações Sobre o Exame
  • Links úteis
  • Enem
  • Vestibular
  • Links Úteis
  • Áreas de Estudo
  • Outros Assuntos
  • Links Úteis
  • Ciências Humanas
  • Ciências da Natureza
  • Linguagens
  • Matemática
  • Links Úteis

Inscreva-se

Menu Blog

Escolha o que você vai ler hoje:

  • Informações Sobre o Exame
  • Links úteis
  • Enem
  • Vestibular
  • Links Úteis
  • Áreas de Estudo
  • Outros Assuntos
  • Links Úteis
  • Ciências Humanas
  • Ciências da Natureza
  • Linguagens
  • Matemática
  • Links Úteis

Materiais Gratuitos

Últimos posts

Compartilhe nassuas redes sociais

Publicação: Descubra os assuntos que mais caem em química no Enem

Compartilhe nassuas redes sociais

Publicação: Calculadora Enem: Conheça o Simulador da Descomplica para calcular a nota da prova

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

Como fazer a conclusão de uma redação?

A conclusão de uma redação é uma parte crucial do texto: é nela que todas as ideias apresentadas ao longo do texto se conectam e o encerramento é feito. Dessa forma, é muito importante saber como desenvolver uma boa conclusão para encerrar a redação com chave de ouro. A conclusão da redação é um elemento muito importante do texto. Ela é composta pelo parágrafo que conecta as ideias da introdução com os argumentos do desenvolvimento, fornecendo um fechamento do pensamento.

Uma conclusão desajeitada pode comprometer a nota final de uma redação. Ela precisa ser uma síntese bem estruturada do texto, e fornecer uma proposta de intervenção ou solução para o problema tratado. Sendo assim, confira agora como redigir uma excelente conclusão da redação. Aprenda, também, qual é a importância de uma finalização adequada para um texto dissertativo!

Leia também  Elenco de com carinho kitty

A conclusão da redação deve resumir os argumentos que foram levantados ao longo do texto. Sendo assim, deve fazer um apanhado geral e breve sobre o que foi discutido na redação até então. Além disso, é interessante também trazer na conclusão uma solução ou proposta de intervenção. Esse é um requisito obrigatório na redação do Enem. Além de tudo isso, uma boa conclusão deixa o leitor com um sentimento de satisfação. A análise crítica sobre o tema proposto se faz muito importante na conclusão.

Praticar a escrita da redação é a maneira correta de estudar. É dessa forma que o candidato vai se acostumando com a elaboração de um texto em que as ideias são apresentadas de uma determinada maneira. Por isso, se você deseja exercitar a sua habilidade com a conclusão, com a argumentação e com a escrita no geral. O ideal é praticar e redigir no mínimo uma redação por semana.

Além disso, para finalizar o seu texto em alto estilo e construir uma boa conclusão, existem algumas dicas que você pode seguir. Confira agora 5 dicas especiais para produzir uma boa conclusão e garantir aquela nota alta na redação;

  1. Para realmente entregar um texto em que todos os parágrafos se conversem e as ideias são apresentadas de uma maneira clara, você deve retomar a ideia principal da introdução na conclusão. Lembre-se: não se trata de repetição, mas sim de relembrar o questionamento feito na introdução e respondê-lo. É interessante também trazer as palavras-chave do tema. Dessa forma, na conclusão você vai confirmar o que foi dito na introdução, afirmando e comprovando a ideia apresentada.
  2. A conclusão não serve para divagar. O objetivo dela, como o próprio nome já indica, é concluir os pensamentos e encerrar o texto. Dessa forma, não a utilize para argumentar muito ou apresentar novas ideias – o espaço para isso é na introdução e no desenvolvimento, ou seja, nos parágrafos anteriores! Por isso, foque nas soluções que podem ser apresentadas ao leitor, sendo sucinto e objetivo.
  3. Uma boa redação conta com uma conclusão é aquela construída com os termos certos. Por isso, é recomendado evitar a utilização de expressões como “em resumo” e “por fim”.

Como se inicia uma conclusão?

Para fazer a conclusão de um trabalho ou de uma redação precisamos ler o que escrevemos para organizarmos o seu fechamento. A ideia principal e os argumentos devem ser retomados na conclusão, apresentando as suas consequências de forma coerente. No caso da redação dissertativa-argumentativa, também devemos apresentar a solução para um problema que foi apresentado no tema.

  1. Leia e organize o fechamento do seu texto
  2. Leia o que escreveu na introdução e no desenvolvimento e organize como fará a sua conclusão. Isso é muito importante para construir um texto coerente.
  3. Seja claro e objetivo
  4. Uma conclusão não deve ser longa, porque nesta parte não podemos introduzir dados novos. A apresentação dos argumentos é feita no desenvolvimento, parte mais extensa de um trabalho ou de uma redação. Numa redação, geralmente a conclusão tem o mesmo número de parágrafos que a introdução, que pode ser apenas um.
  5. Retome a ideia principal do texto
  6. Retome a ideia principal e os argumentos. Apresente um resumo do que foi dito ao longo do seu texto.
  7. Apresente consequências e soluções para o que foi abordado
  8. Apresente as consequências para os seus argumentos. Pense, também, de quê maneira você solucionaria os problemas que apresentou. Uma boa conclusão deve ter uma proposta de valor, ou seja, ela deve conter soluções e apresentar melhorias para o tema abordado. Ofereça ao leitor oportunidades de refletir sobre o tema.
  9. Comece a escrever a conclusão usando conectivos. Ter alguns em mente pode ajudar quando você não sabe bem como começar. Exemplos de conectivos:

Abaixo, a redação de Pedro Henrique Rezende Machado, que tirou nota mil no Enem 2021:

Para a filósofa estadunidense Nancy Fraser, o conceito de justiça social funde-se em duas frentes, sendo uma delas a do reconhecimento, referente à existência e à visibilidade de um determinado grupo ou indivíduo perante o poder público e a sociedade. Nesse viés, a fim do efetivo asseguramento da cidadania de seus indivíduos, o corpo estatal exige a materialização do existir de seus cidadãos mediante documentos oficiais, os quais proporcionam o acesso a prerrogativas e serviços que lhes cabem aos indivíduos registrados. No entanto, não raras são as ocasiões em que não há tais registros, o que levanta debates acerca da importância dos documentos civis e da devida regularização dos cidadãos à garantia de acesso à cidadania plena e, portanto, à visibilidade, no Brasil, embasados, sobretudo, na oportunidade de indivíduos alijados à sociedade ascenderem de condições de vida, somada à possibilidade de estes construírem ser verdadeiro “eu”. Tendo isso em vista, o Estado deve agir visando à facilitação e à democratização de tal processo civil.

De início, é notório o caráter indispensável do registro civil na promoção da cidadania, em especial, de indivíduos à margem da sociedade e da atuação do poder público, possibilitando sua ascensão social. Segundo o geógrafo Milton Santos, o Brasil vive um cenário de cidadanias mutiladas, em que, embora a Const”.

Quais são os 5 elementos da conclusão?

Depois de ter ficado um tempão preparando a introdução e o desenvolvimento, você já não aguenta mais aquela redação e ainda tem que fazer a conclusão. Então, resolve escrever qualquer coisa para se livrar. Esse é um dos grandes erros nas redações dos vestibulares e do Enem. Mas, não precisa ficar preocupado porque neste post você vai aprender passo a passo como fazer uma ótima conclusão e conquistar todos os pontos na hora da correção da sua Proposta de Intervenção.

Leia também  O que é colágeno com ácido hialurônico?

Não importa o tipo de texto: sempre bate aquela dúvida do que escrever na conclusão. Enquanto alguns fazem um grande resumo do que escreveram até então, outros apenas param de escrever e deixam o último parágrafo do desenvolvimento finalizar o texto.

Contudo, você deve sempre lembrar que, na estrutura de uma redação, a conclusão tem função de retomada. A ideia de concluir tem a ver com relembrar o seu leitor a respeito do que você tratou no decorrer do texto. Sendo assim, você deve retomar o que escreveu nos parágrafos de desenvolvimento de uma maneira bastante resumida. Não é o momento de expor ideias novas.

Apesar disso, a conclusão de uma redação não pode ser somente sobre o que você já escreveu. Ela precisa de algo a mais. No Enem, esse “algo a mais” é a proposta de intervenção. Por isso, vamos dedicar uma parte desta aula para te ensinar como fazer a conclusão do Enem com proposta de intervenção.

Mas, como os outros vestibulares não fazem esse exigência, em seguida também ensinaremos opções de conclusão para qualquer texto dissertativo-argumentativo.

Se você ainda não sabe como escrever a introdução e o desenvolvimento, antes de continuar veja nossa aula completa sobre como fazer uma redação.

A professora Daniela Garcia, do canal do Curso Enem Gratuito tem um modelo que garante uma conclusão perfeita para a redação do Enem! Você pode assistir à videoaula dela e também seguir o passo a passo em texto logo depois do vídeo.

Lembrando que você não precisa, necessariamente, seguir este modelo para obter nota mil. Existem outras formas de concluir sua redação do Enem. A ideia aqui é fornecer uma regra que você pode usar sem medo de errar.

Essa regra se divide em três partes: uso de conectivo de conclusão, retomada do objetivo e proposta de intervenção.

Primeiramente, você deve lembrar que o parágrafo de conclusão sempre deve iniciar com um conectivo. Você pode usar “portanto” ou “dessa forma”, por exemplo. Abaixo você pode conferir uma lista de conectivos para iniciar a primeira frase da sua conclusão.

Lembrando que o uso de conectivos sempre ajuda a manter a coesão e a coerência do seu texto.

Depois de usar o conectivo, você deve retomar os objetivos da sua redação. É importante que, antes de começar a escrever, você defina o objetivo do seu texto. Além disso, cada parágrafo de desenvolvimento também deve ter um objetivo.

Portanto, você deve deve relembrar do objetivo do seu primeiro parágrafo de desenvolvimento e depois o objetivo do segundo. Caso você tenha escrito três parágrafos de desenvolvimento.

Como fechar uma conclusão?

Na hora de escrever, nem sempre lembramos de bons conectivos para fechar com chave de ouro a conclusão de uma redação. Pensando nisso, o Toda Matéria tem para você 12 conectivos com exemplos de conclusões de redações que tiraram nota mil no Enem.

Sinônimos: depreende-se, infere-se, percebe-se.

“Conclui-se, então, que o combate à discriminação religiosa é de suma importância para que se assegure um dos direitos mais antigos a todas as pessoas e, por conseguinte, seu bem-estar.” (Trecho retirado da conclusão da redação nota mil do Enem 2016 de Jordana Bottin Ecco)

Sinônimos: assim sendo, dessa forma, dessa maneira.

“Desse modo, é imperiosa uma ação do MEC, que deve, por meio da oferta de debates e seminários nas escolas, orientar os alunos a buscarem informações de fontes confiáveis como artigos científicos ou por intermédio da checagem de dados, com o fito de estimular o senso crítico dos estudantes e, dessa forma, evitar que sejam manipulados.” (Trecho retirado da conclusão da redação nota mil do Enem 2018 de Thais Saeger)

Sinônimos: à vista disso, então, por isso.

“Dessa forma, é necessário que, para garantir o ensino de qualidade e estruturado, o Ministério da Educação leve profissionais educadores especialistas em Libras para capacitar os professores já atuantes acerca do ensino aos deficientes auditivos e da adaptação às suas necessidades particulares na sala de aula.” (Trecho retirado da conclusão da redação nota mil do Enem 2017 de Ursula Gramiscelli Hasparyk)

Sinônimos: assim, consequentemente, logo.

“Destarte, para que as pessoas com deficiência na audição consigam o acesso pleno ao sistema educacional, é preciso que o Ministério da Educação, em parceria com as instituições de ensino, promova cursos de Libras para os professores, por meio de oficinas de especialização à noite – horário livre para a maioria dos profissionais – de maneira a garantir que as escolas e universidades possam ter turmas para surdos, facilitando o acesso desse grupo ao estudo.” (Trecho retirado da conclusão da redação nota mil do Enem 2017 de Mariana Camelier Mascarenhas)

Sinônimos: assim sendo, à vista disso, isto posto.

“Diante disso, para combater a intolerância religiosa, cabe ao Governo intensificar esforços, criando leis específicas e aumentando o tempo de punição para quem comete qualquer tipo de violência devido à religião.” (Trecho retirado da conclusão da redação nota mil do Enem 2016 de Giovanna Tami Soares Takahashi)

Sinônimos: ante o exposto, diante disso, em face do exposto.

“Diante do exposto, faz-se necessária uma complementação nas instituições sociais secundárias a fim de promover uma formação educacional coerente com as leis e as resoluções.” (Trecho retirado da conclusão da redação nota mil do Enem 2017 de Eduarda Judith Dias Jacome Silva)

Sinônimos: em resumo, em suma, resumidamente.

“Em síntese, medidas devem ser efetivadas a fim de mitigar os impactos causados pelo controle de dados na internet. Desse modo, as escolas devem promover a educação em informá”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *